Jump to content
Arquitectura.pt


ExperimentaDesign 2009


JVS

Recommended Posts

ExperimentaDesign: Álvaro Siza, Rem Koolhaas e Peter Zumthor em conferências únicas em Amesterdão e Lisboa

24.07.2008 - 15h47 Joana Amaral Cardoso

Uma bienal que tem três momentos e dois locais – Lisboa e Amesterdão. É nisto que a ExperimentaDesign, forçada a cancelar a sua edição de 2007 por falta de apoio orçamental da Câmara de Lisboa, se transformou para o seu regresso 2008 e 2009. Cerejas no bolo urbano de exposições, conversas e instalações sobre design, arquitectura e cultura contemporânea: Álvaro Siza e Rem Koolhaas juntos em conferência, a 21 de Setembro em Amesterdão, e a exposição e rara conferência do arquitecto Peter Zumthor em Lisboa, na LX Factory e na Aula Magna, respectivamente, a 6 de Setembro.

Um terceiro momento será a 5ª ExperimentaDesign, em Lisboa, entre 16 de Setembro a 9 de Novembro de 2009, no ano em que cumpre o seu décimo aniversário. O tema: It’s About Time. "O regresso da ExperimentaDesign a Lisboa, depois de uma paragem, é muito simbólico e vai sublinhar aquilo que vimos a fazer em dez anos de existência: funcionar como plataforma para antecipar e lançar ideias", observou a Guta Moura Guedes, presidente da Experimenta.

Mas já neste mês de Setembro, a Experimenta quer começar a aquecer as consciências com um Warm-Up para a edição de 2009, logo com “uma das mais importantes exposições que Lisboa, e a plataforma ibérica, vão ter no próximo ano”, avisa a presidente da Experimenta, que hoje apresentou também o programa para a edição de Amesterdão da bienal (de 18 de Setembro e 2 de Novembro), que passa a realizar-se em anos alternados em Lisboa e Amesterdão, apoiada na Holanda na ExperimentaDesign Foundation.

No Warm Up, a exposição Edifícios e Projectos 1986-2007 de Peter Zumthor (até 2 de Novembro) vai ocupar mais de 3000m2 com 29 projectos, desenhos, esquissos e maquetas do autor do edifício do centro de exposição de arte contemporânea austríaco Kunsthaus Bregenz. A mostra, em conjunto com uma reunião do think-tank da Experimenta, que vai discutir os projectos da edição de 2009, serve de elo de ligação com o tema "It’s About Time" - tempo, velocidade, aceleração, fragmentação e seus impactos na sociedade contemporânea.

“É um recomeço, não do mesmo sítio, mas de outro sítio”, não só porque o destino seguinte é Amesterdão, mas também porque a bienal tenta “constantemente inovar e antecipar as questões a lançar”, descreve Moura Guedes.

Na Holanda, graças ao convite da Câmara de Amesterdão e do Estado, a ExperimentaDesign explora este ano as temáticas Space and Place. E dia 21 de Setembro, “dois dos maiores arquitectos do mundo e, simbolicamente, um holandês e um português”, Rem Koolhaas e Álvaro Siza vão falar numa mesma conferência (a quarta do braço holandês da Experimenta) com tema livre. A junção da “dupla de luxo” é “fruto de uma grande luta”, sorriu Guta Moura Guedes.

A bienal toca “pela primeira vez um tema muito ligado às cidades”, comentou a presidente da Experimenta. Space and Place é um conteúdo herdado do projecto Urban Play, comissariado por Scott Burnham, que a ExperimentaDesign desenvolvia com a holandesa Droog Design para a edição abortada de 2007.

Guerrilha urbana, graffitti 3D, intervenções e interacções vão encher Amesterdão de perguntas. “De que forma é que as pessoas se apropriam do espaço público e o subvertem?”, lança Guta Moura Guedes. Por exemplo, uma instalação vai colar 15 mil euros em moedas de um cêntimo ao chão, com câmaras a filmar a reacção – e possível colecção – dos transeuntes.

