Jump to content
Arquitectura.pt

Moscovo, Russia | Cave de Templo Religioso - Baptistério | Zinaida Batrakova

Recommended Posts

Só para arquitectos interessados em arquitectura religiosa, os outros me desculpem, mas não percam tempo a ler estas divagações. :nerd:

Sou arquitecta Russa e acontece que agora vivo em Portugal permanentemente ;) e como tal tenho visitado muitos monumentos e museus e tenho-me interessado muito principalmente por templos religiosos já que trabalhei durante muitos anos em Moscovo numa firma especializada em "templos religiosos ortodoxos em estilo clássico" com projectos elaborados por toda a Rússia.

Em Portugal, exceptuando-se os templos, (refiro-me principalmente às igrejas) mais antigas e clássicas, todas as outras foram desenhadas num estilo simplista, de linhas direitas, quadrangulares e denotando um acentuado visual mais parecido como um grande armazém ou caixote em betão encimadas com uns sinos em bronze na torre. :icon13:

Entrando no seu interior, vê-se um espaço amplo mas sombrio, sem cor, sem imaginação e muitas vezes nem sequer pintado, só reboco, e nem sequer o uso de tão belas pedras e mármores que existem abundantemente em Portugal são aplicadas para a respectiva decoração interior ou exterior. :icon13:

Porque será? A igreja em Portugal não tem dinheiro? Ou será que há falta de arquitectos para este tipo de projectos? Ou há falta de ideias?

É claro que uma igreja é considerada a "Casa de Deus" terrena, quer seja pobre quer seja rica mas pelo menos estécticamente não deveria ser uma casa tipo "habitação" e destas que se projectam muito em estilo contemporâneo e se mostram em revistas de arquitectura como sendo o "supra-sumo" da arquitectura e dos ditos "supra e super" arquitectos, só paredes e sem quaisquer conteúdos. :icon13: x( ...Que horror!!! E há quem goste disso e até lhe chame arte! :icon_pistoles:
Quem será então uma Zaha Hadid comparada com tais arquitectos!?

Existe uma grande diferença dos templos clássicos em Portugal, que são esplendorosos, majestosos com muitos detalhes e um interior muito rico comparado com os templos mais contemporâneos que demonstram uma probeza de estilo e decoração.

Tenho estado a pensar porque será? :p;) ...Já que tenho-me apercebido que numa simples vila qualquer existe sempre uma quantidade razoável de crentes participando nas eucaristias semanais (eu sou de religião ortodoxa mas assisto a cerimónias católicas em Portugal sem qualquer problema, assim como o meu marido que é católico assiste na Rússia a missas ortodoxas, porque independentemente de sermos católicos ou não, ambos acreditamos num Deus supremo) ....até noto mais gente a participar nessas missas aqui em Portugal e a ofertarem dinheiro do que no meu próprio país de nascimento aonde existem milhares de templos religiosos, por isso, até estranho que não haja dinheiro para um belo projecto aqui!? :s

Eu digo isso porque nasci na cidade de Vladimir, antiga capital Russa, actualmente faz parte do chamado "Anel Dourado", locais obrigatórios para visita dos turistas, tais e quais como aqui o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Vila de Sintra, etc... :icon14:

Com esta conversa não estou a pôr em causa a crença e religiosidade das pessoas ou se são pobres ou ricas, porque ser pobre não invalida a sua crença nem a sua fé em Deus. Até porque já verifiquei que nas missas as pessoas até pobres ofertam quase sempre algum dinheiro!!! Será que os muito ricos aqui não são religiosos e não ofertam dinheiro para as paróquias, até mesmo para aquelas que estão a cair de velhas nas suas próprias terras natal?

Na Rússia esses quer sejam ricos à custa de um trabalho duro e honesto ou à custa de enriquecerem através de outros meios, não se importam de pagar para estarem associados à construção de um bom templo que mais tarde seja o seu próprio orgulho pessoal.

