Jump to content
Arquitectura.pt


Ciclo de Conferências " A Cidade no Sé. XXI "


joaosebastiao

Recommended Posts

Ciclo de Conferências “ A Cidade no Século XXI”

O papel das cidades no século XXI é o tema do ciclo de conferências organizado pela Parque EXPO, que se realiza em Novembro, no Pavilhão de Portugal, integrado nas celebrações do 10.º aniversário da EXPO’98. Subordinados ao tema “ A Cidade no Século XXI: Reflexões, Desafios e Estratégias”, os debates incidem sobre a requalificação urbana e ambiental, o planeamento e ordenamento do território e a qualidade de vida urbana.


O Pavilhão de Portugal foi eleito para a realização do ciclo de conferências por representar um dos marcos da EXPO’98, a exposição que transformou o panorama urbano na cidade de Lisboa e que afirmou a notoriedade de Portugal a nível internacional. Dez anos depois, a Parque EXPO, na qualidade de impulsionadora da EXPO’98, promotora da operação de revitalização urbana e gestora do espaço público, convida urbanistas portugueses e estrangeiros a reflectir sobre os desafios das cidades actuais e as estratégias para as cidades do futuro.

As conferências têm entrada livre limitada à assistência da sala.

Ciclo de Conferências

Sir Peter Hall – “O futuro das cidades europeias no século XXI”
Data: 6 de Novembro, às 18h

Arq. Luís Vassalo Rosa – “Cidades, Comunidades e Invenções do Futuro – Realidades e Utopias”
Data: 11 de Novembro, às 18h

Prof. Guy Burgel - “La Revanche des Villes: un defi pour le XXIéme siecle”
Data: 13 de Novembro, às 18h

Arq. Manuel Graça Dias – “Da Cidade que deixará de ser viária”
Data: 18 de Novembro, às 18h

Prof. Christian Wichmann Matthiessen – "The European Metropolitan Competition Perspective: Challenges and Strategies in a cross-border region: Copenhagen – Malmö."
Data: 20 de Novembro, às 18h

Dr. António Mega Ferreira – “A Condição Urbana”
Data: 25 de Novembro, às 18h

Link to comment
Share on other sites

«A Cidade no século XXI» arrancou em Lisboa

Peter Hall tem as redes de comunicação de «alta velocidade» como fundamentais

Começou esta quinta-feira em Lisboa o ciclo de conferências «A Cidade no século XXI». O alcance do tema proposto pela Parque Expo: a utopia realizável que será a «redenção das cidades». No Pavilhão de Portugal, em zona simbólica da nova capital como a Expo 98, ficam abertos os debates lançados pelos seis conferencistas convidados a indicarem «os percursos de reflexão» sobre as cidades.

A sessão de estreia foi dada por Peter Hall, arquitecto inglês com um currículo louvável; e não apenas no plano académico. «The Future of the European City in the 21st Century» antecipa problemas que daqui a poucas décadas serão o presente das cidades. Vertentes demográficas e sociológicas como o envelhecimento das populações ou as disparidades sociais não ficam de fora dos «parâmetros básicos» que é preciso prever.

Cidades que vão ganhando em conhecimento na mesma proporção em que perdem mão-de-obra e em que a comunicação electrónica vai ganhando o posto de regra, em que os serviços já não são apenas uma produção, mas objecto de consumo, exigem redes de comunicações adequadas, onde Peter Hall coloca em destaque a rede europeia de comboio de alta velocidade.

O arquitecto inglês não tem dúvidas em apontar o (futuro) terminal de Lisboa a ligar a capital portuguesa a Madrid ou o (também futuro) túnel dos Pirenéus a ligar a rede de alta velocidade espanhola à francesa como passos regeneradores para as cidades como aconteceu com os exemplos referidos de Londres e Barcelona.

Em direcção a uma «tecnologia ubíqua»

O crescimento de «regiões de mega-cidades» ligadas por uma rede de comunicações mais ecológica é para o arquitecto inglês um futuro próximo na Europa - se não, pelo menos desejado - e a realização de mega-empreendimentos (como a Expo 98, frisou) passos a dar. Assim como a criatividade e a expressão artística podem ser catalisadores de uma regeneração e/ou reconversão para o turismo.

Estas são «receitas para o sucesso» das cidades, que «não podem ter sucesso sem ligações comunicacionais». Dentro delas inclusive, como acontece em Saragoça depois da recente Expo 2008: a «digital mile» deixou o centro da cidade espanhola ligado ao parque da exposição via «wireless» caminhando para uma «tecnologia ubíqua».