Além de Urban Play, em Come To My Place (a partir de 19 de Setembro) oito designers de oito cidades receberam oito células vazias de um espaço de exposições e um desafio: transformar aqueles espaços num sítio, numa paisagem composta pela sua paisagem industrial natal (leia-se interruptores, puxadores, tomadas) e por peças compradas naquela cidade, criando um diálogo entre a cultura do design global e a produção local.

Por fim, Playscapes, uma exposição em três partes sobre os jardins infantis e espaços lúdicos nas cidades, relacionados com os jogos urbanos digitais, paisagens on-line e intervenções em espaços abandonados de Amesterdão. Em Amesterdão, haverá ainda conversas abertas e eventos paralelos, à semelhança do que aconteceu nas edições lisboetas, apesar da dimensão da bienal ser “menor”, muito pelos nove meses disponíveis para a sua concretização e também por questões orçamentais - o orçamento para esta edição é de 2,1 milhões de euros, disse Guta Moura Guedes.

A ExperimentaDesign 2009 conta com um apoio de 250 mil euros da EDP e, graças ao protocolo tripartido que vigora até 2013 com os Ministério da Cultura e Economia e Câmara de Lisboa, tem garantido apoio de 200 mil euros por edição da Cultura. Para as seis edições protocoladas, a Economia entra com 750 mil euros e a CML participa com 1,5 milhões de euros. Hoje foi também assinado um protocolo de colaboração genérico entre a ExperimentaDesign e a Ordem dos Arquitectos.

in http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1336454&idCanal=14
Link to comment
Share on other sites

Design: Álvaro Siza e Rem Koolhaas participam nas conferências da ExperimentaDesign ...(ACTUALIZADA)

Lisboa, 24 Jul (Lusa)- Conferências de Álvaro Siza e Rem Koolhaas, dois dos arquitectos mais importantes do mundo, e um conjunto de exposições e instalações dedicadas ao tema "Space and Place" integram a programação da edição da ExperimentaDesign Amesterdão 2008.


14:43 | Quinta-feira, 24 de Jul de 2008

Lisboa, 24 Jul (Lusa)- Conferências de Álvaro Siza e Rem Koolhaas, dois dos arquitectos mais importantes do mundo, e um conjunto de exposições e instalações dedicadas ao tema "Space and Place" integram a programação da edição da ExperimentaDesign Amesterdão 2008.

A programação completa da edição deste ano, que decorrerá em Amesterdão de 18 de Setembro a 02 de Novembro deste ano, foi hoje apresentada, em Lisboa, pela directora deste evento dedicado à arquitectura e ao design, Guta Moura Guedes.

Em conferência de imprensa, a responsável explicou que "foi muito difícil conseguir esta dupla de luxo [o arquitecto português Álvaro Siza e o arquitecto holandês Rem Koolhaas]", que estarão presentes na cidade holandesa para participar no conjunto de conferências dedicadas ao tema "Space and Place/Espaço e Lugar".

Nestas conferências - além de Álvaro Siza, que inaugurou recentemente um projecto no Brasil (Fundação Iberê Camargo) e Koolhaas, autor da Casa da Música, no Porto - estarão outros oradores das áreas da arquitectura e design, nomeadamente Mark Jenkins, Ron Arad, Ian Anderson e Cyril Duval.
Suspensa em 2007 por falta de apoios, a ExperimentaDesign, realizada pela primeira vez em 1999, conseguiu este ano um apoio tripartido da Câmara Municipal de Lisboa e dos ministérios da Cultura e da Economia para realizar seis edições até 2013.

Também estabeleceu um acordo com Amesterdão para realizar a edição que marca o seu regresso, este ano, com o apoio da Câmara daquela cidade e do Ministério da Economia holandês, além de diversas entidades culturais do país.

Guta Moura Guedes, presidente da Experimenta - Associação para a Promoção do Design e Cultura de Projecto, entidade que organiza a ExperimentaDesign, precisou que o tema da edição deste ano, em Amesterdão, "remete para o contexto urbano" porque o evento "tem sempre uma relação muito próxima com a cidade onde se realiza".

