Jump to content
Arquitectura.pt

O ArchiCAD 12 está aí

Guest Victor@ArchiCAD@Infor

Recommended Posts

Nop... não é gralha. Por acaso não me lembro do site onde vi os mais recentes lucros no mercado AEC e que eram os gigantes por detrás destes lucros e a Autodesk estava em terceiro lugar. Ainda vou pesquisar para comprovar o que disse. Mas acredita, se quiseres. Atençãoq ue estou a falar do mercado AEC e não da empresa como um todo. Assim que redescobrir o site onde vi isso coloco aqui. Aliás eu próprio também fiquei boquiaberto quando vi isso, pois sempre achei que a Autodesk era a maior deste sector.... Então se a Apple não é monopolista por ter apenas 6% do mercado dos computadores, e sendo verdade que a Autodesk até é a mais pequena das grandes, está aí alguma coisa que não está bater certo. Então há monopólio ou não? Com a tua resposta não respondeste ás minhas últimas questões...... Pode parecer conversa da treta, mas estou curioso para perceber com que tipo de pessoa tenho debatido algumas ideias...

• Replies 267
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Esse, meu caro, é o âmago da questão...

Não podes depreender que dou mais importância á empresa que ao software. Dou importância a ambos, não escolho ignorar a empresa só porque esta goza de má imagem. Só mudaria no dia em que o Archicad

miguel é de louvar as tuas atitudes de partilha de conhecimentos com os mais novatos pois hoje em dia nem toda a gente está disposta a faze-lo, nem mesmo quase a pagar, quanto mais "à borlix". por iss

Rui consulta os relatorios de ambas as empresas antes de afirmar que o mercado AEC da Autodesk é menor do que a da Nemetschek.
É sabido por todos que o principal mercado de negocio da Autodesk e onde faz mais vendas é o AEC. Basta olhar para o exemplo do mercado Portugues. O mercado da industria para a Autodesk se calhar representa cerca de 20% ou menos das suas vendas.
Podes consultar os relatorios de 2007 aqui:
autodesk em 2007 facturou 436 milhões de dolares
http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/item?siteID=123112&id=7284473&linkID=7770993

A Nemetschek em 2007 facturou 146.2 milhões de Euros
http://www.nemetschek.com/en/home/investor_relations/financial_data/key_figures.html

Estamos a falar de realidades diferentes. Isto em termos de numeros claro.
Em termos de importancia... isso é outra coisa.

E eu sei disso... Mas a questão não passa por aí. Basta olharmos em volta e verificar o mercado para perceber que a Autodesk é a gigante mais pequena do mercado AEC. Quem é a vencedora??? Nemetschek e até a própria Bentley está à frente da Autodesk.

Mas aqui o problema não está na Autodesk. As politicas podem vir da Autodesk, mas a verdade é que o revit tem tido sucesso que tem tido porque não foi inicialmente criado pela Autodesk. A única coisa que estava a cortar o sucesso do Revit foi a falta de visibilidade, que a Revit Coorporation não lhe estava a conseguir dar. E garanto-te que se a Autodesk não tivesse comprado o Revit, outra empresa das grandes o teria feito.

Acho bem que a Graphisoft procure um Archicad mais compatível com todas as outras aplicações do mercado, mas se estas estão a ser compradas pela concorrência, não será difícil de adivinhar tempos difíceis nessa comunicação entre softwares, compatibilidade essa que será garantida dentro dos produtos dessa mesma concorrência.

Não quero com isto dizer que defendo práticas monopolistas, ou que estou a defender a Autodesk e a criticar a Graphisoft. Imagina que a Graphisoft passava a ter politicas monopolistas. O que é que fazias? Mudavas de software? Sim porque ninguém te pode garantir que a Graphisoft o não vai fazer, já que a Nemetschek é detentora da Graphisoft e mesmo que uma se mantenha "independente" da outra o facto é que ambas estão a trabalhar pelos lucros. Sendo tu utilizador experiente de um produto em que acreditas como sendo o melhor, não vais mudar de produto só porque a Graphisoft mudou de politicas, ou porque acabou por ser totalmente adquirida pela Nemetschek.

