Dreamer Posted August 1, 2008 Report Posted August 1, 2008 Casa de Retiro EspiritualArquitectura: Emilio Ambasz & Associates, Inc.Localização: Sevilha, EspanhaCliente: RODA S.L.Área: 280,00m² Uma lufada de ar fresco com 33 anos... Concluída em 1975, uma habitação única a 40Km de Sevilha, na montanha "Sierra Morena". Emilio Ambasz reinterpretou o conceito da casa pátio da Andaluzia, num objecto que na paisagem se torna diferente de tudo. Uma aparente massa branca sobressai no alto do monte, depois de o transpor, uma escadaria desce ao nível da habitação, enterrada e indiferente à paisagem idílica. Do lado contrário ao acesso, voltados para sul, dois muros captam a luz solar e atiram-na em direcção ao pátio para onde todas as divisões da casa se voltam. No verde da paisagem, três formas singulares desenhadas no terreno levam luz para o interior. O segundo pátio e as duas clarabóias ganham vida quando a noite chega. Toda a habitação é um excelente retiro espiritual. Ao percorrer uma das duas escadarias que sobem por cada um dos muros brancos, chega-se ao "mirador", voltado a norte, sobre a entrada, o culminar de todo um espaço misterioso.The house is a contemporary reformulation of the traditional Andalusian house, centered around a patio, onto which all rooms open.To keep the house cool in the hot-dry climate of Southern Spain, the living area is insulated by earth.Two tall, rough stuccoed, white walls meet at a right angle, creating an envelope for the house and defining its entrance. From this entrance, steps of increasingly greater length lead down to an open air patio which the house opens up onto. An ambulatory defines the patio's other two sides, and serves as a transition between the house and the patio. The house consists, simply, of a large continuous space, contained by sinuous walls, with different areas defined by smooth cavities excavated into the floor and echoed by the ceiling above.Floor and perimeter walls are covered with delicately colored small glass tiles, washed by the soft, diffused light descending from the skylights and the breezy light entering from the small curvilinear patio counterpointing the orthogonal one.The building technique, as practiced by local builders, is of concrete and bricks: concrete floor and wall slabs rest on beds of cast sand; a liner of fiberglass, fused at the seams, is wrapped entirely around the buried surfaces. Insulated double walls and slender columns support a concrete roof vaulted in several places to help define living areas.An underground "canopy" of fiberglass panels extends horizontally as a ten foot cornice from the wall's top to keep water from soaking the ground around the house. All practical needs and services (kitchen, baths, storage, etc.) are satisfied by geometric containers placed into the ground. Sleeping is in either some of the living areas or in the sleeping alcoves contained within the sides. Links:http://www.casaderetiroespiritual.com/http://www.emilioambaszandassociates.com GoogleEarth: Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Dreamer Posted August 1, 2008 Author Report Posted August 1, 2008 Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Dreamer Posted August 1, 2008 Author Report Posted August 1, 2008 Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Dreamer Posted August 1, 2008 Author Report Posted August 1, 2008 plantas (dia, noite)perspectiva[ame="http://www.youtube.com/watch?v=__QqMFnm3lE"]YouTube - Casa de retiro espiritual - House of Spiritual Retreat[/ame]video Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
henriquealves Posted August 3, 2008 Report Posted August 3, 2008 É mesmo uma lufada de ar fresco... A ideia de "virar" a vivência da casa para um pátio enterrado que simultaneamente distribui a luz pelos espaços é muito agradável. Mesmo as entradas de luz restantes através de "formas orgânicas", quase como "rachas" naturais do terreno, devem iluminar de uma forma muito singular ao longo do dia. A experiência de habitação desta casa deve ser muito relaxante, até pela sua localização geográfica. e como retiro espiritual deve cumprir a sua função muito bem. nunomiguelneto 1 Quote
kwhyl Posted August 3, 2008 Report Posted August 3, 2008 fico muito contente por ainda ser necessário ao mundo espaços para retiro espiritual foi uma coisa inventada pelos romanos católicos para enganar o povo e angariar dinheiro á causa dos "chefes" que, estupidamente dura até hoje. a nossa geração bem que já bania estes espaços, substituindo-os por coisas tipo o café, a casa, o topo de um edifício...... mas assim temos mais 5 projectos por ano para entreter nestes momentos de crise Quote
