Jump to content
Arquitectura.pt


Pala (Que material a utilizar!!)


VTR

Recommended Posts

Caros... Encontro-me na fase de conclusão de pedreiro da minha casa/moradia!! Em tudo o caso, necessitava da vossa ajuda/dica numa situação em particular. A casa é independente dos arrumos/garagem e distam desta cerca de 4,50 metros. Inicialmente a cobertura desta area seria na forma de uma pala em lage, com cerca de 4,50 metros (distância entre a casa e a garagem) e cerca de 7 metros (largura dos anexos). O que acontece é que no decorrer das obras verifiquei que a meio da tarde o sol "entra pela casa" sendo que desisti da construção da referida pala. Sem fotos não é possivel avaliar se ficaria bonita ou feia, quanto a mim ficava bonita e engraçada, mas quando vi que me roubaria tanta luz natural num comodo flucral (nesta caso trata-se de uma cozinha) preferi desistir dela. Resumindo. Após falar com o aquitecto e engenheiro, ambos também concordaram em desistir da referida pala pela totalidade passando a existir uma pala em laje com os 4,50 metros por 2,50 metros que servirá de cobertura no trajecto casa/garagem. Depois desta breve descrição surge a minha duvida/ideia. Porque não optar por um material translucido tal como o vidro/acrilico (se bem que tem a tendencia a amarelar) ou outro qualquer que me possam ajudar. Em ambos será sempre preciso uma pequena estrutura de apoio ao material, esta qual também não gostaria de ver. Gostaria de ver simpesmente o vidro "pousado". Existem alguma forma de isto poder acontecer? Existirá outro tipo de material? Se sim, poderiam indicar-me? Agradeço todas as ajudas nesse sentido, assim como alguma nova dica/ideia. Muitissimo obrigado.

Link to comment
Share on other sites

peco desculpa, o material e polipropileno alveolar, mas existe tambem o policarbonato que me parece mais apropriado a construcao, nos ultimos anos teem aparecido varios materias plasticos com muito bom comportamento termico devido ao facto de serem alveolares.

acho que os plasticos do Sado teem ambos, procure no www.construlink.com que vai encontrar muitas coisas,

Link to comment
Share on other sites

Em conta só o policarbonato alveolar ( incolor ou translucido) também pode consultar no site da RODECA


Caro Pedro. Quando se refere "em conta" refere-se expecificamente ao custo(€€) da sua aquisição e colocação?? Se sim, tal facto para mim não tem qualquer relevância, apenas queria chegar a uma ideia que reuna o que desejo: Simplicidade e beleza (sei que este ultimo conceito é muito vasto e abrangente!), no entanto obrigado!

Tenho a ideia que o vidro seria o material indicado, mas em todo o caso necessita de uma base de apoio (estrutura) na qual eu gostaria de prescindir. Agora do gostar ao poder ser... vai uma enorme diferença!!! Haverá alguma forma/processo de poder aplicar um vidro num vão com cerca de 4,50 metros, simplesmente seguro/fixo em duas extremidades?? Esta sim é a grande duvida!!

Obrigado!!
Link to comment
Share on other sites

Porque não uma espécie de pérgola? Esquecendo aquelas imagens românticas e populares de uma tradicional pérgola, através dessa ideia poderia ser possível projectar uma estrutura ligeira semi-transparente que marcasse esse percurso. Por exemplo, através de uma estrutura em cabos de aço por onde plantas poderão crescer ao longo do tempo e proteger parcialmente da chuva. A função do seu arquitecto é de explorar todo o tipo de opções e ser ele a propor-lhe as mesmas.

Link to comment
Share on other sites

Caro VTR... se houvesse fotos ou desenhos técnicos para o podermos ajudar... era bem melhor. assim o assunto cai sempre no hipotético. Se o dinheiro não é problema... pode-se sempre efectuar umas "maluquices" com vidro...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

De momento não tenho fotos do local, mas sucintamente (e tornando-me um pouco repetitivo): - A casa é independente dos anexos/arrumos/garagem; - Estes distam cerca de 4,50 metros; - Nesta distância iria existir uma pala que serviria de "abrigo" entre a garagem e a casa em laje; - Esta pala por ser larga (cerca de 7 metros por 4,50 metros) ia tapar toda a luz solar que entra pela cozinha (que tem uma grande janela/vidraça/montra), com cerca de 5 metros por 2,70 metros e que apartir das 16 horas até ao anoitecer o sol entra casa "adentro"; - Por presenciar esse facto fiquei de pé atrás na construção da mesma; - Optou-se por construir (neste caso, ainda a construir!!) uma pala com cerca de 2,50 metros pelos tais 4,50 metros em laje; - Esta pala liga especificamente a porta de entrada/saida dos anexos e a porta de entrada/saida das traseiras da casa; - Nesta indefinição surgiu a questão da pala em vidro ou outro material transparente, se bem que tenho a preferencia pelo vidro. Sei que porventura será dificil explicar por palavras o que pode ser constactado por uma simples fotografia do local. Logo vou ver se tiro!! Mais uma vez obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.