Jump to content
Arquitectura.pt


Render para um restauro


f_4

Recommended Posts

  • 6 months later...
  • 4 weeks later...

o dominio 3d, esta presente no universo portugues. Temos bons visualizadores 3d de arquitectura a trabalhar fora do pais, tambem por falta de trabalho em pt. E temos empresas de arquitectura portuguesas a adjudicar visualizacoes 3d a empresas de fora. Boa politica... O que e nacional...e bom!!!

Link to comment
Share on other sites

Muito bom, os meus parabéns! Mas o balcão não perdia nada se tivesse mais detalhe, tanto a nível da modulação (não existe diferenciação das portas com o tampo) como possívelmente na diferenciação de materiais... mas o objectivo deste exercício será controlar a luz, o que penso estar conseguido, muito bom mesmo! Cumps!

Link to comment
Share on other sites

Luis Lopes: o render basicamente foi para demonstrar ao cliente a possivel organização vertical dos armarios visto a area da cozinha apresentar areas demasiado pequenas, e visto ao problema por parte do cliente no que toca á interpretação dos desenhos em 2d... aproveitou se para demonstrar o estudo da côr dos armarios e o pavimento, bem como o revestimento da cozinha. (O projecto não é da minha autoria, embora tivesse acompanhado o trabalho)

Link to comment
Share on other sites

É precisamente isso que acho piada. Porque fazer um 3d com tanta precisão (ao ponto de pormenorizar ate mesmo as macãs), se o objectivo não é vender, mas sim ilucidar melhor o cliente, quanto à organização, neste caso, dos armarios. Acho que deveria acabar este snobismo de uma vez por todas.. Parece que está fora de controle para quem usa esta ferramenta.. enfim uma situação inelutável, me parece (...). Por favor não se deixem levar por neobarroquismos (...) a arquitectura não é isso (...)

Link to comment
Share on other sites

vamos ser sinceros: um render para chegar ao ponto de colocar relogios nas paredes e maçãs, não tem o intuito de vender projecto!!! ele ja foi adjudicado!!! trata-se de um apromo ma apresentação... uma coisa engraçada e que muitos dos frequentadores deste forum vêm o aspecto técnico do render, se está bem "map'ado" se os reflexos são reais, etc... mas se argumentarmos que era efectivamente para mostrar ao cliente, como PRODUTO FINAL no sentido de organização de espaço e afins, já constestável por parte da pessoa que fez o render ter colocado "mariquices" por é supostamente para iludir ou inebriar o cliente?! não se iludam, a obra já estava paga!!! tratava-se de uns ajustes aqui e ali e como qualquer bom profissional, gosta de se aplicar no que faz...apenas!!!

Link to comment
Share on other sites

f_4. Antes de postar este comentário tive o cuidado de analisar o eu perfil a fim de verificar o seu grau acadêmico ou profissional, o que não foi possível aceder, de modo que desconheço a sua formação (...)

No entanto, o que quero dizer é que é preciso limitar o campo de actuação da linguagem da arquitectura, sendo que para isso, é preciso reflectir sobre aquilo que a define por princípio, pelo seu principal meio de expressão.
O que me refiro na verdade é a linguagem da arquitectura, portanto, que deve ser sempre sintética, devendo os aspectos formais sempre ser deixados de parte, porque do ponto de vista da linguagem, são considerados não um fim, mas um instrumento, adulterando o espaço e até mesmo a forma arquitectónica.

