Jump to content
Arquitectura.pt


Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986/2007


Vampir0

Recommended Posts

  • Replies 109
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Comprei hoje os meus e sem problemas, por isso a informação de estarem esgotados, pode se referir só para alguns locais. Já agora, comprei na FNAC do Gaiashopping, por isso devem estar disponíveis pelo menos em todas as FNAC´s. Outra questão foi o suposto desconto para inscritos na OA e estudantes, que lá disseram não ter conhecimento.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Peter Zumthor antecipa ExperimentaDesign 2009
ExperimentaDesign tem na temática do tempo o mote para a edição de 2009, com estreia em Amesterdão
2008-07-25
ANA VITÓRIA

Aquela que será "a maior e mais completa mostra de sempre" dedicada à obra do arquitecto suiço Peter Zumthor marcará, no dia 7 de Setembro, o lançamento da Bienal de 2009 da ExperimentaDesign em Lisboa.

Após ter sido cancelada em 2007, a iniciativa relança-se no próximo ano em Lisboa, tendo como tema a questão do tempo. E já este ano internacionaliza-se apresentando-se em Amesterdão, entre 18 de Setembro e 2 de Novembro, conseguindo aglutinar dois nomes cimeiros da arquitectura mundial: o holandês Rem Koolhaas (autor do projecto da Casa da Música) e o portugês Álvaro Siza Vieira que encerrarão, a 21 de Setembro, um ciclo de conferências.

O anúncio foi feito ontem por Guta Moura Guedes, directora desta associação para a promoção do design e cultura de projecto.

A mostra de Peter Zumthor, que antecipa em um ano a apresentação em Lisboa da bienal, estende-se por cerca de 3000 m2 na LXFactory, um espaço cultural emergente, localizado na Rua Rodrigues Faria, 103, em Alcântara. Nele serão apresentados, até 2 de Novembro, 29 projectos, seis maquetas de grande escala, um vasto acervo documental e uma instalação vídeo que reproduz 12 edifícios à escala real.

A apresentação em Lisboa é sublinhada por uma conferência de Peter Zumthor, que se realiza no dia 6 de Setembro, às 17 horas, na Aula Magna.

O regresso da ExperimentaDesign a Lisboa resulta de uma parceria assinada em Abril com a Câmara de Lisboa e os ministérios da Cultura e da Economia, que vão apoiar com cerca de três milhões de euros até 2013.

Este valor corresponde a 34 % do orçamento total da ExperimentaDesign, que conta também com apoios de empresas e outros parceiros.

Antes da edição em Lisboa, em 2009, a ExperimentaDesign internacionaliza-se em Amesterdão, através de uma parceria mista entre aquela cidade e os ministérios portugueses da Economia e da Inovação, da Cultura e Câmara Municipal de Lisboa.

Esta primeia edição da bienal na Holanda tem como tema "Space and Place - Design the Urban Lanscape", que pretende "pôr em foco a cultura urbana enquanto palco privilegiado do cidadão global", explicou Guta Moura Guedes. "No fundo vamos debruçar- -nos sobre a premência com que actualmente encaramos o espaço urbano público", acrescentou a directora do evento.

Neste contexto, estão programadas três exposições nucleares. A primeira, "Urban play", consiste numa recolha inédita de trabalhos de 19 artistas de intervenção urbana oriundos de vários países, e inclui ainda 13 instalações criadas de propósito para vários espaços públicos da cidade de Amesterdão.

Esta iniciativa pretende levantar questões políticas e sociais relativas à própria cidade e inclui uma instalação bastante polémica da autoria de norte-americano Stefan Sagmeister. O artista optou por transformar os 15 mil euros que seriam pagos pela sua obra em moedas de um cêntimo que utilizou na escrita de uma frase sobre a obsessão que aparecerá colada sobre um passeio junto a um dos canais da cidade. Resta saber quanto tempo as moedas resistirão à cobiça do visitante...

A segunda mostra nuclear "Come to my place" resulta de um desafio lançado a oito designers de oito países (incluindo Portugal), que tinham como imposição para a elaboração do seu trabalho utilizarem pelo menos 50% de materiais vulgares no seu país de origem (por exemplo, tomadas, puxadores e os interruptoes comuns que modestamente adornam as nossas casas). A terceira mostra "Playscapes for 0-99 Years", centra-se no potencial dos jogos virtuais e nos espaços lúdicos no contexto das cidades.

A ExperimentaDesign Amesterdam 2008 realiza ainda um conjunto de eventos paralelos espalhados por toda a cidade.

in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=971390

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.