Jump to content
Arquitectura.pt


Lisboa | Plano de Urbanização da envolvente da estação do Oriente | Joan Busquets


portugese

Recommended Posts

Bom topico. Este projecto vai mesmo avancar? Seria bom apesar de ter muito boas intencoes.... Aquela Avenida em que ele pretende transformar na via principal tem o viaduto que marca muito a paisagem e retira qualquer urbanidade ao plano. E a Avenida de Berlim transformada numa Boulevard era algo que eu gostava de ver concretizado... no minimo uma boa parte dos edificios deviam ser demolidos porque esta Avenida eh tudo menos uma Avenida. Para quem vem do aeroporto aquilo eh um Bosque que depois se transforma numa terra de ninguem e finaliza na Gare do Oriente. E como eh vai ser aquela zona horripilante a Norte da Gare do Oriente...???

Link to comment
Share on other sites

Bom topico.

Este projecto vai mesmo avancar?

Seria bom apesar de ter muito boas intencoes.... Aquela Avenida em que ele pretende transformar na via principal tem o viaduto que marca muito a paisagem e retira qualquer urbanidade ao plano.

E a Avenida de Berlim transformada numa Boulevard era algo que eu gostava de ver concretizado... no minimo uma boa parte dos edificios deviam ser demolidos porque esta Avenida eh tudo menos uma Avenida. Para quem vem do aeroporto aquilo eh um Bosque que depois se transforma numa terra de ninguem e finaliza na Gare do Oriente.

E como eh vai ser aquela zona horripilante a Norte da Gare do Oriente...???


Eu acho que a A avenida de Berlim e a via reciproca deveria ser enchidas dos dois lados de arranha-céus e sem o viaduto,e a avenida e Avenida Infante dom Enrique devia ser uma via rapida (expressway com 5x5 faixas de cada lado.
Link to comment
Share on other sites

sim e cortava ainda mais, :rolleyes: a relação da cidade com o rio, que já é tão pobre... não me parece que essa seja uma solução muito boa.


posivel,mas eles faziam como em madrid a via rapida seria subterania(desculpa dos erros) e uma avenida pequena com 2x2 faixas de cada lado e com verdura.
Em madrid é a avenida de portugal,mas a minha proposta para Lisboa e com mais faixas.
Link to comment
Share on other sites

sim mas sabes certamente que parte da antiga cidade está construída sobre água o que não permite grandes movimentações dessa mesma água. E uma intervenção desse tamanho faria certamente a água mudar. Esqueces-te que Madrid é uma cidade maciça e Lisboa não. :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

sim mas sabes certamente que parte da antiga cidade está construída sobre água o que não permite grandes movimentações dessa mesma água. E uma intervenção desse tamanho faria certamente a água mudar. Esqueces-te que Madrid é uma cidade maciça e Lisboa não. :)


tambem por uma via ou duas nâo vam chorar e não vai mudar grande coisa.XD:):rolleyes:
Link to comment
Share on other sites

portanto analizando 4 vias num total... no minimo 6 metros para cada uma: 6X4=16m de largura. A avenida tem um comprimento de 7.283 metros, (dados da CML) segundo o esquema que mostraste, a obra iria implicar uma intrevenção em profundidade na ordem dos 65 metros. ora LxCxA = 7.574.320 m3 .... resta-me perguntar, sabes quantos litros são?
não me parece que seja assim uma "ninharia"

Link to comment
Share on other sites

Já agora posso também acrescentar que 1 metro cúbico de agua pesa 1000 quilos e tem mil litros. :rolleyes:


do que é que estas a falar cada faixa ou via é de 3,5 metros nas AE e de 3 ou 3,2 nas vias rapidas.sobre 3 metro por faixa faz 15 metros para cada sentido mais 1.5 de separação faz 31,5 metros de largura.a altura sera de 5 metros,e em çima seria como na avenida de portugal em madrid,e o Novo CBD deveria cobrir toda a zona residencial e os clusters.
Link to comment
Share on other sites

sim mas sabes certamente que parte da antiga cidade está construída sobre água o que não permite grandes movimentações dessa mesma água. E uma intervenção desse tamanho faria certamente a água mudar. Esqueces-te que Madrid é uma cidade maciça e Lisboa não. :rolleyes:

desculpa o que quer dizer maciça.
Link to comment
Share on other sites

do que é que estas a falar cada faixa ou via é de 3,5 metros nas AE e de 3 ou 3,2 nas vias rapidas.sobre 3 metro por faixa faz 15 metros para cada sentido mais 1.5 de separação faz 31,5 metros de largura.a altura sera de 5 metros,e em çima seria como na avenida de portugal em madrid,e o Novo CBD deveria cobrir toda a zona residencial e os clusters.