Embora no meu país também haja muitos pobres, (principalmente agora só nas zonas muito afastadas das grandes cidades), mas os mais afortunados e muitos ricos, quer façam parte ou não da dita "Mafia" ou do "Poder Oligárquico Instituído" têm dado muito ao país participando como mecenas, já que a igreja ortodoxa russa na prática é muito pobre, mas independentemente disso, esses afortunados têm sempre o gosto de participar como mecenas, dentro das suas cidades de nascimento ou de residência e pagam totalmente ou parcialmente templos religiosos de avultado valor, templos estes que mais tarde todos nós como turistas achamos serem belas obras de arte para um qualquer país. Mas aqui não (à excepção tavez dos milhões de visitantes e crentes do Santuário de Fátima que são pequeninos mecenas)!!! :)

Pelas conversa que tenho tido com diversas pessoas, têm-me dito que isso deve-se a Portugal ser um país pobre!? :knockout:

E à 20, 30 e 50 anos atrás? Era mais rico, já que muitos desses templos têm mais ou menos essa idade?

Agora até eu que "por enquanto sou só Russa" (mas dentro de pouco tempo também serei Portuguesa) vejo que Portugal está mesmo muito pobrezinho??? :p

...Está mesmo pobrezinho em todos os aspectos, desde a falta de respeito para com as pessoas, a falta de ética de muitos ateliers de arquitectura (e isto a nível de emprego) para quem no trabalho por vezes dá no duro diáriamente e os faz crescer e dá-lhe o bom nome, assim como a falta de desenvolvimento em muitos sectores de actividade para além de no nosso caso notar-se uma visível estagnação que se sente na maioria dos ateliers de arquitectura. :icon_pistoles:

Eu também já passei por isso na Rússia após a "Perestroika", embora agora ainda existam alguns casos semelhantes mas só com uma grande diferença...é que o país está com um grande desenvolvimento económico desde esse tempo e toda a gente que trabalhe ganha muito dinheiro. :clap:

E ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho dos arquitectos é muito valorizado pelos donos dos ateliers lá :icon14: (eu e os restantes colegas, incluíndo até a moça que confecionava as refeições dentro do atelier viajámos muitas vezes nas férias à conta do patrão) e os ordenados são nas grandes cidades muito elevados, por isso, existem aqui alguns colegas que já fizeram alguns projectos para a Rússia mas através de terceiros países que cobram rios de dinheiro à origem do projecto, como a Holanda, Irlanda e Inglaterra, e outros estão agora a abrir os olhos e a tentar apanhar alguns projectos, porque aqui um arquitecto (empregado, não dono do atelier) ganha uma miséria, já que muitos desses grandes projectos acabam por ser feitos na Europa ocidental, não por falta de capacidades técnicas desses países do leste mas sim por questões de tempo, financeiras e também "mafiosas". :icon_blahblah:

Na firma em que trabalhava sempre tivemos muito trabalho e todos os meses há sempre novos projectos de templos religiosos para serem efectuados em todo o país. :clap:

Junto agora em anexos algumas fotos de um projecto meu de uma decoração interior de uma igreja, na cidade de Odintsovo, nos arredores de Moscovo para vossa análise e comentários, ....ou melhor, não da igreja na totalidade, mas só da cave da igreja, usada só para efectuarem cerimónias de baptismo com dignidade.

Mostro estas fotos dessa decoração interior idealizadas e projectadas totalmente por mim, não por ser o melhor projecto que tenha efectuado nem para mostrar que sou importante :icon_chick: , mas sim para dar algumas ideais do que se faz noutros locais e que também se pode fazer aqui com pouco dinheiro para melhorar os aspectos interiores e exteriores das igrejas ...mais gente se tornaria religiosa se tivesse uma bela igreja na sua vila!!! :):D:D

Em Maio de 2007 este salão da cave encontrava-se ainda todo amplo sem qualquer acabamento. Estas fotos foram tiradas em Outubro de 2007 mas como podem ver ainda faltavam as pituras dos icons ortodoxos junto das paredes laterais e bancos de pedra. Actualmente a igreja já está completamente pronta.