Questões como a qualidade do espaço urbano e o seu uso pela sociedade vão ser abordadas nas conferências, nas exposições/intervenções urbanas "Urban Play", "Sunday Adventure Club", "Come to my Place", nos debates e eventos paralelos como o "Red Light Design", em galerias de arte, espaços culturais e ao ar livre.

Em "Urban Play", o curador Scott Burnham vai apresentar uma exposição e um itinerário com criações de mais de duas dezenas de artistas, nos quais abordarão as formas criativas e interactivas, como os "graffiti", que os habitantes das cidades usam para alterar os seus espaços urbanos.
"Come to my Place", com curadoria da Experimenta, é um projecto em que oito designers convidados - entre eles Ming Xu, Miguel Vieira Baptista e Maxim Velcovsky - criam oito paisagens que representam cidades e também países, usando pelo menos cinquenta por cento da sua paisagem industrial.
Em "Sunday Adventure Club" - que aborda a actividade de brincar na cultura urbana - com curadoria de Ester van de Wiel, um conjunto de criadores criará uma exposição, um site na Internet e seis paisagens lúdicas para o público explorar e experimentar.

Nos eventos paralelos, destacou um projecto que irá decorrer na conhecida Red Light District, uma zona da cidade onde a prostituição legal está confinada.

O evento, apoiado pela câmara local, consiste na ocupação de uma dezena daquelas montras, habitualmente ocupadas por mulheres, com artistas de joalharia que, durante um ano, vão ali expor os seus trabalhos.

A programação da ExperimentDesign em Amesterdão prevê ainda a tradicional realização das "Open Talks", um conjunto de debates para estimular a crítica e participação do público.

Guta Moura Guedes apresentou também o tema da ExperimentaDesign Lisboa, que deverá decorrer na capital entre 16 de Setembro e 08 de Novembro de 2009: "It´s About Time", com o jogo de significados "sobre o tempo" e "já é tempo de" acontecer algo.

"O regresso da ExperimentaDesign a Lisboa, depois de uma paragem, é muito simbólico e vai sublinhar aquilo que temos vindo a fazer em dez anos de existência: funcionar como plataforma para antecipar e lançar ideias", observou a responsável.

Para marcar essa antecipação da edição em Lisboa 2009, a Experimenta realiza já em 2008 o que chama de "warm up" ("aquecimento"), com reuniões de curadores e especialistas, nomeadamente Renny Ramakers, João Paulo Feliciano, Pedro Gadanho, Emily Campbell, Ed Annink, e Mateo Kries, nos dias 05,06 e 07 de Setembro.

No dia 06 de Setembro de 2008, a inauguração de uma exposição encomendada ao arquitecto suíço Peter Zumthor "Edifícios e Projectos 1986 - 2007", em 3.000 metros quadrados da LX Factory, e uma conferência na Aula Magna, marcam o lançamento da ExperimentaDesign Lisboa prevista para 19 a 20 de Setembro de 2009.

Nesta primeira grande exposição retrospectiva do seu trabalho, o arquitecto mostra a complexa relação com o tempo, os lugares, os ambientes e os habitantes dos seus projectos.

No final da conferência de imprensa, Guta Moura Guedes assinou um "protocolo de cooperação genérico" com o presidente da Ordem dos Arquitectos, João Belo Rodeia, presente no local, que, justificou, "exprime a vontade da OA abrir-se à sociedade civil, colaborando com os seus protagonistas".

AG.
Lusa/Fim

in http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/375604

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Começa hoje em Amesterdão, na Holanda

Álvaro Siza e Rem Koolhaas participam na ExperimentaDesign 2008

18.09.2008 - 09h57 Lusa

Conferências de Álvaro Siza e Rem Koolhaas, dois dos arquitectos mais importantes do mundo, e um conjunto de exposições e instalações, integram a programação da edição da ExperimentaDesign 2008, que hoje começa em Amesterdão.

