Jump to content
Arquitectura.pt


Google quer digitalizar e disponibilizar toda a imprensa escrita dos últimos 200 anos


JAG

Recommended Posts

A Google anunciou hoje no seu blogue oficial a intenção de digitalizar, indexar e disponibilizar toda a imprensa escrita dos últimos 200 anos, estando já a preparar acordos com as empresas.

Durante mais de 200 anos, os acontecimentos de relevo local ou nacional foram transmitidos através de jornais impressos", afirma a gigante da Internet.

"O problema é que a maioria desses jornais não estão disponíveis on-line e nós queremos mudar isso", adianta.

A ideia é conseguir que a maior parte das edições de maior número dos jornais de todo o mundo possam ser consultadas no seu formato original para que qualquer pessoa possa, por exemplo, saber como o Pittsburgh Post-Gazette noticiou a chegada do Homem à Lua.

Para que tal possa acontecer, a Google terá de digitalizar milhões de páginas de centenas de diários, tendo decidido começar a tarefa com os títulos dos Estados Unidos e do Canadá.

O projecto começou em 2006, quando o Google assinou acordos com o ‘The New York Times’ e o ‘The Washington Post’ para digitalizar e indexar os arquivos dos dois jornais.


Fonte: Diário Económico

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

eu gosto de papel, livros, jornais, revistas, folhas, escrever á mão, dicionários, enciclopédias papel para mexer... sou da velha guarda eu sei, e o futuro é isto... a facilidade de acesso à informação pela internet é qualquer coisa de fantástico, mas doi-me muito compreender que a evolução da sociedade valoriza uma coisa que me aterroriza um gajo já quase que não precisa de sair de casa.

Link to comment
Share on other sites

eu gosto de papel, livros, jornais, revistas, folhas, escrever á mão, dicionários, enciclopédias
papel para mexer...

sou da velha guarda eu sei, e o futuro é isto...

a facilidade de acesso à informação pela internet é qualquer coisa de fantástico, mas doi-me muito compreender que a evolução da sociedade valoriza uma coisa que me aterroriza

um gajo já quase que não precisa de sair de casa.


sim, concordo contigo!
Link to comment
Share on other sites

Com um banco de dados concordo... jornais antigos e revistas e ate mesmo livros, quanto mais antigos mais difícil se torna o acesso a eles. Agora de coisas novas, acabo por não concordar que seja feito este tipo de registo. Eu diria mais... fazer isto sempre com um intervalo mínimo de 10 anos ate aos nossos dias. Ou seja... 2008, fazia-se a base de dados de 1998... e assim por diante...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

concordo piamente contigo JAG..não é possível todas as bibliotecas e arquivos do mundo terem acesso aos mesmo documentos em forma papel e mesmo que tivessem,seria impossível haver uma relação de consulta imediata eficiente. admito ainda que não tem problema nenhum o jornal de ontem estar disponível online, o de hoje é que não... não concordo minimamente é com livros,o livro é um objecto mais que o seu conteúdo, ler é uma espécie de religião, uma actividade que supera o próprio conceito e como tal, disponibilizar online livros seria uma forma de desvirtuar o objecto e a maneira de ler que me parece maligna.

Link to comment
Share on other sites

agora, e sem estar no mesmo post. ouço a minha mãe, professora, queixar-se de um dos mais sérios problemas da internet os trabalhos escolares são todos copiados da wikipédia e afins, sem critério, sem uma leitura prévia e pior que isso escritos em português do Brasil. e muitas vezes, um professor pede um trabalho sobre determinado assunto e o aluno apresenta uma panóplia de temas, copiados, referentes ao pedido, mas, com um saber incompatível com o seu grau de ensino, ou seja, superior. uma solução engraçada para o combate a isto, os professores muitas vezes pedem trabalhos feitos á mão, assim o puto é obrigado a copiar o que está escrito da wikipédia, e quando copia, ao menos lê o facilitismo só fomenta a estupidez.

