Jump to content
Arquitectura.pt


Bairro do Aleixo vai ser demolido


Recommended Posts

Câmara do Porto aprova terça-feira requalificação do Aleixo

A Câmara do Porto vai aprovar terça-feira o plano de requalificação do Bairro do Aleixo, que prevê a criação de um fundo de investimento imobiliário com parceiros privados para o aproveitamento daquele terreno sobranceiro ao rio Douro.


O plano, apresentado por Rui Rio em meados de Julho, tem a aprovação assegurada pelos votos da maioria PSD/CDS no executivo municipal, mas o vereador comunista, Rui Sá, pretende apresentar uma proposta alternativa que mantenha os moradores no bairro, apesar de também admitir a demolição das actuais torres.

Numa reacção inicial à proposta da autarquia, Rui Sá tinha considerado "preocupante" que se entenda que "os moradores dos bairros sociais não têm direito a viver nas encostas sobre o Douro", numa alusão à localização do bairro.

Esta proposta do vereador comunista é semelhante à que o anterior presidente socialista da autarquia, Nuno Cardoso, fez em 2001 e que também defendia a demolição das cinco torres e a manutenção dos moradores no bairro, a par da construção de habitação privada.

O Bairro do Aleixo, que conta com cinco torres, cada uma com 13 pisos e onde moram cerca de 1.300 pessoas, é um dos mais problemáticos do Porto, sendo um dos mais conhecidos locais de tráfico de droga na cidade.

O 'Aleixo', como é vulgarmente conhecido, começou a ser construído em 1974 para alojar pessoas provenientes da zona da Ribeira, mas a sua localização privilegiada sempre suscitou ao longo dos anos a questão do seu aproveitamento para fins imobiliários.

O Plano de Requalificação do Bairro do Aleixo prevê a realização de um concurso público para a escolha de um parceiro privado para a criação de um Fundo Especial de Investimento Imobiliário (FEII), no qual a autarquia deverá assumir uma participação entre os 10 e os 30 por cento.

O FEII receberá o Bairro do Aleixo, mas também um conjunto de propriedades da autarquia que inclui edifícios antigos devolutos situados entre o bairro e a margem do Douro e terrenos com capacidade de construção e edifícios devolutos situados no centro histórico da cidade.

Nos termos da proposta apresentada por Rui Rio, o parceiro privado poderá construir nos actuais terrenos do Bairro do Aleixo, devendo assegurar previamente o realojamento dos habitantes, em habitação social nova ou em edifícios recuperados pertencentes ao FEII.

Para Rui Rio, esta é a única hipótese viável para solucionar "a chaga social que é o Bairro do Aleixo", considerando que "seria errado" reabilitar as actuais torres.

"Aquelas torres são demasiado grandes, exigiriam um investimento maciço e daqui a meia dúzia de anos tudo voltaria ao mesmo", afirmou o autarca, na apresentação do plano, admitindo que o bairro poderá estar demolido e os seus moradores realojados até 2013.

A proposta da autarquia conta, no entanto, com a oposição da Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo (APSBA), que pretende apresentar nos próximos dias uma providência cautelar para impedir a demolição do bairro.

Contra a intenção da Câmara do Porto está também o Bloco de Esquerda, que acusou Rui Rio de necessitar de medidas de grande impacto para "esconder o fracasso das suas bandeiras eleitorais".

Diferente foi a reacção inicial do PS, a principal força de oposição no executivo municipal, tendo o vereador Francisco Assis considerado "correctos" os princípios em que se baseia a proposta da maioria que lidera a autarquia portuense.

A aguardar a decisão do executivo municipal estão algumas das principais empresas de construção civil, tendo a Edifer admitido estar "naturalmente interessada" em participar no FEII, enquanto a MonteAdriano considerou a iniciativa "interessante".

Quanto à Mota/Engil, o presidente da construtora, Jorge Coelho, já admitiu que está a analisar a questão, remetendo para mais tarde uma decisão final da empresa.

