Jump to content
Arquitectura.pt


Cascais | Casa das Histórias e Desenhos Paula Rego | Eduardo Souto Moura


Recommended Posts

Um conjunto de 117 obras integrará o museu dedicado à pintora Paula Rego, a construir em Cascais, sob projecto de arquitectura de Eduardo Souto Moura.

A escolha de Souto Moura para a concepção do edifício - a implantar na Parada, a poente do Museu do Mar - resultou de uma decisão de Paula Rego, em conjunto com a autarquia, revelou a mesma fonte, sublinhando a "admiração mútua" entre o arquitecto e a pintora.

Segundo Souto Moura, tratar- -se-á de um único edifício, com vários corpos: "Caixas altas e baixas, inseridas no meio das árvores", afirmou à Lusa. O arquitecto procurou "fazer das árvores um negativo para contrastar com o edifício, que funcionará como positivo", devendo materiais e cor - betão, em tonalidade cinza claro - realçar esse efeito. "Não resisti a introduzir duas grandes pirâmides [correspondentes à livraria e restaurante] inspiradas numa forma piramidal que o arquitecto Raul Lino usou numa casa em Cascais", disse ainda Souto Moura.


Arquitecto "extraordinariamente original", "capaz de ver de modo diferente cada novo projecto", nas palavras da pintora, caberá a Eduardo Souto Moura dar-lhe forma. Foi a sua escolha pessoal e Paula Rego garante que "ele vai fazer algo cheio de mistério e de surpresa", naquele que considera ser "um sítio mágico" para o seu museu. No seu país.


"O museu ideal, para mim, é aqui [em Cascais]", referiu a pintora, que na infância e adolescência viveu no Estoril. E, mesmo hoje, muitos anos depois de se ter fixado em Inglaterra, as suas raízes estão aqui: "Sou portuguesa, pinto quadros portugueses, mas em Londres, cidade onde se pode ser tudo o que se quiser".:icon_pistoles:

Fonte:http://dn.sapo.pt/2006/08/12/artes/museu_paula_rego_abrira_um_conjunto_.html
http://www.mml.cam.ac.uk/spanish/resources/Rego/EntreAsMulheres.jpg

Paula Rego - " Um Museu cheio de Alegrias e Maldades " :nervos:
Link to comment
Share on other sites

Se for como o projecto para a recuperação da cidadela de Cascais...já lá vão uns valentes anos... Há pouco tempo surgiu também a notícia de reconversão da zona comercial da marina de cascais... :);):s Espero que esse museu avance e traga algum valor à vila de Cascais...

Link to comment
Share on other sites

Na margem direita do rio Tejo, trata-se de um complexo fortificado que compreende ainda:

* o Forte de Nossa Senhora da Luz de Cascais, e
* a Torre de Santo António de Cascais.

O conjunto tinha a função de defesa daquele trecho da costa, acesso à capital, Lisboa.

A primitiva fortificação do local remonta a uma torre tardo-medieval, iniciada sob o reinado de D. João II (1481-95), posteriormente ampliada e reinaugurada à época da Dinastia Filipina, com planta triangular, sob a invocação de Nossa Senhora da Luz (Forte de Nossa Senhora da Luz).

A cidadela foi utilizada como residência real a partir de 1871. Actualmente é utilizada pelo Exército português.

A defesa da linha de Cascais era integrada, ainda, pelo Forte de Crismina, pelo Forte de Nossa Senhora da Conceição e pelo Forte de Nossa Senhora da Guia.


Já foram apresentados alguns projectos de recuperação, mas devido a questões autarquicas, nunca se avança com nada em específico...

Relativamente à renovação da Marina de Cascais, podem ler o seguinte:
Promontório Arquitectos - Nova Marina_ Cascais 2009

Abraços
Link to comment
Share on other sites

Tou curioso em relação a toda a reconversão e reabilitação de certos edificios da baia de cascais...

Ainda à pouco tempo fui lá ver uma obra de um professor meu - Clube Nautico de Cascais - e aquilo está a ficar deveras interessante...

