Jump to content
Arquitectura.pt


Telas finais


Bártolo

Recommended Posts

A meu ver as telas finais indicam sempre as alterações efectuadas ou ainda em projecto (num aditamento) ou depois da obra construída. Logo, aquilo que entregas é sempre os desenhos onde mostra as alterações feitas, sejam plantas, cortes ou alçados. Se um determinado corte ou alçado alterar terás de refazê-lo.

Link to comment
Share on other sites

As telas finais, como o próprio nome indica, são peças desenhadas para serem arquivadas e carimbadas em que o requerente (dono da obra) recebe uma das cópias carimbadas. No entanto convém distinguir os procedimentos de cada municipio (ou técnicos). Não confundir telas finais com aditamento! As alterações que se fazem em obra e se não estiverem em conformidade com o licenciamento ou o ultimo aditamento tem que se entregar novos desenhos de essas alterações, ou seja quando são telas finais é quando a obra está concluida e o livro de obra fechado portanto os desenhos correspondem ao que está construido! Para assim emitirem a licença de habitabilidade!

Link to comment
Share on other sites

Exactamente, mas não existe uma regra rígida para se entregar só plantas ou um processo completo, entregam-se os desenhos onde mostram as alterações para completar o que já está na câmara. Num aditamento entregas as telas finais referentes às alterações feitas no próprio, bem como os vermelhos e amarelos e existente.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

As Telas Finais são os desenhos constantes no projecto de arquitectura entregue inicialmente excepto folhas de pormenores, caso não existam alterações. Basicamente 2 cópias uma em poliester e outra em papel com a implantação, plantas cortes e alçados, do que está em obra. Não é necessário a parte escrita, mas apenas requerimento assinado pelo dono de obra e desenhos assinados pelo autor do projecto. Caso tenhas muitas alterações em relação aos desenhos apresentados no projecto inicial e caso o projecto já tenha sido aprovado, então antes das Telas Finais tens que apresentar um aditamento com vermelhos e amarelos (desenhos) e memória descritiva das alterações. Convém consultar o regulamento municipal da "tua" Câmara em questão.

Link to comment
Share on other sites

A meu ver as telas finais são constituidas pelo projecto completo após efectuar as alterações que porventura tenham surgido. Se durante a fase de obra surgiram novos desenhos, estes devem ser incluidos no processo. Os desenhos obsoletos vão para o lixo. As telas finais correspondem a um documento que serve para consulta, caso haja necessidade. Numa possivel intervenção à posteriori, se as telas finais não reflectirem a realidade, poderão surgir problemas muito graves, problemas esses que infelizmente fazem parte da minha experiência no acompanhamento de obras.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...

.
Boas, tenho uma duvida gostaria que me explicassem.

Eu sou professor e mandei fazer uma casa, quem fez o projecto foi um arquitecto.

Acontece que esse profissional pediu na altura um x todas as vezes para acompanhar a obra (uma casa térrea).

Depois pediu mais um x para as telas finais.
As milhas duvida e sei que todos vocês são bons profissionais são as seguintes:
1-paguei pelo projecto e pelas especialidades
2- paguei para acompanhar a obra mas não toda porque o dinheiro já não chegava
3-quando pedi as telas finais pediu uma nota de honorários pela elaboração das telas finais.

Será que alguém me podia esclarecer sobre isto?

Outra coisa a casa não teve alterações significativas. Não houve quartos a mais nem casa de banhos a mais ou esse tipo de alterações

Link to comment
Share on other sites

As telas finais, são obrigatórias, ( mesmo sem alterações ) é justo o recebimento pela sua elaboração. Se as mesmas não constam da proposta de honorários inicial, é para serem cobradas ao dono de obra. No meu gabinete, normalmente são cobradas através de nota de honoráios, referentes a nº de horas dispendidas (tec. superior + desenhador) e nº de impressões/ copias + outros consumíceis.. se houver.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Se as alterações forem praticamente inexistentes, as telas finais, são uma quase mera cópia dos desenhos instruídos na Câmara, com a devida alteração na legenda... o tempo de impressão, a tinta, o papel, a dobragem e a próprias alterações efectuadas nos desenhos, devem ser obviamente cobradas.