O que eu quero dizer é que se tens razão que grandes marcas têm produzido grandes produtos, e a Apple é sem dúvida um bom exemplo disso, também existem bons produtos produzidos por marcas menos sonantes e que são igualmente bons. A marca dá-lhe é notoriedade, reconhecimento, políticas de marketing mais ou menos agressivas para dar a conhecer o seu produto. Aliás a própria Apple é uma empresa monopolista porque veda o acesso aos seus softwares a outras plataformas. O que há de errado nisso? Aliás é por essa razão que os produtos Apple têm tido o sucesso crescente que têm tido.

Se reparares temos os dois razão. São dois pontos de vista igualmente válidos embora aparentemente contrários... A pergunta que te coloco é: imagina que amanhã aparece um software que analisas, testas e supera as tuas expectativas pela positiva. O que farias? Mudavas? Ficavas pela experiência adquirida com o Archicad/VICO? Ias analizar as politicas da empresa? E se a empresa fosse do tipo Revit Coorporation (criada na criação deste software)? E se à partida tudo o que tinham para oferecer era um produto bom, robusto, rápido, eficiente, completo e nada mais do que isso? E se nem sequer houvesse uma pessoa, uma empresa a onde ir, se fosse tudo feito online (compra, pagamento, suporte, treinamento, etc)? O que é que farias? Afinal de contas gostaste do que viste e experimentaste.... Ou nem sequer experimentavas???

Rui: Os resultados da Autodesk são 3 vezes superiores aos da Nemetscheck. A juntar a: a Graphisoft não é a Nemetschek; Não existe uma Autodesk AEC como entidade própria, existe uma Autodesk. Quanto às tuas perguntas, não sei bem como responder. São perguntas do género de "Se a tua avó tivesse rodas..."

Não estou a falar do caso português... E até posso de facto estar a cometer uma gralha, mas o que é certo é que ainda à cerca de 3 meses vi um gráfico onde se demonstrava o poder de cada uma das empresas e o seu crescimento (no mercado aec exclusivamente), onde a Autodesk aparecia num dos gráficos em último da lista e no outro em segundo lugar. A principio até fiquei admirado com os resultados, mas depois de pensar que eram os resultados obtidos globalmente e eu não conheço assim tão bem o resto do mundo, dei o benefício da duvida e dei crédito à informação. Se é gralha minha, lamento o sucedido e retiro o que disse, mas continuo a aguardar a resposta do nosso amigo Miguel.... São perguntas tão pertinentes como outras quaisquer, e mais, não é uma pergunta como se a minha avó tivesse rodas, porque como estão as coisas actualmente não me surpreenderia nada que aparecesse um software bim open source de qualidade. E aí gostaria de saber qual seria a tua atitude... Sabes, acaba por demonstrar muita coisa...

Caros Senhores, Agradeço a vossa moderação na continuação do tópico, não foi por isso que foi reaberto. Não serão toleradas infracções a partir deste tópico. Sr. Victor, este não é o tópico com maior estatísticas, agradeço-lhe também que me confirme o seu pedido de remoção.

Estavas a referir-te a este documento para o mercado BIM
2007, Leading EMEA AEC Providers
http://www.cambashi.com/aboutus/press/SPR_EMEA_AEC_2008_Euro_final.pdf

Não estou a falar do caso português... E até posso de facto estar a cometer uma gralha, mas o que é certo é que ainda à cerca de 3 meses vi um gráfico onde se demonstrava o poder de cada uma das empresas e o seu crescimento (no mercado aec exclusivamente), onde a Autodesk aparecia num dos gráficos em último da lista e no outro em segundo lugar. A principio até fiquei admirado com os resultados, mas depois de pensar que eram os resultados obtidos globalmente e eu não conheço assim tão bem o resto do mundo, dei o benefício da duvida e dei crédito à informação.

Se é gralha minha, lamento o sucedido e retiro o que disse, mas continuo a aguardar a resposta do nosso amigo Miguel.... São perguntas tão pertinentes como outras quaisquer, e mais, não é uma pergunta como se a minha avó tivesse rodas, porque como estão as coisas actualmente não me surpreenderia nada que aparecesse um software bim open source de qualidade. E aí gostaria de saber qual seria a tua atitude... Sabes, acaba por demonstrar muita coisa...