De facto é notória a existência de diversas lacunas nos arquitectos e estudantes de arquitectura (não sei se é o caso). E uma das lacunas mais evidentes situa-se ao nível do domínio artístico, que deviam ser uma área forte na formação do arquitecto.
Link to comment
Share on other sites

Luis Lopes: Tens de me dizer em que atelier aceitam imagens simples e maquetas com pouca qualidade com essa simples funcao de mostrar o basico. Concordo com o que referiu mas a realidade nao eh bem essa. Os arquitectos pretendem o maximo de realismo para seduzir os clientes. Eh que a arquitectura nos dias de hoje para quem nao tem conhecimentos passa tambem pela arte de seduzir o cliente. O arquitecto alem de ser arquitecto tambem faz marketing e publicidade... tambem seduz. Penso eu... :foto:

Link to comment
Share on other sites

axei lindo o texto, sinceramente que achei!!! mesmo assim não consigo entender o amago da questão: esta "sala" de exposição trata-se de exposição livre!!!! LIVRE! quando exponho, não quero que me venham colocar questões face às decisões do arquitecto projectista, nomeadamente os balcões, os rodapés seja lá o que for...exponho para ter um feedback face à técnica de render! quem usa maketas, renders, desenhos, são opções e como tal acho que não deve ser posto em causa, porque faz parte da capacidade de cada um se exprimir. é limitador e castrador equacionar que pode ser prejudicial usar renders pois a expressão arquitectónica pode ser posta em causa, sendo que deste modo se está a negligenciar o tempo em que vivemos!!! é questionável o nível da qualidade dos grandes gabinetes de arquitectura europeus, mas o que seria a compreenssão do estádio nacional de pequim, sem o recurso a renders?! (atenção que não tou a tentar comparar esta cozinha com o estádio, não sou tão pretencioso =P ) axo que não tem mal recorrer, é uma ferramenta nada mais, o prórpio siza no livro " retratos de siza" diz que é por ventura útil recorrer a essa ferramenta e reparem estmos a falar do siza... e se se fala de vender, o que axo k é treta, vejamos as croquis e vejamos as que têm renders no seu contéudo e as que têm esquissos de obras ainda não concluidas e vejamos se se trata de verder, pois uma vez mais, um cliente ao dirigir-se a um escritório exige e discute, não se vai acanhar com ideias de marketing de um qualquer arquitecto...só gostaria que não houvesse um certo pudor face a uma ferramenta...obrigado

Link to comment
Share on other sites

Os renders são um mal necessário, até o Siza se rendeu a apresentação em 3d, mas com alguns cuidados, que era de esperar do mestre. Sem dúvida que um 3d é uma mais valia na apresentação de um projecto, mas a procura desenfreada da reprodução da realidade, desvia-nos das questões pertinentes ao acto de projectar. Mas isso não é nada que já não foi discutido aqui no forum. f_4 , Se o arquitecto utiliza os renders para elucidar o projecto, devia reparar que o frigorífico esta embutido numa parede de alvenaria. É essa a intenção? ou falta representar os moveis onde sera embutido o frigorifico? Talves tivessmos todos a reparar tanto na qualidade da luz que não vimos esse detalhe.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Michaeloureiro pelo seu comentário. De facto, seria ingénuo aferrar-se ao 3d, porque a sua relação com a produção arquitectónica nunca é óbvia.
Estou convencido de que a proliferação da imagem na arquitectura está simplesmente ocultando a leviandade das obras de muitos arquitectos, e a distância remota que separa insuperavelmente o olhar de tais arquitectos sobre as questões verdadeiramente reais das que teria que se ocupar a arquitectura.
Ademais, em minha opinião, as escolas de arquitectura estão incitando a produzir “teorias” excessivamente cínicas a respeito da arquitectura. E isso parece-me verdadeiramente perigoso, porque a imagem pode simplesmente resultar num mero gesto de moda. (...)
Link to comment
Share on other sites

era mais gostoso para os utilizadores do forum verem a planta?!?! verem o projecto de execuçao?!?!parece k tamos a falar para meninos que so reparam nas imagens e nada mais!!! existe pormenorização e de certeza que tudo que os carissimos participantes põem em questão foi tudo equacionado por arquitecto projectista!!! engraçado que eu ja vi neste forum renders de instalações sanitarias com peças fora de escala e nenhum comentário... o problema e dar atenção a pessoas que apenas pensam ao invés de responderem às técnicas do render... deviam de criar um forum só para a discução deste tema que tantos incaram como sendo fundamental, pois deste modo desmotiva à pseudo-"LIVRE" exposição...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.