Jump to content
Arquitectura.pt


Cerva, Ribeira de Pena | Casa Tóló | Alvaro Leite Siza


kaz

Recommended Posts

Sem querer ser incorrecto, concordo com o dreamer. É um projecto que se adapta ao terreno de uma forma bastante suave e tira partido dele. Contudo acho que o facto de ter uma quantidade enorme de escadas o torna um espaço pouco prático de habitar, imaginem o que é estar sempre a subir a casa e a descer porque por exemplo nos esquecemos da chave do carro, ou de um documento para o trabalho. Acho que nesse ponto o projecto fica um pouco mal resolvido. Mas não quero com isto diminuir o valor do arquitecto e dos restantes pontos do projecto, porque sou apenas um estudante de arquitectura. É apenas a minha opinião. Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 228
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • 2 months later...
Casa Tóló, de Álvaro Leite Siza

Por Nuno Abrunhosa

Publicado: 03.12.2009 | 20:14 (GMT)

Marcadores: Alvarinho , Álvaro Leite , arquitectura , artes , Casa Toló , Ribeira de Pena , SIza Vieira

É o projecto mais emblemático de Álvaro Leite Siza. Valeu-lhe nomeações e um prémio em concursos de arquitectura.

Construída em Alvite, Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, a Casa Tóló tem sido aclamada internacionalmente por revistas de arquitectura e é alvo de mestrados em arquitectura um pouco por todo o mundo. O projecto, consiste numa casa de férias com três quartos, casa de banho, salas de estar e jantar e uma pequena cozinha. Para o autor é um "projecto sentido e com personalidade. A criação é muita teimosia e insatisfação. Quem não é insatisfeito não consegue ultrapassar-se. Nunca. É nos momentos de transe, quando estás dias sem dormir, cansado, mal nutrido, quando já te dói o corpo, já te dói a alma, que as coisas começam a fluir. Não é preciso comer, não é preciso fumar, não é preciso nada. As coisas começam a fluir com uma coerência e uma unidade tal, que surgem momentos em que me sinto um instrumento de qualquer coisa. É estranhíssimo. É um processo intuitivo. Todo o teu conhecimento, todo o teu imaginário, a tua carga, tudo o que te marcou na vida, conta."

A casa, que acompanha a topografia íngreme do terreno, é composta por variados volumes interligados, criando uma irregularidade que permite uma utilização mais racional do espaço. Dessa maneira, as várias funções da casa são clarificadas com cada elevação correspondendo a um só compartimento. Álvaro Leite Siza vê na sua obra "uma mulher deitada e sensual".

in http://jpn.icicom.up.pt/2009/12/03/casa_tolo_de_alvaro_leite_siza.html
Link to comment
Share on other sites

Álvaro Leite Siza Vieira: Arquitecto futurista e romântico

Por Nuno Abrunhosa

Publicado: 03.12.2009 | 18:26 (GMT)

Marcadores: Alvarinho , Álvaro Leite , arquitectura , Casa Toló , Porto , Siza Vieira

Os amigos chamam-lhe Alvarinho. No universo internacional da arquitectura é o Álvaro Leite Siza, mas para a velha guarda dos arquitectos portugueses, continua o filho do Siza Vieira - o puto. Arquitecto premiado no estrangeiro, Álvaro Leite Siza procura reconhecimento em Portugal.

Alvarinho é filho de Siza Vieira. Depois de passar por Direito na Universidade do Porto, reconheceu que nada tinha a ver consigo e decidiu seguir as pegadas do pai na Faculdade de Arquitectura, "como era bom a desenhar, percebi que podia seguir o meu caminho dentro da mesma disciplina mas independente do meu pai."

Fez o curso estigmatizado pelo nome que carregava. Por isso, não estagiou com o pai, mas sim com o arquitecto Souto Moura, uma vez que "deontologicamente não era muito correcto estagiar com o meu pai. Seria uma situação desconfortável tanto para mim como para ele. Aliás, ele nunca interferiu no meu percurso académico."

Assim, Alvarinho autonomiza-se e inicia o seu percurso no mundo da arquitectura. Projectou várias discotecas na área do Grande Porto, como o Estado Novo e o Mantra, mas cedo percebeu que "queriam jogar com o meu nome, queriam prestígio mas não queriam qualidade."

Reconhecimento internacional

Surge-lhe então a oportunidade de projectar uma casa de férias em Ribeira de Pena, Vila Real que viria a ficar conhecida como a Casa Toló. "Ninguém conhecia o projecto, nem mesmo o meu pai. Até que fui nomeado para o concurso "Wall Paper Awards", ao qual só concorriam projectos de vanguarda". Não ganhou o concurso, mas veio a ganhar um prémio de arquitectura com esse projecto num outro concurso de arquitectura na Rússia.

Considera a Arquitectura como "a Mãe de todas as Artes, porque além do papel funcional e objectivo que tem de ter, ainda pode estar na vanguarda da própria Arte"

Álvaro Leite Siza Vieira e o seu projecto da Casa Toló, são agora alvo de teses de mestrado e doutoramento por esse mundo fora.

Um projecto de vida

Actualmente, constrói o projecto da sua vida no Porto: "A casa e ateliê que estou a construir é, para mim, um sonho antigo. Estou a tentar concretizar esse sonho e ao mesmo tempo continuar com o meu percurso. Quero ter uma vida melhor e mais organizada. Pela primeira vez na minha vida estou a conciliar expressão artística, dedicação à arquitectura, com o lado empresarial, muito objectivo. Quero conseguir por em pé algo que tem por base um negócio complexíssimo, que é a arquitectura."

Alvarinho Siza ainda não é reconhecido como arquitecto em Portugal mas, tal como o pai, já o é internacionalmente. Como arquitecto da nova geração, está prestes a destronar os da "velha guarda". Quem conhecer a Casa Toló ou o seu novo projecto na Foz, vai perceber porquê

in
http://jpn.icicom.up.pt/2009/12/03/alvaro_leite_siza_vieira_arquitecto_futurista_e_romantico.html
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.