Jump to content
Arquitectura.pt


Beijing | Estadio Olimpico | Jacques Herzog e Pierre de Meuron


ARA

Recommended Posts

sou portista, mas por exemplo para estes jogos só se fez um estádio né? no exemplo do euro temos belos estádios também, mas esta capacidade de investimento representa o centrar das potencialidades dum evento destes num só estádio(também os jogos olimpicos nao precisam de mais né...)...o que poderia ter acontecido em lisboa, se em vez de 2 se canalisa-se o investimento em um, e poderiamos ter algo bem mais belo de se ver na segunda circular (mas é esta mania das grandezas que também atrasa o surgir de uma obra mais deste nivel em portugal...somos pequenos, ficamos embaraçados e keremos ser grandes e fazemos tudo ao contrário, se cabe INTER e AC MILAN, vai ser sporting e bvenfica que precisam 1 estádio cada um), bem como estádios que perderam as suas equipas sabe se lá aonde...isto num aparte para comentar as análises comparativas entre portugal e china, se bem que com economias incomparáveis.. agora o estádio como conceito acho que resultou magnificamente, confio nas potencialidades do estádio enquanto espaço...agora é o que de imagens conseguimos analisar...está um belo de um estádio...mais belo era final liga dos campeoes po ano com o porto lá a jogar...aí é que ficava... :(

Link to comment
Share on other sites

nota-se que és portista! e o boavista não conta!?? * estamos a reportar há época em que se fez os estádios. Concordo que deveria ter sido feito um estádio municipal, para sporting, benfica e belenenses,no entanto o Alvalade XXI foi pensado muito antes de de saber se vinha o Euro2004. Foi pena não ter sido o 1º projecto a ser construido, porque este é muito feio Apesar de gostar do projecto do Souto Moura, o Estádio AXA, considero o vosso estádio o mais bonito e funcional. nota: o orçamento deste ultrapassa os dois da segunda circular!!

Link to comment
Share on other sites

Ruce acho que estás a comparar alhos com bugalhos, os JO não tem nada a ver com um europeu de Futebol! Aliás o investimento nos JO é muito superior!
São cerca de 40 instalações desportivas para quase 40 desportos em que um deles é o futebol
Link to comment
Share on other sites

mesmo reportando á epoca o investimento do boavista nao chegou perto sequer de qualquer um da segunda cricular, por isso a baixo custo conseguiu ter um estádio para o euro...se bem que cabia no dragao, sem problemas...mas agora também já foram a vida... mas lá está, eu como portista nao gosto de avaliar os estádios porque claro acho sempre que o do porto é o mais bonito...se bem que õ da luz cheio, deve meter medo...o do souto acho que é o menos original de todos apesar de ter resultado num dos melhores... mas tico se comparares, o orçamento do europeu deve pesar o mesmo para portugal que os JO pesam para a China...e secalhar ainda pesa menos para a china... agora o que eu disse foi que se se canalisa-se investimento de estádios sem equipas ou a 50 metros um dos outros e admito que o boavista/porto também poderia ser um...acho que poderia ser dada mais liberdade aos arquitectos e mais margem de manobra financeira... ou sei lá, vendo de outro pontoi de vista, reduzia-se o investimento tendo as mesmas valencias, aumentava-se o lucro e o ganho do país...

Link to comment
Share on other sites

É um pormenor, mas sempre tive a ideia de que o futebol nas olimpíadas não era jogado no estádio principal. Este ano como não acompanhei os jogos de futebol que já se realizaram, não sei onde foram.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

o que devem fazer é avançar para uma candidatura ao mundial a meias com espanha aproveitando as infra estruturas já existentes e eles que se arranjem que em 2004 também nos arranjamos...

Link to comment
Share on other sites

A cidade que acolhe os JO de 2012 é Londres, o orçamento das proximas olimpiadas é bastante mais leve que os 30 mil milhões de dolares dos JO de Pequim que diga-se de passagem superam em muito o custo do Euro 2004, da Expo, da nova ponte sobre o Tejo, ponte Vasco da Gama e novo aeroporto de Lisboa juntos (!):D e tenho a impressão que poderiamos colocar ai o investimento do TGV. Aqui vão umas imagens do estadio olimpico de londres para 2012 desenhado se não estou em erro pelo famigerado Peter Cook (pessoalmente gostava mais da anterior proposta) http://www.construction-int.com/images/industrynews/London-Olympic-Stadium.jpg http://www.bdonline.co.uk/Pictures/468xAny/v/m/s/grab2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Arklab, do que eu vi, essa manipulação resumiu-se a pelo menos parte, senão mesmo todo, o fogo de artifício exterior, nomeadamente numas imagens que aparentam ser de um helicóptero a aproximar-se do estádio. Sei que demoraram mais de um ano a fazer... atrevo-me a dizer que mais valia ser real...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos fica na memória como um espectáculo grandioso, a prova daquilo que a China é capaz de fazer e de surpreender o Mundo. Mas aquilo que foi visto por mais de quatro milhões de pessoas não corresponde àquilo que possam ter pensado existir.