Mas as dúvidas não desaparecem todas. Esta «policentria» a nível europeu pode implicar uma «monocentria» a nível local; ou seja, um desenvolvimento para acompanhar as exigências transfonteiriças pode implicar um distanciamento em relação ao resto do país. Hall questiona se Budapeste e Praga dos anos 2000 poderão ser Lisboa e Madrid dos anos 1990.

Na próxima terça-feira novas perguntas e mais respostas sobre as cidades do século XXI vão ter lugar. Sempre no Pavilhão de Portugal até ao final do mês, sempre às 18h00. Fique com o programa das próximas cinco conferências:

Luís Vassalo Rosa: «Cidades, Comunidades e Invenções do Futuro - Realidades e Utopias», dia 11

Guy Burgel: «La Revanche des Villes: un defi pour le XXIéme siècle», dia 13

Manuel Graça Dias: «Da Cidade que deixará de ser viária», dia 18

Christian Wichmann Matthiessen: «The European Metropolitan Competition Perspective: Challenges and Strategies in a cross-border region: Copenhagen - Malmö», dia 20

António Mega Ferreira: «A Condição Urbana», dia 25

in http://diario.iol.pt/ambiente/peter-hall-lisboa-conferencias-expo-98-cidades-alta-velocidade/1010575-4070.html


O que sabemos que aconteceu; o que procuramos saber para fazer o que vai acontecer. Foi com esta duplicidade que Luís Vassalo Rosa lançou a segunda conferência do ciclo «A Cidade no século XXI» no Parque das Nações, em Lisboa. Com «Cidades, Comunidades e Invenções do Futuro - Realidades e Utopias», o arquitecto expôs o que frisou ser a sua reflexão sobre um percurso europeu desde os primórdios da humanidade para perspectivar o que deverá ser feito no futuro.


O «mau», a evitar, o «bom», a (re)encontrar. Novamente dois pólos de uma dualidade, como o próprio os nomeou, como são também dois os patamares que, pela sua análise, têm marcado inelutavelmente a evolução das cidades: o seu apogeu e o seu declínio. Novamente dois princípios cíclicos são a mesma base onde assenta uma evolução vista do presente e de onde deve(m) partir a(s) cidade(s) futura(s): são as realidades; são as utopias.

A realidade está na «recorrência dos ciclos longos da história ocidental», está no «fractal urbano» que desagrega, difunde, que esgota o seu apogeu e abre o espaço para o declínio; o único espaço à disposição se não se intervir. Esta é a realidade que se segue ao apogeu que se atingiu presentemente com as cidades que temos. Este é o declínio ambiental, social, económico, demográfico, natural, a que se chega - e chegou. E que é preciso contrariar: é esta é a utopia. A utopia da cidade sustentável atingida antes de iniciar a curva descendente.

Reabilitação urbana... e humana

O que sabemos que aconteceu é o «mau». É a «cidade genérica» a «cidade difusa», são as «megalópoles»; em suma, «é a cidade de hoje». Cidades onde a ocupação do espaço é ignorada, onde o espaço público é deixado em função de blocos que se enchem de pessoas nas periferias do centro.

O «bom» que procuramos deve ser a «idoneidade urbana», o «construir integrado com a natureza, com a sustentabilidade no horizonte tendo consciência do recurso escasso que é a cidade». É «a reabilitação urbana» - e humana - a utopia atingível pela cidade do séc. XXI. Vassalo Rosa indica o caminho de «contrariar a periferia com cidades compactas e polarizadas levando o homem para o centro da cidade». O arquitecto aponta para uma «cidade composta, inclusiva, sustentável e criativa». Esse é o caminho para evitar uma «ruptura». O apogeu, como que já lá vai; o declínio, como que já sabemos que está já aí. No fundo, como sintetizou sem espaço para desvios, «a grande utopia é o Homem».
A próxima conferência do ciclo «A Cidade no século XXI» é na próxima quinta-feira. Fique com o restante programa das sessões, sempre às 18h00, no Pavilhão de Portugal:

Guy Burgel: «La Revanche des Villes: un defi pour le XXIéme siècle», dia 13

Manuel Graça Dias: «Da Cidade que deixará de ser viária», dia 18

Christian Wichmann Matthiessen: «The European Metropolitan Competition Perspective:
Challenges and Strategies in a cross-border region: Copenhagen - Malmö», dia 20

António Mega Ferreira: «A Condição Urbana», dia 25


in http://diario.iol.pt/ambiente/luis-vassalo-rosa-vassalo-rosa-a-cidade-no-seculo-xxi-conferencia-pavilhao-de-portugal-cidade/1012113-4070.html

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.