Jump to content
Arquitectura.pt


Santo Estevão, Benavente | Habitação Unifamiliar de Cristiano Ronaldo | Souto Moura Arquitectos, Lda


3CPO

Recommended Posts

Cristiano Ronaldo
A maior casa de Portugal

Em princípio dentro de um ano Cristiano Ronaldo já vai passar o Natal na sua casa nova, que foi desenhada por um dos melhores arquitectos do Mundo. Souto Moura confirmou ontem ao jornal ‘Sol’ uma notícia que o CM já tinha avançado em Janeiro deste ano: foi ele o autor do projecto da mansão milionária que vai erguer--se em Santo Estêvão, no Ribatejo.

O jogador anda bastante entusiasmado com a construção da sua nova casa e, apesar de tudo estar a ser feito em grande secretismo, este assunto é recorrente nas suas conversas familiares e com amigos. “Ele está doido para ver a casa terminada. Todas as suas moradias têm características únicas, mas segundo o Cristiano esta é melhor do que um palácio. Ele diz que será a maior casa de Portugal”, conta uma amiga do craque, que diz que Cristiano planeia viver nesta mansão “já no fim do próximo ano”.

Não menos entusiasmado com este projecto está o seu autor, Souto Moura. O arquitecto diz ter aceitado este desafio “pelo tipo de pessoa e pela casa. Nunca tinha feito uma casa tão grande”, confidenciou ao ‘Sol’, avançando ainda com alguns pormenores da mansão: “Tem equipamentos que não é normal usar, como tecnologias sustentáveis. É tudo muito bonito, mas só países como a Suíça acabam por recorrer a isso, porque os preços são impressionantes.” Mas os custos deste projecto milionário não são um entrave. Souto Moura disse ainda àquele semanário que Cristiano Ronaldo não lhe colocou qualquer entrave orçamental.




Correio da Manhã
Quarta-feira, 3 de Janeiro de 2007

A casa deverá situar-se a Sul do Rio Tejo, integrada num projecto megalómano do qual faz parte a construção de um lago artificial que possa funcionar como piscina.

De acordo com fontes próximas de Katia Aveiro, irmã do jogador do Manchester, “eles são uma família pequena mas muito unida. Ainda não ouvi falar na casa, mas é muito provável que o Cristiano, apesar de ser madeirense, queira assentar arraiais no Continente. E as zonas que se assemelham mais ao clima madeirense, para a construção da casa, são a alentejana ou algarvia”, afirmaram.

Certo é que Cristiano Ronaldo já se reuniu com Souto Moura, há cerca de mês e meio, a quem entregou a elaboração do projecto, através dos serviços da Gestifute, empresa que o representa.

O jogador do Manchester United afirmou ao ‘Público’ ter jantado com o arquitecto com quem esteve a discutir alguns pormenores, tendo Souto Moura, de imediato e à sua frente, desenhado uns esboços de projecto, num guardanapo.

Segundo o mesmo matutino, Cristiano Ronaldo teria ficado “encantado com a simplicidade e humildade de um dos melhores arquitectos do mundo”.

Ao que parece, Souto Moura está a desenvolver ideias, sendo que, uma delas, é a construção de um lago sustentável que possa funcionar como piscina porque, tal como explicou, o terreno topograficamente tem uma pequena cova onde se pode alojar uma reserva de água. Tudo indica que o lago terá duas margens naturais e uma construída.

Nesta fase, o jogador e Souto Moura estão a delinear o programa da casa que, de acordo com o arquitecto, “terá de ser grande, pois é para o jogador e família”. O arquitecto está a basear o projecto na temática dos montes e vilas romanas do Alentejo e considera que a ideia permite “muita experimentação ao nível dos materiais, das tecnologias sustentáveis e da própria escala”.


Abraços
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 63
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • 8 months later...

Cristiano Ronaldo ainda sem a sua casa de sonho
24/Ago/2007

O futebolista está farto de esperar pela casa dos seus sonhos em Portugal.

dois anos o sonho de Cristiano Ronaldo parecia estar prestes a concretizar-se, mas agora novos desenvolvimentos no processo de construção da sua moradia parecem estar a deixar o futebolista indeciso.
Quando comprou um terreno no luxuoso condomínio da Mata do Duque, nas imediações de Santo Estêvão, Cristiano Ronaldo começou logo a idealizar a casa com que sonhou desde pequenino. Para que o projecto ganhasse forma teve a sorte de se cruzar com o prestigiado arquitecto Souto Moura e de este ter aceite desenhar a casa do futebolista. Segundo palavras do próprio Cristiano Ronaldo, “bastou um almoço para tudo ficar decidido”.