nunomiguelneto Posted August 3, 2008 Report Posted August 3, 2008 fico muito contente por ainda ser necessário ao mundo espaços para retiro espiritual foi uma coisa inventada pelos romanos católicos para enganar o povo e angariar dinheiro á causa dos "chefes" que, estupidamente dura até hoje. a nossa geração bem que já bania estes espaços, substituindo-os por coisas tipo o café, a casa, o topo de um edifício...... mas assim temos mais 5 projectos por ano para entreter nestes momentos de crise Tenho que discordar contigo... Penso que muitas vezes temos que nos fechar um pouco para nós próprios, e reflectirmos sobre certas coisas, sobre as quais faz bem pensar, até mesmo um projecto. E não será num café que esse tipo de reflexão vai ser feita, a meu ver. Mas tambem prezo muito a discussão aberta, num ambiente publico, acho que enriquece o teu intelecto e faz sempre falta... :( Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
henriquealves Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 Eu também acho que todos precisamos de nos retirar de vez enquando, não necessáriamente de forma espiritual. Por vezes basta-me estar sozinho no meu quarto, ou ir dar uma volta para por a cabeça no lugar mas não tenho dúvidas que projectos como este, longe da cidade e da confusão, são uma grande ajuda para nos livrarmos do stress e dos problemas do dia-a-dia Quote
kwhyl Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 o que eu atrás referi foi apenas uma deixa para lançamento da confusão/ discussão. apesar de um ser um urbano-dependente, compreendo e aprecio estes espaços. compreendo, mas não aceito a maneira como nós, arquitectos, nos achamos donos do espaço ideal de reflexão. percebo,obviamente, mau era, que a criação de um espaço para meditar seja obra de arquitecto, o que duvido é do uso quem precisa deste tipo de espaços, duvido que vá pensar para este lugar, quanto muito visita-o e embúido do espirito medita um pouco, mas dúvido sinceramente, que seja o espaço de eleição de alguem Quote
Argos Posted August 7, 2008 Report Posted August 7, 2008 pessoalmente abomino o excessivo simbolismo da forma neste projecto, parece-me realmente barato a forma com que se lidou com a imagem do edificio, e parece-me ir demasiado no encontro a simetria de uma igreja. basicamente (e ja que temos falado tanto deles), parece-me do ponto de vista da paisagem um verdadeiro mamarracho.:( Quote
Natalia Bencheci Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 Penso que cada arquitecto quando se confronta com um conceito deste tipo, o do retiro espiritual, o desafio na construção e constituição de um espaço desta "dimensão" (espiritual) dificulta-se na medida em que a solução apresentada não é mais do que uma interpretação do autor relativamente a esta temática e que dificilmente alcançará o objectivo e a autonomia da obra já que se trata de algo imaterial e se a obra se destina a algum grupo de pessoas ou até mesmo a alguma pessoa em particular, o objectivo torna-se ainda mais longínquo pois se o estado de espírito de uma pessoa varia de momento para momento... de um grupo nem se fala. Quote
Guest Iago Posted September 9, 2008 Report Posted September 9, 2008 [ame="http://www.youtube.com/watch?v=__QqMFnm3lE"]YouTube - Casa de retiro espiritual - House of Spiritual Retreat[/ame] Quote
mararq Posted September 9, 2008 Report Posted September 9, 2008 Olá, só para avisar que não consigo visualizar o vídeo. :) Quote
Guest Iago Posted September 9, 2008 Report Posted September 9, 2008 Experimenta clicar em: "Abrir media numa nova janela" Quote
mararq Posted September 9, 2008 Report Posted September 9, 2008 Sim funcionou, estupidez minha. :) Quote
Arq.to Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 Os videos Youtube não necessitam da tag media , agora já está a funcionar. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
ZGANDULO Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 MENOS!!! ...eu até diria mais: Que chiquèrrimo!!! ...a que horas??? Quote
nunomiguelneto Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 pois... bem me parecia este tópico já existe e já tem o video: http://www.arquitectura.pt/forum/f11/casa-de-retiro-espiritual-sevilha-espanha-emilio-ambasz-10974.html Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
Recommended Posts