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Tema 6 - Projecto final 1º Ano.


EMontenegro

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Partilho aqui o meu projecto final de 1º ano m Universidade Lusíada de Lisboa:)

Tema 6
sombra - agua - vento - branco.

Objectivos:

Partindo dos elementos de trabalho propostos (a utilização de uma especifica matéria e de dimensões limitadas) e considerando a possibilidade de subtrair matéria ao pontão, elaborar uma estrutura espacial que contemple quatro espaços de carácter definido e características distintas (O tal vento - agua - sombra - branco). Note-se que o branco é um tema a nossa escolha, é o nosso espaço qualificado.

entendimento do lugar - formulação do conceito - qualificação e definição da materialidade espacial - consciência da presença do Homem

O lugar que nos foi proposto para intervir foi o pontão de Algés, aquele perto da torre do Byrne. Podia-mos estender o nosso projecto até ao limite do bom senso.

______________________________________________________________

Mostro o vídeo síntese que elaborei, ainda queria postar um painel mas tenho que descobrir uma maneira de o compactar e te reduzir o tamanho a este ;)

[ame="http://video.google.com/videoplay?docid=4538056963230157756"]assim[/ame]

adiciono mais elementos brevemente :) cumprimentos
Edit: quando conseguir postar o painel posto tb uma explicação do projecto

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Aqui fica o painel:

Breve explicação:

do lugar a intenção:

criação de uma unidade espacial que respondesse a fraca contenção daquele lugar. como consegui constatar, todos os elementos a que teríamos eventualmente de dar resposta estavam presentes naquele lugar, muito devido a fraca existência de limites ou "barreiras" que possibilitassem aos elementos abstractos de que falo não "colidirem". Gosto de falar no toque da agua com a terra, do vento com a agua, da luz com a agua, em todos estes resulta um acontecimento novo, que nasce em som, reflexão, sobreposições enormes de momentos. A relação que o pontão de Algés estabelece com as duas margens é impressionante, a ilusão, elas quase que se poderiam tocar (não quero relatar á historia para justificar isto), a existência do bugio, elementos que centram muitas atenções para o que sobra daquele encontro. Com uma leitura exaustiva, vou so por aqui 3 tópicos que formalizam a minha intenção:

- Criação de uma unidade (quase obrigatório)
- Trabalhar a cotas /níveis abstractos: com isto quis representar uma "escala" de valores para os 4 elementos. Vento a uma cota mais elevada, penso que todos percebem, sombra no meio, e agua em baixo (o toque da agua com a matéria maciça do pontão). No meio está a sombra, ou a luz, óbvio :).
- Espaço branco: Espaço em que eu vou condicionar todos os elementos de modo a criar um momento ilusório, onde vou poder constatar a separação das duas margens / bugio. Com isto queria criar um "FIM" ao projecto para realmente criar uma linha abstracta entre a cidade e o "infinito".

Painel síntese: com a explicação dos4 espaços e da materialidade:



algum moderador apague o meu duplo post sff

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  • 4 weeks later...
  • 1 month later...

eu tambem fiz este tema, sou de outra turma. e parece-me k o teu trabalho é mais um edificio te está nesse pontão mas poderia estár noutro sitiu qualquer, ou seja está porco agarrado ao lugar. e estudaste a variação d<s marés naquela zona. é pareceme k existem espaços k com maré cheia ficam subersos. e depois os teus espaços estão muito abstratos e pouco concretos. A pesar de toda a complexidade k os espaços possam ter, um espaço vento não o é só por estar a um cota elevada, um espaço sombra não o é só por ter uma palá e um espaço água não o é só por existir água. o espaço branco mas não consegui percebelo, está abstrato de mais. o meu prof. explicou-nos k cada espaço deveria ser quase k um espaço de adoração/contemplação ao seu próprio tema. apesar de tudo pareceme teres um trabalho porreiro. mas devias de ver os da turma D: são os melhores. bom 2º ano e bons projectos