Link:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=970080

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

CDU defende construção de novo bairro no Aleixo
Porto Vereador Rui Sá apresenta hoje proposta na reunião do Executivo

MARTA NEVES

O vereador da CDU na Câmara do Porto, Rui Sá, qualificou de "pecado capital" a proposta de Rui Rio em mandar demolir o Bairro do Aleixo, apresentando, hoje, em reunião do Executivo uma proposta alternativa.

Numa conferência de Imprensa, realizada, ontem, na sede do PCP, no Porto, o vereador comunista considerou descabida a proposta de Rui Rio em "expulsar os moradores do bairro do Aleixo para outros locais, não lhes reconhecendo o direito de continuarem a viver num local privilegiado (em termos de vistas) da cidade, considerando que esse mesmo local se deve destinar a condomínios de luxo só ao alcance das classes economicamente mais favorecidas".

Tendo consciência que com a aprovação da proposta de Rui Rio "o mais provável é que os moradores do bairro do Aleixo sejam expulsos para um terreno situado junto ao bairro de Lordelo ou para o bairro do Leal", Rui Sá é da opinião que isso só "demonstra a perfeita insensibilidade social, em que os inquilinos municipais são peças que a coligação PSD/CDS move pela cidade ao sabor das suas conveniências".

Nesse sentido, o autarca defende a elaboração de um projecto de construção de um novo bairro municipal nos terrenos do bairro do Aleixo, em que seja privilegiada "a construção horizontal, a ligação à envolvente e a possibilidade da construção faseada e articulada com o processo de demolição das actuais torres".

Na proposta apresentada por Rui Sá, o vereador sugere também o "realojamento noutros bairros municipais da cidade de todos os moradores do bairro do Aleixo que pretendam, no imediato abandonar o bairro", levando à diminuição de fogos a construir.

Link:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=970290

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

antes de se formar uma opinião sobre algo concreto é necessário estudar sobre o assunto ou informar-mo-nos...

parece-me que faz falta umas aulas de urbanismo e de sociologia ao marcio e ao ricardo loureiro, antes de opinarem sobre o quer que seja...e já agora umas leituras de Marc Augé

depois sim, falaremos sobre arquitectura, urbanismo e problemas sociais... até lá, não é inteligente falar-se apenas com conhecimento de senso comum.....




Concordo contigo, quanto às aulas de urbanismo... Mas também aconselho-te abrir os teus horizontes, não basta ter meia duzia de aulas e ler meia duzia de livros para se ser um expert na matéria...

Quando ao tema, eu já dei a minha opinião, não concordo com os bairros sociais e acho que não funcionam, mas a cidade é dos portuentes e eles é que sabem o que querem para a cidade, como sou de Braga, fico assistir de fora..
Link to comment
Share on other sites

Não concordas com os bairros sociais então concordas com o quê? Cada uma dessa famílias ir viver para um barraco nos arredores da cidade? É importante não esquecer que o Porto é uma cidade com uma história grande de habitação operária. Vejamos o exemplo das imensas "ilhas" que ocupam os interiores dos quarteirões e que quase nunca as vemos. Há que arranjar soluções para essas pessoas que lá vivem há gerações em condições quase subhumanas

Link to comment
Share on other sites

Concordo com a autonomia financeira das pessoas para que possam escolher o local onde viver, em vez de baterem a porta da câmara para lhes arranjarem casa para elas, como acontece agora em Loures. Como já disse não concordo com a politica social aqui em portugal, em que, alguma pessoas vivem as custas do estado, A habitação social justificava-se no sec. XX, devido à situação socio-economica da altura, mas agora, o país é diferente, temos que deixar para trás aquela mentalidade de que o estado tem manter os coitadinhos... Porque essa solução já provou estar errada, pois as pessoas ecomodam-se ao fraco, em vez de lutarem por uma vida melhor. Vejamos o caso de Loures, passado 10 anos, as pessoas do Bairro continuam a depender do estado para viver, vemos os ciganos a terem casa a um peço baixo, mas mesmo assim não pagam, continuam a não se itegrarem na sociedade, e ainda por cima, exigem que a câmara lhes dêem casa nova porque eles são uns coitadinhos. Não é melhor criar um programa social, em que as pessoas que percam a autonomia economica, possam entrar num programa de recuperação social, em que o estado os apoia financeiramente, durante um periodo de tempo, e eles terão que procurar um emprego para que possam voltar a ter autonomia financeira...

