Jump to content
Arquitectura.pt


Porto | Intercontinental Porto Palácio das Cardosas | Grupo 3 - Arquitectos Associados


Dreamer

Recommended Posts

Palácio das Cardosas já está em obras
RUI ALMEIDA SANTOS

As obras de requalificação do Palácio das Cardosas, com vista à edificação de um hotel de luxo, já arrancaram. O edifício histórico, datado do século XIX, manterá a fachada. O investimento pretende dar novo ânimo à Baixa.

O novo Intercontinental Porto Palácio das Cardosas, que irá custar cerca de 31 milhões de euros, mostrar-se-á ao mundo lá mais para o fim do próximo ano. Apesar de, em 2006, aquando da apresentação do projecto, ter-se previsto que a obra terminaria no final do primeiro semestre de 2008, a verdade é que tal não se veio a verificar.

A tardia apresentação do projecto de reconversão do edifício à Porto Vivo - Sociedade de reabilitação Urbana, por parte das sociedades Solitaire e RAR Imobiliária, levou a que a obra se prolongue para além do previsto.
Esta demora foi também notada por Narciso Saraiva, morador atento ás obras. "Antes estava um bocado parado, mas depois de se fazerem os contratos com as empresas as coisas começaram a andar bem". Para este portuense, e apesar dos atrasos na sua conclusão, esta acção é muito importante para combater a desertificação da Baixa do Porto, além de se recuperar um dos edifícos históricos da cidade." Esta obra vai ser importante para chamar as pessoas à Baixa mais frequentemente. Não é com aquelas barracas de eventos que ficam cá apenas dois ou três dias, que a Baixa vai encher de pessoas. Era um escândalo isto estar parado há tanto tempo. Ainda bem que resolveram remodelar isto". Narciso Saraiva não deixa de criticar o actual aspecto da Avenida da Liberdade, que no seu entender apenas contribui para um maior divórcio das pessoas para com a Baixa.

"Para mim, a avenida ficou péssima, sem tirar valor a Siza Vieira. Para nós, que estávamos habituados a ter a antiga Praça da Liberdade, isto ficou muito despido". opiniou.

O espaço, de acordo com responsáveis pelo projecto, será direccionado para um mercado de conferências, reuniões e eventos de lazer. O hotel, que se localizará numa zona nobre, terá 100 quartos e seis suites, quatro salas de conferências, um spa, um restaurante e uma galeria comercial.

O quarteirão onde se encontra o Palácio das Cardosas está inserido nas zonas-piloto identificados pela Porto-Vivo como áreas nobres a reabilitar.

Link:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=971368

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Ricardo tu conheces, não estas é a ver qual é. Este edificio é o que fica no outro extremo da avenida dos aliados em relação a camara municipal la em baixo perto da estação de Sº Bento e que possui uma farmacia do lado de quem sobe para os Clerigos. Como estou em Lisboa a estudar pensava que essas obras já tinham acabado. Lembro-me de no ano passado o Siza na conferencia da trienal de Liaboa ter criticado muito essas obras de requalificação no Porto. Vamos la ver no que isto vai dar.

Imagem colocada

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

os aliados precisavam de um hotel para se renovarem o desenho não conheço, a teoria é precisamente o que a cidade necessitava sei que vão manter a VITALIA, muito medo tive do contrario sei que vão, por trás, fazer uma galeria comercial coberta, duvidoso, mas pelo menos segura que pode ajudar á segurança da zona envolvente com dois mecos em cada porta e um câmaras de vigilância na zona depois disto há que fazer a prevista re-qualquer coisa do quarteirão do mcdonald´s habitação, comercio, cefes no r´c e GARAGENS, FINALMENTE A RECUPERAÇAO DO PATRIMÓNIO FAZ-SE COM ATENÇÃO AO CARRO PARADO. DEPOIS, tem de se substituir os r\c dos bancos com a PRADA, DOLCE GABANA E BULGARY, os 1ºs pisos com ateliers e escritórios e os últimos com habitação para a grande comunidade de gajos como eu que querem morar na baixa o porto vai no bom sentido, a sru também e as entidades privadas de cultura urbana ainda melhor

Link to comment
Share on other sites

Palácio das Cardosas já está em obras
RUI ALMEIDA SANTOS



"Para mim, a avenida ficou péssima, sem tirar valor a Siza Vieira. Para nós, que estávamos habituados a ter a antiga Praça da Liberdade, isto ficou muito despido". opiniou.

