Jump to content
Arquitectura.pt


Aglomerado de Cortiça Negro em Exterior


asimplemind

Recommended Posts

Gostaria de saber se alguém me poderá ajudar a encontrar informações técnicas relativas ao uso do aglomerado de cortiça negro como revestimento exterior. Tenho feita já bastante pesquisa e alguns contactos, no entanto falta-me o essencial que é entender como se constrói uma fachada desse tipo. Contactei já a Amorim Revestimentos que tratou da fabricação e aplicação de revestimentos exteriores de cortiça em obras como o Pavilhão de Portugal da Expo 2000 de Álvaro Siza ou mesmo a Cork House dos Arquitectos Anónimos, no entanto, por parte da empresa ainda não consegui obter qualquer tipo de esclarecimento. Deste modo deixo aqui este pedido de ajuda à comunidade do fórum para que consiga evoluir na minha pesquisa. obrigado!

Link to comment
Share on other sites

O problema da cortiça é o aparecimento de organismos vivos, visto ser um material orgânico a decomposição é acelarada se estiver em contacto directo com o exterior. Os custos de manutenção de este tipo de material é elevado, por isso só se utiliza em arquitecturas efémeras como pavilhões de exposições. Mas podes verificar o pavilhão de portugal da exposição de Hanover de Siza e Souto que se encontra montado em Coimbra, para assim verificares as potencialidades de este revestimento assim como as suas desvantagens. Mesmo no interior costoma-se aplicar a cortiça em isolamentos térmicos e acústicos e até mesmo como absorventes de humidade numa aplicação de soalho. Concluindo, acho que o material é interessante ao toque e mesmo em termos estéticos, mas não oferece garantias de durabilidade, o que é pena!

Link to comment
Share on other sites

Confesso o meu desconhecimento quse total perante a cortiça enquanto material de construção. Ainda conhecendo o pavilhão de portugal e as aplicações como isolamento e pavimentos, bem sei que isso é pouco para te ajudar. Apenas pergunto se não existe nenhum composto tipo resinas fenólicas, ou outras, mas em que o material base seja a cortiça, porque a existir pode ser uma solução para a tua questão.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Gupyna: tenho quase a certeza que os painéis de aglomerado de cortiça usados em exterior levam um tratamento contra infecções orgânicas que os protege de se deteriorarem. O que acontece e que também torna interessante este material é o facto da cortiça ir secando e envelhecendo com o tempo e mudando de cor e texturas. O Pavilhão de Portugal em Coimbra já está construído há vários anos e continua com o revestimento de aglomerado de cortiça impecável. A minha questão põe-se com as formas (ou a forma) de construção de uma fachada deste género. Que tipo de amarrações são necessárias, etc... Pois trata-se de uma fachada ventilada em que o isolamento térmico é o mesmo que o revestimento exterior, com a diferença que este não pode ser colado, mas sim grampeado.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se haverá soluções dessas, mas do que vi todas elas funcionam como uma fachada ventilada, sendo uma pele autónoma à estrutura do edifício. Nesse vazio podem até estar colocados os tubos de queda de águas pluviais de forma a ficarem escondidos. Desse modo esta pele necessita de uma estrutura própria que a "amarre" às paredes estruturais. As informações que não tenho são precisamente em como fazer essa amarração (porque é diferente de uma amarração de placas de pedra a uma fachada).

Link to comment
Share on other sites

Arranjaram-me umas fotos de um edifício do Siza em Celeirós que está em construção e que utiliza esse revestimento como já o utilizou no Pavilhão de Portugal. Através das fotos entende-se perfeitamente a construção da fachada, no entanto aquilo de que necessitava especificamente era de informações sobre todos os componentes da fachada de forma a poder usá-los. Alguém sabe qual a designação da chapa sobre a qual se faz a amarração dos blocos de cortiça? Alguém consegue descrever os vários componentes que aparecem nas fotografias? http://img167.imageshack.us/img167/3686/hpim0329xm4.jpg http://img217.imageshack.us/img217/9260/hpim0349vu8.jpg http://img90.imageshack.us/img90/9684/hpim0368bd6.jpg Fiz também um desenho esquemático dos blocos de cortiça que funcionam um pouco com os painéis "wallmate" pois são constituídos por duas partes de forma a ser possível fazer um encaixe seco, sendo que a amarração de cada painel fica escondida pelo painel que se sobrepõe: http://img391.imageshack.us/img391/4168/corticaea3.jpg Se alguém conseguísse encontrar algumas informações sobre estas questões agradecia bastante.