Link to comment
Share on other sites

Já agora, para quem poder, aqui fica a sugestão:




É um amante da História e da Arquitectura? Então venha descobrir as antigas Vilas operárias e passe umas horas descontraídas e divertidas nas colinas da capital!!!

AS VILAS - Caminhada

4 horas / 9 de Agosto / Sábado, às 10h00

10 € (IVA incluído à taxa legal em vigor.)


Visite o nosso site em http://www.arqcoop.com.

Link to comment
Share on other sites

Margarida, quanto aos bairros sociais, não basta ler livros para os conhecer, é preciso viver neles....





não vás por ai porque há bairros sociais E BAIRROS SOCIAIS. desde quando é que são todos iguais? além disso, tu não sabes onde moro...quem te diz a ti que não moro num? portanto, caro colega, mais uma vez digo: o senso comum e o que se vê na tv não é de todo uma verdade absoluta. mais, foram muito importantes e esclarecedoras as opinioes do ricardo mota e do joão. talvez devessem ler com atenção e reflectir sobre o que foi dito :clap:


(peço desculpa por ter "mexido" na tua frase que escreveste...enganei-me no botão)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Muito bom link!!! tem os painéis (em boa resolução) da proposta e análise da FAUP para o bairro. Nao me querendo meter na discussão... concordo com tudo o que foi dito aqui por três pessoas: Ricardo Mota, Margarida Duarte e João Sousa. Mostraram os três um grande senso para o racionalismo social necessário nestas situações... A quem chegou agora à conversa (como eu) sugiro que leia as respostas destes 3 mosqueteiros. Completas, formadas e instrutivas!

Link to comment
Share on other sites

Demolição do Aleixo passa com gritos na rua
Moradores prometem avançar para tribunal e Rui Rio garante diálogo

MARTA NEVES, LILIANA GONÇALVES

Várias dezenas de moradores do Bairro do Aleixo manifestaram-se, terça-feira, frente à Câmara do Porto contra o projecto de demolição das torres, que foi aprovado pelo Executivo municipal, com um único voto contra da CDU.

Independentemente da votação da sessão da Assembleia Municipal, que acontece esta terça-feira a partir das 20.30 horas, é certo que a Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo vai apresentar, até ao final da semana, uma providência cautelar, seguida de uma "acção principal", com o objectivo "de suspender o processo", garantiu, ao JN, Tiago Machado, advogado dos moradores. "Entendemos que a demolição não é a melhor solução. Por isso, é que defendemos a requalificação", acrescentou.

Ainda assim, os moradores que se manifestaram toda a manhã, empunhando cartazes e gritando palvars de ordem, acabaram por se desmobilizar, por volta das 14 horas, sem saberem que a proposta havia sido aprovada com 12 votos (coligação PSD/CDS e PS) e, apenas com um contra, do vereador comunista, Rui Sá.

Bem mais contido foi o protesto dos funcionários que fazem a recolha do lixo, que contestaram a privatização do sector (ler texto ao lado).

"É a tristeza maior da minha vida", soluçava Maria Alice Ferreira, de 73 anos, moradora no Bairro do Aleixo há 34 anos, enquanto assistia emocionada à chegada de uma grande franja de "vizinhos", que haviam arriscado o percurso, do bairro até à câmara do Porto, a pé. "O senhor Rui Rio usou-nos para ter votos , mas depois disso nunca mais deu a cara no Aleixo", desabafou a idosa, que vive com uma filha, de 48 anos, e um neto, de 24.

