Jump to content
Arquitectura.pt


BERLIM: Reconstrução Crítica


pedro baía

Recommended Posts

BERLIM: Reconstrução Crítica 4-8 NOV 08 PORTO
Livro / Ciclo de Cinema / Seminário Internacional de Arquitectura
www.circodeideias.pt/berlim | www.berlimblog.circodeideias.pt

No momento em que se aproximam os 20 anos da Queda do Muro, "BERLIM: Reconstrução Crítica" pretende ser um espaço de debate sobre a história da arquitectura e do urbanismo do século XX, através da reflexão crítica da mítica experiência urbana de Berlim.
O sub-título do evento 'Reconstrução Crítica' remete para duas interpretações - uma alusão directa ao método de planeamento urbano Kritischer Rekonstruktion desenvolvido pelo arquitecto Josef Paul Kleihues, nos anos 80, durante a Internationale Bauausstellung – IBA; e uma vontade de reconstruir criticamente Berlim, de regressar à sua história, aos seus dilemas, às suas polémicas, reavaliando e debatendo os seus resultados.

Ciclo de Cinema / Cinema Passos Manuel / 4-7 NOV 08
O Ciclo de Cinema apresenta um conjunto óbvio de quatro filmes incontornáveis, pontos de referência na linha da história de Berlim, que serão analisados e contextualizados por intelectuais apaixonados pelo cinema e pela cidade.

Seminário Internacional de Arquitectura / Auditório de Serralves / 8 NOV 08
Através da leitura crítica do caso urbano de Berlim, um notável painel de conferencistas irá partilhar e debater a sua experiência de confronto com a densa história da cidade, procurando criar um plano de reflexão comum que sirva de base a outras questões. Berlim surge assim como pretexto, como um óculo através do qual poderemos reflectir sobre a cidade contemporânea, focando, por exemplo, a memória e a identidade de uma cidade confrontada com a destruição, como o Ground Zero em Nova Iorque ou o Chiado em Lisboa.

'BERLIM: Reconstrução Crítica' / Edição Circo de Ideias
O Livro apresenta textos de reflexão ou projectos para Berlim da autoria dos participantes presentes no seminário e ciclo de cinema.

Seminário com tradução/interpretação simultânea EN/PT/EN.
Inscrições abertas até dia 3 de Novembro em http://berlim.circodeideias.pt
A participação no Seminário Internacional de Arquitectura "BERLIM: Reconstrução Crítica" confere 3 créditos de 'Formação Obrigatória Opcional' conforme previsto no Regulamento de Admissão da Ordem dos Arquitectos.

Organização circo de ideias - associação cultural Comissariado Pedro Baía Produção Gonçalo Azevedo, Joana Couceiro, Magda Seifert Projecto financiado pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura Patrocinador Oficial de Excelência Caixa Geral de Depósitos Parceiros Goethe Institut, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte, Fundação de Serralves, Cinema Passos Manuel, Colégio Alemão do Porto, Câmara Municipal do Porto, Porto Vivo – SRU Parceiros Media Artecapital.net, arq./a Transportadora Oficial TAP Portugal

--
circo de ideias - associação cultural
http://www.circodeideias.pt
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

( Via / http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.com/ )

Imagem colocada

O Seminário Internacional de Arquitectura Berlim: Reconstrução Crítica tem lugar no auditório de Serralves, Porto, a 8 de Novembro. As inscrições estão abertas até dia 3. O evento faz-se acompanhar de um Ciclo de Cinema a decorrer entre os dias 4 e 6 de Novembro, sempre às 21h30 no Cinema Passos Manuel.
Visitem o sítio web oficial e o blog do evento para mais detalhes e acesso ao formulário de inscrição.

Link to comment
Share on other sites

Falar de critica numa cidade como Berlim, onde é possivel destruir um marco historico que era o parlamento da antiga alemanha de leste para "reconstruir" um pseudo-palacio que foi totalmente arrasado depois da segunda guerra mundial mostra bem qual o significado da palavra... Na alemanha, critica é criticar apagar 50 anos de historia para voltar ao grande tempo dos monumentos... Historia é reconstruir o palacio do tempo dos kaisers... dos bons velhos tempos para alguns alemäes... Vir para aqui falar de CRITICA, é sem duvida uma forma muito simpatica de se expor o caso...

Link to comment
Share on other sites

Para assistir ao ciclo de cinema basta comprar os bilhetes antes da sessão na bilheteira do Cinema Passos Manuel.
O preço de cada sessão (filme+apresentação do orador convidado) é de 5euros.
O pacote das 4 sessões é de 15euros.

BERLIM site: http://circodeideias.pt/berlim
BERLIM blog: http://berlim-reconstrucaocritica.blogspot.com

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
Duas Arquitecturas Alemãs: 1949-1989 | 13.12.2008 - 05.02.2009

É com grande satisfação que respondemos ao convite do Institut für Auslandsbeziehungen para escrever um pequeno texto na sequência do projecto cultural Berlim: Reconstrução Crítica apresentado pela Circo de Ideias no início de Novembro de 2008.

Sendo particularmente feliz a coincidência, no tempo e no espaço, destes dois acontecimentos, é com entusiasmo e interesse que a Circo de Ideias assiste à chegada da exposição Duas Arquitecturas Alemãs: 1949-1989 a Portugal, ao edifício da Alfândega do Porto.

--
Circo de Ideias - Associação Cultural
www.circodeideias.pt
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.