A pergunta que te coloco é: imagina que amanhã aparece um software que analisas, testas e supera as tuas expectativas pela positiva. O que farias? Mudavas? Ficavas pela experiência adquirida com o Archicad/VICO? Ias analizar as politicas da empresa? E se a empresa fosse do tipo Revit Coorporation (criada na criação deste software)? E se à partida tudo o que tinham para oferecer era um produto bom, robusto, rápido, eficiente, completo e nada mais do que isso? E se nem sequer houvesse uma pessoa, uma empresa a onde ir, se fosse tudo feito online (compra, pagamento, suporte, treinamento, etc)? O que é que farias? Afinal de contas gostaste do que viste e experimentaste.... Ou nem sequer experimentavas???

Vou tentar:
Eu não sou analista de software, sou utilizador; A minha prática profissional não me permite andar a testar todos os softwares do mercado, fí-lo quando me decidi a informatizar o gabinete,e fá-lo-ei se algum dia o Archicad deixar de responder ás minhas necessidades básicas; de resto, estou demasiado ocupado a ganhar dinheiro para pagar a renda para poder meter-me em aventuras; Se um dia decidir mudar de software, entrarei em linha de conta com a empresa que o detém, foi o que fiz recentemente quando decidi mudar de plataforma Windows para Mac; A empresa revit Coorporation não me iria convencer de certeza, pois na sua génese em 1997 já afirmava ter um produto revolucionário único, um cad paramétrico, o que era uma óbvia mentira á Americana (o seu pecado original, por assim dizer); há sempre uma empresa por detrás de um software com esta complexidade; Como já disse, não tenho vida para andar a experimentar tudo o que é software e se auto-intitula a melhor coisa depois do pão fatiado, se tiver que mudar por razões de força maior irei procurar informações nos mais diversos sítios e, sim, em Forums também, embora tomadas com uma pitada de sal.
Serve?

Obrigado... Já estava a pensar que estava a ficar maluco... Por acaso até nem foi neste site que vi esta informação nem neste contexto, mas do que me lembro era qualquer coisa deste tipo. Até porque este apenas diz respeito à EMEA (Europe, Meadle East and Africa), e se bem me lembro o outro dizia respeito a worldwide....

Caros Senhores,

Agradeço a vossa moderação na continuação do tópico, não foi por isso que foi reaberto. Não serão toleradas infracções a partir deste tópico.

Não vejo nenhuma infracção a ser cometida (eventualmente pelo DEF, mas que já se retirou), vejo uma discussão saudável baseada em opiniões, factos e estatísticas.

Sería óptimo se a admin fosse um pouco mais específica com os avisos, para podermos proceder de acordo.

Gracias

Quando achar que é chegado o momento, digo-te para me removeres.
Por enquanto e depois de pedir a opinião aos participantes deste topico, o que achavam, se devia ou não pedir para eliminar o meu registo, pediram-me para o não fazer. Dado ser eu o responsavel por tê-lo iniciado (o topico ArchiCAD 12 está aí!) devo manter-me.
Todos acham a minha contribuição util e de grande valor, conforme alguns tiveram a simpatia de referir neste topico.
Obrigado a todos pelo apoio, incentivando-me a continuar.

Abraço.

Vamos continuar!

Caros Senhores,

Agradeço a vossa moderação na continuação do tópico, não foi por isso que foi reaberto. Não serão toleradas infracções a partir deste tópico.

Sr. Victor, este não é o tópico com maior estatísticas, agradeço-lhe também que me confirme o seu pedido de remoção.

