Jump to content
Arquitectura.pt


Vila Verde, Braga | Incubadora de Empresas | Manuel Graça Dias + Egas José Vieira


arklab

Recommended Posts

Manuel Graça Dias + Egas José Vieira





Imagem colocada
Images kindly provided by FG+SG. Scroll down to read this text in English.

Este centro empresarial de construção recente situa-se na localidade de Soutelo, em Vila Verde, tendo sido programado para vir a fazer parte de um mais vasto parque tecnológico a edificar na sua proximidade. Para Manuel Graça Dias e Egas José Vieira, esta circunstância representou uma oportunidade para desenvolver um edifício identificável, capaz de gerar um sentido de lugar num território actualmente omisso em referências.

Manuel Graça Dias + Egas José Vieira: Office Complex in Vila Verde
This recently built office complex is located in the town of Soutelo, in Vila Verde, and is expected to become part of an expanding business park to be raised in the surrounding site. For Manuel Graça Dias and Egas José Vieira, this circumstance presented both the need and the opportunity to develop a signature building, a thoughtful architecture that could set a new sense of place in a territory currently lacking identifiable references.


textos e fotografias retirados de

http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.com
Link to comment
Share on other sites

De facto um edifício bastante apelativo e marcante em termos de imagem, agora resta saber o "miolo". Em relação a essa mesma imagem, é assumida por parte dos autores a intenção de ser "capaz de gerar um sentido de lugar num território actualmente omisso em referências." não me é estranha... onde já ouvi isto :)

Alguma envolvente era necessária para se formalizar uma opinião mais concreta!

Link to comment
Share on other sites

Omisso em referências? ... não concordo... acho que existe sempre um mínimo de referências, mais que não seja... nós próprios, o Homem. Parece-me algo forçado em termos de conceito e "poucochinho" o trabalho exterior.... Como o Peter escreveu, deixa lá ver como é o "miolo", pode ser que surpreenda. Contudo, é uma opinião. Vale o que vale :) cya l8r

Link to comment
Share on other sites

"A 'razão de ser' da arquitectura prende-se com o uso e com a fruição por parte dos seus potenciais utilizadores e, portanto, a forma arquitectónica constitui-se como um suporte para a sucessão de eventos que constitui a vida das pessoas. O reconhecimento da forma decorre do conjunto de efeitos que o objecto arquitectónico é capaz de produzir sobre os sentidos do observador ou do utilizador, em função do desígnio que lhe é atribuído."

embora esta obra seja na minha terra e também eu achasse estranho numa óptica estética, aqueles azulejos....


Mas quem sou eu para criticar aquilo que por acaso ainda não sei como será o seu verdadeiro uso e costumes????

Reflitam a primeira parte do meu texto e deixem-se de críticas bacocas onde só os kekes ou os chiques saloios é que opinam.....


SEJAM ARQUITECTOS!!!

Eu continuo a dizer que andam por aí alguns Arquitectos!!! Por outro lado andam uns kekes com diploma em arquitectura com filosofia barata a cortarem tudo quanto podem.... que triste'!? - E Eu que me quero formar em arquitectura!!???:):O

Link to comment
Share on other sites

para mim não são só os azulejos...que por acaso são azuis....! é a forma, a caixa que aparece na fotografia que me faz "espécie"....! Não me identifico de todo com aquilo! Parece o castelo da rainha de copas, Alice no país das maravilhas.. um bem haja a todos!

Link to comment
Share on other sites

sou novo neste fórum e na matéria a que toca, porém intenciono começar a frequentá-lo mais assiduamente para tirar o melhor proveito do que me ofecere hehe quant á minha opinião a verdade é q o próprio Graça Dias é, se me permitem usar este adjectivo, "irreverente". O teatro que fez em Almada não tinha a princípio a cor azul. Pelos vistos a maquete que estava em exibição é que estava cm aquele azul e alguém perguntou se iria ser daqela cor, a isto Graça Dias respondeu porque não? lol não quero que me interpretem mal, foi meu professor e não tenho nada contra ele nem coisa que se pareça, aprendi mt com ele. Apenas os gostos para trbalhar o exterior é que não são os mesms que os meus. Mas aí está, cada um com os seus gostos. Não é possível arranjar rigorosos?

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.