A mesma revolta era partilhada por Rui Cardinal, de 34 anos, que foi viver para o Aleixo com apenas meio ano. "Existe problemas no nosso bairro como em todos os bairros do mundo. A diferença é que os terrenos do Aleixo valem muito dinheiro".

"Tenho alguma culpa de ser rico em paisagem?", questionou um morador, mencionando a localização privilegiada das cinco torres do Bairro do Aleixo.

Nem mesmo Feliciano, "quase a fazer 80 anos", um dos moradores mais antigos do bairro, quis faltar à manifestação de ontem, em frente à Câmara do Porto. "Agora, eram precisos cinco salazares! Estamos num país democrático, mas a repressão continua", criticando o aparato policial.

Visivelmente satisfeito com "a votação favorável" do Partido Socialista na aprovação de demolição das torres do Aleixo, Rui Rio não teve dúvidas em afirmar o mérito" da sua proposta, desvalorizando a intenção dos moradores de colocarem uma providência cautelar a fim de impedir o negócio. "Acho normal que o façam, afinal em Portugal metem-se providências cautelares por tudo e por nada".

Rui Rio - que falava aos jornalistas no final da reunião do Executivo Municipal que aprovou, por maioria, o plano de requalificação do Bairro do Aleixo, que prevê a criação de um fundo de investimento imobiliário com parceiros privados para o aproveitamento daquele terreno sobranceiro ao rio Douro - assegurou ainda que a Autarquia vai dialogar com as famílias do Bairro do Aleixo tendo em vista o seu realojamento.

"As pessoas têm que ser tratadas como deve ser", frisou o presidente da Câmara do Porto.

Link:
Demolição do Aleixo passa com gritos na rua* - JN

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Rui Rio quer dialogar com famílias do Aleixo


O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, assegurou que a autarquia vai dialogar com as famílias do Bairro do Aleixo tendo em vista o seu realojamento.

"As pessoas têm que ser tratadas como deve ser", frisou o autarca, garantindo que vai "haver diálogo sobre a situação de cada família".

"As preferências das pessoas vão ser atendidas, dentro do que for possível", admitiu Rui Rio.

Nesse sentido, o autarca desvalorizou a providência cautelar que o advogado dos moradores do Aleixo pretende apresentar, ainda esta semana, no tribunal para impedir a concretização do plano aprovado pelo executivo municipal.

"É normal que metam uma providência cautelar, hoje em dia em Portugal mete-se uma providência cautelar por tudo e por nada", declarou.

Rui Rio falava aos jornalistas no final da reunião do executivo municipal que aprovou, por maioria, o plano de requalificação do Bairro do Aleixo, que prevê a criação de um fundo de investimento imobiliário com parceiros privados para o aproveitamento daquele terreno sobranceiro ao rio Douro.

O plano foi aprovado com os votos favoráveis da coligação PSD/CDS e dos vereadores socialistas, tendo recebido apenas o voto contra do vereador da CDU, Rui Sá.

"É muito positivo que o PS tenha aprovado a proposta, apesar de eu não dar como líquido que também vote a favor na reunião da Assembleia Municipal, já que têm sido muitas as vezes em que vota a favor no executivo e contra na assembleia", frisou Rui Rio.

O autarca referia-se à reunião da Assembleia Municipal do Porto, marcada para quinta-feira, onde será debatida a proposta de requalificação do Bairro do Aleixo.

O Bairro do Aleixo, que conta com cinco torres, cada uma com 13 pisos, onde moram cerca de 1300 pessoas, é um dos mais problemáticos do Porto, sendo um dos mais conhecidos locais de tráfico de droga na cidade.

Link:
Rui Rio quer dialogar com famílias do Aleixo - JN

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Providência cautelar contra demolição do Aleixo


Os moradores do bairro do Aleixo, Porto, cujas cinco torres Rui Rio pretende demolir, vão apresentar uma providência cautelar, esta semana, para suspender o processo.

"Vai ser de certeza ainda esta semana", disse à Lusa o advogado Tiago Machado que representa a maioria dos moradores. O causídico acrescentou que a medida pretende "defender os direitos das pessoas que querem continuar a morar no bairro, muitas há mais de 30 anos".