Claro que serve. Demonstra claramente que dás mais importância ao background que uma empresa oferece a um produto, do que ao produto em si, e que só mudarias no dia em que o Archicad não te resolvesse os problemas e não porque foi ultrapassado por outro produto. O que isso para mim significa é que perdes a capacidade critica do que anda à tua volta, já que não conheces ou claramente não queres conhecer. Posto isto não poderás dizer que o Archicad é melhor, porque não conheces o outro lado, o outro potencial, e consequentemente a outra qualidade. A complexidade do software nada tem que ver com uma empresa. O Blender é um software complexo e é open source. Tem indivíduos por detrás e não uma empresa no verdadeiro sentido da palavra. Por isso para ti o Archicad ou outro vertical será sempre o melhor software do mundo... para ti claro. Para mim hoje é o revit, amanhã é o que melhor responder às minhas necessidades. Se não for Autodesk tanto melhor, se for open source tanto melhor, e se for multi-plataforma é a cereja em cima do bolo. Não é por eu ser contra a Autodesk que deixo de usar os seus produtos, porque reconheço qualidade nos mesmos. Só espero é que apareçam outros produtos e melhores que os da Autodesk e de preferência que não demore muito tempo, já que para mim isso será inevitável...

Miguel, os avisos referem-se sempre às regras que pode ler aqui:
http://www.arquitectura.pt/forum/f28/regras-regras-gerais-de-utiliza-do-f-rum-1354.html

Vejo que existe uma regra nova, ainda sem número:
"Não é permitida a abertura de novo tópico para discutir ou comentar as acções da administração e dos moderadores. "

Não vejo nenhuma regra que impique o encerramento de um tópico, apenas a expulsão de infractores.

Se é esse o caso, sería bom que soubessemos quem são os infractores que correm o risco de serem espulsos, para que os restantes possamos continuar a discussão que está bastante ineterssante.

Espero que esta afirmação não seja entendida como um comentário à acção da admin e dos moderadores, mas tão sómente um pedido de esclarecimento.

Um Gigante (Nemetschek) com boa quota de mercado compra outro gigante (Graphisoft) tb com boa quota de mercado ... porreiro pá! Não há problema! mesmo q não se perceba bem a estratégia subjacente a essa aquisição, não faz mal, é bom para reactivar o mercado.

Agora, qdo o outro Gigante (Autodesk) compra uma tecnologia moderna mas em dificuldade financeira para se aguentar no mercado ... ui, cai o Carmo e a Trindade! está mal! é prática monopolista! Enfim ...

Sobre o ArchiCAD 12:
Gostei do q vi sobre a novidade "partial structure display"
http://www.graphisoft.com/ftp/marketing/ac12/demo/13/AC12-NF-03.html

Posso dizer mesmo q fikei surpreendido com esta novidade.

O programa continua igual a si próprio, muitos comandos, vários tipos de cursor, muitas opções, excesso de parâmetros pré-feitos - muitos dos quais nunca usamos, continuam a usar o conceito de layers à lá CAD. Não sabia q ainda não tinham o curtain wall; nas escadas parece q houve melhorias mas podemos ficar condicionados aos formatos de escada q fornecem de acordo com os parâmetros pré-feitos ... e não houve melhoria no GDL ...

Penso q continuam por corrigir alguns bugs de representação 2D/3D de algumas situações q envolvem formas mais complexas (paredes inclinadas por exemplo).

Vejo que existe uma regra nova, ainda sem número:
"Não é permitida a abertura de novo tópico para discutir ou comentar as acções da administração e dos moderadores. "

Não vejo nenhuma regra que impique o encerramento de um tópico, apenas a expulsão de infractores.

Se é esse o caso, sería bom que soubessemos quem são os infractores que correm o risco de serem espulsos, para que os restantes possamos continuar a discussão que está bastante ineterssante.

Espero que esta afirmação não seja entendida como um comentário à acção da admin e dos moderadores, mas tão sómente um pedido de esclarecimento.

Essa regra está presente desde o inicio do fórum e dá versão 0.2 das regras, todos o poderão confirmar, inclusivé a data de edição do tópico.

A expulsão é praticada em último caso, entretando apenas peço aos utilizadores que moderem o tom da discussão, e que abram novos tópicos para falar de diferentes assuntos, ou que se concentrem na ajuda ou na criação de tutoriais que serão mais úteis para a comunidade.

Claro que serve. Demonstra claramente que dás mais importância ao background que uma empresa oferece a um produto, do que ao produto em si, e que só mudarias no dia em que o Archicad não te resolvesse os problemas e não porque foi ultrapassado por outro produto.