Link to comment
Share on other sites

Foi essa também a explicação que me deram, e parece que este é o melhor sistema o que em parte é compreensível, no entanto deixa-me algumas duvidas quando as temperaturas exteriores são muito baixas, penso que nesse caso funciona de forma inversa retirando "calor" da parede da fachada dependendo do grau de condutividade térmica, existe alguma perca de conforto térmico no interior.... mas digo isso de forma intuitiva.

Link to comment
Share on other sites

nao deixa de ser estranho, dado que se presupoe que a fachada ventilada sirva de sombreamento sobre o isolamento termico em si, aqui o isolamento termico esta do lado de fora e faz sombra sobre a massa termica. Basicamente parece mais uma grande caixa de ar do que uma fachada ventilada em si, dado que nao me parece que a agua alguma vez chegue ao betao, a cortica ira basicamente encerrar a caixa. Quando muito teria umas pequena aberturas em baixo e em cima para evitar a condensacao de agua, mas ainda assim a cortica nao deixara passar calor para ventilar convenientemente a caixa de ar, logo nao vejo o porque de lhe chamar fachada ventilada. Alguem me ajude se eu estiver errado.

Link to comment
Share on other sites

nao deixa de ser estranho, dado que se presupoe que a fachada ventilada sirva de sombreamento sobre o isolamento termico em si, aqui o isolamento termico esta do lado de fora e faz sombra sobre a massa termica.

Basicamente parece mais uma grande caixa de ar do que uma fachada ventilada em si, dado que nao me parece que a agua alguma vez chegue ao betao, a cortica ira basicamente encerrar a caixa.

Quando muito teria umas pequena aberturas em baixo e em cima para evitar a condensacao de agua, mas ainda assim a cortica nao deixara passar calor para ventilar convenientemente a caixa de ar, logo nao vejo o porque de lhe chamar fachada ventilada.

Alguem me ajude se eu estiver errado.


Eu chamei-lhe fachada ventilada, poderá não ser o termo correcto, no entanto as vantagens para além da criação da caixa de ar (porque mesmo que o ar tenha pouca circulação, o isolamento térmico está para o exterior logo o ar entre a parede e o isolamento está a uma temperatura constante e não deverá sofrer condensações) é o facto do afastamento permitir o alojamento dos tubos de queda e outros equipamentos que poderemos querer esconder. Acabando por isso por ficar uma superfície contínua com a expressividade da cortiça e com a vantagem de ser um material ecológico e melhor isolante que os materiais sintéticos. E como todos sabemos o melhor isolamento é aquele que está no exterior, então se esse isolamento for o revestimento, logo na primeira camada o edifício fica protegido contra pontes-térmicas. Em teoria é provavelmente dos melhores sistemas de isolamento térmico. Ah e é nacional :D

Alguém me saberá responder às questões sobre os componentes da fachada?
Link to comment
Share on other sites

se e um sistema homolgado ou se foi apenas "criado" pelo atelier , nao sei, quanto ao elementos parecem ser tao simples quanto, se fora para dentro: cortica ( espessura a ser especificada por fabricante ou engengeiro de acordo com o clima (muito honestamente nao sei se e correcta ou nao) chapa de aco perfilada galvanizada lacada. perfil de aco galvanizado em U Grampo em perfil U de aco pintado soldado a uma chapa (de uns 3 mm). nao devo de andar muto longe, as espessuras, so debruissando-me mais no assunto. ainda me pergunto como e que a cortica e agarrada a chapa, presumo que por grampo de arame, mas nao arrisco, nao so proprimanete um especificador :/

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Olá colegas, Pretendo desenvolver um projecto que envolve fachadas em cortiça. Gostaria que me ajudassem nomeadamente a encontrar informação quanto aos cuidados na aplicação da cortiça assim como sites de empresas que forneçam esse tipo de materiais. Desde ja agradeço a vossa ajuda

Link to comment
Share on other sites

Ja tentei procurar na internet nomeadamente na corticeira Amorim mas não encontrei informação sobre este tema. Lá informaram-me que a arquitecta Cristina Verissimo (Faculdade de Arquitectura da UTL) fez uma casa de cortiça mas não deram quaisquer dados sobre ela. Desde já muito obrigada

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.