Jump to content
Arquitectura.pt


Concurso para a criação da nova imagem da ordem dos arquitectos


Recommended Posts

Carissimos recente a ORDEM DOS ARQUITECTOS, lançou o concurso para criação (Finalmente!!!!) da nova imagem/ logotipo da OA, anterior AAP :clap:

Para saberem mais está AQUI

PS: O Concurso destina-se a :

a) Licenciados em Design de Comunicação / Gráfico ou similar.
;) Gabinetes de Design ou Designers inscritos no Centro Português de Design e/ou nas Associações Profissionais (Associação Portuguesa de Designers ou Associação Nacional de Designers)



Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Acho sinceramente, um tema para discutir, porque independente do curso podes ter vocação para determinada área e "morres à partida" se não tiveres uma certificação. Quando tirei o curso o papel do arquitecto na sociedade, era mais abrangente do que é agora. * a nível de competências profissionais.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mim, cada macaco no seu galho... ou então não se defende a qualificação superior, o 73/73, os actos profissionais e tudo o que vem atrás... A pensar assim, por alguém ter vocação para desenhar umas plantas num qualquer programa informático, podia exercer arquitectura, quando arquitectura é muito mais do que isso... com o design passa-se o mesmo, este concurso não é só para um logotipo e um logotipo não é só um desenho...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Cada macaco no seu galho... écom isso que a OA se vem vindo a debater... tem q dar o exemplo. DEU o EXEMPLO, com este concurso de ideias... ... Os Arquitectos, se quiserem trabalhar na área, terão q complementar os seus conhecimentos e frequentem um curso superior de design gráfico, ou equivalente. Com "bolonha" deve ser muito mais simples a questão das cadeiras avulso e de equivalências em disciplinas... Podem assim ser ARQUITECTOS - DESIGNERS GRÁFICOS... ;)

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Estou como diz o Dreamer, cada macaco no seu galhito! Contudo vamos ao Carvalho Baptista e vemos que grande parte do mobiliário que lá está é feito por arquitectos! Que quero com isto dizer? Se calhar falta iniciativa por parte dos designers... e claro, há quem aproveite! De quem será a culpa?

Link to comment
Share on other sites

Essa nova imagem vai ter muitas críticas...;) Não me parece que um designer gráfico consiga criar algo realmente bom em arquitectura e também não me parece que um arquitecto, só por ser arquitecto, consiga criar algo de intessante em design gráfico ou de comunicação. É um facto que alguns pensam que sim, mas isso é pura demagogia. Um arquitecto, é apenas um arquitecto. Um abraço, lftspc.

Link to comment
Share on other sites

JVS, chegam?...

9.1. O Júri será constituído por:

Arquitecto João Belo Rodeia
Presidente do CDN da Ordem dos Arquitectos;
Arquitecta Leonor Cintra Gomes
Presidente da SRS da Ordem dos Arquitectos;
Arquitecta Teresa Novais
Presidente da SRN da Ordem dos Arquitectos;
Designer Henrique Cayatte
Presidente do Centro Português de Design;
Designer Ana Filipa Tainha
nomeada conjuntamente pela OA e pelo CPD;
Designer em representação da Associação Portuguesa de Designers;

Designer em representação da Associação Nacional de Design;

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

A designação deve ser "designers", mesmo que abranja um grande leque de profissionais, desde os saídos dos cursos profissionais com equivalência ao 12º ano, os meros "criativos" que se intitulem como tal, ou os "legítimos" formados nos cursos superiores... ...nós arquitectos queixamo-nos dos abusos e atropelos à nossa profissão, mas quanto a mim na área do design ainda é mais frágil... infelizmente ainda impera a lei do quem quer faz... e o fazer bom design não é assim tão fácil quanto isso, caso contrário não havia necessidade de existirem cursos superiores...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Le Corbusier, Gropius, Frank Loyd Wright e o grande Mies van der Rohe nunca tiraram ou acabaram os seus cursos e a sua contribuicao para o que a arquitectura e hoje e inegavel, com isto n tou a substimar o valor de nenhum curso, mas pergunto o que seria de nos hoje se os pais do modernismo se tivessem resignado a serem macacos e ficarem pendurados nos seus galhos? Arquitectura tb e design, o que varia e a escala, e como e obviu o detalhe e a construcao dos diferentes objectos. Para mim, o processo e o essencial, seja qual for o meio em que se trabalha o processo deve ser rigoroso e honesto.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.