Nestas conferências - além de Álvaro Siza, que inaugurou recentemente um projecto no Brasil (Fundação Iberê Camargo) e Koolhaas, autor da Casa da Música, no Porto - estarão outros oradores das áreas da arquitectura e ‘design’, nomeadamente Mark Jenkins, Ron Arad, Ian Anderson e Cyril Duval.

Até 02 de Novembro, a programação deste evento dedicado à arquitectura e ao ‘design’, abordará o tema "Space and Place/Espaço e Lugar" na capital holandesa.

Questões como a qualidade do espaço urbano e o seu uso pela sociedade vão ser abordadas nas conferências, nas exposições/intervenções urbanas "Urban Play", "Sunday Adventure Club", "Come to my Place", nos debates e eventos paralelos como o "Red Light Design", em galerias de arte, espaços culturais e ao ar livre.

Em "Urban Play", o curador Scott Burnham vai apresentar uma exposição e um itinerário com criações de mais de duas dezenas de artistas, nos quais abordarão as formas criativas e interactivas, como os "graffiti", que os habitantes das cidades usam para alterar os seus espaços urbanos.

"Come to my Place", com curadoria da Experimenta, é um projecto em que oito designers convidados - entre eles Ming Xu, Miguel Vieira Baptista e Maxim Velcovsky - criam oito paisagens que representam cidades e também países, usando pelo menos cinquenta por cento da sua paisagem industrial.

Edições garantidas até 2013

Suspensa em 2007 por falta de apoios, a ExperimentaDesign - organizada pela Experimenta Associação para a Promoção do Design e Cultura de Projecto - foi realizada pela primeira vez em 1999.

Este ano conseguiu um apoio tripartido da Câmara Municipal de Lisboa e dos ministérios da Cultura e da Economia para realizar seis edições até 2013.

Estabeleceu também um acordo com Amesterdão para realizar a edição que marca o seu regresso, este ano, com o apoio da Câmara daquela cidade e do Ministério da Economia holandês, além de diversas entidades culturais do país.

in http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1343144

Link to comment
Share on other sites

Mjtato21, em Portugal não vai haver nada dessas conferências, pelo menos este ano, já que este "warm up" se "limita" à conferência/exposição do Zumthor como lançamento da edição de 09, essa sim completa e com conferências, debates, mesas redondas, esposições, etc.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Design: Bienal ExperimentaDesign contemplada com 100 mil euros de fundos europeus

Lisboa, 24 Mar (Lusa) - A bienal ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam foi uma das 23 candidaturas europeias seleccionadas num programa de apoio para 2009 da Comissão Europeia destinado a festivais, anunciou hoje a organização do evento português.

17:13 Terça-feira, 24 de Mar de 2009

Lisboa, 24 Mar (Lusa) - A bienal ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam foi uma das 23 candidaturas europeias seleccionadas num programa de apoio para 2009 da Comissão Europeia destinado a festivais, anunciou hoje a organização do evento português.

A ExperimentaDesign tinha apresentado a sua candidatura em Setembro de 2008 à Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia, no quadro do programa de apoio destinado a festivais de âmbito europeu.

Um total de 23 candidatos - entre eles a Experimenta/Design - foram apurados dos 162 de toda a Europa que concorreram a este programa, e que irá garantir um financiamento de 100 mil euros de apoio ao projecto cultural português na área do design e arquitectura.

De acordo com a organização, foi a primeira vez que a Experimenta - Associação para a Promoção do Design e Cultura de Projecto concorreu com a proposta e foi avaliada directamente pela Agência da Comissão Europeia, obtendo a candidatura uma classificação de 26,5 pontos num máximo de 30.

A bienal portuguesa foi reconhecida pela comissão de peritos de análise, como um projecto que "promove a inovação e a criatividade, bem como a mobilidade dos criadores e das suas obras ao nível Europeu".

A ExperimentaDesign vai regressar a Lisboa em 2009, resultado de uma parceria assinada no ano passado com a Câmara Municipal de Lisboa e os ministérios da Cultura e da Economia, que vão apoiar com cerca de três milhões de euros até 2013.