O que isso para mim significa é que perdes a capacidade critica do que anda à tua volta, já que não conheces ou claramente não queres conhecer. Posto isto não poderás dizer que o Archicad é melhor, porque não conheces o outro lado, o outro potencial, e consequentemente a outra qualidade.

A complexidade do software nada tem que ver com uma empresa. O Blender é um software complexo e é open source. Tem indivíduos por detrás e não uma empresa no verdadeiro sentido da palavra.

Por isso para ti o Archicad ou outro vertical será sempre o melhor software do mundo... para ti claro. Para mim hoje é o revit, amanhã é o que melhor responder às minhas necessidades. Se não for Autodesk tanto melhor, se for open source tanto melhor, e se for multi-plataforma é a cereja em cima do bolo. Não é por eu ser contra a Autodesk que deixo de usar os seus produtos, porque reconheço qualidade nos mesmos. Só espero é que apareçam outros produtos e melhores que os da Autodesk e de preferência que não demore muito tempo, já que para mim isso será inevitável...

Não podes depreender que dou mais importância á empresa que ao software. Dou importância a ambos, não escolho ignorar a empresa só porque esta goza de má imagem.

Só mudaria no dia em que o Archicad não me resolvesse os problemas. Não sou daquelas pessoas que saltam de faixa em faixa numa bicha só porque têm a ilusão que a faixa dos outros anda mais depressa.

Não posso dizer que o Archicad é o melhor, nem nunca o fiz. Tem sido o Rui que tem feito apreciações comparativas entre softwares, não eu.

O Blender é um óptimo exemplo de um mau exemplo. Ninguém que trabalha a sério usa o Blender, para enorme infelicidade dos utilizadores de mac, que assim são forçados a utilizar a plataforma Windows (felizmente nós temos o Archicad, multiplataforma).

Difícilmente trabalharia com um software open source. Quero pagar pela minha ferramenta de trabalho, e saber a que porta bater se as coisas correrem menos bem.

Finalmente, e correndo o risco de me repetir, não faz o meu género dizer que o Archicad é o melhor do mundo. Não o disse, não o digo, não o direi.

Posto isso, e com a ressalva devida que a incerteza do futuro nos merece, nunca trocaria o Archicad pelo Revit.

Gosto do meu Volkswagen, e nunca o trocaria por um Renault.

É o topico do Arquitecturaware com mais visitas tendo em conta as estatisticas que estão lá.
Pode ler-se agora:
Respostas: 191,
Vistos: 1,791,
Está no topo de toda a lista de topicos que existe em Arquitecturaware.

Já duvída das suas proprias estatisticas?

Caros Senhores,

Sr. Victor, este não é o tópico com maior estatísticas, agradeço-lhe também que me confirme o seu pedido de remoção.

Posto isso, e com a ressalva devida que a incerteza do futuro nos merece, nunca trocaria o Archicad pelo Revit.

Gosto do meu Volkswagen, e nunca o trocaria por um Renault.

Pelas mesmas palavras digo o mesmo:

Não trocaria o meu Audi por um Peugeot, e como tal não troco o Revit pelo Archicad. Mas troco de Revit no dia em que aparecer algo melhor e que dê melhor resposta às minhas necessidades, não porque sou dos que muda de faixa com a ilusão de ser melhor, mas porque dou valor aos que trabalham para nos presenciar com bons softwares, sejam eles open source ou não.

Não considero o Blender um mau exemplo, mas sim um bom exemplo. A critica da especialidade diz que é um software com futuro e tem um workflow revolucionário e que os grandes softwares irão copiar mais tarde. Eu já instalei e confesso que não só não gosto como me custa a engolir estas criticas tão positivas, mas não sou expert nessa matéria e guardo as criticas para quem domina essas questões. Lá porque eu não gosto, não quer dizer que reme contra a maré.

Eu tenho comentado vários softwares porque já os usei. Só isso... Mas a minha experiência é escassa e como tal deve ser considerada apenas como uma opinião sem sentido... Pensem como quiserem... O meu conselho é que experimentem, testem e escolham criteriosamente e não se levem em cantigas do cordeirinho....