Aqui fica o link do atelier em questão - http://www.contactoatlantico.com

É o mesmo atelier que sugeriu a proposta da Reconversão Urbana da Frente Ribeirinha entre a doca de pedrouços e a Ribeira do Jamor onde era para ser realizada o America´s Cup, se o tivessemos ganho...

Meanwhile... acredito que o tio Souto Moura (como lhe gosto de chamar) faça um bom trabalho... todos os projectos diferem entre si, e cada um deles demonstra uma grande criatividade no acto de projectar...

Veja-se o exemplo prático das duas casas em Ponte de Lima...


Cheers

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
Museu Paula Rego concluído em 2009

http-~~-//img145.imageshack.us/img145/8649/regothedance14d4f35dj4.jpg

O concurso público internacional para a execução desta obra do arquitecto Eduardo Souto de Moura, em Cascais, deverá estar concluído até Maio de 2008, altura em que serão abertas as propostas apresentadas
Está avaliado em 5,3 milhões de euros o investimento previsto para a construção da Casa das Histórias e Desenhos da artista Paula Rego, uma obra promovida pela Câmara Municipal de Cascais e para a qual decorre já o concurso público internacional. De acordo com fonte da autarquia contactada pelo Construir, o também designado Museu Paula Rego deverá estar concluído em Maio de 2009. Já a abertura das propostas e a decisão referente à adjudicação dos trabalhos deverá decorrer até Maio de 2008.

O projecto, assinado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura, promete dar um importante contributo para o desenvolvimento de Cascais, agora que se fala também na questão dos projectos para a Cidadela e mesmo para a Marina.

Neste caso, a Casa das Histórias e Desenhos de Paula Rego irá ocupar um espaço próximo do Museu do Mar, bem no centro da vila.

Segundo a proposta de Souto de Moura, este projecto é "caracterizado por volumes diversificados, em forma e altura, que se insinuam por entre as árvores". "A unidade do conjunto é conferida pelo betão pigmentado a vermelho das fachadas, sendo a estereotomia da cofragem diferente para cada um dos volumes, e por um lambrim em mármore Azulino de Cascais que se prolonga pelo interior do edifício através do pavimento e balcão de entrada", pode ler-se na descrição do projecto.

Exigências museográficas

O arquitecto idealizou ainda que no volume central mais alto funcionasse a sala de exposições temporárias e, em seu redor, as salas de exposição permanente, com cotas diferentes determinadas em função do tipo de peças a expor. O trabalho de Souto de Moura, que irá receber uma parte das obras da pintora portuguesa, bem como alguns trabalhos do seu marido, Victor Willing, artista e crítico de arte, falecido em 1988, vai ainda aproveitar a entrada voltada a Sul, para a Av. da República, para a implementação de um percurso de acesso ao edifício, percurso esse desenhado por vegetação. "O átrio comunica directamente com o auditório, livraria, cafetaria e percursos de acesso às exposições, permitindo a utilização independente de cada um destes espaços. O bar comunica com um pátio exterior aberto a Nascente e protegido dos ventos dominantes pelos volumes propostos, refere ainda a memória descritiva do projecto. "O projecto introduz naturalmente valores de contemporaneidade arquitectónica, dando resposta às exigências de funcionalidade museográfica e para a recepção de visitantes, assumindo a presença dos novos valores de uma arquitectura qualificada como um meio de aproximação entre o edifício e o público", sublinhou a autarquia por ocasião da apresentação do projecto.

Fonte: Jornal Construir
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Museu dedicado a Paula Rego começa a ser construído na 2a

A Câmara de Cascais lança segunda-feira a primeira pedra da futura Casa de Histórias e Desenhos Paula Rego, uma obra de cerca de 3,9 milhões de euros que deverá abrir portas no início de 2009.
Desenhado pelo arquitecto Eduardo Souto Moura e com 750 metros quadrados, o museu dedicado à obra da artista plástica portuguesa será construído junto ao Museu do Mar, na vila de Cascais, e incluirá um auditório com capacidade para 200 pessoas, uma biblioteca e uma livraria, além de espaços destinados a exposições permanentes e temporárias.