Depois de ter sofrido uma interrupção de ano e meio, na sequência da autarquia, na altura liderada pelo executivo de Carmona Rodrigues, ter suspendido o apoio do projecto, Guta Moura Guedes, presidente da Experimenta, criou uma parceria com Amsterdão para alternar o evento com Lisboa.

AG.

Lusa/Fim

in http://aeiou.expresso.pt/design-bienal-experimentadesign-contemplada-com-100-mil-euros-de-fundos-europeus=f504945

Link to comment
Share on other sites

Bienal ExperimentaDesign regressa a Lisboa com novos projectos ligados a questões sociaispublicado
18:11
13 Abril '09

Lisboa, 13 Abr (Lusa) - A Bienal ExperimentDesign vai regressar a Lisboa para "retomar o seu espaço na capital como referência" na área da arquitectura e design, e apresentar, em ano de crise, novos projectos que abordarão a inclusão e coesão social.

A programação geral da próxima edição da Bienal ExperimentaDesign Lisboa 2009 - que decorrerá em vários espaços da cidade entre 09 de Setembro e 08 de Novembro - vai ser apresentada pela directora, Guta Moura Guedes, e os parceiros do evento no dia 20 de Abril, na Estufa Fria, às 17:30.

Em declarações à Agência Lusa sobre o regresso do projecto numa altura em que comemora uma década de existência, a directora da ExperimentaDesign sublinhou que significa "retomar o ritmo, depois de uma interrupção, em 2007, mas também a necessidade de introduzir novos elementos".

A ExperimentaDesign nasceu em lisboa em 1999 e foi suspensa em 2007 por falta de apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Voltou a receber em 2008 apoio institucional da autarquia, e conta com o apoio dos ministérios da Cultura e da Economia para realizar seis edições até 2013.

Também estabeleceu um acordo com o município de Amesterdão e outras entidades culturais holandesas para realizar naquela cidade uma edição da ExperimentaDesign, no ano passado.

"O nosso desejo é retomar um espaço que tínhamos conquistado em Lisboa e em Portugal e mantê-lo como um dos grandes eventos culturais de referência no panorama internacional", sustentou.

Paralelamente, em 2008, a Bienal trouxe a Lisboa, à LXFactory, uma exposição retrospectiva sobre o trabalho do arquitecto suíço Peter Zumthor - que conquistou domingo o Prémio Pritzker 2009, o mais importante galardão internacional da área da arquitectura - e que foi visitada por 16.100 pessoas.

Guta Moura Guedes congratulou-se pelo prémio atribuído a Peter Zumthor e por a ExperimentaDesign ter antecipado a "presença de uma figura tão importante do panorama mundial da arquitectura" em Lisboa, em 2008.

Para este ano, a programação geral, que só será divulgada em pormenor segunda-feira, trará algumas novidades, nomeadamente "projectos especiais em áreas de intervenção ainda não abordadas pela Bienal, mas que são importantes num ano de crise".

Os projectos especiais "vão reafirmar o papel da ExperimentaDesign na cultura, mas também na área das questões sociais, abordando os temas da inclusão e coesão social. E nós vamos assumir esse lado com muita força este ano", avançou.

Sobre o público a que se dirige a Bienal, Guta Moura Guedes avaliou que a programação pode ser consumida por pessoas com qualquer perfil e acrescentou que o projecto possui um serviço educativo a funcionar todo o ano, dirigido a estudantes, crianças e séniores, "para acompanhar a leitura de conteúdos".

AG.

Lusa/Fim

in http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Bienal-ExperimentaDesign-regressa-a-Lisboa-com-novos-projectos-ligados-a-questoes-sociais.rtp&article=213448&visual=3&layout=10&tm=4

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

segunda-feira, 13 de Julho de 2009 | 14:13 Imprimir Enviar por Email

Experimenta´09: Seis estudantes criam soluções para idosos

Seis estudantes de Design de escolas superiores do país vão acompanhar idosos e criar soluções para os seus problemas no âmbito do projecto «Action For Age» da Bienal ExperimentaDesign´09, que decorre este ano em Lisboa.

