Jump to content
Arquitectura.pt


Aldoar, Porto | Empreendimento Quinta da Avenida | Souto Moura Arquitectos, Lda


Dreamer

Recommended Posts

Empreendimento Quinta da Avenida

arquitectura: Souto Moura Arquitectos, Lda
localização: Aldoar, Porto, Portugal
cliente: 1946 - Imobiliária, SA
área bruta de construção: 6.180,00
custo da obra: 2.625.000,00 €

O Empreendimento Quinta da Avenida – Lote 29, trata-se de um Edifício junto à Avenida da Boavista frente ao Parque da Cidade na cidade do Porto. Com duas caves e um R/C, em toda a área de implantação do Empreendimento, vários “Blocos” dispersos de um ou dois pisos implantados sobre o tecto do R/C materializam uma concepção arquitectónica muito original.

As duas caves (piso -2 e -1) destinam-se a estacionamento e a compartimentos para arrumos das lojas existentes no R/C. Os vários “Blocos” destinam-se a escritórios. Todos os pisos estão interligados verticalmente por dois núcleos de escadas com um elevador cada um. O acesso de veículos ao piso -1 é feito pela Avenida da Boavista.

A existência de nível freático pouco abaixo da laje do Piso -1, que associado às características dos solos sob a laje do piso -2 (areias lodosas com permeabilidade presumivelmente muito elevada) levou à necessidade de construção duma laje de ensoleiramento geral sob o pavimento térreo, solidária com as fundações indirectas dos pilares e as paredes de contenção periféricas. Acima deste ensoleiramento, e com a interposição duma camada de aterro e membrana drenante envolvendo as redes enterradas de drenagem e saneamento, existirá uma laje de pavimento térreo, “solta” da estrutura.









Link:
http://www.afaconsult.com/

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

O empreendimento Quinta da Avenida inclui também uma área habitacional.






esquisso

tipologia A. T4 (área coberta bruta: 325,00m²)

planta (piso 0)

tipologia B. T5 (área coberta bruta: 365,00m²)

plantas (piso 0, piso -1, piso -2)

tipologia C. T4+1 (área coberta bruta: 380,00m²)

plantas (piso 0, piso 1, piso -1)

Link:
http://www.quinta-da-avenida.com

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Particularmente acho algo forçado os volumes do edifício que provoca uma ruptura formal com as moradias. São duas coisas completamente diferentes, e quem ficou a perder foram as moradias que viram o seu destaque enquanto frente urbana ser "ofuscado". Em relação as tipologias, nada de novo. Sempre em volta do mesmo. "Offtopic" Ainda hoje dava uma vista de olhos numa obra do Gigante, e lá está... uma copia fiel da moradia de cascais.

Link to comment
Share on other sites

Particularmente acho algo forçado os volumes do edifício que provoca uma ruptura formal com as moradias. São duas coisas completamente diferentes, e quem ficou a perder foram as moradias que viram o seu destaque enquanto frente urbana ser "ofuscado".
Em relação as tipologias, nada de novo. Sempre em volta do mesmo.


Peter a habitação como programa privado deve ter muito menos destaque que um programa publico como são os serviços.
Link to comment
Share on other sites

Peter a habitação como programa privado deve ter muito menos destaque que um programa publico como são os serviços.


Claro tatlin, não digo contrario, mas neste caso perdeu-se "o conjunto" e passou-se a ter duas coisas formalmente diferentes. Não seria complicado encontrar alguma homogeneidade na intervenção. Talvez não tenha sido essa a intenção...
Link to comment
Share on other sites

Também concordo contigo peter, apesar de achar que a intenção seria de contrastar à partida um programa com o outro. Mas isso são tudo especulações. Realmente tenho pena que estas habitações sigam o modelo que o souto Moura já usou várias vezes ao longo dos anos. Não trazem nada de novo. São boas casas e que funcionam bem, mas podiam ter algo mais que as distinguisse das que o arquitecto já faz há 20 anos. Quanto ao edifício de comércio, acho interessante o jogo formal, no entanto parece-me que seria mais interessante que esse conjunto aparecesse numa zona urbana de alguma densidade e não onde está agora, em frente ao parque da cidade. É uma zona demasiado vaga para que se consiga entender o real valor daquela composição volumétrica.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Não tem por acaso o contacto desse restaurante?


Tem um restaurante fixe! DUPARK
Ainda no sabado lá comi.

Creio se são 2 edifícios distintos (as moradias em banda e o edífício de comercio/escritórios, este o unico com frente para a Av. da Boavista.

Os volumes do andar estão mesmo "pousados"

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.