Para o principal núcleo expositivo, Paula Rego doou à autarquia, em Agosto de 2006, 59 desenhos, 34 gravuras e oito litografias, tendo também emprestado, por um período de dez anos passível de ser renovado, 16 quadros da sua autoria e quatro pintados pelo seu falecido marido, Victor Willing.
Na altura, a pintora afirmou o seu desejo de que a Casa de Histórias e Desenhos fosse um espaço «divertido, despretensioso, vivo, cheio de alegria e de muitas maldades», até porque seria construído num «sítio mágico, muito especial», perto do qual morou durante mais de três décadas. A construção do museu de Paula Rego, onde o público poderá também conhecer tapeçaria de grandes dimensões baseada na sua obra «Alcácer Quibir», custará mais de 3,9 milhões de euros e será financiada por verbas de concessão do jogo do Casino Estoril.

Segundo explicou à Lusa o presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, a obra deverá estar concluída no final do ano, prevendo-se a sua abertura no início de 2009.

«Tratando-se da artista plástica e pintora portuguesa mais conhecida internacionalmente, não tenho a mínima dúvida de que será, para Cascais e para todo o país, uma atracção muito importante», referiu.
O perímetro da Casa de Histórias e Desenhos Paula Rego inclui também o Museu Condes Castro Guimarães, o Centro Cultural de Cascais, o Museu de Arqueologia e do Mar, o futuro arquivo histórico municipal na Casa Sommer, o farol de Santa Marta (futuro Museu dos Far¿is), a Casa de Santa Maria, do arquitecto Raul Lino, e a Cidadela, que também incluirá um pólo museológico.

Diário Digital / Lusa

27-01-2008 15:04:00

Link to comment
Share on other sites

Casais e Souto Moura "assinam" museu Paula RegoA construtora portuguesa CASAIS está a construir em Cascais a "Casa das Histórias e Desenhos Paula Rego", cujo projecto é da autoria do arquitecto Eduardo Souto Moura.

A obra já arrancou nos "Terrenos da Parada", junto ao Museu do Mar, entre a avenida da República e as ruas Guilherme Gomes Fernandes, José Ignácio Roquette e Júlio Pereira de Melo, faz saber a Casais, em nota informativa.

A obra, adjudicada em Novembro à construtora pelo preço apresentado e experiência em equipamentos culturais, deverá estar pronta no final deste ano.

Orçada em cerca de 4 M€, a "Casa das Histórias e Desenhos Paula Rego" é financiada pelo Plano de Intervenção para a Qualificação do Turismo. O edifício terá 750 metros quadrados de novas áreas de exposição permanente e temporária, a que se juntam um auditório com capacidade para 200 pessoas, uma biblioteca e livraria e várias áreas de apoio técnico e científico.

Com uma planta aproximadamente rectangular, o edifício é composto por diversos volumes, que arrancam simultaneamente quer do piso enterrado, quer do térreo, sendo de betão armado, com as faces exteriores em betão aparentemente pigmentado. Dos vários blocos, destacam-se o da livraria e o do bar pela cobertura em tronco de pirâmide em betão armado pigmentado.

Segundo Souto Moura, trata-se de um único edifício, com vários corpos: «São caixas altas e baixas, inseridas no meio das árvores, que procurei utilizar como negativo para contrastar com o edifício do museu, que funcionará como positivo, funcionando os materiais e a cor [betão, em tonalidade cinza claro] para realçar esse efeito».