http://ww1.rtp.pt/wportal/sites/tv/pequim2008/paginas/videos_info.php?article=358658
Link to comment
Share on other sites

sou contra esta manipulação... a china quer transpor para o mundo o país perfeito, que não o é! achei, interessante, as imagens em 3d realizadas! realmente fez nos sonhar a todos as vistas da cidade e o fogo... e, realmente, no nosso século temos de aproveitar todas as ferramentas que temos para por a imaginar as pessoas( o que diremos nós com todos os "nossos" 3d's enganadores! ehehehe) achei curioso este uso de uma ferramenta não antes usada neste tipo de cerimónia. só acho mau é a falta de "verdade" dos chineses...porque nao admitiram logo? achei, tremendamente mal, o que fizeram a miuda que, realmente, cantou a música....

Link to comment
Share on other sites

eu já nem assisti á cerimónia..um bocado numa de boicote, acho que essa manipulação já se adivinhava.. até a rapariga da voz original trocaram por outra porque tinha a cara redonda e os dentes tortos lol...akela porcaria foi playback... nao é por isso que deve ter deixado de ser espectacular...mas a uma nação que se queixa do racismo serem os primeiros com estas atitudes é hilariante..

Link to comment
Share on other sites

"...mas a uma nação que se queixa do racismo serem os primeiros com estas atitudes é hilariante.." Francamente não percebo este bitaite, achas mesmo que a sociedade chinesa se queixa de racismos, conheces a história de século passado ? ou só és um eco daquilo que a comunicaçao social vomita ? As expectativas de um eminente fracasso saíram furadas, e o certo é que mostraram ao mundo do que são capazes, pode ser que o ocidente perceba agora que tem de aceitar a china, e eles tudo fazem para serem aceites... Quanto ao ninho: definitivamente, vai ser uma das obras da primeira metade do nosso século !!! Fenomenal !!!

Link to comment
Share on other sites

Aquela atitude da China não é de admirar. Faz parte das culturas. Fico mais admirado, quando identidades que dizem que as culturas devem ser respeitadas e coisa tal... são normalmente os primeiros a irem contra a cultura Chinesa. Fico mais chocado ainda, quando nos países junto a Europa rebaixo 1000x mais as mulheres que os próprios chineses, se é que eles rebaixam as mulheres. Pelo menos na China elas podem sair a rua e andarem livremente por onde querem e vestirem-se como querem. Mas esses país é a cultura, na China é ditadura! Francamente... Esse tipo de criticas já parecem os ambientalistas que só se lembram que existe uma espécie de plantas em vias de extinção quando se vai construir uma estrada, em vez de pegar nessa planta e tenta-la tirar dessa possivel extinção. E por falar na beleza da menina que estava a fazer playback... ate parece que no Ocidente, não se faz o mesmo ou pior. Porque cá procura-se sempre a mulher mais bonita, mesmo que tenha um voz feia... ao menos os Chineses, valorizaram ambas as miúdas. Uma bela voz outra pela beleza, e ambas ganharam com isso. É certo que a China tem imposições que não são correctas, mas pergunto... como é que os outros países iriam liderar um povo que é nada mais nada menos um 3 terço da população mundial...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

pah, já tive a opurtunidade de conversar pessoalmente com o Dalai Lama, se isso chamas eco do vómito da comunicação social...é a tua opinião e tens direito a ela porque ao contrário da china, aqui tens liberdade de expressão...(acredita se quiseres porque ja tou farto de tentar convencer as pessoas disso, nao vou mais uma vez) eles realmente sao capazes...e foram, ninguem o duvida va penso eu...agora, passa-se muita fome na china, é uma ditadura extrema, nao há liberdade de expressao...se louvas o que conseguem á custa disso...aprende mais um bocado...porque estamos no século XXI...porque é fácil enriquecer um país, se descurar mos todas as preocupaçoes sociais, agora o dificil é enriquece lo com preocupaçoes sociais..e só te dou o exemplo do organizador dos Jogos em 2012 Inglaterra, vou ter o maior prazer em aplaudir a cerimonia de abertura... e sim há racismo para com os chineses, nao so em portugal mas pelo mundo fora... e depois acho piada ver te a ti hoje a defender a integração da china no ocidente...e entenda-se hoje com o coincidir do Boom económico da china...porque antes eram pobrezinhos secalhar como outros países que hoje nao me parece que apesar da evolução, tu defendas a integração destes... é mesmo assim, ao nosso lado, quem puder....