Link to comment
Share on other sites

Isso é outro problema... O mundo cibernauta confia muito no wikipedia, site esse que deve ser apenas informativo, visto ser construído a base da opinião das pessoas. Digam o que dizerem são opiniões. Só a titulo de exemplo... uma vez dei-me ao trabalho de corrigir o nome da Catedral Sagrada Família, de Gaudi... não é que horas depois estava outra vez mal!!!

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

eu acho a wikipedia uma coisa bestial, quando tenha alguma dúvida começo sempre por la a informar-me do assunto e depois passo a meios fidedignos,mas quando a minha pesquisa exige uma resposta apenas a um capricho acho um site de uma qualidade valiosíssima mas, em inglês..os conteúdos para português de temas internacionais são vergonhosos.

Link to comment
Share on other sites

eu acho a wikipedia uma coisa bestial, quando tenha alguma dúvida começo sempre por la a informar-me do assunto e depois passo a meios fidedignos,mas quando a minha pesquisa exige uma resposta apenas a um capricho acho um site de uma qualidade valiosíssima

mas, em inglês..os conteúdos para português de temas internacionais são vergonhosos.



exactamente! eu também começo sempre por consultar o wikipedia para ter uma ideia base acerca daquilo que pretendo saber . É claro que posteriormente, para aprofundar um tema, é sempre preciso pesquisar em novas fontes, e para mim os livros ainda são a melhor opção! Mesmo em trabalhos escolares, os professores têm a tendência para valorizar mais uma bibliografia em que se apresentem livros do que uma bibliografia em que se apresentem somente sites de internet.
Link to comment
Share on other sites

Muitas vezes dou por mim a imprimir pdf´s simplemente porque prefiro sentir o papel... e particularmente em relação a livros, revistas e afins simplesmente digitalizados, não tenho a mínima paciência para estar à frente do monitor a ler o pdf...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Eu por acaso prefiro ler nos monitores e afins :rolleyes: Não é por acaso que no pda tenho montes de pdf's para ir lendo também :) Hábitos que se ganham quando na provincia só se tem a Internet para aceder a novidades :\ Quem cá dera os pda's com e-paper a preços acessiveis XD

Link to comment
Share on other sites

a questao nao e so essa, tentem viver numa cidade onde os quartos sao minusculos, a maioria do pessoal jovem vive numa casa partilhada ou num estudio, e a mudanca de casa e cidade e algo de constante. Na verdade ate tenho pena de comprar livros, e so de pensar nos qu ja tive de dixar em Portugal....:rolleyes: o que eu peciso e de um PDA de tamanho A5 ou A4, tactil, que me permita escrever coisas simple com uma caneta (talvez ate desenhar), e onde possa carregar livros.

Link to comment
Share on other sites

Argos procura por tablet pc's. Se tiveres ligação á internet depois podes ir para a obra e trabalhar directamente nos dwg! E se tiveres numa empresa com um servidor de projectos, basta fazeres as anotações para alguém do outro lado fazer as alterações :) lol

:rolleyes:
Link to comment
Share on other sites

medo...devemos fazer tudo por tudo por sermos REAIS, compreendem?usarmos o nosso corpo, a nossa cara, as nossas mãos, mexer-mo-nos, procurar.... o facilitismo por mais comodo, agradavel e util dá...alguém viu o wall e? aqueles seres "humanos" que se deslocavam em cadeiras, gordos, que só bebiam coca.cola? e falavam por um ecrã sem se aperceberem de nada do que era aquela existência? grande filme, que mete medo, muito medo

Link to comment
Share on other sites

Kwhyl, essa do WallE foi muito bem metida, sem dúvida uma grande crítica social em forma de filme. O facilitismo pode dar nisso, numa sociedade que não precisa de fazer nada porque tem tudo à distância de um braço... Pessoalmente continuo a prezar o sentir dos livros, o folhear das páginas, o cheiro do papel. Uma biblioteca é muito mais do que um amontuado de livros, se fosse assim, podiam realmente metê-los todos num disco duro e passavamos a ter apenas salas de monitores, mas felizmente não é, com as vantagens e desvantagens que isso possa ter... Entrar numa boa biblioteca continuará a ser uma experiência fantástica...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.