Este trabalho minucioso em relevo e de decoração interior foi todo idealizado e projectado por mim para além da cadeira do padre (tipo cadeira de rei) que não se encontra aqui em fotos e foi efectuado em pedra branca por pessoal escultor da minha anterior firma na Rússia.

Peço desculpa para além de vos ter obrigado a ler todo o texto, que foi traduzido para Português por o meu Português ainda não ser do melhor já que só começei a viver em Portugal em Novembro de 2007 (...mas estou a esforçar-me e estudo de noite para melhorá-lo :) ) e também de ter desviado um pouco a conversa para a situação actual com que passam todos aqueles que procuram um emprego digno e estável (aonde estão eles aqui???) assim como qualquer outra questão sócio-política que abordei. :icon_peace:

Brevemente irei pôr aqui outras fotos de trabalhos noutro tópico, relacionados com templos religiosos efectuados por mim. Também gostaria de quem tenha alguns projectos relacionados com templos religiosos os possa pôr aqui para podermos comentar e ver coisas diferentes do habitual do que é posto aqui.
Quem por qualquer razão desejar contactar-me directamente, poderá fazê-lo para o email que se encontra no site abaixo indicado.

Zina :lovearquitectura:

Poderão ver o meu simples site em:

http://zinaidabatrakova.planetaclix.pt/index.html

.

Zinaida Batrakova, já foi tempo, na época do barroco, em que uma decoração "mais rica" era usada para atrair os crentes incultos, e quero acreditar que hoje não seria isso a levar mais ou menos pessoas à igreja.

Hoje o paradigma da arquitectura é diferente. Como tudo na vida, evoluímos, não por ser melhor ou pior, mas por estarmos numa época diferente.

Lembre-se que o maior exemplo de arquitectura religiosa em Portugal, acabado "à dias", a igreja da santíssima trindade em Fátima, foi totalmente construída com dinheiro das oferendas e não me parece que ela é como é por haver mais ou menos dinheiro disponível... como obra não foi nada barata e ao nível dos acabamentos, mesmo não tendo esse tipo de decoração que tanto parece apreciar, são usados materiais nobres...

Posso dizer-lhe que pessoalmente, prefiro uma igreja românica ou gótica, a uma igreja barroca ou transformada pelo barroco. A sensação transmitida por uma igreja despojada de ornamentos "inúteis", é para mim muito mais profunda e significativa e repare que não sou religioso nem seguidor de qualquer religião ofícial.

É claro que uma igreja é considerada a "Casa de Deus" terrena, quer seja pobre quer seja rica mas pelo menos estécticamente não deveria ser uma casa tipo "habitação" e destas que se projectam muito em estilo contemporâneo e se mostram em revistas de arquitectura como sendo o "supra-sumo" da arquitectura e dos ditos "supra e super" arquitectos, só paredes e sem quaisquer conteúdos. :icon13: x( ...Que horror!!! E há quem goste disso e até lhe chame arte! :icon_pistoles:

Confesso que tremi ao ler este trecho do seu texto... e não compreendo a sua aparente falta de visão enquanto arquitecta, que entre outras coisas vê esse "estilo contemporâneo" apenas e só como um "horror"...

Arquitectura não é só decoração...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