Mas ainda bem que é assim... Cada pessoa tem as suas opiniões os seus pontos de vista, as suas ilusões e é isso que nos torna individuos únicos e diferentes - singulares...

Caro Victor,

As estatísticas que informa não se referem a este tópico como mais visitado, os tópicos afixados são os tópicos em destaque com maior número de visitantes.
Como é de salientar que existem outros tópicos com maior visitantes e mais respostas no restante fórum de maior interesse para os utilizadores.

Honestamente não percebo o que o Sr. Victor tem contra a minha pessoa, acho que não passa de um mal entendido e revê as minhas mensagens com alguma espécie de sarcasmo ou prentensão. Agradeço que me envie uma mensagem privada e que de forma simples e honesta se possa esclarecer qualquer assunto.

Por favor peço que não coloque aqui as mensagens para que o tópico possa ser dedicado ao assunto que lhe é devido, e para evitar conversas paralelas.

Obrigado.

É o topico do Arquitecturaware com mais visitas tendo em conta as estatisticas que estão lá.
Pode ler-se agora:
Respostas: 191,
Vistos: 1,791,
Está no topo de toda a lista de topicos que existe em Arquitecturaware.

Já duvída das suas proprias estatisticas?

Entendo perfeitamente q qdo a discussão se descamba dessa forma para ataques pessoais com promessas de “sopapos” e tudo o mais, há q pôr um stop! ...

Estava quase a não responder, mas não resisti ... foi mais forte :D

Antes de mais podem comprovar tudo neste link:

http://www.revitpt.com/forum/index.php?topic=289.msg1047#msg1047

Pode-se ver nesse link q MK MENTIU SIM!, ao dizer q o ArchiCAD fazia determinada operação (paredes curvas com perfís complexos) qdo essa mesma operação só veio aparecer algum tempo mais tarde, na versão 11 (?). “Fórum é coisa lixada” ... está lá tudo registadinho.

Era a isso q eu me referia, e ele fez isso de forma consciente para não reconhecer a evidência, a verdade daquilo que eu, um ignorante no AC lhe estava a dizer e ele teimava em não reconhecer, remetendo sempre para o “enxovalhanço” em vez do debate de ideias, com verdade e lealdade ... e se ele faz isso dessa foram (e sem necessidade, pq a mentira tem perna curta), fez de forma doentia (=por fanatismo) sim.
Há mais outras situações ... mas por aki me fico

Mesmo mentido (por fanatismo) nesse caso concreto, não me dá o direito de lhe chamar mentiroso nem doente. Por norma não gosto de generalizar, nem de julgar, nem adjectivar os outros ... e tenho um profundo respeito pela diferença.

Sem ofensas a ninguém, em defesa da minha honra, tive de responder ao MK professor universitário que me censura no seu blog apenas porque não tolera as minhas opiniões, mesmo sabendo q sempre o fiz a descoberto de anonimato e com respeito.

Infelizmente perdi a qualquer esperança de um dia poder dialogar com o MK de forma civilizada.

I rest my case

eu sinceramente "não sei" o que se passa aqui, pensei que estavamos a falar do archicad 12 e sua envolvencia, entretanto estou farto de ouvir de revit neste tópico, pior discussões desagradaveis que não entendo o porque,
apenas posso dizer que dúvido muito mesmo que haja aqui ou em Portugal alguem que saiba melhor do que se deveria estar a falar neste tópico, Archicad do que o arq. Miguel Krippalh, e eu já tive a experiência disso, e sou uma pessoa que não dei aulas de archicad apenas por não ter o curso de formadores e noutra ocasião por agenda.
acho que se deve dar ouvidos a quem merece ser ouvido, e é mais que um privilégio para todos que o arq. Miguel Krippalh esteja aqui, a partilhar o seu conhecimento e não a responder a situações que nem sei caracterizar.
cumprimentos

O Fernando tem razão... e concordo com ele! Chega de conversas pessoais, e de comparações, Autodesk vs. Graphisoft, e etc.. archicad é melhor que revit... revit é melhor do que archicad... o que é que isso interessa? se o utilizador vem ver este tópico vem há procura de informação sobre archicad e não sobre revit, vectorworks, etc... em quase 200 mensagens quantas delas têm a informação que o utilizador procura? Lá por este ser um tópico bastante respondido, não quer dizer que essa informação de resposta tenha qualidade.... vamos centrarmo-nos de uma vez por todas no que interessa: ARCHICAD12 vantagens e desvantagens! Inovações?... etc...

