Jump to content
Arquitectura.pt


Licenciado por Bolonha!... e depois???


rui.dinis

Recommended Posts

olá a todos, abro este post com o intuito de criar um debate sobre possíveis caminhos que os "licenciados de Bolonha" possam seguir... Afinal, esta licenciatura que é apenas meio caminho para o cume a que todos os estudantes de arquitectura desejam atingir serve para quê? Fiquei, (dizem...) licenciado em ciências de arquitectura!!! e o que raio é isto? alguém me pode dizer? afinal que saídas profissionais tem um ciêntista como eu e os demais alunos que completaram o 3º ano do curso de arquitectura com pleno aproveitamento? agradeço desde já a todos os que participarem e sei que este debate irá ajudar muitos utilizadores a esclarecerem algumas dúvidas... pelo menos a mim... assim o espero... :( sem mais assunto rui.dinis

Link to comment
Share on other sites

Boas a todos... Realmente, é um assunto pertinete, ainda por cima, eu encontrome em semelhante situação, acabadinho de completar a licenciatura, agora, segundo ciclo para ficar com o mestrado em arquitectura. afinal, o que é uam licenciatura em ciencias de arquitectura, e um mestrado em arquitectura? pareçe esquesito, um estudante do proprio curso se questionar acerca do mesmo, mas é uma questão já feita por centenas. fiquem bem...

Link to comment
Share on other sites

Pelo que percebi do pouco que me explicaram (portanto se tiver mal corrijam-me): Todos os cursos foram obrigados a aderir a bolonha e a formarem profissionais em 3 anos (estupidez..claro!) então como os cursos das areas de direito, construçao e medicina são mais "complexos" somos obrigados a fazer os 5 anos para poder exercer as diversas profissoes deste curso... Isto foi o que me explicaram na altura que me mudaram para bolonha, agora se me perguntares o que eu acho, respondo-te: "Penso que nao tem utilidade nenhuma!" e fundamento a minha resposta com o facto da minha transição para bolonha, ter afectado 4 cadeiras de 1ºano que fiz com todo o mérito. agora tenho que voltar a fazer essas cadeiras porque mudei de faculdade. Enfim... "Génios da Gestão Formadora":x

Link to comment
Share on other sites

Msilva, a razão dos 2 ciclos (licenciatura+ mestrado) também servirá para os futuros técnicos habilitados que irão para o mercado de trabalho não fazerem "figuras tristes"... com as calinadas no Pretuguês.... :(

PS: NunoMiguel Neto... é isso mesmo, é simples.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Um Licenciado em Ciencias da Arquitectura, não pode ter uma equivalência a um Agente Tecnico de Engenharia Civil? Ou melhor, a OA não os reconhece como 'outros técnicos de Arquitectura' por forma a subscreverem projectos? :(

Link to comment
Share on other sites

Boas a todos. Todos os comentários vão de encontro ao que já foi constatado por mim e pelos meus amigos e queridos colegas. uma licenciatura não serve para "nada". De que serve uma licenciatura em algo, se não existe abertura para o mercado de trabalho? Apenas numeros? Apenas para melhorar os critérios escolares de um pais, que melhora apenas em numeros, visto a qualidade ficar em deterimento dos mesmos. Não faltou um pouco de bom censo na abordagem de bolonha a arquitectura? Eu acho que sim, as universidades apenas se interessaram e abordar bolonha para chamarem mais alunos, o resto fiou para segundo plano. Até quando portugal continuará a agir desta forma um pouco deprimente?

Link to comment
Share on other sites

Msilva eles vão arranjar alguma equivalência quando sair nova legislação ou então fazem como os engenheiros técnicos! Uma questão de tempo... Daí a minha questão :(
Não se admite que um engenheiro técnico possa subrescrever projectos de arquitectura (até determinadas caracteristicas) e um licenciado em ciencias da arquitectura não tenha direito a nada!
Link to comment
Share on other sites

olá. no meu curso acontece o mesmo... estou em Psicologia e só com 5 anos (mestrado) é que posso exercer... com os 3 anos (licenciatura)= sou apenas uma técnica .. só posso auxiliar um psicologo mas nao ser psicóloga. deve ser mais ou menos o mesmo com o curso de arquitectura... com a licenciatura secalhar podem trabaçhar com um arquitecto, auxiliando-o no seu trabalho, mas nao são arquitectos..

Link to comment
Share on other sites

Msilva eles vão arranjar alguma equivalência quando sair nova legislação ou então fazem como os engenheiros técnicos! Uma questão de tempo... Daí a minha questão :(
quote]

"ELES"... não vão arranjar nada... :tired:... Com o mercado saturado de profissionais, ninguem vai arranjar nada a ninguém...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Uma aspecto irritante, é o facto de tudo o que é técnico e engenheiro de sabes-se lá o que pode assinar arquitectura, e novos licenciados não o podem... irrita portugal...!! será que temos menos formação em arquitectura que os engenheiros? bahh...

Link to comment
Share on other sites

já tinha percebido que ser licenciado em ciências da arquitectura por si só não serve de nada... um dos motivos porque criei este post era saber se com esta licenciatura é possível tirar algum CAP e completar a nossa formação.... por exemplo um de segurança e higiene no trabalho, onde a meu ver parece me que falta prevenção logo na fase de projecto.... ou um de formador para dar umas dicas de CAD's ou leitura de projectos a futuros quadros técnicos... ou outra coisa qualquer... atirem exemplos se os ouver!