O espaço, de acordo com responsáveis pelo projecto, será direccionado para um mercado de conferências, reuniões e eventos de lazer. O hotel, que se localizará numa zona nobre, terá 100 quartos e seis suites, quatro salas de conferências, um spa, um restaurante e uma galeria comercial.


pô, também com moradores assim, vai se contruir pa quem...está péssima ,(de estilo...como dizem que o siza é dos melhores e eu nao percebo o que é que ele fez ali nem o alcance social vou dizer mal mas sem ofender o arquitecto) os bancos que o digam que ficaram sem jardim...

quero ver se este morador vai aos eventos de lazer do hotel...vai já...lol

porque as dezenas de eventos que se passaram a realizar nos aliados depois da requalificação, sao po povo....porque akilo para os intelectuais está muito vazio...mas a cidade é feita do quê afinal? keriam baloiços, relva e um repuxo muito engraçado que podia até mandar jactos muito aaaaaltos po pessoal ficar a ver?

repovoar a baixa com turistas...eu até diria mais em vez de Porto Vivo devia ser Oporto Alive
Link to comment
Share on other sites

o parque de estacionamento que está para lá desenhado, com 346 lugares, ainda nem sequer acho que foi aprovado e ja foi vendido por 100 mil euros á SPEMEL...os lucros dos 40 apartamentos(t0 a t3) já foram repartidos, pela câmara e respectivos interessados... repito, a camara deve, e tem que poder, ter uma gestão autónoma daquilo que lhe diz respeito gerir...nao pode e nao deve constantemente proporcionar negócios que poderiam ser geradores de riqueza para o estado e a regiao, aos privados...a troco de um investimento privado, que deveria caber ao estado...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Hotel das Cardosas dará um novo brilho à Baixa

Helder Robalo

O Palácio das Cardosas vai ganhar nova vida no final do primeiro semestre de 2008. O edifício histórico, datado do século XIX, irá abrir ao público com cara lavada e albergando um hotel de luxo, que será gerido pelo grupo Intercontinental Hotels Group. No global, o projecto implicará um investimento que ronda os 31 milhões de euros, metade do qual corresponde à aquisição do edifício.

O protocolo, com vista à transformação daquele espaço histórico da Baixa do Porto foi ontem assinado entre a autarquia, a Intercontinental e o consórcio Solitaire-RAR, que recentemente o adquiriu, e apadrinhado pela Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo, SRU. Recorde-se que este espaço se encontra englobado num dos quarteirões piloto identificados pela PortoVivo.

O espaço, de acordo com os responsáveis do projecto, será vocacionado para um segmento de mercado de conferências, reuniões e eventos e lazer. A reconversão do palácio, a cargo da Grupo 3 - Arquitectos Associados, inclui, por isso, além dos cem quartos e seis suites, quatro salas de conferências, um spa, um fitness centre, um restaurante a la carte, bar-lounge e uma galeria comercial. Previsto pelo consórcio está também a reconversão do café Astória e "de todo o seu espírito". O hotel contempla também um parque subterrâneo, que poderá ser aberto à população.

O protocolo ontem assinado garante à Intercontinental a gestão do hotel por um período de 20 anos e, no entender de Rui Rio, "representará uma enorme ajuda para a reabilitação da Baixa do Porto". Para o presidente da autarquia portuense, "este é, depois da Câmara do Porto, o edifício mais nobre da Baixa". Rio aproveitou aliás o momento para felicitar a acção da PortoVivo destacando que "este é o papel da SRU: atrair investimento privado para o centro histórico do Porto".

O vice-presidente da Intercontinental na Europa, Peter Vermeer, destacou a "excelente localização do Palácio no centro do Porto". "Nisso o Palácio das Cardosas ganha a muitos hotéis espalhados pelo Mundo", assegurou aquele responsável. Este será, de acordo com Peter Vermeer, a primeira unidade da Intercontinental em Portugal. O grupo está a estudar ainda a instalação de uma unidade no Algarve e outra em Lisboa, embora não estejam ainda definidas quaisquer localizações.

Por seu turno, Miguel Félix da Costa, da Solitaire, defendeu que "não é fácil encontrar uma estrutura como o Palácio das Cardosas noutra cidade qualquer, não só pela área mas também pela sua localização, situado na zona nobre" da Baixa do Porto.

http://dn.sapo.pt/2006/07/19/cidades/hotel_cardosas_dara_novo_brilho_a_ba.html

Link to comment
Share on other sites

Concordo perfeitamente contigo. E quem nao percebe o que disseste desejo-lhe muita sorte na vida pois nunca ira perceber nada de nada sobre as coisas que rodeiam o mundo nem ha-de compreender porque razao ninguem lhe explica nada.