Link to comment
Share on other sites

Caro amigo se se passa mt fome na china e se essa grande nação com uma civilização e cultura rica e das mas antigas de todas, é por causa de colonizadores e invasores como as actuais sociedades que tu tanto deves idolatrar como a japonesa e a "snob british", e até os portugueses e espanhóis, que eu saiba no afeganistão e e no iraque também se passa mt fome e morrem diariamente muitos inocentes por causa da fome do petróleo... não vejo ninguém a ajudá-los verdadeiramente... deves ser daqueles, como já ouvi alguns, que lamenta o estado de crise ocidental e da crise alimentar e atribui as culpas aos chineses que começaram a beber leite e a comer cereais, eles deviam era continuar bem no fundo, não é ? Sabes o problema disto tudo é as pessoas só se lembrarem do presente ou do passado recente.

Link to comment
Share on other sites

o que é que o iraque tem a ver com a china? nao desvies o assunto...se kiseres discutir o iraque será outro assunto com rigorosamente nada a ver que poderemos discutir e em vez de te precipitares e por opinioes na minha boca... nao ponhas opinioes na minha boca, intrepreta correctamente os meus comments.. que eu nao faço isso com os teus... e a china pode se keixar de colonialização europeia?é uma grande civilização sim senhor, queria ver se trabalhasses pa essa riqueza e passasses fome como eles passam, se os elogiavas tanto... como é que no seculo XXI alguem pode ainda afirmar que um país ditador, de fome, miséria ( que até para portugal fogem lol) e sem liberdade de expressao, apesar de um crescendo economico ás custas disso, ser uma grande naçao? ´so te peço que respondas a esta questao.. a crise economica europeia tem a ver com as guerras pela "liberdade" ( que de liberdade tem pouco a nao ser o preço do petroleo a bom grado que eles querem) dos EUA... da onde tiraste a conclusao que eu pensava que era pelos chineses tomarem pequeno almoço...nao sejas demagogo... e nao os defendas que onde eu quis chegar com a chinesa feia, que era demasiado feia para a mostra do que é aquele país ao ocidente...é a mesma base que tu reclamas que foram colonializados e hoje em dia chacinam o tibete... keixam se do racismo e fazem akilo á miuda.... keixam se da colonialização, segundo o que dizes e colonializam o tibete... menos demagogia..

Link to comment
Share on other sites

O sonho arquitectónico de Pequim
Os Jogos Olímpicos deram um impulso vanguardista às construções chinesas, com edifícios que já se qualificaram como obras de arte e que implicaram um investimento de cerca de 4,65 mil milhões de dólares, refere o jornal espanhol "Expansión".

Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt

Os Jogos Olímpicos deram um impulso vanguardista às construções chinesas, com edifícios que já se qualificaram como obras de arte e que implicaram um investimento de cerca de 4,65 mil milhões de dólares, refere o jornal espanhol “Expansión”.

Com efeito, os J.O. foram a oportunidade de ouro para que a arquitectura mais vanguardista abrisse espaço nos céus de Pequim. O governo apostou no investimento, com construções modernas que atraíram empresas estrangeiras a deixarem a sua marca no gigante asiático.

Trinta e um edifícios albergam as competições olímpicas em Pequim e apesar de 11 terem sido apenas renovados e 8 não serem permanentes, 12 deles foram construídos de raiz, expressamente para o evento, salienta o "Expansión".

Cinco dessas instalações são já consideradas obras de arte da arquitectura mundial: o Grande Teatro da Ópera ("O Ovo", desenhado pelo arquitecto francês Paul Andreu), o Nido (estádio olímpico nacional, criado pela empresa suíça Herzog & De Meuron), o terminal 3 do aeroporto de Pequim (obra a cargo do arquitecto Norman Foster), o edifício da televisão chinesa CCTV (pelas mãos do holandês Ole Scheeren) e o centro aquático nacional (o "cubo de água", desenhado pela empresa australiana PTW).

Ainda que não sejam conhecidos valores oficiais, a estimativa mais eleada de investimento para estes jogos é de 41,44 mil milhões de dólares (26,25 mil milhões de euros), um número confirmado pelo grupo de peritos da Associação de Investigação Olímpica de Pequim, refere o "Expansión". Deste valor, supõe-se que 4,65 mil milhões de dólares foram destinados a estádios e custos operacionais.

in http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=327578

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.