Jump to content
Arquitectura.pt


[concurso águas do porto] 'plataformas urbanas' - BIC


asimplemind

Recommended Posts

BIC . Filipe Araújo + João Sousa


'Plataformas Urbanas' - Bonfim (Menção Honrosa)

Seguindo as politicas de requalificação do espaço público da cidade do Porto, a nossa proposta assenta na criação de 3600 m2 de área pública destinada a enriquecer esta vasta operação, em conjunto com 1720m2 de espaço destinado a uso educacional e de produção cultural. Estas áreas têm como objectivo colmatar uma carência da zona do Bonfim em espaços tratados que permitam que a camada mais nova da população se possa entreter ao ar livre apoiadas por diversas actividades.

A dificuldade encontrada por falta de terreno livre disponível foi ultrapassada observando-se a quantidade de área útil desimpedida nas coberturas dos reservatórios de água. Assim, partindo de uma análise do ambiente urbano, a proposta visa devolver à cidade uma maior diversidade de espaços públicos apoiados numa proposta programática que se enquadra nos limites dos edifícios existentes.

Formalmente a ideia consiste em adequar uma enorme plataforma que se modela de modo a possibilitar o pleno uso funcional nos acessos técnicos (através de alçapões a partir da estrutura projectada) e permitir uma constante ventilação natural do reservatório, albergando um grande e rentável programa urbano: campo de jogos, um bar de apoio, anfiteatros, campo de basquetebol de rua, circuitos de bicicleta e de corrida, cinema e concertos ao ar livre... Por outro lado, os reservatórios cilíndricos servem de base para a criação de 3 plataformas com dois programas: espaços multifuncionais de produção e uma biblioteca e salas de estudo. Se esta última é um equipamento que julgamos que deveria existir em maior numero pela cidade, patrocinados pelo município, a segunda revela-se um espaço amplo de carácter contemporâneo, flexível a diversas actividades, capaz de gerar receitas pela concessão.

As plataformas construídas a partir de estruturas modulares e desmontáveis permitem ainda uma reutilização dos materiais usados como também não impõem uma condição duradoura à proposta. Partindo dos limites dos edifícios existentes, a proposta tende a intervir ao mínimo possível no contínuo funcionamento das instalações técnicas, construindo-se de forma autónoma, apoiando-se num sistema de pré-fabricação de forma a tornar a sua construção o menos dispendiosa e incómoda possível.

A ideia pretende estabelecer uma relação simbiótica entre três tipos de actividades - educação, produção e reprodução social – com três tipos de programa – biblioteca, espaço multifuncional e o playground, de maneira que seja um ponto de partida para uma revitalização social e económica desta zona oriental da cidade.
São três programas que satisfazem as necessidades da zona onde se implanta, que enchem o vazio urbano provocado pelos enormes depósitos de água e que pelo aluguer dos espaços de produção e de lazer pode trazer benefícios financeiros para as entidades municipais.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Parabens, um belo projecto. Gostei especialmente dos espacos exteriores, o campo de jogos e o circuito de joging. Graficamente, especialmente o segundo painel esta simple mas muito bom, apenas atraves das imagens e diagramas da para perceber o essencial do projecto. Gostei como utilizaram os pontos cor de laranja representando pessoas utilizando os espacos. Para mim faltou so umas imagens para entender melhor a qualidade dos espacos interiores dos reservatorios. Mas no geral gostei bastante, parabens.

Link to comment
Share on other sites

obrigado mark. Na cerimónia dos prémios tomei conhecimento do projecto vencedor e realmente entendo o porquê de nós não termos conseguido chegar. Se por um lado partimos de ideias similares, no caso deste projecto, tentamos desenvolver ao máximo as funções sociais destes equipamentos, garantindo espaços com usos diferenciados e de funções "recicláveis". O projecto vencedor supera-nos claramente na forma como aborda todo o terreno de intervenção e não se limita, como nós, ao desenho de equipamentos em cima dos reservatórios. Para mim foi esse o aspecto que mais falhou na nossa proposta porque simplesmente não tivemos tempo de a desenvolver. Esta proposta foi feita com um espaço de tempo extremamente reduzido e por isso mesmo recorremos maioritariamente a esquemas e a formas de comunicação visual simples e directas. As imagens poderiam estar bastante melhores, mas tivemos de aproveitar ao máximo o tempo para desenvolver os pontos fortes do projecto. E penso que deu resultado.

Link to comment
Share on other sites

acho que esta um bom projecto, claro que sempre podemos desenvolver melhor as ideias acho que isso e sempre uma constante para quem anda nisto de um modo serio. Na cerimonia houve alguem a apontar o dedo a organizacao do concurso ou foi tudo politicamente correcto? Tou no estrangeiro entao nao pude ir a cerimonia senao tinha dado um salto ao Porto nem que fosse so para ver os restantes projectos. Ja agora que achaste dos vencedores do amial?

Link to comment
Share on other sites

Sim a organização cordialmente pediu desculpas pelo atraso que isto levou, mas todo o ambiente foi de respeito tanto da organização para com os concorrentes e vice-versa. É claro que no meio disto tudo, os resultados do concurso foram bastante bons e esperemos que tenha boas repercussões com a edição do livro e a implementação de alguns dos projectos vencedores. Só mesmo a organização deixou muito a desejar e isso ficou expresso na cerimónia. Quanto aos vencedores do amial, o primeiro que apresentou a proposta a meu ver acabei por não entender realmente o valor da mesma pois tinha alguma falta de comunicação nos elementos gráficos. No entanto a ideia era pertinente. O segundo que apresentou tinha um programa bastante mais complexo e achei interessante o facto de trabalharem a base do depósito. No geral pareceu-me uma proposta bastante consistente e exequível. p.s. vi lá o teu painel na exposição. Estão todos os projectos expostos e será lançado um livro com todos os projectos também.

Link to comment
Share on other sites

esperemos que o livro nao demore tanto tempo a sair. sabes ate quando a esposicao vai estar? vou a Portugal em Agosto e ate dava um salto ao norte para ver a exposicao e dar uma vista de olhos a uns edificios que tenho debaixo de olho.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.