Eh favor de nao repetir o que eu escrevo em topicos completamente distintos?

Se o senhor(a) tiver algum problema comunique em MP.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Palácio das Cardosas já está em obras As obras de requalificação do Palácio das Cardosas, com vista à edificação de um hotel de luxo, já arrancaram. O edifício histórico, datado do século XIX, manterá a fachada. O investimento pretende dar novo ânimo à Baixa. O novo Intercontinental Porto Palácio das Cardosas, que irá custar cerca de 31 milhões de euros, mostrar-se-á ao mundo lá mais para o fim do próximo ano. Apesar de, em 2006, aquando da apresentação do projecto, ter-se previsto que a obra terminaria no final do primeiro semestre de 2008, a verdade é que tal não se veio a verificar. A tardia apresentação do projecto de reconversão do edifício à Porto Vivo - Sociedade de reabilitação Urbana, por parte das sociedades Solitaire e RAR Imobiliária, levou a que a obra se prolongue para além do previsto. Esta demora foi também notada por Narciso Saraiva, morador atento ás obras. " Antes estava um bocado parado, mas depois de se fazerem os contratos com as empresas as coisas começaram a andar bem". Para este portuense, e apesar dos atrasos na sua conclusão, esta acção é muito importante para combater a desertificação da Baixa do Porto, além de se recuperar um dos edifícos históricos da cidade." Esta obra vai ser importante para chamar as pessoas à Baixa mais frequentemente. Não é com aquelas barracas de eventos que ficam cá apenas dois ou três dias, que a Baixa vai encher de pessoas. Era um escândalo isto estar parado há tanto tempo. Ainda bem que resolveram remodelar isto". Narciso Saraiva não deixa de criticar o actual aspecto da Avenida da Liberdade, que no seu entender apenas contribui para um maior divórcio das pessoas para com a Baixa. "Para mim, a avenida ficou péssima, sem tirar valor a Siza Vieira. Para nós, que estávamos habituados a ter a antiga Praça da Liberdade, isto ficou muito despido". opiniou. O espaço, de acordo com responsáveis pelo projecto, será direccionado para um mercado de conferências, reuniões e eventos de lazer. O hotel, que se localizará numa zona nobre, terá 100 quartos e seis suites, quatro salas de conferências, um spa, um restaurante e uma galeria comercial. O quarteirão onde se encontra o Palácio das Cardosas está inserido nas zonas-piloto identificados pela Porto-Vivo como áreas nobres a reabilitar. JN

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 8 months later...

16:27 - 30.03.2011
Intercontinental: “temos os chandeliers, mas também temos iPads”
Por Ana Isabel Pereira

O Café Astória estará aberto ao público em geral. Foto: AIP
Já falta pouco para a aguardada abertura do hotel de luxo Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas, ao fundo da Praça da Liberdade. A equipa do Intercontinental Hotels Group trabalha sem parar para que a nova unidade – a primeira da marca Intercontinental que o grupo abre na Europa em 6 anos – abra no início do Verão.

“Gostaríamos muito de estar abertos para o S. João. Vamos tentar”, confidenciou, esta quarta-feira, a directora-geral do hotel, Pilar Monzon, num pequeno-almoço informal no novo Café Astória – nesta fase, só os espaços comuns estão (praticamente) prontos, para além do quarto modelo.

O Intercontinental Porto custou cerca de 30 milhões de euros e está inserido num dos quarteirões estratégicos para a Porto Vivo, SRU.

A comunicativa directora-geral do hotel explicou que, para além dos acabamentos finais ao nível da construção e da decoração, decorre, neste momento o recrutamento de funcionários.

“Para eu poder receber os clientes na porta e saber o nome de todos, tenho de ter uma equipa de pessoas que me liberta para fazer isso. No que chamamos a operação de um hotel, por detrás destas portas, há muito trabalho”, explicou Pilar Monzon.

E num hotel como este, o serviço tem mesmo de ser personalizado. O concierge (o funcionário responsável por assistir os hóspedes em qualquer situação) desenhará passeios e actividades à medida dos clientes, “de acordo com os seus interesses e com o tempo da sua estadia”. “Nós temos os chandeliers, mas também temos iPads”, sublinha Pilar.

