Jump to content
Arquitectura.pt

JVS

Porto | 3 Pontes Porto-Gaia

Recommended Posts

Jag, se olhares para as grandes cidades europeias atravessadas por rios, podes ver a quantidade de pontes que ligam as duas margens, entre Porto e Gaia, neste momento existem 6 pontes, sendo que a D. Maria Pia não tem qualquer uso. Na zona da Arrábida, parece-me necessário, senão mesmo vital, uma segunda ponte rodoviária para aliviar os acessos à ponte, também me parece consensual que exista uma segunda ligação para o metro entre estas cidades, e o TGV terá de passar por algum lado. Logo aí temos 3 pontes. Fala-se também de uma pedonal, que poderá valorizar as zonas históricas ribeirinhas. As outras duas, que confesso desconhecer a localização e finalidade, não sei se serão importantes, mas estas 4 creio que serão justificáveis. PS: Não esquecer que o valor de uma ponte no estuário do Tejo dá para construir uma série "delas" no Douro, o que nos faz ver as coisas de uma outra forma :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

As outras duas, que confesso desconhecer a localização e finalidade, não sei se serão importantes, mas estas 4 creio que serão justificáveis.

as outras duas, segundo esse PDM que vi, seria a ligar Gaia a Gondomar, onde de facto, não há qualquer ligação entre as duas terras.

margarida duarte

em minha opinião, a imagem da cidade, numa zona classificada, vai ficar muito alterada com a implantação das pontes. parece-me que existem muitas outras formas de aproximar (porto e gaia) de bons exemplos de cidades europeias. Quando é que os nossos governantes percebem que o desenvolvimento das cidades não pára apenas nas construção civil. Se formos a várias cidades europeias (cosmopolitas) percebemos que o seu desenvolvimento está relacionado com a atitude, com a tolerância, com a vivência e com a abertura dos cidadãos na cidade.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.