Jump to content
Arquitectura.pt


Santo Estevão, Benavente | Habitação Unifamiliar de Cristiano Ronaldo | Souto Moura Arquitectos, Lda


3CPO

Recommended Posts

O Eduardo Souto Moura esta a fazer um pequeno edificio em Valença (penso que se trata de um auditorio e centro de interpretação da fortaleza de Valença), que francamente parece uma maqueta em escala real de parte desta casa. Qualquer dia coloco as fotos.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Replies 63
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

lol paku, keep dreaming não é que isto me esteja a preocupar muito, mas lembrei-me como é que nós, arquitectos do sec XXI, vamos construir uma história da arquitectura, um património visível se a nossa solução para o tema da ecologia ligado à arquitectura é fazer edifícios recicláveis de longevidade reduzida? A piada está em ir ao Panteão de Roma, e voltarmos mais ricos para desenvolvermos a nossa arquitectura como evolução do passado Daqui a 300 anos o jovem arquitecto vai ao Panteão, passa pelo renascimento, ignora o Romantismo, vendo-o, baba-se com o modernismo, duvida o pos-podernismo e salta directamente para a sua arquitectura porque a nossa, ecológica, reciclada, efémera, só existe em fotos que nunca conseguiu presenciar está na altura de sermos sustentáveis, ecológicos, bio-eco-qualquer coisa, sim, mas de inventarmos uma arquitectura capaz de construir cidade para o futuro. não há um único exemplo de eco-arquitectura capaz de me fazer transmitir orgulho da boa arquitectura que praticamos o betão ainda é o melhor que temos para construir espaço

Link to comment
Share on other sites

Espero sinceramente que o Sr. Souto Moura, que é um dos Arquitectos melhores do mundo para mim não tivesse caído na pimbalhada dos 7's e C R´s tal como a decoração da sua casa em que foi apresentado um programa televisivo...ESPERO QU NÃo!!!

O jogador é o melhor do mundo mas apenas na qualidade de jogador...

Como pessoa precisa de amadurecer bastante ou então alguêm que trate de lhe dar umas emendas quanto ao seu low profile e comportamento como o melhor criativo de futebol espetáculo para quem adora futebol quanto eu...


Avé "GVERREIROS DO MINHO"
A legião está a preparar-se!!!



Pois, vai sempre existir uma diferença entre os "CR7´s" de Cristiano Ronaldo e os do E.S.M. porque o propósito não é (ou será) o mesmo. Essa dictomia certamente vai dar-lhe muito gozo e deixar muitos alunos de arquitectura a coçar a cabeça....:D
Link to comment
Share on other sites

Não entendo o problema da escolha do arquitecto ESM pelo "procurador" do CR7? Se fosse o TT já não havia discussão, porque como este está ligado à "ramboia" e ao futebol (ver os estádios para o Brasil), mas como é um arquitecto elitista o escolhido, já se estranha!:D

Link to comment
Share on other sites

argos, realmente admito que atirei po ar um preconceito infundado no meio duma questão maior que essa Sintra é lindíssimo e obviamente que me babo com o romantismo, podia ter uma enorme discussão sobre o salto que quisermos dar, na historia da arquitectura por cima do romantismo, mas essa não é uma questão que me motive muito por isso, resta-me dizer que sim, o D Fernando de Saxe foi um homem com muita visão[ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_II_de_Portugal"][/ame]

Link to comment
Share on other sites

Kwhyl, entao porque e que a maioria das pessoas ainda se baba com o romantismo? porque e que ainda gostamos de Sintra?

e engracado, que todos falamos mal do romantiosmo (inclusive eu) mas ainda me babo quando vou a Sintra.



é simples a razão pela qual gostamos de sintra.
é pq foi desenvolvida através de uma mudança de pensamento, onde o homem se ternou de repente um "amante" do exotérico , do sonho, e da emoção.
é por isso ke gostamos do romantismo, do F.L. Wright, Tadao Ando.. etc.

São ideais que rebuscam mt o espaço emocional, e nos temos tendência para perpetuar essa mudança, porque até hoje nós temos sido influenciados pelo romântismo.

Dai o romântismo ser mais importante que o renascimento e que o barroco. porque foi uma viragem na forma como se vê o mundo.