"O que a câmara quer é deslocalizar as pessoas, retirá-las das suas casas e mandá-las para outras zonas da cidade que ainda não se sabe quais são", disse.

O advogado referiu ainda que a providência cautelar pretende suspender este processo para obrigar o executivo municipal a reunir-se com os moradores para se encontrar uma solução de consenso".

"Numa situação como esta há que falar com as pessoas não se podem tomar decisões unilaterais", frisou.

O advogado disse-se "consciente" de que há moradores que querem sair do bairro mas sustentou que "a maioria pretende ficar".

A Câmara do Porto está a analisar um plano de requalificação do bairro do Aleixo, que prevê a criação de um fundo de investimento imobiliário com parceiros privados para o aproveitamento daquele terreno sobranceiro ao rio Douro.

O plano, apresentado por Rui Rio em meados de Julho, tem a aprovação assegurada pelos votos da maioria PSD/CDS no executivo municipal, mas o vereador comunista, Rui Sá, pretende apresentar uma proposta alternativa que mantenha os moradores no bairro, apesar de também admitir a demolição das actuais torres.

Tiago Machado criticou ainda o contingente policial que está visível nas imediações da autarquia "por não ser necessário".

Segundo a Lusa constatou no local encontram-se visíveis cerca de duas dezenas de agentes da PSP, Polícia Municipal e Divisão de Trânsito.

Link:
Providência cautelar contra demolição do Aleixo - JN

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites


[...]

Quanto ao resto, não passam de sound bits de quem nunca esteve no bairro ou num bairro e não percebe puto do que é "construir cidade".

Aquela dita Arq. Ana Lima é o espelho do porquê da maioria dos arquitectos portugueses não merecerem nenhum respeito por parte da maioria da população.

Ela projectou aquilo sem conhecer o lugar , coisa fundamental para quem projecta !
Alguma vez o lugar ia mudar por mera cosmética de fachadas ?)




A minha resposta a isto é: e se te informasses melhor antes de insultar os arquitectos deste pais??? este projecto, de cosmética de fachadas não tem nada, até pelo contrário! olha o que eu encontrei...

http://registrobiau.webs.upv.es/16-galeria.html
Link to comment
Share on other sites

Dada a tamanha verborreia instalada por aqui sou "obrigado" a responder. Que parte da frase "trafico de droga" não percebeste ? E se és a Arq. Ana Lima deixa que te diga que a tua fluidez no discurso de explicação do projecto dado em entrevista à RTPN é o espelho da fraca noção de realidade patente na tua proposta. Não é que a proposta seja má, agora falta um elemento fundamental: A realidade do lugar ! Por mais excêntrico que fosse o restauro das torres isso não ia alterar nenhum dos problemas que vive aquele sitio. E pronto, tiveste os teus 15 minutos de fama :clap: foi pena é não os teres aproveitado da melhor maneira, mas deixa lá, o teu bastonário também não faz melhor. Espero que o processo de demolição corra o mais rápido possível, que as pessoas honestas e que necessitam mesmo de habitação social tenham uma casa melhor e principalmente uma envolvente mais saudável. Que as crianças possam ir à escola (com as cabeças livres dos filmes que as rodeiam) e que um dia uma delas possa ser Arquitecto/a e ai talvez exista alguém que sabe pensar sobre essa disciplina que é "habitação social". Isto sim é um projecto, que dá mais valor as vidas do que às paredes !

Link to comment
Share on other sites

Conheça o projecto que pode salvar o bairro do Aleixo

Projecto de arquitectura distinguido permitiria manter os moradores no bairro a custos reduzidos


Demolição é a palavra que, nos últimos dias, mais surge associada ao bairro do Aleixo. O PortugalDiário descobriu um projecto que poderia «salvar» as cinco torres com vista para o Douro. Em Dezembro de 2007, a arquitecta Ana Lima, na altura ainda finalista da Universidade do Porto, propôs, uma solução mais económica do que a demolição e que manteria os moradores onde eles querem ficar: no Aleixo.