Link to comment
Share on other sites

Rui.dinis... com o CAPV que se consegue da licenciatura de Bolonha... talvez dê acesso ao curso de HSST... é uma possibilidade... Também poderá dar acesso à carreira de perito Avaliador... (já que não é exigido inscrição na OA e basta LICENCIATURA em Arquitectura)... No entanto como a Licenciatura é denominada CiIências da Arquitectura... mais uma vez poderá o assunto "morrer" por aí...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

O CAP de que falas ruidinis pode ser tirado por qualquer pessoa que tenha apenas o 12º de escolaridade. E podes fazer acções de formação, passas a ser um formador, numa área. Quanto maior for o teu grau de formação académico, mais possibildades e mais capacidades tens de dar formação. Não precisas de ser licenciado nem mestre para fazer um CAP. Eu fiz andava ainda a fazer o 3º da licenciatura pelo antigo regime.

Link to comment
Share on other sites

Para falar a verdade ate que concordo com o tratado de Bolonha, nao por ser baseado no metodo ingles (que explicarei depois), mas porque permite a qualquer aluno mudar de escola apos a licenciatura, isto em qualquer local da Europa Comunitaria, evitando questoes de equivalencias e afins. Por outro lado, seguindo o metodo ingles, o que se processa e que o sistema baseia-se no seguinte timing: Part 1 -> 3 anos licenciatura Part 2 -> 1 ano trabalho + 2 anos mestrado Part 3 -> 2 anos de trabalho + exame na RIBA (Royal Institute of British Architecs) O exame ao contrario daquilo que nos esperariamos nao e sobre tecnicas constructivas ou arquitectura mas sim sobre constractos e legislacao:o agora, devo de salientar que a necessidade de arquitectutos ainda e bastante aqui e que como tal, raramente falta dinheiro ou trabalho aos mesmos (mas eu o penso que vai mudar :nervos:)

Link to comment
Share on other sites

Para falar a verdade ate que concordo com o tratado de Bolonha, nao por ser baseado no metodo ingles (que explicarei depois), mas porque permite a qualquer aluno mudar de escola apos a licenciatura, isto em qualquer local da Europa Comunitaria, evitando questoes de equivalencias e afins. Por outro lado, seguindo o metodo ingles, o que se processa e que o sistema baseia-se no seguinte timing: Part 1 -> 3 anos licenciatura Part 2 -> 1 ano trabalho + 2 anos mestrado Part 3 -> 2 anos de trabalho + exame na RIBA (Royal Institute of British Architecs) O exame ao contrario daquilo que nos esperariamos nao e sobre tecnicas constructivas ou arquitectura mas sim sobre constractos e legislacao:o agora, devo de salientar que a necessidade de arquitectutos ainda e bastante aqui e que como tal, raramente falta dinheiro ou trabalho aos mesmos (mas eu o penso que vai mudar :nervos:)

Link to comment
Share on other sites

Para falar a verdade ate que concordo com o tratado de Bolonha, nao por ser baseado no metodo ingles (que explicarei depois), mas porque permite a qualquer aluno mudar de escola apos a licenciatura, isto em qualquer local da Europa Comunitaria, evitando questoes de equivalencias e afins. Por outro lado, seguindo o metodo ingles, o que se processa e que o sistema baseia-se no seguinte timing: Part 1 -> 3 anos licenciatura Part 2 -> 1 ano trabalho + 2 anos mestrado Part 3 -> 2 anos de trabalho + exame na RIBA (Royal Institute of British Architecs) O exame ao contrario daquilo que nos esperariamos nao e sobre tecnicas constructivas ou arquitectura mas sim sobre constractos e legislacao:o agora, devo de salientar que a necessidade de arquitectutos ainda e bastante aqui e que como tal, raramente falta dinheiro ou trabalho aos mesmos (mas eu o penso que vai mudar :nervos:)

Link to comment
Share on other sites

Rui.dinis... com o CAPV que se consegue da licenciatura de Bolonha... talvez dê acesso ao curso de HSST... é uma possibilidade...
Também poderá dar acesso à carreira de perito Avaliador... (já que não é exigido inscrição na OA e basta LICENCIATURA em Arquitectura)... No entanto como a Licenciatura é denominada CiIências da Arquitectura... mais uma vez poderá o assunto "morrer" por aí...



para se tirar curso de HSST como tecnico nao é preciso nada de mais a nao ser 12º ano, com uma licenciatura qualquer (ate pode ser em agricultura) pode-se tirar o curso de HSST como técnico SUPERIOR.
ja agora nao me sabes dizer onde posso informar-me ou tirar o curso de perito Avaliador??
a licenciatura em ciências da arquitectura so serve pa dizer que somos licenciados e para tirar cursos desse genero. ah também serve para quem quiser ir trabalhar noutra coisa qualquer poder tentar "reclamar" um ordenado como licenciado. :D
Link to comment
Share on other sites

a licenciatura em ciências da arquitectura so serve pa dizer que somos licenciados e para tirar cursos desse genero. ah também serve para quem quiser ir trabalhar noutra coisa qualquer poder tentar "reclamar" um ordenado como licenciado. :)


E qual é esse ordenado mínimo de licenciado? 400€? :D
Link to comment
Share on other sites

Antes de Bolonha eram "teoricamente" 2 salários mínimos, mas será que se mantém agora?... terão os novos "mestres" mais qualificações reais e consequentemente uma maior remuneração teórica?... ...desconheço.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.