Jump to content
Arquitectura.pt


Recommended Posts

Carolina porque não enfrentas o teu primeiro desafio do curso de arquitectura como os teus colegas? Até acabares o curso vais passar por imensos trabalhos, cada um mais complicado que o outro e apenas depende de ti chegares mais além. Parece-me errado veres-te confrontada com o primeiro trabalho do curso e vires desesperadamente pedir ajuda a um fórum onde participam arquitectos, alunos, professores, etc. Parece-me mais sensato se tu própria parares para pensar no problema que tens à tua frente e desde logo criares um diálogo com professores, colegas, ires à biblioteca e investigares, etc. Aquilo que aqui te dirão não irá ser mais do que qualquer colega ou professor teu dirá. Esse trabalho que vais desenvolver é tão básico que me parece estranho que te vejas em apuros logo no primeiro desafio.

Link to post
Share on other sites

Mais do que pensares a cidade através do senso comum, certamente interessa que analises a forma urbana, que quando caminhes pela cidade entendas o que resulta e o que não resulta. A pesquisa de investigações sobre formas urbanas ajuda a entender como se faz cidade. Entender o significado de rua, praça, largo, ... Mais do que andar a brincar com blocos de esferovite esse trabalho procura que cada pessoa se torne mais consciente sobre o desenho da cidade, sobre as formas de vida urbanas. É muito mais um exercício teórico do que prático. Aquilo que irás fazer em maqueta será apenas o resultado de uma linha de pensamento que foste estabelecendo ao longo do exercício. É isso que interessa.

Link to post
Share on other sites

1o trabalho do 1o ano de arquitectura? esquece os planos urbanos, não tem nada a ver com isso. os primeiros trabalhos do curso de arquitectura servem para te livrares de preconceitos acerca do que é a arquitectura e pensares mais no que é a vida, trabalhar a tua própria utopia. com mais teatrinhos ou menos teatrinhos, é indiferente. de resto, fazes melhor em falar com o professor, é para isso que lhe pagas.

Link to post
Share on other sites

carolina, eu passei pelo mesmo que tu cortei cubinhos, brinquei com eles, tentei procurar referencias em livros sobre "cidades" mas não, não se vai por aí o primeiro trabalho da FAUP deve ser entendido como um trabalho de pintura. tens de compor um quadro, uma tela onde vais dispor objectos e vazios e o pretendido é que cries harmonia com relações de proporção cheio-vazio bem, no fundo também pode ser isto a arquitectura. "cidade" é só para te aproximar da linguagem da arquitectura, assim como usam termos como "rua" "praça" ou "edifício"..na verdade não tem nada a ver com isto eu podia-te dar uma solução. e digo-te que é muito fácil começares bem o ano, mas não tinha piada nenhuma e não aprendias nada...faz por ti, mete cubinhos aí para o tabuleiro, pensa nas cidades, pensa nas relações das cidades de como vives as cidades, pensa quais são as melhores cidades e como estão organizadas.....mas depois brinca...diverte-te com os teus colegas nas dúvidas colectivas e para este 1º trabalho não peças ajuda porque por mais simpático que seja o teu explicador só te vai dar soluções e não vais aprender nada. acho que o grande problema da faup é não começaram o ano a dizer "divirtam-se a aprender arquitectura e não levem isto muito a sério" acho que só o graça dias diz isto, talvez o zé manel, agora que ele é regente pode ser que isto mude, pena que nunca o tive como professor, tens muita sorte em te-lo como regente, quem é o teu professor?

Link to post
Share on other sites

já agora qual a cidade?? é sobre um caso real??se é então podes começar por analizar demolições restruturações etc, ou seja faz uma analise pessoal sobre o local e pura e simplesmente sonha como gostarias que a vida fosse nessa zona, a materialização disso nesta fase inicial será talvez o menos importante. É preciso é ter ideias sobre a vida, como materializá-las da melhor forma vem com o tempo.

Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.