Porém, o atraso no início das obras e a mediatização da localização da sua nova casa, começaram a deixar Cristiano desgostoso e a ver o seu sonho longe de se realizar. Ainda este Verão, irritado por não poder passar férias na nova casa, acabou por comprar uma moradia no condomínio da Quinta da Beloura, em Sintra, enquanto fazia todos os esforços para conseguir as licenças necessárias para o início das obras na sua propriedade da Mata do Duque. Porém todos os esforços foram em vão, o que leva Cristiano a ponderar a hipótese de adquirir novo terreno – ainda que no mesmo condomínio de Santo Estêvão – e mudar a localização da sua casa, mantendo-se apenas a intenção de que a mesma seja da autoria de Souto Moura.

Mas como o futebolista não gosta de estar parado, enquanto em Portugal não consegue ter a casa com que sempre sonhou, em Inglaterra prepara-se para adquirir uma nova mansão. Ao que a CARAS conseguiu apurar o futebolista, com o negócio já concluído, deverá, em breve, mudar-se para a sua nova casa.


in Caras
Link to comment
Share on other sites

Aqui a uns 3 anos passei nesse sitio e tirei fotos à casa do lado ... essa que esta em destaque é uma aberração ( do pouco que se vê na foto lol ) e n se parece nada com ESM. Devo dizer tambem que o ano passado visitei o atelier do ESM e na altura rolou uma planta de uma tal casa do CR e pelo pouco que vi e me lembro a envolvente pouco tinha a ver com esse lote. Cumprimentos :icon14:

Link to comment
Share on other sites

Aqui a uns 3 anos passei nesse sitio e tirei fotos à casa do lado ... essa que esta em destaque é uma aberração ( do pouco que se vê na foto lol ) e n se parece nada com ESM.

Devo dizer tambem que o ano passado visitei o atelier do ESM e na altura rolou uma planta de uma tal casa do CR e pelo pouco que vi e me lembro a envolvente pouco tinha a ver com esse lote.

Cumprimentos :icon14:


A casa que eu mostrei nao eh do ESM porque a dita casa ainda nao estah construida.
Link to comment
Share on other sites

Existe um empreendimento em Vale dos Lobos que tem uma moradia semelhante a do Cristiano Ronaldo, que eh esta...

http-~~-//www.valedolobo.com/_media/contents/first-focus/areas-under-development_1a.jpg

A casa do lado parece-me ser esta aqui.

http-~~-//www.valedolobo.com/_media/contents/first-focus/real-estate_1a.jpg

Aqui esta a noticia relativa ah moradia de Cristiano Ronaldo no Vale dos Lobos.

Ronaldo stays at luxury Algarve resort
Invest in a property at Portugal's Vale do Lobo and you too can experience luxurious holidays like footballer Cristiano Ronaldo.
After a hectic season, which culminated in him winning the Premiership title with Manchester United and picking up both the PFA Player of the Year and Young Player of the Year awards, Cristiano Ronaldo is enjoying a relaxing break this summer.

Last month he decided to take a well-deserved holiday at the luxurious Vale do Lobo Golf, Beach and Spa Resort, in Portugal's central Algarve, staying in a luxurious beach-side villa.

Ronaldo first got to know Vale do Lobo at a Manchester United pre-season training camp and he subsequently returned to the privacy and security of the resort to recover in the aftermath of last year's World Cup.

He is perhaps influenced by United’s manager Sir Alex Ferguson and assistant coach
Carlos Queiroz, who have described Vale do Lobo as “the ideal place for a holiday”.

Even though he was taking a few days off, Ronaldo didn’t disregard training, reserving part of his days for practising on the football pitch, working out in the Fitness Centre and running on the beach. He also fitted in a game of tennis with Vale do Lobo CEO Diogo Gaspar Ferreira. Unfortunately Ronaldo lost, but was quick to arrange a rematch for his next visit.

If you fancy a slice of the celebrity lifestyle yourself Vale do Lobo has a range of properties available at the resort, which is set along a 2km stretch of golden beach. Homes include custom-built villas, linked villas and townhouses, as well as a number of resale properties.

Vale do Lobo is one of the longest established developments in the Algarve and property values continue to rise there every year. Facilities include golf courses, a spa, tennis courts, watersports, bowling, and yoga. The resort also has its own shops and restaurants and a medical centre.



Vale do Lobo is situated on Portugal's central Algarve coastline, an unspoilt area with year-round sun.

For more details about buying a property at Vale do Lobo and resale opportunities log on to www.valedolobo.com or call +351 289 353 102.

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...

A coisa tem uma planta em forma de 7............ foi mostrada pelo ESM no workshop do ano passado na UAL. Já agora, podem-me explicar porque é que ficam ofendidos pelo facto de o povo fazer alguma confusão entre obras do Siza ou do ESM? É que se alguém espera que as pessoas as consigam distinguir pela excelência da diferença entre o professor e o aluno, então estamos mal porque a formula é exactamente a mesma como todos sabem... E naturalmente que nenhum português confundiria O CR com o Ronaldinho Gaúcho, mas eventualmente algum yankee sem conhecimento de causa nem sequer o Pelé ou o Maradona conseguiria identificar... Façam lá o favor de, de repente, serem um bocadinho menos altruístas e aprendam de uma vez que o arquitecto não tem de ser categorizado por 10 milhões de cabeças, há problemas de ignorância em torno da qualidade da arquitectura e no que diz respeito à própria educação artística do povo que são muito, mas muito mais importantes do que confundir o Siza com o Souto Moura. Se a Cinha Jardim ou a Maya, ou o Cláudio Ramos aparecerem em público a confundi-los isso não me tira o sono. Vejo-vos tão preocupados por questões de somenos importância....

