Jump to content
Arquitectura.pt


Espaço- tempo


mind_moz

Recommended Posts

Queria criar uma discussão em volta do espaço-tempo na cidade....é um tema que nao estou muito aprofundado, e ouvi falar por alto. Tenho k fazer um estudo sobre o espaço-tempo da cidade de são paulo, mas primeiro, tenho k comprender bem o que é este conceito de espaço-tempo, pois so assim, posso tentar estudar o caso de sao paulo e apresentar uma "teoria" bem fundamentada.....fico a espera de explicações caso alguem se disponha (coisa k acredito, pois no mundo da arq ha sempre pessoal aberto a discussoes)

Link to comment
Share on other sites

Mind_moz, às vezes as ferramentas de procura dão uma ajuda.

Esse tema, pelo menos parcialmente, já foi focado aqui numa outra conversa ("O tempo").
O Peter Zumthor também tem uma forma muito particular de tratar o tempo na arquitectura, pelo que em alguns tópicos sobre ele também podes encontrar alguma coisa.

Talvez devesse lançar o tema de uma forma mais interessante do que propriamente "ficar à espera de explicações". Porque não dar a sua opinião, esse é um tema com muito por onde se pegar e não é preciso ser nenhum "expert" para tem uma opinião minimamente fundada.

Porque não dar a sua e lançar a discussão a partir daí?

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Mind_moz, às vezes as ferramentas de procura dão uma ajuda.

Esse tema, pelo menos parcialmente, já foi focado aqui numa outra conversa ("O tempo").
O Peter Zumthor também tem uma forma muito particular de tratar o tempo na arquitectura, pelo que em alguns tópicos sobre ele também podes encontrar alguma coisa.

Talvez devesse lançar o tema de uma forma mais interessante do que propriamente "ficar à espera de explicações". Porque não dar a sua opinião, esse é um tema com muito por onde se pegar e não é preciso ser nenhum "expert" para tem uma opinião minimamente fundada.

Porque não dar a sua e lançar a discussão a partir daí?



Lá estás tu outra vez...

Por acaso este tema do "O tempo" foi lançado por mim e posso-te dizer que de alguma forma tive boas opiniões para fundar a minha composição sobre o tempo (mas não a tua).... Se fosse agora talvez a escrevesse de outra forma porque já aprendi mais e mais poderia apresentar.

Bom, como ajuda para já ao mind_moz, aconselho-o a ler a minha composição que está na última ou penúltima página desse tópico. pode ser que possa tirar algo e aconselho-o a ver tudo o que o Sputnick opina...

Força!!!
Link to comment
Share on other sites

boas, antes demais desculpem por ter lançado o topico e nao ter lançado uma opinião sobre o assunto mas considerava-me muito "verde" (e considero-me ainda um pouco) no assunto. bem estou a estudar o tema espaço-tempo, mas a nível da sustentabilidade, tocando a nível das sociedades, começando por defender a relação entre "participação vertical" e "participação horizontal" (que creio que nisso ninguem discorda). Esta relação será importante na minha "conclusão", em que no trabalho falo que a medida que os anos passam, a velocidade a que as coisas acontecem aumenta (seja ela o crescimento vertiginoso das cidades, a velocidade dos transportes, a velocidade da informação) e pego no caso do crescimento vertiginoso que a cidade de são paulo teve(e como esta cidade temos muitos outros casos) e relaciono esse crescimento não ou mal planeado com o caos que gera falta de qualidade de vida(que podemos ver pelos indices de violencia,transito,etc...). Então creio que o que falhou foi a "participaçao vertical" dos arquitectos,urbanistas,politicos e todos outras profissoes que participam e gerem o crescimento de uma cidade, pois nessa "participação vertical"da altura (do momento em que a cidade teve o grande crescimento) nao conseguiram adaptar e projectar a cidade, tendo em conta a velocidade de crescimento desta, pensando no futuro. Com isso, concluo que temos que arranjar uma nova maneira de pensar, outra metodologia de abortar as cidades.....metodologia essa que vou tentar desenvolver na cadeira da faculdade. p.s: nao sei se todos concordam, pois sinto que ainda estou um pouco a pairar no ar, mas claro que estou a tentar por os pés mais na terra, para isso estou a ver um pouco as teorias de peter zumthor e MVRDV

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.