(...)O programa continua igual a si próprio, muitos comandos, vários tipos de cursor, muitas opções, excesso de parâmetros pré-feitos - muitos dos quais nunca usamos,(...)

Até que enfim alguém reconhece que estamos a falar de um software à séria, útil,rigoroso, fácil de usar e muito versátil.
Tenho ABS no meu carro e nunca o uso, mas gosto de saber que quando precisar está lá.
Ninguém esperava que um BIM tivesse apenas 3 comandos. Muitos....... Para fazer muita coisa linda.
Muitas opções, não é o que todos queremos na vida??!!

(...)continuam a usar o conceito de layers à lá CAD. Não sabia q ainda não tinham o curtain wall; nas escadas parece q houve melhorias mas podemos ficar condicionados aos formatos de escada q fornecem de acordo com os parâmetros pré-feitos(...)

Layers! eles estão lá... Só usa quem quer e sabe.

Curtain Wall já é velha... A parametrização é que que entrou em WARP 12...>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O Archicad sempre fez escadas com a forma e dimensões que consigas imaginar, em coração, moranguinho, etc, etc, etc. Onde encontras a limitação???

... e não houve melhoria no GDL ...

Aqui pára!!!

Qual é o problema com o GDL??? Parece-me que estamos a falar de uma disfunção sexual. Toda a gente ri e diz mal, mas ninguém sabe do que está a falar, por preconceito e ignorância.

EM ARCHICAD, NINGUÉM PRECISA SABER PROGRAMAR EM GDL PARA DESENHAR OBJECTOS PERSONALIZADOS !!!

É preciso repetir???!!!

Eu desenho os objectos que pretendo com as ferramentas habituais e o Archicad escreve o GDL por mim. Só tenho que lhe dizer se é uma porta, janela ou objecto.......Onde está o problema???
Ok... Se quero objectos parametrizaveis (com os tais parametros que quase nunca usamos) tenho que saber um pouco de GDL. Contudo quando opto por desenhar um novo objecto, este é único e valido apenas para o projecto em causa, não preciso que seja parametrizavel.
O autocad era expansivel através do Autolisp e VBA, quantos dos que trabalham com ele sabem programar????!!! E precisam????!!! No Archicad é igual.
Quem sabe GDL, AutoLisp ou VBA voa mais alto, os outros.....

Para expandir ilimitadamente o autocad usa-se Autolisp ou VBA.:)

Para expandir ilimitadamente o archicad usa-se o GDL!!!;)

Para expandir ilimitadamente o Revit usa-se ..........................?????!!!!:\

O GDL é muito, muito fácil, mas não é perfeito nem acessível a todos, mas está lá para quando for preciso!!!

Desculpem a exaltação com o GDL, mas já cansa tamanha ignorância persistente.

Estou exaltado mas não pretendo ofender ninguém!!!:D;)

e é mais que um privilégio para todos que o arq. Miguel Krippalh esteja aqui, a partilhar o seu conhecimento e não a responder a situações que nem sei caracterizar.
cumprimentos

Agradeço a dobrar.

Agradeço o elogio, embora não ache que corresponda à realidade. Conheço vários utilizadores que sabem muito mais do que eu em muitas áreas do Archicad, quer seja ao nível dos renderings (não uso), do GDL (não pratico), da organização (sou desorganizado), e outras. talvez dê a sensação de saber mais porque tenho este hábito de partilhar o que sei. Talvez também por isso é que me torno num alvo apetecível. O preço de se viver num país pequeno, com gente pequena...

Agradeço principalmente por me chamar à razão. Dorovante farei o possível para ignorar provocações. Só não prometo ficar calado se me sentir insultado ou humilhado publicamente :D

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.