Além disso, «o projecto introduz valores de contemporaneidade arquitectónica, que se assume como um meio de aproximação entre o público e o edifício, uma vez que regula e disciplina os fluxos de visita, através da definição de um circuito que se inicia na recepção e percorre todas as áreas expositivas, introduzindo-se, controladamente, valências de utilização pública, como a loja, a cafetaria e o auditório», acrescenta o arquitecto.

in http://casa.sapo.pt/news/detalhe.aspx?weekID=178&newsID=3094

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
Casa das Histórias e Desenhos Paula Rego - Cascais, Portugal
Câmara Municipal de Cascais
Souto Moura Arquitectos, Lda

Dados Gerais
2 178 m2
3 341 250.00 €

Descrição
O edificio do futuro Museu "Casa das Histórias e Desenhos" da pintora Paula Rego é constituido por dois pisos, um piso técnico situado em cave e um piso térreo onde se desenvolvem as actividades relacionadas com as áreas expositivas.

Do exterior do edificio sobressaem diversos volumes que constituem as coberturas das diversas salas. Dois destes volumes são em forma da chaminé com cerca de 16.0m de altura com estrutura executada em betão armado.

Do ponto de vista dos serviços de engenharia o edificio constitui um interessante desafio para a aplicação das mais recentes técnicas e sistemas, sublinhando-se o SEAI (serviço de extinção automática de incêndio) da sala de reserva de colecção equipado com agente extintor IG55 (Proinerte). O Proinerte extingue o incêndio de forma limpa, não impedindo a visão e, consequentemente não dificultando a procura de caminhos de evacuação nem gerando situações de pânico.




Link:
http://www.afaconsultores.pt

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

"acho que só veremos realmente o interesse do projecto quando estiver construídos e virmos a materialidade que irá ser aplicada." ACHO ENGRAÇADO, ENSINAREM AOS JOVENS ARQUITECTOS A DIZEREM PALAVRAS COMO materialidade e aplicada em vês de uma coisa do género "os projectos em maquete dos bons arquitectos normalmente são uma m.e.r.d.a, mas quando são construidos da-mos todos o braça a torcer. vamos esperar para ver" TANTA ELOQUENCIA NO DISCURSO, A NOSSA VIDA VAI SER NUM ATELIER COM GENTE PORREIRA A MANDAR PIADAS E UMAS CARA.LHA.DAS, VAMOS A OBRA (via vencer um concurso publico)FALAR COM GAJOS COM A 4º CLASSE E OS NOSSOS ÚNICOS CLIENTES VÃO SER OS NOSSOS AMIGOS QUE FALAM COMO NÓS E TEEM UM LOFTZITO T1 PARA REMODELAR COM UMA PAREDE LARANJA E UMA CADEIRA DO GROPIUS... juizo...

Link to comment
Share on other sites

agora sobre o projecto. o souto surpreende-me sempre, sempre a inovar em materiais, linguagens, paneleirices estranhas que depois resultam bem longe vai o "neufert" via Athouguia das casas unifamiliares, repetidas á exaustão, uma vez que repetidos eram os clientes e os sítios. quando o programa é diferente, e o dinheiro abundo, o souto dá-nos o melhor que arquitectura portuguesa pode dar, e o siza não pode é como digo, esperar para ver, espera dolorosa, porque aquelas torres já não se usam desde Sintra e construídas hoje podem dar muito que falar

Link to comment
Share on other sites

oh kwhyl cuidado que ainda te metem mais pontos negativos...lóle... pah realmente akela makete... mas tá tudo, keria ver se fosse eu, no segundo ano a apresentar um projecto assim a um prof meu, o que é q ele dizia...mandava me era logo f***r...mas o souto pode porque é bué de fixe.... pah quanto ao projecto acho que nao se pode adiantar rigorosamente nada através destas 4 imagens...a nao ser a fraca apresentação, mas pode ser que se dê bem...espero eu..é precoce comentar esta obra agora.. quando estiver construido logo mandamos todos bitaites ou aplaudimos... ps: pah so nao percebi o que é q o siza nao pode dar...