Rita Filipe e Susana António, designers responsáveis pelo projecto, apresentaram hoje, numa sessão realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, todo o conceito e as diversas fases que o «Action for Age» vai envolver até Setembro, altura da apresentação.

Em declarações à Agência Lusa, Rita Filipe, professora de Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, explicou que esta semana irá decorrer um workshop com alunos seleccionados por várias escolas superiores do país, e que estudam actualmente Design de Comunicação e Design de Equipamento.

"Em Portugal estamos muito focados na cultura material e no design de objectos, existindo ainda alguma dificuldade de pensar em serviços para a comunidade, neste caso, os idosos, que muitas vezes vivem excluídos da sociedade", observou. Após uma primeira formação com os responsáveis portugueses e ingleses, que desenvolveram originalmente o projecto em Londres, os estudantes vão fazer visitas a lares em Lisboa e à Universidade da Terceira Idade, além de acompanhar idosos nas suas saídas e rotinas diárias, como ir às compras.

Com base nesta experiência, os estudantes vão em seguida criar soluções - que podem ser um serviço, um ambiente, uma peça de comunicação, um evento, uma função, ou várias destas em conjunto - para os problemas dos idosos, e que serão apresentadas e expostas a 12 de Setembro, no decurso da Bienal ExperimentaDesign.

De acordo com Rita Filipe, o objectivo é sensibilizar os jovens estudantes e outros profissionais de várias áreas criativas para gerar soluções de integração social de uma população cada vez mais envelhecida, e que é frequentemente vítima de isolamento, solidão e exclusão.

Originalmente, a ideia do projecto foi concebida e concretizada pela Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce no Reino Unido, sendo agora desenvolvida em Lisboa com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Experimenta.

«Action for Age» é um dos projectos especiais da programação da ExperimentaDesign, um evento criado por Guta Moura Guedes, que comemora este ano uma década de existência, e que desde 2008 passou a ter lugar, alternadamente, em Amesterdão e em Lisboa.

Entre 09 de Setembro e 08 de Novembro, a capital acolherá em vários espaços uma programação de exposições, debates, um ciclo de cinema, intervenções urbanas, entre outras iniciativas que envolvem criadores portugueses e estrangeiros de várias áreas.

Diário Digital / Lusa

in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=398881&page=3

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Design: Bienal ExperimentaDesign´09 anuncia 71 eventos em Lisboa, desde debates a exposições

Lisboa, 23 Jul (Lusa) - Um total de 71 eventos, desde debates, conferências, exposições e projectos especiais com intervenção urbana e social, integram a programação da Bienal ExperimentaDesign´09, que decorre entre 09 de Setembro e 08 de Novembro em Lisboa.

Lusa

14:49 Quinta-feira, 23 de Jul de 2009

Lisboa, 23 Jul (Lusa) - Um total de 71 eventos, desde debates, conferências, exposições e projectos especiais com intervenção urbana e social, integram a programação da Bienal ExperimentaDesign´09, que decorre entre 09 de Setembro e 08 de Novembro em Lisboa.

A programação completa - excepto dois projectos que a organização pretende divulgar mais tarde - foi hoje apresentada, em Belém, numa conferência de imprensa que contou com a presença de Guta Moura Guedes, directora da bienal dedicada ao design e à arquitectura, e alguns dos patrocinadores.

Um total de 258 criadores e especialistas de 23 países, incluindo Portugal, vão participar nesta edição da bienal em 11 espaços da capital, num ano em que o evento cumpre uam década de vida.

Para além dos números "record" anunciados pela organização, foram hoje divulgados os nomes da maioria dos participantes envolvidos nos vários eventos, nomeadamente alguns dos mais destacados críticos, curadores e criadores a nível internacional.