No entanto estamos agora a descobrir uma coisa nova que não se conhecia, que consiste na robotica, inteligencia artificial, nanotecnologia e manipulação genética.. estamos a perceber que afinal nao existem emoçoes, são só impulsos electronicos e estamos a tentar perceber mais sobre o assunto. Tal como o Romantismo propõe, nós não somos apenas formados de raciocionio, mas não somos emoções.. somos códigos, maquinas organicas.

o mais estupido é que toda a sociedade funciona na base do raciocinio, e a Ciência, tecnologia e Arte está a dizer exactamente o que o romantismo desenvolveu, mas com um fundamento muito mais forte.

vejam esses filmes que eu coloquei ai, e esse projecto "venus project"... não liguem a aparencia, percebam a ideia.

ate log *
Link to comment
Share on other sites

eu conheço o zeitgest, no entanto nao acho o romantismo mais importante na historia que o renascimento, sendo que foi este que pos o homem no centro do universo despoletando a ciencia sem a qual nada do que conhecemos hoje seria possivel. o romantismo ficara na historia como o movimento que tentou parar o progresso, o movimento que viveu de uma visao distorcida do passado, ainda que se usando em muitos caso de valores esteticos de grande qualidade, careegados de simbolismo e significado.

Link to comment
Share on other sites

já estamos em off-topic. só acho que é sempre bom projectar sob condições que pessoas como o ronaldo podem garantir. estou a falar de dinheiro, que na minha humilde opinião condiciona muitas vezes a qualidade de um projecto. provavelmente também deve ser interessante o desafio de projectar algo com orçamentos baixos. eu tive oportunidade de visitar a Vill'Alcina do arq. Sérgio Fernandez que (dito por ele) foi feita a partir de um orçamento muito baixo. O que acontece é que eu fiquei extremamente impressionado com a qualidade da casa. Mas também é provavelmente verdade que a maior parte das pessoas não reconheceriam o valor espacial da casa que eu mencionei. Eu tenho impressão que o povo acha que a arquitectura de hoje é de grandes salas, janelas enormes e muito show off. As pessoas não conhecem o verdadeiro significado da arquitectura moderna... e o ronaldo não deve ser excepção.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

já estamos em off-topic.

só acho que é sempre bom projectar sob condições que pessoas como o ronaldo podem garantir. estou a falar de dinheiro, que na minha humilde opinião condiciona muitas vezes a qualidade de um projecto.

provavelmente também deve ser interessante o desafio de projectar algo com orçamentos baixos. eu tive oportunidade de visitar a Vill'Alcina do arq. Sérgio Fernandez que (dito por ele) foi feita a partir de um orçamento muito baixo. O que acontece é que eu fiquei extremamente impressionado com a qualidade da casa.

Mas também é provavelmente verdade que a maior parte das pessoas não reconheceriam o valor espacial da casa que eu mencionei. Eu tenho impressão que o povo acha que a arquitectura de hoje é de grandes salas, janelas enormes e muito show off. As pessoas não conhecem o verdadeiro significado da arquitectura moderna... e o ronaldo não deve ser excepção.

Também já estive nessa casa e de facto tem um ambiente fantástico, mas para o cliente "normal" duvido que esta casa servisse. Refiro-me sobretudo à parte dos quartos. O facto de não haver uma fachada monumental seria também um entrave.

Neste caso a habitação era só para férias e era para o próprio arquitecto (e a do lado, igual, para um amigo seu). Eu fui aluno do arq. Sérgio Fernandez e fiquei com a ideia que é mesmo esta a maneira de ele ver arquitectura - não é preciso muito para viver bem. Ele falava muitas vezes de Rio de Onor, onde esteve no final do curso (penso que para fazer um trabalho final), pela forma "minimal" como as pessoas viviam. Isso fascinou-o e fascina quem o ouve.

Admiro a forma como ele conseguiu fazer o mesmo, mas fazendo a ponte com Souto Moura, não critico a obra megalómana para o CR7. São extremos opostos e para um bom arquitecto não deve haver nada melhor que poder saltar de um para o outro. Tenho pena é que o ESM (apesar de gostar muito do trabalho dele e de me identificar com os seus trabalhos mais antigos) não seja capaz de fazer uma obra menos "revisteira".

Será necessário ter sempre os materiais mais caros, os sistemas estruturais mais complexos e uma arquitectura-espectáculo para que a obra seja interessante?
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 3 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.