Jump to content
Arquitectura.pt


Madrid, Espanha | Habitação em Carabanchel | dosmasuno arquitectos


Dreamer

Recommended Posts

Habitação multifamiliar em Carabanchel

Arquitectura: dosmasuno arquitectos
Local: Madrid, Espanha
Fase de construção: 09/2004 11/2007
Dono de Obra: EMVS. Empresa Municipal de la Vivienda y Suelo de Madrid
Fotografia: Miguel de Guzman

FOOTPRINT
Orientation and introspectiveness
Despite the guidelines drawn on the plots, places need to express their own personality, to arise naturally, to construct themselves. And concretely this one is aligned against a green area, against the concatenation of public spaces that link the old Carabanchel district with its forest through the new neighborhood. In response to these conditions, the dwellings are compressed onto one edge, onto a single linear piece, in search for the genus loci of the place, views and an optimal orientation in which east and west share the south, generating the limit of the activity, soothing the interior and defining the exterior.

STRATEGIES
Minimum core + additions
The dwellings are designed from an invariable core with a modulated addition which completes the requirements of the program. This fixed core is constructed attending to the surrounding views and sunlight, and its two main pieces, living and sleeping rooms, are stacked to the south limit, from which they are protected with a filter, relegating a services strip to the back side. Behind this strip, and like clouds drifting over the void, variations are introduced by the addition of programmatic pieces that form the dwellings of two and three bedrooms. The strict order achieved by the linear core is mathematically blurred into a shifting volume. Thus, the dwellings become “machines for living”, and they are designed as such, fitting surfaces and diminishing the transition areas of between rooms.

BUILT
Modular casting system
Its construction responds to a necessity of industrial optimization. Therefore, the structure of the main body is constructed in concrete from a single high accuracy aluminum cast. At the same time, the light steel structure modules that constitute the additioned elements enable volumetric variations. This industrialized system facilitates the constructive process, avoiding rubbish and accelerating the implementation times.






Link:
http://www.dosmasunoarquitectos.com/

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Dosmasuno Arquitectos
Bloco habitacional
Madrid - Espanha

O ritmo, a dimensão e a cadência dos volumes bem como o diálogo que estabelecem entre si são de uma poesia e de um rigor muito grandes, só comparável à poesia e ao rigor de uma verdadeira sinfonia!
http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=136&posicao=1
Este projecto, da autoria dos arquitectos espanhóis Dosmasuno Arquitectos, é uma autêntica sinfonia de formas, cheios e vazios. O branco é uma constante em toda a construção sem no entanto deixar de adquirir nuances decorrentes da incidência da luz. É segundo o jogo de luz e sombra que as formas deste edifício de apartamentos revela as suas formas a quem passa.
http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=136&posicao=3
Apesar das regras desenhadas sobre os planos, os lugares necessitam expressar o seu próprio ser e surgir naturalmente, a medida que se constroem a si mesmos.
http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=136&posicao=5

O território situa-se em frente a um “braço” verde, frete à conexão de espaços públicos que unem o antigo Carabanchel ao bosque, através do alargamento do território sobre o limite, uma única peça linear, em uma busca da razão principal do lugar, as vistas e uma orientação privilegiada onde Este e Oeste compartem o Sul, gerando o limite da actividade, sossegando o interior e definindo o exterior.


http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=136&posicao=7
http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=136&posicao=8
Em paralelo surge o projecto que responde a estas condições do lugar, as vivendas projectam-se por e para esta situação a partir de um núcleo invariável que acrescenta uma modulação completa às exigências do programa. Estes núcleos fixos constroem as vistas y a luminosidade das sua peças principais, os espaços de estar e os dormitórios, que se juntam ao limite Sudeste e Sudoeste. Produz-se também uma variação ao adicionar peças que contem o programa que formam e materializam os apartamentos de dois e três quartos.
http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=136&posicao=8.75
http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=136&posicao=8.875
A sua construção responde à necessidade de optimização industrial, assim a estabilidade do corpo principal é construída em betão a partir de um único molde de alta pressão, enquanto que as variações sucedem graças aos módulos ligeiros em estruturas metálicas que cosntituem os elementos de adição.

Este sistema industrializado facilita o inicio da obra, anula a aparição de escombros no processo construtivo e acelera os prazos de adjudicação.
http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=136&posicao=10
http://www.construlink.com/Homepage/imagemDestaqueArquitectura.php?id=136&posicao=11
Edição Construlink.com
Arq. Tânia Magda Santos

Link to comment
Share on other sites

Um arquitecto deste edificio deu uma palestra no ano passado juntamente com outros arquitectos espanhois na Univesidade Lusiada onde mostrou este projecto, foi o arquitecto que na altura menos me impressionou, sobre tudo porque os outros arquitectos tinham muita qualidade. A estas imagens do edificio ja concluido levam-me a reconsiderar sobre a qualidadede do mesmo, por curiosidade devo referir que na altura o arquitecto andava com problemas por usar um sistema contructivo pouco comum e parece que o LNEC la do sitio estava a fazer testes ao sistema contrutivo a ver se o aprovava ou não.
Este projecto mostra bem a influencia dos mvrdv, atelier onde trabalhou durante algum tempo e do qual tirou grande parte da teoria, e faz lembrar o edificio de habitação social dos Morphosis esse sim publicado em varias revistas:

Imagem colocada

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

é um edifício bastante interessante, ainda que tenha algumas dúvidas sobre as varandas exteriores, como a ausência de imagens do exterior deixa a imaginar que segue os meus princípios projectuais do exterior do jogo dos cheios e vazios, que de forma relativamente fácil dá resultados impressionantes no interior. O tatlin adicionou um edifício dos Morphosis, que tb se rege por príncipios semelhantes e é lá perto...um do outro, fico a pensar como serão os outros de arquitectos tb "consagrados", como Isozaki e Sancho Madridejos q tb estão nessa zona nova de Madrid. Alguem tem infos sobre eles? Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.