Paola Antonelli, directora do MoMa de Nova Iorque, Alice Rawsthorn, directora do Museu do Design de Londres, o arquitecto Alejandro Aravena, o designer gráfico Peter Saville, o designer Konstantin Grcic, e também os portugueses Delfim Sardo, crítico de arte, e o designer Fernando Brízio, estarão em Lisboa para participar em projectos criativos e debates.

Na primeira semana da Bienal, entre 09 e 13 de Setembro - sob o tema geral, em inglês, "It´s About Time" - as manhãs serão preenchidas com as "Open Talks" no Mercado de Santa Clara, com debates dirigidos ao público especializado, enquanto que durante a tarde, no Teatro Camões, vão acontecer as "Conferências de Lisboa", dirigidas a um público mais vasto.

As quatro exposições são outra componente importante da programação da ExperimentaDesign´09: "Quick, Quick, Slow", comissariada por Emily King, irá mostrar no Museu Colecção Berardo um percurso da história do design gráfico e a crescente importância dos meios digitais, enquanto "Pace of Design", comissariada por Tulga Beyerle, mostrará os efeitos dos contextos culturais na definição de diferentes utilizações do tempo, de Tóquio a São Francisco, passando por São Paulo.

"Lapse in Time", comissariada por Hans Maier-Aichen, irá mostrar jovens designers que se situam no oposto da repetição, e que em vez de produzir objectos querem gerar conteúdos, enquanto "Timeless" será uma exposição que irá provar como se faz melhor com menos recursos.

A ExperimentaDesign deste ano tem ainda como novidades a realização de oito projectos especiais, um deles envolvendo soluções de design para idosos, um de apoio a deficientes e um outro de intervenção urbana no Jardim de Santos, também em Lisboa.

Trata-se de um reabilitação do jardim por uma equipa de designers de luz, som, comunicação e sinalética e também de arquitectos paisagistas para torná-lo num espaço multifuncional.

Está ainda previsto na programação um ciclo de cinema em co-produção com a Cinemateca Portuguesa, intitulado "Designmatography", com filmes sobre a relação entre a sétima arte e o tempo.

Alguns dos eventos têm ainda como palco a Fundação Calouste Gulbenkian, a Sociedade Nacional de Belas Artes, o Palácio Braancamp, o Museu do Oriente e o Museu da Electricidade.

A Bienal ExperimentaDesign´09 conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Ministério da Cultura, o Ministério da Economia e da Inovação, Turismo de Portugal, a Fundação EDP, e ainda da Caixa Geral de Depósitos, a Galp Energia, a seguradora Tranquilidade e IKEA.

AG.

Lusa/Fim

in http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/527434


Design: Bienal ExperimentaDesign´09 anuncia 71 eventos em Lisboa, desde debates a exposições
2009-07-23

Lisboa, 23 Jul (Lusa) - Um total de 71 eventos, desde debates, conferências, exposições e projectos especiais com intervenção urbana e social, integram a programação da Bienal ExperimentaDesign´09, que decorre entre 09 de Setembro e 08 de Novembro em Lisboa.

A programação completa - excepto dois projectos que a organização pretende divulgar mais tarde - foi hoje apresentada, em Belém, numa conferência de imprensa que contou com a presença de Guta Moura Guedes, directora da bienal dedicada ao design e à arquitectura, e alguns dos patrocinadores.

Um total de 258 criadores e especialistas de 23 países, incluindo Portugal, vão participar nesta edição da bienal em 11 espaços da capital, num ano em que o evento cumpre uam década de vida.

in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1315543



Experimenta Design 2009 com 71 eventos

por P.B.24 Julho 2009

A bienal que celebra o seu 10.º aniversário propõe uma análise do tempo - para agir, colaborar e reflectir - através de debates, conferências, exposições e intervenções pela cidade de Lisboa

Um total de 71 eventos, 17 dos quais integrados na programação principal, fazem parte da Bienal Experimenta Design'09, que decorre de 9 de Setembro a 8 de Novembro em Lisboa (programa completo em http://www.experimentadesign.pt/).