o esquema do link que mostraste, falava em 60 e tal metros... mas pronto mesmo assim não me parece uma intervenção viável para a cidade de Lisboa. Pois é uma cidade que depende demasiado da água para sobreviver. :rolleyes:


PS: Maciça quer dizer, que tem massa. No caso de Madrid é uma cidade que precisa mais de espaços verdes. Na minha opinião lisboa precisa de criar mais vivencia das pessoas com o rio.
Link to comment
Share on other sites

o esquema do link que mostraste, falava em 60 e tal metros... mas pronto mesmo assim não me parece uma intervenção viável para a cidade de Lisboa. Pois é uma cidade que depende demasiado da água para sobreviver. :rolleyes:


PS: Maciça quer dizer, que tem massa. No caso de Madrid é uma cidade que precisa mais de espaços verdes. Na minha opinião lisboa precisa de criar mais vivencia das pessoas com o rio.


mas olha imagina o projecto com as torres la perto da Estação o CBD seija concretizado quer dizer haumento dos escritorios na Zona sinonimo de mais gente sinonimo de mais carros imagina quantos irão la entrar todos os dias com este projecto então pensar ja numa via rapida,larga e éficas para não ter muitos congestionamentos,perto ou dentro do novo CBD(o projecto) era muito fixe e agradavel se fosse em tunel,claro que em ceu aberto seria outra historia.
Link to comment
Share on other sites

sim... mas porque é que esses tuneis têm que ser pelo lado do rio e nao pelo interior?


porque a avenida que estou a falar fica do lado do rio,e olha um tunel fica escondido quer dizer que a avenida podera ser como a avenida de portugal em madrid por cima por baixo sera mais largo entâo quer dizer que a relação com o rio sera mais boa de que agora.
Link to comment
Share on other sites

Mas auto-estradas jah temos muitas. E alem do mais es do Porto vives em Friburgo... o que eh que tu sabes de Lisboa. Era mesma coisa se eu comecasse a dissertar sobre o Porto ou sobre Friburgo...


olha sabes que eu gosto muito de Lisboa e a internet existe,e vou pelo menos duas vez por ano em Lisboa.e Eu acho que a CRIL deveria dar a volta completa de Lisboa e ir na margem sul e deveria ter 5x5 faixas de cada lado e cruzamentos como os de madrid.E tambem as auto-estradas e vias rapidas da aréa metropolitana de Lisboa deveriam ter nome specifico como em Madrid.

Exemplo Madrid M-30-M-40-M-50... Lisboa deveriam ter assim:L-30(CRIL)L-40(CREL)L-50(futuro IC30).
Link to comment
Share on other sites

Proto-plagios eh um conceito que apela ah originalidade. Sempre houve a copia na arquitectura ocidental. A arquitectura pre-modernista sempre viveu da copia de outras arquitecturas. A arquitectura classica eh uma evolucao de uma somatorio de copias de arquitecturas gergas, etruscas, persas, egipcias, romanas, italianas, etc. E a arquitectura Gotica nao deixa de ser o resultado do somatorio de varios estilos existentes na Europa, Medio Oriente e Africa.

Link to comment
Share on other sites

Oh portuguese... mas nos nao estamos na America. Tenta compreender isso. Estamos em Portugal.

Concordo contigo em dar a volta pela Margem Sul. Seria mais uma Ponte de Alges para o outro lado.


sim mas tambem a espanha não é a america e tudo que eu disse eles tem e nos não,até 5x5 faixas de cada lado eles tem,e até mais se contamos as vias laterais o que nos não temos.
Link to comment
Share on other sites

Proto-plagios eh um conceito que apela ah originalidade. Sempre houve a copia na arquitectura ocidental. A arquitectura pre-modernista sempre viveu da copia de outras arquitecturas. A arquitectura classica eh uma evolucao de uma somatorio de copias de arquitecturas gergas, etruscas, persas, egipcias, romanas, italianas, etc. E a arquitectura Gotica nao deixa de ser o resultado do somatorio de varios estilos existentes na Europa, Medio Oriente e Africa.



Sim, concordo contigo JVS, neste ramo, ja está quase tudo inventado! Mas uma coisa é copiar a base... outra é fazer igual!
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.