O Intercontinental Porto vai dar emprego a 75 pessoas, “portugueses” que “falem um português perfeito, um inglês perfeito e que tenham experiência em hotelaria”. No arranque, o grupo IHG não quis ter estudantes de hotelaria – afinal, a pressão sobre o “primeiro hotel de luxo a abrir no casco histórico” da cidade é muita –, mas, a partir do próximo ano, o novo Palácio das Cardosas passará a receber alunos estagiários da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Decoração neoclássica

“Como optámos por uma decoração tão neoclássica, há pessoas que acham que recuperamos o palácio”, brinca Pilar Monzon.

Na verdade, o interior do edifício, que nasceu onde outrora existiu o primitivo Mosteiro dos Lóios e data de 1798, ano em que começaram as obras da fachada que chegou aos nossos dias, era ocupado por escritórios (o último ocupante foi o Banco Pinto & Sotto Mayor).

As janelas do novo Astória (no mesmo espaço do café original), da galeria comercial, que receberá grandes marcas internacionais, e do bar, no rés-do-chão, serão destapadas um mês antes da abertura, para que portuenses possam espreitar, pelo menos, esta parte do hotel, que, de resto, estará aberta ao público em geral e não apenas aos hóspedes do Palácio das Cardosas.

Tudo o que vemos e veremos aqui é feito de novo e especialmente para o Intercontinental. Quer os painéis de estuque – no café, no lobby da recepção e no bar – feitos à mão, quer os móveis de inspiração clássica talhados manualmente e à medida – um trabalho da BioXene, uma empresa de Matosinhos – são obra de “artesãos da região“.

O projecto de interiores tem a assinatura de Alex Kravetz, um inglês de origem russa, com ateliê em Londres, que “percebeu muito bem a inspiração que se procurou buscar”. O projecto de arquitectura é do português Hélder Salvados. ”Podíamos estar num palácio numa qualquer capital da Europa”, refere Pilar Monzon.

Promover o hotel com o destino e vice-versa

O Porto “é um destino para negócios e para lazer. Oferece história, Património da Humanidade, cultura, gastronomia e hospitalidade”, sintetiza a directora do Intercontinental, para quem é importante a aliança com outros agentes turísticos do Porto e do Douro, mas também do Norte.

Há uns meses, e sem espaços prontos para fotografar, Pilar Monzon pôs mãos à obra e improvisou um vídeo de promoção do hotel através da divulgação do destino:


in http://porto24.pt/vida/30032011/intercontinental-temos-os-chandeliers-mas-tambem-temos-ipads/
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Já abriu o hotel InterContinental nas Cardosas

Abre esta quinta-feira, finalmente, em plena baixa portuense, o hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas. A unidade hoteleira gerida pelo grupo IHG inaugura representa um investimento de 30 milhões de euros e cria 75 postos de trabalho.

“Portugal é um destino turístico emergente, com história, cultura, tradição e gastronomia. Tivemos esta oportunidade no Porto primeiro, mas temos que estar também, e brevemente, em Lisboa”, afirmou a diretora geral do Intercontinental Porto, Pilar Monzón, em Março.

Com inauguração inicialmente prevista para 2009, as “conversações com as autoridades do património histórico” acabaram por atrasar em 2 anos a abertura do hotel de charme, que ocupa o edifício que nasceu em 1798 no local do antigo Mosteiro dos Lóios, em plena baixa portuense e num dos quarteirões piloto identificados no ‘masterplan’ da sociedade de reabilitação urbana Porto Vivo.

Adquirido pela empresa Solitaire Hotels, que na compra do palácio, remodelação e equipamento vai investir um total de 30 milhões de euros, o novo hotel será gerido – num contrato assinado por 20 anos – pela InterContinental Hotels Group (IHG).

O quarteirão ocupado pelo hotel ocupa 11.000 metros quadrados, estando prevista a criação de 75 postos de trabalho, “a maioria” dos quais recrutados na região.

“Gostaríamos de tornar o projeto num dos maiores hotéis do Porto e de Portugal”, afirmou, adiantando que a unidade, de “inspiração neoclássica”, terá 105 quartos (16 dos quais ‘suites’), um restaurante, o reabilitado Café Astória, um bar, um ginásio e ‘wellness centre’ e 2 salas de reuniões, estando a decoração a cargo do ‘designer’ de interiores Alex Kravetz.

Quer o café, quer o bar, terão aceso directo a partir da rua, oscilando os preços dos quartos entre os 195 e os 500 euros (consoante a época do ano e a tipologia).