Segundo Guta Moura Guedes, directora da Bienal, são 258 os criadores e especialistas nas áreas do design e da arquitectura, oriundos de 23 países, incluindo Portugal, que participam numa edição que celebra este ano uma década de existência.

Esta é ainda uma edição que como tema central o tempo - "It's About Time"- "uma análise do tempo enquanto matéria, recurso e desafio: tempo para agir, tempo para colaborar, tempo para reflectir", reforça Guta Moura Guedes.

A Bienal, que tem nomes ilustres, irá estender-se por 11 espaços da capital que irão acolher debates, conferências, exposições e projectos especiais com intervenção urbana e social. Assim, além da Fundação Gulbenkian, Sociedade Nacional de Belas Artes, Museu do Oriente, Museu da Electricidade ou Teatro Camões a actividade da bienal irá passar pelo Palácio Braamcamp, que funcionará como principal interface com o público.

Um público mais especializado poderá então assistir ao "Open Talks", de 9 a 13 de Setembro, das 11.00-13.00, no Mercado de Sta. Clara. E à tarde, no Teatro Camões , destinado a um público mais vasto, decorrem as Conferências de Lisboa". Há ainda as quatro exposições no Museu Berardo, "Quik, Quick, Slow", "Pace of Design", "Laps of Time" e Timeless".

A Experimenta Design vai ainda realizar oito projectos sociais, um dos quais envolvendo idosos e outro de intervenção no jardim de Santos, com novos designers, mais ainda é surpresa.

in http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1316305

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

eu estive em amesterdao no ano passado para assitir à conferencia do sr koolhaas. desejo boa sorte aos que pensam em ir pois o ano passado ele resolveu nao aparecer. ficamo-nos pela conferencia sequiosa do nosso arquitecto siza, falou da casa de chá das piscinas e outro projecto que ja nao me lembro. antonio martins

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

A ExperimentaDesign 2009 está de regresso a Lisboa e por aqui vai ficar até 8 de Novembro com onze espaços que acolhem um total de 71 eventos.

Sob alçada da designer Guta Moura Guedes, organizadora da ExperimentaDesign 2009, este ano o evento é subjacente ao tema It´s About Time.

O evento conta com mais de 250 criadores das áreas de design, arquitectura e criatividade que provêem de 23 países, para participar em conferências, debates, exposições e projectos especiais da bienal internacional ExperimentaDesign 2009.

A semana inaugural do ExperimentaDesign 2009, de 9 a 13 de Setembro, conta com cinco dias recheados de eventos, incluindo inaugurações de exposições e do Lounging Space, as Conferências de Lisboa no Teatro Camões, as sessões das Open Talks no Mercado de Santa Clara, e o lançamento de sessenta Tangenciais.

No ano da sua décima edição, o ExperimentaDesign 2009, conta com grandes nomes de criadores internacionais, como Paola Antonelli, directora do MoMa de Nova Iorque, Alice Rawsthorn, directora do Museu do Design de Londres e o arquitecto Alejandro Aravena, Giulio Cappellini .

Visite ainda o esquecido, Jardim dos Santos no qual a ExperimentaDesign assume a coordenação do projecto de reabilitação urbana do jardim.

A ExperimentaDesign 2009 conta ainda com 4 exposições a Quick, Quick, Slow, coordenada por Emily King e encontra-se no Museu Colecção Berardo com entrada gratuita.

A exposição, Pace of Design, coordenada Tulga Beyerle pode ser vista no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, nos Museus da Politécnica.

Na Sociedade Nacional de Belas Artes encontra-se a terceira mostra, Lapse in Time, coordenada por Hans Maier-Aiche, a quarta exposição da ExperimentaDesign 2009,a Timeless encontra-se no Museu do Oriente.

in http://aeiou.escape.expresso.pt/lisboa/muito-bom-e-mais/experimentadesign-inunda-lisboa:36-658498

PROGRAMA

http://aeiou.escape.expresso.pt/lisboa/muito-bom-e-mais/experimentadesign-inunda-lisboa:36-658498

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.