henriquealves Posted September 19, 2009 Report Share Posted September 19, 2009 Sem querer ser incorrecto, concordo com o dreamer. É um projecto que se adapta ao terreno de uma forma bastante suave e tira partido dele. Contudo acho que o facto de ter uma quantidade enorme de escadas o torna um espaço pouco prático de habitar, imaginem o que é estar sempre a subir a casa e a descer porque por exemplo nos esquecemos da chave do carro, ou de um documento para o trabalho. Acho que nesse ponto o projecto fica um pouco mal resolvido. Mas não quero com isto diminuir o valor do arquitecto e dos restantes pontos do projecto, porque sou apenas um estudante de arquitectura. É apenas a minha opinião. Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
henriquealves Posted September 19, 2009 Report Share Posted September 19, 2009 Peço desculpa, só agora vi que o tópico tem 23 páginas... Link to comment Share on other sites More sharing options...
JVS Posted December 11, 2009 Report Share Posted December 11, 2009 Casa Tóló, de Álvaro Leite SizaPor Nuno Abrunhosa Publicado: 03.12.2009 | 20:14 (GMT)Marcadores: Alvarinho , Álvaro Leite , arquitectura , artes , Casa Toló , Ribeira de Pena , SIza Vieira É o projecto mais emblemático de Álvaro Leite Siza. Valeu-lhe nomeações e um prémio em concursos de arquitectura.Construída em Alvite, Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, a Casa Tóló tem sido aclamada internacionalmente por revistas de arquitectura e é alvo de mestrados em arquitectura um pouco por todo o mundo. O projecto, consiste numa casa de férias com três quartos, casa de banho, salas de estar e jantar e uma pequena cozinha. Para o autor é um "projecto sentido e com personalidade. A criação é muita teimosia e insatisfação. Quem não é insatisfeito não consegue ultrapassar-se. Nunca. É nos momentos de transe, quando estás dias sem dormir, cansado, mal nutrido, quando já te dói o corpo, já te dói a alma, que as coisas começam a fluir. Não é preciso comer, não é preciso fumar, não é preciso nada. As coisas começam a fluir com uma coerência e uma unidade tal, que surgem momentos em que me sinto um instrumento de qualquer coisa. É estranhíssimo. É um processo intuitivo. Todo o teu conhecimento, todo o teu imaginário, a tua carga, tudo o que te marcou na vida, conta."A casa, que acompanha a topografia íngreme do terreno, é composta por variados volumes interligados, criando uma irregularidade que permite uma utilização mais racional do espaço. Dessa maneira, as várias funções da casa são clarificadas com cada elevação correspondendo a um só compartimento. Álvaro Leite Siza vê na sua obra "uma mulher deitada e sensual".in http://jpn.icicom.up.pt/2009/12/03/casa_tolo_de_alvaro_leite_siza.html Link to comment Share on other sites More sharing options...
JVS Posted December 13, 2009 Report Share Posted December 13, 2009 Álvaro Leite Siza Vieira: Arquitecto futurista e romântico Por Nuno Abrunhosa Publicado: 03.12.2009 | 18:26 (GMT) Marcadores: Alvarinho , Álvaro Leite , arquitectura , Casa Toló , Porto , Siza Vieira Os amigos chamam-lhe Alvarinho. No universo internacional da arquitectura é o Álvaro Leite Siza, mas para a velha guarda dos arquitectos portugueses, continua o filho do Siza Vieira - o puto. Arquitecto premiado no estrangeiro, Álvaro Leite Siza procura reconhecimento em Portugal. Alvarinho é filho de Siza Vieira. Depois de passar por Direito na Universidade do Porto, reconheceu que nada tinha a ver consigo e decidiu seguir as pegadas do pai na Faculdade de Arquitectura, "como era bom a desenhar, percebi que podia seguir o meu caminho dentro da mesma disciplina mas independente do meu pai." Fez o curso estigmatizado pelo nome que carregava. Por isso, não estagiou com o pai, mas sim com o arquitecto Souto Moura, uma vez que "deontologicamente não era muito correcto estagiar com o meu pai. Seria uma situação desconfortável tanto para mim como para ele. Aliás, ele nunca interferiu no meu percurso académico." Assim, Alvarinho autonomiza-se e inicia o seu percurso no mundo da arquitectura. Projectou várias discotecas na área do Grande Porto, como o Estado Novo e o Mantra, mas cedo percebeu que "queriam jogar com o meu nome, queriam prestígio mas não queriam qualidade." Reconhecimento internacional Surge-lhe então a oportunidade de projectar uma casa de férias em Ribeira de Pena, Vila Real que viria a ficar conhecida como a Casa Toló. "Ninguém conhecia o projecto, nem mesmo o meu pai. Até que fui nomeado para o concurso "Wall Paper Awards", ao qual só concorriam projectos de vanguarda". Não ganhou o concurso, mas veio a ganhar um prémio de arquitectura com esse projecto num outro concurso de arquitectura na Rússia. Considera a Arquitectura como "a Mãe de todas as Artes, porque além do papel funcional e objectivo que tem de ter, ainda pode estar na vanguarda da própria Arte" Álvaro Leite Siza Vieira e o seu projecto da Casa Toló, são agora alvo de teses de mestrado e doutoramento por esse mundo fora. Um projecto de vida Actualmente, constrói o projecto da sua vida no Porto: "A casa e ateliê que estou a construir é, para mim, um sonho antigo. Estou a tentar concretizar esse sonho e ao mesmo tempo continuar com o meu percurso. Quero ter uma vida melhor e mais organizada. Pela primeira vez na minha vida estou a conciliar expressão artística, dedicação à arquitectura, com o lado empresarial, muito objectivo. Quero conseguir por em pé algo que tem por base um negócio complexíssimo, que é a arquitectura." Alvarinho Siza ainda não é reconhecido como arquitecto em Portugal mas, tal como o pai, já o é internacionalmente. Como arquitecto da nova geração, está prestes a destronar os da "velha guarda". Quem conhecer a Casa Toló ou o seu novo projecto na Foz, vai perceber porquê in http://jpn.icicom.up.pt/2009/12/03/alvaro_leite_siza_vieira_arquitecto_futurista_e_romantico.html Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now