Link to comment
Share on other sites

kwhyl .... que "tristesse" falas de "e o dinheiro abundo", que ridículo....fazer obras com orçamentos que derrapam o que for necessário como faz e fez Souto de Moura em obras "públicas" ( ex:estádio de Braga) pagas por todo nós (espero) parece-me um total desrespeito, alem disso a capacidade de executar um projecto para um cliente com uma determinada capacidade financeira por mais que nao seja politicamente correcto em discussões de arquitectura não deixe de estar intrinsecamente ligado á prática da profissão. Quanto ao projecto: Embora não totalmente esclarecedores os elementos apresentados, está bem patente a capacidade de manipular forma que Souto de Moura nos habituou, as duas torres rasgadas na base pelos enormes vãos (que se vêem no 3d) vão seguramente criar uma espacialidade muito interessante quer interior quer na sua relação com o exterior, alem de gerarem de alguma maneira um elemento escultórico que marca profundamente o projecto enquanto "marca" de reconhecimento do mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Pintura: Paula Rego encantada com edifício que vai receber Casa de Histórias e Desenhos (c/ foto e áudio)
03 de Outubro de 2008, 20:53

* * * áudio disponível em www.lusa.pt * * *

Lisboa, 03 Out (Lusa) - A pintora Paula Rego, que está em Portugal para inaugurar hoje uma exposição retrospectiva, ficou encantada quando viu o edifício que está a ser construído em Cascais para receber a Casa de Histórias e Desenhos, dedicada à artista.

"Está enorme! É muito maior do que eu pensava. É lindíssimo, com árvores à volta", comentou a artista durante uma entrevista à Agência Lusa horas antes de inaugurar uma exposição no Centro de Arte Manuel de Brito (CAMB), no Palácio dos Anjos, em Algés.

Com uma carreira consagrada internacionalmente, Paula Rego reside em Londres desde 1976, e nos últimos dois anos apresentou algumas centenas de trabalhos no Museu Rainha Sofia, em Madrid, no Museu Nacional das Mulheres nas Artes, em Washington, e também na Escola Superior de Belas Artes da cidade francesa de Nimes.

A artista plástica visitou quinta-feira as obras do projecto desenhado pelo arquitecto Souto de Moura. O museu dedicado a Paula Rego está a ser construído desde Janeiro deste ano, no centro de Cascais, e incluirá um auditório, biblioteca, livraria e espaços para exposições, ocupando um total de 750 metros quadrados.

Em Algés, a partir de hoje estarão expostas ao público 74 obras retiradas do acervo da colecção Manuel de Brito, galerista já desaparecido mas que acompanhou Paula Rego desde 1976 e, ao longo de várias décadas, adquiriu dezenas de obras da artista.

"Ver tudo isto que ele juntou é espantoso! Estão aqui obras que já não recordava. É realmente fantástico", comentou a pintora à Lusa, acrescentando que a importante colecção de Manuel Brito está instalada "num lugar muito bonito (Palácio dos Anjos), que parece uma escola".

As 74 obras percorrem um período desde 1957 até à actualidade, nomeadamente com águas fortes da série "O Aborto", de 1999, e a pintura "A Marquesa sai às Compras", em grafite e lápis sobre papel, criado este ano.

Sublinhou que esta exposição "tem um significado muito especial" e recordou a importância de Manuel Brito na sua carreira: "Ele salvou-me de muitas situações difíceis, quando eu estava aflita de dinheiro. Comprou-me muitos quadros", disse a pintora.

A retrospectiva sobre Paula Rego, 73 anos, com obras que mostram uma grande diversidade temática, suportes e técnicas, permite uma leitura da evolução do trabalho no decorrer deste longo período.

Paralelamente à exposição de Paula Rego, que estará patente até 18 de Janeiro, também estarão outros artistas portugueses representados numa exposição paralela, intitulada "Anos 80", também no CAMB.

Esta outra exposição reúne obras de um conjunto de artistas com trabalho importante desenvolvido na década de oitenta, tais como António Dacosta, Nadir Afonso, Júlio Pomar, Graça Morais, Nikias Skapinakis e José de Guimarães, entre outros.

AG.

Lusa/Fim

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/d47ddddf9ffd064718bb41.html

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.