Actualmente, o grupo IHG conta já com 7 hotéis em Portugal e tem planeado mais 5 aberturas das redes Holiday Inn, Holiday Inn Express e Índigo


in http://porto24.pt/vida/07072011/ja-abriu-o-hotel-intercontinental-nas-cardosas/
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...


Reabilitação das Cardosas custa 84 milhões

O centro da cidade do Porto está a conquistar mais população com a reabilitação quase finalizada do Quarteirão das Cardosas, uma das zonas mais emblemáticas da baixa portuense. O Passeio das Cardosas foi recentemente inaugurado e a vida começa de novo a pulsar naquela artéria da Invicta.

A requalificação implicou a criação de um hotel de 5 estrelas no antigo Palácio das Cardosas, a construção de um parque de estacionamento, a abertura de uma nova praça pública, a instalação de uma nova zona comercial e uma vertente habitacional.

Um projecto que se iniciou no âmbito da Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), e que até ao final do primeiro trimestre de 2012 já mereceu um investimento de 13 milhões de euros por parte da Porto Vivo. Os restantes promotores, privados e públicos, já empregaram 71 milhões de euros, sobretudo na componente obras. Assim, o investimento global no quarteirão ascende a 84 milhões de euros.


Turismo interactivo

Depois da abertura do Passeio das Cardosas, o investimento ainda por executar prende-se com a conclusão do parque habitacional e do projecto ‘Welcome Centre’, um posto de turismo que vem ocupar uma área bruta construída de 400 m2. O espaço completa a rede de informação turística com recurso às novas tecnologias.

Esta loja-âncora é um projecto da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte e da Câmara Municipal do Porto, representando um investimento total de 2,26 milhões de euros, naquela que será a maior loja interactiva de turismo da Europa.


Obras terminam em 2013

De acordo com Rui Quelhas, administrador da Porto Vivo, as obras decorrem a bom ritmo, com 70% das intervenções já terminadas. A conclusão do projecto está prevista para Fevereiro de 2013.

O administrador reconhece que a intervenção delineada para este quarteirão constitui um programa renovador para uma área central da cidade. Permite conciliar uma função comercial já existente, e que necessitava de ser requalificada e diversificada, com a recuperação dos imóveis para fins residenciais.

«A centralidade desta unidade territorial, sobre a qual recaiu um programa de reabilitação física e de revitalização social e económica, produz efeitos de contágio e de mudança sobre os quarteirões vizinhos. Manifesta-se na atracção de investidores e proprietários para realizarem obras de reabilitação ou iniciarem novas actividades nas áreas contíguas», esclarece Rui Quelhas.

No que diz respeito à intervenção no parque edificado para a criação de habitação, a Porto Vivo deu o primeiro passo na aquisição ou expropriação de imóveis, os quais serão alvo de intervenção da Lucios, através do Fundo Especial Fechado de Investimento Imobiliário em Reabilitação Urbana criado por esta construtora, designado por ‘First Oporto Urban Regeneration Fund’.


Mais 52 apartamentos na Baixa

Trata-se de um total de 18 imóveis, cuja reabilitação pressupõe um volume de investimento estimado em 12 milhões de euros. O projecto visa criar 52 novos apartamentos de gama alta, com tipologias entre o T0 e o T2+1. A estratégia de intervenção tem ainda como objectivo aumentar a oferta de escritórios e ateliês e criar 19 novas lojas.

A comercialização, que se iniciou no dia 5 de Julho, já mostra alguns resultados: 50% dos espaços comerciais e oito apartamentos vendidos. «Apesar da conjuntura, é expectável que se consiga comercializar as restantes lojas em menos de dois anos e a totalidade dos apartamentos em menos de três», estima Rui Quelhas. O preço médio de venda das habitações, no Passeio das Cardosas, é de 2.000 euros€/m2.

Segundo o responsável da Porto Vivo, esta reabilitação do Quarteirão das Cardosas é um projecto que contraria a espiral de declínio a que esta área estava votada. Contraria a forte tendência de contracção da economia nacional, «tornando-se um exemplo inspirador da dinâmica económica em matéria de reabilitação urbana, que se pretende desenvolver».

Rui Quelhas adianta ainda que no total, entre 2005 e 2011, registou-se um investimento público de 38,6 milhões de euros na reabilitação da cidade do Porto. Do lado do investimento privado estima-se que, no mesmo período, o volume de investimento total tenha ultrapassado os 347 milhões de euros.


http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/...ntent_id=54661
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.