Jump to content
Arquitectura.pt


Evora | Hospital Central do Espírito Santo | RRJ + Eduardo Souto Moura | Concurso


JVS

Recommended Posts

Évora - Ministra da Saúde lança hoje concurso público internacional

Novo hospital para o Alentejo

A maior unidade hospitalar do Alentejo, Hospital Central do Espírito Santo, promessa antiga de vários governos, tem hoje em Évora o primeiro acto, com a ministra da Saúde, Ana Jorge, a presidir ao lançamento do concurso público internacional para arquitectura e componentes técnicos. Prevê-se o início da construção para 2010 e a abertura ao público no final de 2013.

O novo hospital, com um custo estimado de 94 milhões de euros, de acordo com o Ministério da Saúde, será "uma unidade de referência na prestação de cuidados de Saúde na região do Alentejo".

Com um total de 351 camas, a capacidade poderá ser ampliada para as 440. A área de influência directa abrange 150 mil pessoas – número aproximado de habitantes do distrito de Évora, distribuídos por 14 concelhos. Somam-se ainda, numa segunda linha de actuação, os restantes 440 mil habitantes referentes aos distritos de Beja e Portalegre e dos cinco concelhos do Alentejo Litoral, perfazendo um total próximo dos 600 mil habitantes.

O novo Hospital Central do Espírito Santo, a ser construído na Quinta da Latoeira, vai ocupar uma área de 25 hectares de terrenos do Estado e receberá ainda novas especialidades, até agora inexistentes na região, como reumatologia, cirurgia maxilo-facial, cirurgia vascular e neurocirurgia.

De acordo com a tutela, vai ainda ser dotado de tecnologias de diagnóstico e de terapêutica mais avançadas e aposta no desenvolvimento das áreas de ambulatório.

Pedro Galego

in http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=10785612-00D5-4A0B-8E60-4394B89194AF&channelid=F48BA50A-0ED3-4315-AEFA-86EE9B1BEDFF

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Évora:Cinco entidades ainda na “corrida” para conceber projectos do novo Hospital

09-Mar-2009

Metade dos 10 candidatos que se apresentaram ao concurso internacional para conceber o projecto de arquitectura e o projecto técnico das várias especialidades para o novo Hospital Central do Espírito Santo, de Évora, foram escolhidos para passar à fase seguinte. A decisão foi tomada pelo conselho de administração do Hospital do Espírito Santo, sob proposta do júri, tendo agora as cinco entidades seleccionadas noventa dias para proceder à entrega do conjunto das peças que constituem a solução técnica para o edifício hospitalar. Esta nova fase de concurso permitirá seleccionar o concorrente vencedor, com o qual será celebrado o contrato para a elaboração do projecto final e preparação do concurso para a empreitada. O cronograma deste empreendimento estima que o novo hospital esteja concluído até ao final de 2013, com um custo total estimado de 94 milhões de euros.

in http://dianafm.com/index.php?option=com_content&task=view&id=14449&Itemid=81

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
O consórcio do atelier de arquitectura que integra a Rui Pinto Gonçalves (RRJ) a PineArq, a Souto Moura Arquitectos e a Manuel Abreu Arquitecto ganharam o projecto para a execução do projecto do novo hospital de Évora , segundo adiantou ao Negócios fonte da RRJ.

O consórcio do atelier de arquitectura que integra a Rui Pinto Gonçalves (RRJ) a PineArq, a Souto Moura Arquitectos e a Manuel Abreu Arquitecto ganharam o projecto para a execução do projecto do novo hospital de Évora , segundo adiantou ao Negócios fonte da RRJ.

O projecto, para o Hospital do Espírito Santo, que o agrupamento venceu no passado dia 6, está agora a terminar a fase de audiência prévia, em que os restantes concorrentes se podem pronunciar quanto ao resultado. Foram dez, segundo a informação no 'site' do actual hospital de Évora, os concorrentes que se apresentaram na fase inicial.


http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=398037

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Évora: consórcio liderado por Souto Moura ganha concurso para concepção de novo hospital

por Agência Lusa, Publicado em 15 de Dezembro de 2009

Um agrupamento liderado pelo arquitecto Souto Moura venceu o concurso internacional para a concepção dos projectos de arquitectura e técnico das várias especialidades para o novo Hospital Central de Évora, foi hoje anunciado.

A decisão foi hoje divulgada pela administração do Hospital do Espírito Santo, de Évora, na sequência do processo de análise das cinco propostas finalistas.

O agrupamento vencedor do concurso é constituído por Souto Moura – Arquitectos, S.A., Pinearq S.L., Grupo JG Ingenieros Consultores de Proyectos S.A. e Manuel Abreu.

Após a assinatura do contrato, segundo o hospital, vai iniciar-se a elaboração do projecto final e a preparação do concurso para a empreitada.

A partir daquele momento, o vencedor terá 420 dias para entregar o projecto técnico, indicou o hospital que hoje decidiu a adjudicação ao concorrente vencedor durante uma reunião do conselho de administração.

Segundo o cronograma do empreendimento, estima-se a conclusão da construção do Novo Hospital Central de Évora até ao final de 2014, sendo o custo total estimado em cerca de 94 milhões de euros.

O Novo Hospital Central de Évora terá um edifício com uma área bruta de construção de 78.035 metros quadrados, sendo que o projecto prevê ainda 170.266 metros quadrados para espaços verdes e 1.605 lugares de estacionamento, com uma lotação variável entre 351 e 440 camas, sendo os quartos, na sua maioria, individuais.

IN http://www.ionline.pt/conteudo/37737-evora-consorcio-liderado-souto-moura-ganha-concurso-concepcao-novo-hospital
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.