Para o presidente da câmara do Porto, a reabilitação do bairro é «um desperdício de dinheiro». Às vozes discordantes que se ouvem contra a orientação camária, surge um projecto capaz de requalificar e não destruir o Aleixo. Mais espaço, luz e uma melhor disposição interna são apenas alguns dos pontos abordados por Ana Lima no seu projecto de licenciatura, que lhe valeu uma menção honrosa na sexta Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanística.

«Demolir e voltar a construir fica mais caro», esclarece a arquitecta ao PortugalDiário, que se inspirou no trabalho de uma dupla de arquitectos franceses, Lacaton & Vassal, e apresentou um projecto que poderia revolucionar as torres do Aleixo.

Deparou-se com falta de informação e pouca colaboração, por parte da câmara, na altura em que realizava o projecto. Mas os entraves não a demoveram de abraçar esta ideia.

Rui Rio «não gosta dos pobres»

O outro lado do Aleixo

As paredes degradadas, que tendem a deixar cair pedaços sobre quem passa na rua, seriam substituídas por fachadas modernas; a criação de amplos halls de entrada, a duplicação dos elevadores e profundas alterações na cave, que passaria a dispor de lojas com acesso ao exterior, mudariam a cara do Aleixo e permitiriam demonstrar uma real preocupação com o espaço e a comodidade dos habitantes.

«Este projecto procura não violentar as populações que lá vivem e que já tiveram de se mudar uma vez, da Ribeira para o Aleixo. O projecto procura trabalhar para as populações».

«Os pobres não têm direito a ter vista para o rio»

Rio Fernandes, geógrafo e professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, explicou ao PortugalDiário a visão que tem da proposta da Câmara do Porto. «Primeiro vejo o projecto como uma solução para um erro cometido no passado. Segundo como uma alteração política de Rui Rio e terceiro com apreensão, porque ninguém esclarece, não há informação».

De acordo com Rio Fernandes, é importante respeitar a vontade das pessoas: «Quem quer ficar devia poder ficar». O professor considera que este tipo de solução apenas aumenta a desigualdade social. «As classes mais altas situam-se junto ao rio, ou seja, na zona ocidental da cidade, as classe mais baixas concentram-se na parte oriental do distrito, porque os pobres não têm direito a ter vista para o rio», ironizou.

Pobres de um lado, ricos do outro, igual a violência

Rio Fernandes salientou ainda o facto de há já muito tempo, pelo menos desde meados de 1970, que nenhum tipo de habitação social é construída na zona da Foz, de Leça da Palmeira, ou seja, na zona ocidental e que cada vez mais surgem bairros deste tipo em, por exemplo, Gondomar e Fânzeres, na zona oriental da cidade.

«A demolição pode ser um "óptima" oportunidade de juntar pobres a pobres e ricos a ricos promovendo uma assimetria social, uma dualidade que pode resultar, como já aconteceu em outros países (Brasil), num aumento da violência».

O geógrafo alerta para o perigo da «segregação» social, quando «a cidade é uma mistura: não se pode resolver o problema num sítio e criar-se noutro».

in http://diario.iol.pt/sociedade/aleixo-ana-lima-requalificacao-projecto-alternativo-arquitecta-rio-fernandes/973239-4071.html
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não entendo esta história de colocar reportagens copy/paste aqui no fórum.

Ainda por cima como Moderador ... podia pesquisar mais um pouco :


O Aleixo é «um inferno» - Portugal Diário



"O ambiente no Aleixo, nomeadamente junto à torre 1, a mais problemática, é assustador para quem chega ao local. Há movimentação de traficantes, de dezenas de toxicodependentes, muitos deles a injectarem-se atrás dos blocos. A circulação de táxis, sempre a chegarem e a partirem, faz lembrar a de um aeroporto. Em Outubro, um taxista foi assassinado à facada por um cliente que o chamou ao bairro. Um mês antes , um jovem foi baleado na cabeça, alegadamente por motivos relacionados com o tráfico, e morreu."

