Jump to content
Arquitectura.pt


Leon, Espanha | Morgue Municipal de Leon | BAAS


Dreamer

Recommended Posts

León City Morgue - BAAS

This building is fronted with an expansive lawn and a lake thus blending in with the natural environment and the nearby residential area.

The waiting room looks out onto an ivy-covered ledge surrounded by birches, and is made of varnished wood. Carpeting and indirect lighting create a comfortable atmosphere.
Vigil rooms are illuminated with natural light coming from courtyards with water which suggest peace, quiet and privacy.

The only visible façade – the rooftop - reflects the magnificent sky of León, giving an analogy to death.







Link:
Baas Arquitectes, estudio de arquitectura barcelona

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Pois também me pareceu familiar, é engraçado ver como certas ideias ficam de pedra e cal... já agora mando mais uma parecença... um pouco mais recente.

http://www.mansilla-tunon.com/proyectos/cantabria/cantabria.html

Museu da Cantábria

Nao é tao evidente, mas a ideia dos canhões/chaminés de luz... tá lá!

Link to comment
Share on other sites

Por acaso visitei este edifício há uns 4 ou 5 anos e achei bastante interessante. A forma como o programa é organizado, o próprio módulo das salas onde se juntam as famílias, intercaladas com os pátios com espelhos de água é bastante interessante e até mesmo relaxador. Fiquei um bocado relutante quanto às tonalidades e alguns materiais usados no geral que dão um aspecto um pouco obscuro aos espaços. A meu ver seria interessante tentar o contrário. Quanto à capela achei bastante interessante a forma como encana a luz natural em vários pontos. Em vez de criar a parede espessa de Ronchamp, cria as chaminés de luz que vão dar profundidade ao espaço. Mesmo na sua relação com a envolvente este edifício destaca-se bastante pela sensação de reclusão que acontece ao rebaixar o terreno e colocar o tecto do edifício quase à cota da rua com um enorme espelho de água. Merece a visita

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Vou esta semana visitar a cidade de Leon e conto passar por esta obra. As fotografias transmitem-me paz e os espaços parecem bem organizados. A solução de colocar todo o edifício enterrado resulta muito bem e acho bastante pertinente dado o programa em causa. Espero conseguir entrar sem problemas e espero que não esteja encerrado nesta altura do ano ou qualquer coisa do género. Gostava que me indicassem outras obras e locais interessantes na cidade. Para além desta obra conto também visitar o Auditório da cidade de Leon e o Musac dos arquitectos Mansilla e Tunon, isto falando de arquitectura moderna porque haverá muitas outras obras mais antigas para visitar!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.