Jump to content
Arquitectura.pt


Licenciatura de Arquitectura - Pós-Laboral


cesarazul

Recommended Posts

Boas, Ando a pensar em ingressar numa licenciatura em Arquitectura ou em ultima opção Design. Neste momento tenho o 12º ano (Curso Técnico de Construção Civil – Medições e Orçamentos) O meu percurso académico deu umas voltas engraçadas, quando acabei o 9º ano, influenciado por professores e amigos, posso também afirmar que muito também por interesse e gosto da minha parte, ingressei no 10º ano em Artes, correu-me bem esse ano, passei e tive uma média razoável, 14 valores. Mas tive de sair pois nessa altura estava a entrar em caminhos não muito aconselháveis, devido às amizades e também porque comecei a reparar que estava num curso que não teria muita saída profissional, apesar de ser uma coisa que gostava. Entretanto escolhi ir para uma escola profissional, para um curso de técnico de construção civil, correu bem penso eu… e agora sou Medidor Orçamentista, numa boa empresa da zona centro, comecei por fazer orçamentos e neste momento estou mais ligado às obras, faço acompanhamento de algumas e dou apoio a outras em termos de medições. Mas e há sempre um mas em tudo, sinceramente não é isto que eu pretendo para a minha vida, não estou nem de longe nem de perto contente com o meu trabalho, posso dizer que para uma pessoa com o 12º ano até somos bem remunerados, mas isso não é tudo para mim… Bom, posto isto, gostaria de ingressar num curso superior, mais propriamente em Arquitectura, pois foi sempre este vertente na construção civil que me fascinou, adoro desenhar, adoro criar, adoro design… é isto que me fascina, foi sempre esta a minha vocação, por isso eu quero seguir por este caminho… Mas como sabemos a vida está difícil e eu não posso ingressar num curso diurno “normal”, pretendia um nocturno, pós-laboral, pois não posso deixar de ter a minha fonte de rendimento. Na zona de Coimbra não existe nada??? Neste momento nem sei em que médias estão a entrar para arquitectura, mas penso que a minha deve dar, pois tenho 14,5 de final de curso e pretendia fazer especifica de Geometria, pois sempre achei geometria muito fácil e conseguía tirar notas muito boas a esta disciplina, assim com sorte talvez consegui-se subir os 14,5 Abraços cesarazul

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Ola cesár, talvez não seja a pessoa mais indicada para esclarecer essas tuas dúvidas, mas vou tentar ajudar-te ao máximo. Pensares que o curso de artes não tem muita saida profissional é errado. Nós ou seguimos um curso por gosto e vocação ou se é pelo factor da remuneração bem que podes andar a trabalhar 50 anos para ganhares o dinheiro que queres, que te irás fartar rapidamente do que estas a fazer. Todas as saidas profissionais estão dificeis, não só na area das artes e tu sabes isso, estamos num pais de 1000 cães a um osso. Com trabalho, empenho, muita dedicação e gosto pelo que se faz conseguirás nem que seja uma coisa minima, e sabes que para começar tem que ser por baixo. Não queiras andar de cavalo pa burro. Agora partindo para o ensino nocturno, eu não tenho conhecimento acerca do regime pós-laboral nem sei sequer se existe ou não. Quanto á tua média, que tu axas rasoavel, eu para arquitectura axo baixa, e não te podes fiar no exame de geometria pk pode correr bem como mal, eu fui a exame com 19 valores e sempre axei aquilo muito facil e que fazia com uma perna ás costas e depois tive 16.2 no exame nacional. Existem faculdades em que o ultimo colocado entrou com essa média, mas deixa.me que te diga que foram 2, em évora 11 ponto qualquer coisa e na covilha 14 ponto qualquer coisa. Tudo depende de ti e do que queres fazer da vida. Ou vais tirar o curso que gostas e axas que tens possibilidades e não te prejudica em nada, ou deixas de parte e fazes o que não gostas de fazer na vida... Deixa.me que te diga que ainda estou no 12 ano mas desde algum tempo que pesquiso muito sobre arquitectura é o que gostava de fazer futuramente, por gosto.. Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Eu só conheço a lusófona com horário pos-laboral, fica aqui o link:
http://www.grupolusofona.pt/portal/page?_pageid=135,534607&_dad=portal&_schema=PORTAL

**Off-topic**

Acho que se é mais feliz a ganhar bem em qualquer emprego, que andar a trabalhar, por gosto, sem receber um tostão...

E hoje em dia quem vem para o curso de arquitectura, não é pela remuneração de certeza! Acho que é mais pelo masoquismo...

Mas é a minha opinião...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.