Jump to content
Arquitectura.pt


Tenho que pagar ao arquitecto por me ter feito o estudo prévio???


Marco Silva

Recommended Posts

Por essas e por outras é que não forneço nada ao "possível" cliente. Quer estudo prévio? Paga na hora que o pede. Não quer pagar... existe quem ande à procura de trabalho por isso força. Se já perdi trabalhos? Já perdi alguns, mas não estou arrependido. Se não nos queremos queimar, não brincamos com o fogo :)

Link to comment
Share on other sites

Marco Gostava de perceber o que o leva a fazer uma pergunta dessas, uma vez que o Arquitecto lhe apresentou trabalho? Desenhos, estudos, 3d são parte do trabalho do arquitecto, é claro é uma fase inicial, mas é uma fase muito importante para a definição do projecto, aliás para mim a mais importante e aquela em que dispendo mais tempo. Acho estranho o arquitecto não apresentar outras soluções para o projecto. De qualquer forma não conheço o projecto, deverá falar melhor com ele. Se o Arquitecto se opõe a fazer mudanças no Projecto deverá escolher outro Arquitecto para desenvolver o Projecto. Muitas vezes, senão digo maior parte das vezes as pessoas acham que rabiscos não significam nada... e até chegam muitas vezes a comentar : "Ah desculpa lá isso até o meu filho de 5 anos fazia melhor!" O que me leva a concluir que maior parte das pessoas não sabe o que o Arquitecto faz, ou seja o que significa a profissão Arquitecto.. Vou deixar-lhe um panfleto da Ordem dos Arquitectos...em que explica as várias fases do Projecto, e o Porquê de trabalhar com um Arquitecto.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Este tipo é Arquitecto, tem uma licenciatura, provavelmente nunca passou fome, é um abençoado... como bom Português que é, naturalmente sentirá alguma inveja do tipo, e como pináculo da sua natural vingança, não lhe page nada. Nivele por baixo, não mostre respeito, não tenha carácter... eu já percebi que a sua consciência estará perfeitamente OK.

Link to comment
Share on other sites

Já entrei em acordo com o arquitecto. Ele irá fazer alterações as alterações que eu solicito.
Caro lllARKlll acho a sua resposta irónica e acha que eu não tenho consciência.
Eu nunca disse que não ia pagar ao arquitecto, apenas pedi para me esclarecerem uma dúvida que passo a transcrever: A minha dúvida é se tenho que pagar alguma coisa pelo trabalho realizado pelo arquitecto até agora?

Não DISSE QUE NÃO PAGAVA NADA. ok
O sr. lllARKlll sabe lá se eu tenho alguma licenciatura, doutoramento ou seja o que for.
Além do mais não sabe de sou Português e ao contrário de si não tenho inveja daquilo que os outros têm.

Link to comment
Share on other sites

Oh Ark, de certo que todos sabemos que voce nao e o unico com esta opiniao, mas como profissional nao lhe fica muito bem responder assim, nao dignifica em nada a classe, e nao ajuda nada na educacao dos clientes. por outro lado, sim, parece que os Arquitectos teem de aprender a escrever contractos e exigir a cumprimento dos mesmos. ainda como opinia final, e altura de a ordem se assumir como mediadora nestes casos para para que se poupo os tempos dos tribunais.

Link to comment
Share on other sites

.. mediadora em que sentido? Os casos como este aparecem frequentemente... na OA. Mas sim falta haver (está previsto) um departamento apenas para tratar de "litigios" contratuais... antes de se partir para outras "lides"... No entanto a OA, actua, sempre, em casos de denûncia fundamentada e provada de desrespeito para com os deveres Deontológicos dos arquitectos ( por exemplo quando não é elaborado documento com as condições da prestação do serviço)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Argos, mas que classe é esta? A dos explorados? Os meninos dos recibos verdes? Os idiotas com ideias Artísticas? Dos tipos que não sabem construir? Dos meros desenhadores? Dos tipos que não tem exclusividade na autoria dos projectos? Dos tipos ao qual se pede uma consulta e depois não se paga? Se a sociedade não respeita os Arquitectos, os Arquitectos cagam na sociedade e partem para outra, anda um País a formar licenciados, para servir outras nações, que investimento é este, exportar recursos qualificados para outras Nações...a malta forma-se em Portugal e depois singra fora do País... é este o objectivo? Se é este o objectivo, estão a conseguir!

Link to comment
Share on other sites

Marco Silva, de facto perguntar não ofende, a não ser que a pergunta seja parva. o estar a ver se se safa a pagar alguma coisa pelo trabalho dos outros está algo entre a desconfiança ingénua de quem saíu agora de casa para o mundo vil e o chico-espertismo. você requisitouum trabalho, e deveria saber que o trabalho do arquitecto não é assentar os tijolos, apesar de todos termos esse fetiche.

Link to comment
Share on other sites

E mais um tópico que ameaça acabar com picardias pessoais que nada interessam ao público... Aconselho que se quiserem continuar com este tipo de insultos gratuítos, o façam por Mensagens Privadas que é para isso que elas servem... Voltemos ao assunto do tópico.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Êxodo de know how, até sobrar só a parasitas...é isto que acontece em Portugal.


Hoje portugal não é só cortiça, vinho e azeite, também se exporta cerebros!

O excesso de arquitectos que portugal tem obriga obviamente à sua saída, o que no caso dos médicos é ao contrário, mas não se entende com há ainda tantos candidatos para os cursos de arquitectura com tanto arquitecto desempregado ou a ganhar à hora menos que um empregado de mesa!

Por isso Ark é tudo uma questão de sobrevivencia e penso que a ordem tem obrigação de fazer um encontro nacional e convocar os media para divulgar as estatisticas sobre a profissão do arquitecto em Portugal!

Acho que este fórum não é o local indicado para este tipo de iniciativas mas sim a Ordem dos arquitectos nas suas secções regionais e nacionais!:\
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.