Link to comment
Share on other sites

Espero sinceramente que o Sr. Souto Moura, que é um dos Arquitectos melhores do mundo para mim não tivesse caído na pimbalhada dos 7's e C R´s tal como a decoração da sua casa em que foi apresentado um programa televisivo...ESPERO QU NÃo!!! O jogador é o melhor do mundo mas apenas na qualidade de jogador... Como pessoa precisa de amadurecer bastante ou então alguêm que trate de lhe dar umas emendas quanto ao seu low profile e comportamento como o melhor criativo de futebol espetáculo para quem adora futebol quanto eu... Avé "GVERREIROS DO MINHO" A legião está a preparar-se!!!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
Habitação Unifamiliar na Mata do Duque

arquitectura: Souto Moura Arquitectos, Lda
localização: Mata do Duque, Santo Estevão, Benavente, Portugal
cliente: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
área bruta de construção: 2.100,00 m² (?)
custo da obra: 6.100.000,00 €

O arrojado Projecto de Arquitectura, da autoria do Arquitecto Eduardo Souto de Moura, propõe a ocupação da construção feita a eixo do terreno, de forma a beneficiar da morfologia deste. O edifício desenvolve-se abaixo da cota da entrada principal do lote, como se de uma “cunha” se tratasse, permanecendo parcialmente enterrado a Nascente e completamente descoberto a Poente. A cobertura é revestida com terra vegetal dando continuidade ao monte Ribatejano. A obra caracteriza-se pelo seu grande volume, tirando-se partido estético dos materiais, todas as superfícies exteriores são em betão-à-vista, branco ou cinzento, conforme a zona onde se insere.

Foram concebidas soluções técnicas “state-of-the-art” nos domínios das várias especialidades, sob os exigentes requisitos arquitectónicos, de conforto e de sustentabilidade energética. Do ponto de vista da adaptabilidade de redes de infra-estruturas desenvolveram-se galerias e áreas técnicas que alojam os equipamentos necessários e permitem flexibilidade nos caminhos das redes de serviços a instalar, bem como a sua fácil modificação, actualização ou instalação de futuros sistemas com que se queira dotar a habitação.

Realça-se a importância e dimensão dos trabalhos geotécnicos a realizar nesta obra, com elaboração de um plano de caracterização geológica/geotécnica do terreno.

O desafiante desenho de arquitectura encaminhou a soluções estruturais assentes em estruturas em betão armado, localmente pré-esforçado (horizontal e verticalmente), que, tratando-se de betão-à-vista, associa rigorosos cuidados nas especificações técnicas para execução destes elementos mas, também, ao nível do dimensionamento, nomeadamente, relacionadas com questões de durabilidade e controlo da abertura de fendas.






implantação

Link:
http://www.afaconsult.com/

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

o portugûes, lá tou eu co raio do portugûes..
bem, o portugûes é um tipo que copia por natureza. maneiras de se comportar, de vestir de agir, de falar...de viver..
quando o portugues quer uma casa não conhece nenhum arquitecto, não vai ao site da ordem ao "procura arquitecto", não vem ao arquitectura.pt perguntar nada

vai as revistas de (de)coração ver as casas dos famosos e dirige-se ao desenhador, construtor, pato bravo, engenheiro que fez a casa do amigo dele, levou barato e com tanto aquecimento central não tem frio lá dentro e leva uma revista de\do (de)coração e pede "ó faxavor, eu queria uma casa tipo a da bibá pita ou aquela rústica do mourinho em itália, tá ver, assim bonita, grande, com um bom telhado..tá a ver?"

a partir de hoje, toda a gente já deixou de pensar que um arquitecto era um professor universitário que ia ao rabo (**) ás alunas para elas passarem com boa nota, ou que os arquitectos não fazem só palas para a expo ou estádios para o euro, mas fazem
casas

e como o souto moura leva caro vão a um de nós, que está nas paginas amarelas, com escritório bem perto da casa dele e pede com os modos que o caracterizam "ó faxavor, eu queria uma casa como a do CR7 tá a ver, assim branca e sem telhado, sim? faz-me isso?

bem, a partir daí é conosco saber levá-lo a certa e chupar-lhe um bom orçamento para ficarmos com um portfólio porreiro à pala do CR7

o problema ésta que os técnicos da construção também já sabem fazer branco sem telhado, sabem.....

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.