Link to comment
Share on other sites

No meu entender as telas finais fazem parte do simples Projecto de licenciamento, não vejo o porquê do pagamento de honorários á parte. Claro que deve estar especificado na proposta. Se houver alteração á obra as telas finais devem estar incluidas nos honorários do aditamento. (Estes sim devem ser bem cobrados) Só faltava cobrar também os dois jogos de cópias que são entregues para carimbar e devolver ao requerente no levantamento da licença de construção.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Bom dia Sr. Pedro Barradas,
em relação as telas finais estou um pouco confuso, isto diz que tenho que pagar os consumíveis mais as horas etc.
1- Como explica que existem colegas vossos que não cobram as telas finais? tenho um caso do meu colega.
2 - Se tenho que pagar os consumíveis e até a dobragem do projecto quem e paga as alterações que tive que fazer na minha casa devido as asneiras do Sr. arquitecto?
3 – No contracto não pediu a cobrança das telas finais.
4 – Qual o valor que cobra, já que esse colega cobrou 200+Iva as telas sem que a casa apresentar-se alterações revelantes, pois as telas foram iguais.

Pois assim não dá mesmo.
Link to comment
Share on other sites

Maré alta, O mercado é livre. As propostas de honorários explicitam (OU DEVERIAM EXPLICITAR) o que está ou ou não incluido. Quanto às "asneiras" do seu arquitecto... já lhe colocou a questão, já as cobrou? Não cobro valores fixos para a elaboração das Telas Finais ( existem câmaras que as dispensam se não houver lugar a alterações durante a obra)... depende das horas e do número e tipo de impressões a efectuar (tanto podem ser 10€ como 600€)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Maré alta,
O mercado é livre.
As propostas de honorários explicitam (OU DEVERIAM EXPLICITAR) o que está ou ou não incluido.
Quanto às "asneiras" do seu arquitecto... já lhe colocou a questão, já as cobrou?

Não cobro valores fixos para a elaboração das Telas Finais ( existem câmaras que as dispensam se não houver lugar a alterações durante a obra)... depende das horas e do número e tipo de impressões a efectuar (tanto podem ser 10€ como 600€)


concordo com as palavras...!

aparte explicando, quando não são explicitadas em proposta de honorários, elas não são pagas à parte, é o que se deve fazer, quantos aos custos depende do projecto,
como disse Pedro Barradas varia bastante.

cumprimentos
Link to comment
Share on other sites

Do ponto de vista do licenciamento Telas Finais são um "velho" expediente que tem basicamente 2 finalidades: 1 - registo das alterações ocorridas durante a construção, que não tenham implicações legais no processo já licenciado (ver RJUE); 2 - arquivo das peças desenhadas e eventual reprodução (daí o "transparente", não deformável) quando solicitado aos serviços camarários. Ou seja, neste caso não se trata do processo de obra, mas sim das peças desenhadas equivalentes às do processo de licenciamento (plantas, cortes e alçados em escala adequada e com a informação exigida). No contexto de Obra, as Telas Finais são o registo actualizado no final da Obra das peças desenhadas e (até escritas) de todas as alterações, em todas as Especialidades, conforme executado, operação que em projectos de média e grande dimensão (excepção à Arquitectura) ficam normalmente a cargo do Empreiteiro / Instalador. Neste caso as finalidades são outras: 1 - Instrução de Dossier de Obra para futuros promotores/proprietários/utilizadores; 2 - Instrução de Ficha Técnica da Habitação; 3 - Arquivo para serviços de manutenção do edifício. NOTA: com a introdução da entrega em suporte digital (.dwf e afins) tou em crer que as clássicas TELAS FINAIS terão os dias contados ... a ver!

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • 5 months later...

As alterações que houve devem ser registadas em desenhos de vermelhos e amarelos e dar entrada em aditamento, só depois entram as Telas Finais, ou em simultâneo. Se no orçamento que o arquitecto lhe deu inicialmente, incluia as Telas, então não tem nada que pagar a mais por nada. Caso o orçamento seja omisso a esse nível, esse trabalho poderá ser cobrado, pois é um trabalho que envolve custo de deslocação, visita a obra e material e tempo gasto. Tudo depende do que acordou inicialmente (se isso estava incluido ou não). Eu normalmente descrevo todos os passos do projecto e é assim que uma proposta de honorários deve ser redigida.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.