Jump to content
Arquitectura.pt


Antigas prisões transformadas em novos hotéis de luxo


JVS

Recommended Posts

Antigas prisões transformadas em novos hotéis de luxo

LEONOR MATIAS
Turismo. Uma estada diferente é a proposta que antigos estabelecimentos prisionais transformados em hotéis oferecem. A moda começou na África do Sul, rapidamente chegou à Suécia e Finlândia, e está já a chegar a Portugal. Forte de Peniche e o estabelecimento de Pinheiro da Cruz são os primeiros a serem reconvertidos

Pinheiro da Cruz e Forte de Peniche vão ser reconvertidos

Velhos estabelecimentos prisionais estão a ser reconvertidos em unidades turísticas. Lá fora, existem vários casos de prisões que passaram a funcionar como hotéis de luxo e a moda está já a chegar a Portugal. O Forte de Peniche e o Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz são os primeiros exemplos de aproveitamento de prisões para a actividade turística.

O Forte de Peniche poderá transformar-se no primeiro hotel-prisão no mercado nacional. Há alguns anos que se aguarda a sua recuperação para projecto turístico, existindo inclusive um projecto assinado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira. A Enatur é a entidade responsável pela execução do projecto, que irá integrar a rede das Pousadas de Portugal.

Antiga prisão política, o Forte de Peniche foi erigido no século XVII sobre os rochedos em frente ao mar, para defesa da costa, até que na década de 30 do século XX, as casernas foram transformadas em celas. Todos os anos a fortaleza recebe 40 mil visitantes, e a cela onde esteve preso o líder histórico do PCP é a que desperta maior curiosidade. A cela de Álvaro Cunhal é um dos espaços mais preservados, sendo ainda visíveis os seus desenhos a carvão. Um dos três pavilhões foi transformado em Museu Municipal, em 1984, mostrando as memórias da antiga prisão, as celas e os parlatórios. O projecto de reconverter o forte numa pousada tem o acordo da Câmara Municipal de Peniche, desde que a futura infra-estrutura turística preserve a memória da prisão política e do museu da resistência.

O projecto registou a semana passada um empurrão com a assinatura do contrato de exploração entre o Turismo de Portugal e a Enatur, o que irá pôr fim ao estado de degradação em que o edifício se encontra.

O Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em pleno litoral alentejano, vai também dar lugar a um megaprojecto turístico. O estabelecimento foi vendido por cerca de 81 milhões de euros e, quando os últimos presos forem transferidos para outra cadeia, os terrenos irão dar lugar a um projecto que se irá juntar a outros megaempreendimentos previstos para aquela região, como o Costa Terra, Pinheirinho, Herdade da Comporta, entre outros.

São mais de 1500 hectares, com uma localização privilegiada, a apenas 30 Km de Tróia e a 100Km de Lisboa. A transformação do estabelecimento prisional para a actividade turística tem o apoio da Câmara Municipal de Grândola. A praia localizada junto à prisão, que ficou famosa pela fuga dos irmãos Cavaco, situa-se entre dois megaempreendimentos - o Pinheirinho e a Herdade da Comporta, do Grupo Espírito Santo.

O conjunto de edifícios não é susceptível de valorização arquitectónica e o grupo que adquiriu os terrenos poderá seguir a tendência dos seus vizinhos, um resort com hotel, campo de golfe e um conjunto de moradias. Só em 2010 é que a prisão ficará totalmente desactivada.

Em Vila do Conde, o Convento de Santa Clara, antiga Casa de Correcção, vai também dar lugar a uma Pousada de Portugal, preservando o estilo Gótico.

O recente anúncio de que Alcatraz, a mais famosa prisão do mundo, ia ser transformada em hotel de luxo, provocou uma procura por este tipo de produto. Uma estadia fora do comum é a proposta do webside Hotels.com, que trabalha nos principais mercados do mundo, disponibilizando mais de 80 mil hotéis, e que oferece uma nova proposta - os hotéis com trancas, que estão a chegar a Portugal.

in http://dn.sapo.pt/2008/10/03/dnbolsa/antigas_prisoes_transformadas_novos_.html

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.