Diário de Notícias


Vamos a ver se é desta que compreendem o problema que se passa ali, porque isto de estar ao computador bem confortáveis a dar uma de paternalistas e a dizer que os ricos é que têm direito as vista para o rio e que os pobres vão para a zona oriental da cidade e lá lá lá é condenar as pessoas que sofrem com os problemas.
Se o terreno não tivesse valor e a câmara não tivesse dinheiro (e pelos vistos não tem) ai sim é que aquele sitio estava condenado à auto-destruição.




Link to comment
Share on other sites

Só comentei o vómito de noticias aqui feito que não ilustram toda a realidade ...

E seleccionei uma parte de um texto ... um filtro do que achei importante ...

Mas aqui os Moderadores / Assistentes estão mais preocupados em defender os "amigos" do que a debater ideias.

Isto assim já parece mais um partido politico do que um fórum de arquitectura ...

Link to comment
Share on other sites

vamos lá a ver se assentamos as ideias e pomos os pontos nos i's....

em primeiro lugar, ninguém está aqui a defender ninguém.. apenas temos a mesma ideia e portanto é normal que a coloquemos. curiosamente, quem tem a mesma ideia já é arquitecto ou acabou este ano a faculdade e portanto, como deves compreender, temos uma visão mais "arquitectónica" e social e mais fundamentada do que as opiniões de senso comum que todos temos antes de estudar sobre o assunto.

depois, como aluno universitário que és, e portanto pessoa inteligente e aberta a opiniões diferentes das tuas, deverias saber que jamais se retira de uma noticia apenas a parte que nos interessa, pois muitas vezes isso vem descontextualizar todo o sentido da mesma, pois como também te devem ter ensinado, as noticias (quando são bem feitas) abordam sempre as duas "partes" do problema.

e depois, é feio amuar e fazer birrinha, porque somos os únicos a defender uma posição. em vez disso, que tal simplesmente, debateres o assunto mantendo a tua posição tal como nós o fizemos?

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Só comentei o vómito de noticias aqui feito que não ilustram toda a realidade ...

E seleccionei uma parte de um texto ... um filtro do que achei importante ...

Mas aqui os Moderadores / Assistentes estão mais preocupados em defender os "amigos" do que a debater ideias.

Isto assim já parece mais um partido politico do que um fórum de arquitectura ...


Esquece os moderadores e esquece os assistentes. Nao existe aqui nenhum complot para defender ninguem. O Nuno estava a brincar contigo.

Fizeste muito bem em expor essa realidade e acho que deves expor mais essa realidade. Aqui nao ha ditadura dum grupinho. Aqui damos primazia para a liberdade de expressao.

Penso que seria importante fundamentares a tua opiniao sobre este assunto. Discutir de forma seria e coerente sobre os assuntos que existem no pais e no mundo.
Link to comment
Share on other sites

Pois... eu mandei uma piada que devia ter sido mais deliberada... desculpem la a confusão. de resto concordo com o que disseram o JVS e a margarida. Defende a tua posição ;)


Nuno só tens que voltar atrás umas páginas :) :icon14:
Link to comment
Share on other sites

É difícil debater sem partir para o insulto, mas vamos lá fazer um esforço maior! Quanto ao bairro do aleixo, se por um lado as permissas para a construção de bairros sociais nos anos 70 não eram as mais correctas, a verdade é que alojaram muitas pessoas. e se se "manda abaixo" o bairro do aleixo, também se deveria fazer o mesmo com a zona j, por exemplo. Mas é redutor mandar abaixo um bairro social para construir um bairro de luxo, não se está a resolver o problema, está-se a fugir dele. So podia concordar na demolição do bairro se esta envolvesse um plano (a ir a concurso) para aquela zona que a integrasse, que incluisse serviços e equipamentos de apoio à zona. Está mais do que "provado" que as zonas exclusivamente habitacionais não funcionam (nem a nível social, nem económico... a nenhum nível).

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.