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A intenção do trabalho era realmente construir uma unidade espacial, está certo! Mas essa unidade espacial teria, obviamente, de ser constituída pelos quatro espaços. Espaços diferentes entre si, por conterem conceitos diferentes.
Mas ainda falando do teu trabalho. Parece-me que contem graves erros de sustentabilidade, pois contem uma "pala" enorme e poucos pilares que a sustentem. Bom mas talvez seja ainda muito cedo para ter este tipo de preocupações pois só agora passas-te para o 2º ano do curso.
Desculpa voltar a insistir, mas existem, sem dúvida alguma, espaços que ficam submersos. Em Maré cheia o nível da água situa-se a aproximadamente 1,60m abaixo do nível do pontão.
Depois parece-me que não é por o meu comentário anterior ter, ou não, erros ortográficos que os trabalhos da turma D deixam de ter ou ganham qualidade! Bom, mas se este comentário contiver erros ortográficos agradeço que me avises.
Com os maiores cumprimentos me despeço. Sem no entanto, desejar felicidades e sucesso para ti e para o teu curso.
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obrigado, e sem duvida retribuo os votos :) não me leves a mal, eu tive com uma pedra e um calhao a tentar descobrir quanto é que o pontão tinha de altura, fui varias vezes ao pontão em horas certas para saber a variação da maré, e se te digo que não ficam submersos, é porque não ficam :s mais uma situação, uma unidade espacial é constituída por 4 espaços diferentes neste caso, com conceitos diferentes. Diz-me so, o que é que tu achas que é um conceito? um rotulo para espetar num espaço? o teu conceito para o espaço da agua é a "agua"? meu amigo, descola-te um bocado do que te enfiam na cabeça, é muito mais divertido se conseguíres fazer o que gostas sem preconceitos. Vim para este curso pois tenho em mente que posso mudar, e que posso adicionar algo ao quotidiano! não entres nesses caminhos, um espaço não são 4 paredes! Gosto da tua critica, estimula a minha intenção de defender o projecto que tanto gostei e me orgulho muito dele :koolhas: abraços, bom 2o ano e já agora tas em que turma?

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está tudo estudado, nenhum espaço fica submerso e isto não são 4 espaços, é uma unidade espacial.

concordo, mas acho que os trabalhos da turma D ficavam ainda melhores se o corrector ortográfico do word estivesse ligado :rolleyes:

abraços



Não tendo o papel de moderar, nem pouco que se pareça, gostava de te tentar mostrar a mais valia que pode ser ouvires o teu colega em vez de dares respostas dessas...

As duvidas dele são pertinentes, não as vejas como uma tentativa de te deitar a baixo mas antes de reforçares o teu trabalho. O facto de perder tempo a comentar so faz com que ambos ganhem...pelo menos eu vejo assim...

Quanto ao teu trabalho ( criticas construtivas):

Eu nem 1/3 do filme vi, porque não percebo a transição do desenho para o resultado final do projecto. Ou seja mostras um desenho da agua tudo bem, mas devias mostrar mais desenhos de como esse desenho veio dar um determinado resultado, pode ser por desenho por diagrama por texto, o que te sentires mais á vontade.

Só a foto do pontão já tens o branco do betao, a agua do rio-mar, o vento e a sombra que o pontão faz sobre a agua...

No painel tens 4 imagens uma para cada elemento, mas para quem não acompanhou a tua evolução se trocasses as imagens ia dar ao mesmo, no final o objecto era o mesmo e ficava sem perceber...

Eu tive um projecto no 1º ano que era contar a história do capuchinho vermelho por um plano de betão... então tinha de criar emoções atraves de uma parede de maneira que de alguma forma transmitisse isso a quem passava por lá, exemplo: quando a avó era comida pelo lobo o plano envolvia a pessoa que o percurria... mas é muito dificil transmitir isso, e acho que é o que falta no painel para podermos fazer uma critica sincera...

Não duvido que esteja tudo lá, mesmo pela descrição dos materiais que pode vir reforçar ainda mais, mas gostava de perceber cada parte em si, e por exemplo a escolha de como se relacionavam entre si...

Se tiveres mais desenhos á mao livre, um rabisco num guardanapo, kk coisa, põe se faz favor...

De qualquer maneira os espaços parecem-me bastante interessantes, mesmo a elevação de planos horizontais desde a cota do rio ás mais altas, a relação entre interior e exterior provocadas pela pala...e o video, maneira original de mostrar trabalho...
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sem duvida, e percebo perfeitamente a critica :rolleyes: quando a minha resposta, não pude evitar, mas abraço tudo o que seja a favor de melhorar o meu projecto. quanto a desenhos de processo, estão todos no portfolio... infelizmente estão em A2 e é complicado passar para aqui, mas em breve tiro umas fotografias... obviamente que ha estudo, o vídeo foi o remate final do projecto... mas prometo postar alguns desenhos conceptuais :)

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  • 3 weeks later...

Calma calma.. estava eu aqui em casa a tentar "esquissar" para o nosso tema I agora do 2º ano... pois que encontro aqui um video XPTO do senhor quase arquitecto Eduardo Montenegro, um dia tens que me ensinar essas tuas habilidades de compor tal video e tal painel (que nem foi preciso apresentar, mas que está composto está!) continuo no entanto a questionar-me qual foi a tua embirração com a música que o Raul escolheu para o nosso trabalho Teórico da Estação de Metro Baixa-Chiado... um dia explicas-me! Enfim bons projectos é o que eu te desejo

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