... para ser franco... este tipo de intervenção (estilo "pseudo classico ortodoxo") em arquitectura contemporânea ( idealizada e construida agora) é do meu ponto de vista, completamente errado. Já não se vive assim, já não é preciso construir assim. É através da qualidade espacial, do jogo de sombras, claros/ escuros , texturas, volumes, planos, aberturas e opacidades que se projecta arquitectura. A Arquitectura religiosa é uma disciplina/ especialidade, que deve ter em conta, além do funcionamento eclesiastico, das cerimónias, transmitir sensações/ emoções ao "utente". Não é necessário fazer decorativismo... para isso existe a iconografia religiosa a integrar na arquitectura... a Zinaida vai-me desculpar, mas a atitude parece-me desadequada dos princípios/ pressupostos de intervenção da Arquitectura Ocidental. O trabalho, no entanto parece-me louvavel para eventuais criações de réplicas, cenários ou reconstituições de edificios históricos... critica: O trabalho/ intervenção, apresenta-se como uma colagem de elementos a um espaço/ envelope... uma série de elementos que mobilaram desadequadamente um espaço sem referências.... sem um fio condutor, sem uma ideia, sem um conceito...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Acho que deve continuar a trabalhar desse modo Zinaida, até porque para a Russia e sociedade Russa essa sua concretização me parece contextualizada. Talvez com o passar dos anos, se permanecer em Portugal, perceberà que a sociedade aqui é um pouco diferente. Sobretudo porque o ideal de requinte, opulencia e ostentação que é no meu entender uma caracteristica que, tal como os Russos, também temos acentuada, cada vez mais se orienta no sentido oposto à ornamentação cenogràfica. Isto um século depois de essa discussão ter estado em dia na arquitectura Europeia. Bons Trabalhos Zinaida.

Penso que ninguém aqui quer de alguma forma atacar o trabalho da Zinaida, bem pelo contrário, apenas as premissas em volta da arquitectura portuguesa, como o bitormst disse, são diferentes das russas, e o que acaba por gerar alguma confusão é quando a Zinaida parece querer comparar duas coisas que provavelmente serão incomparáveis, pelo menos nestes termos.

Em primeiro lugar quero agradecer a todos os que neste forum comentaram o meu tópico sobre um “Baptistério” numa “Cave” num templo “Ortodoxo”. :clap:

Em segundo e também em virtude de nao ter possibilidade de comentar ou responder individualmente a cada um de vós, irei aqui fazer alguns comentários e pôr novamente algumas questões relacionadas com o tópico inicial e os consequentes comentários que se seguiram. :icon_blahblah:

Uma das questões postas no tópico inicial era sobre a diferença na riqueza do projecto entre aqueles templos Portugueses antigos e mais clássicos em relação aos actuais num estilo mais simplista e contemporâneo, (exceptuando-se neste caso, e claro, a Igreja da Santíssima Trindade no Santuário de Fátima onde se dispenderam milhões de euros ofertados por milhões de pequenos mecenas e crentes da virgem, e segundo soube, não estão incluídos como mecenas os ditos muito ricos, como na Rússia), aonde se denota alguma probreza quer em estilo arquitectónico quer na sua decoração interior e sobre esse assunto preguntei se isso acontecia por actualmente Portugal estar mesmo pobrezinho. :)

Ora, eu não estava a questionar os estilos utilizados nos templos de diferentes religiões porque esses são todos diferentes, mas sim nos projectos de igrejas católicas contemporâneas Portuguesas, porque de facto algumas foram projectadas ou com muito mau gosto, ou com falta de imaginação dos arquitectos, algumas delas mesmo de mau gosto :vomit1: e assinadas pelos ditos arquitectos “supra sumos” portugueses, projectos estes que nem sequer gostaria de ter perto da minha casa!!! :nervos: ...Mudava de casa concerteza para não ver tais aberrações!!! :wall:

Foram mostradas aqui algumas fotos por um colega da Capela de Notre Dame du Haut em Ronchamp, França, projecto do famoso arquitecto Le Corbusier em 1956 num estilo único e diferente de todos os outros naquela época, mas não é um templo ortodoxo concerteza!!! ...Porque não poderia ser!!!

Eu conheço bem essa capela, e também faz parte de todos os livros de história da arquitectura contemporânea.

http://www.demel.net/fs-ronchamp.htmll

Eu mostrei aqui fotos e desenhos de um “Baptistério” que foi projectado totalmente por mim para um espaço amplo numa “Cave” de uma igreja ortodoxa da actualidade na cidade de Odintsovo na grande região de Moscovo! ...Mas não mostrei a igreja pelo exterior, já que a mesma ainda estava em construção, tapada e com andaimes mas logo que possa colocarei aqui algumas fotos mais. Penso que tenho umas fotos das cúpulas desmanchadas…Irei ver o que tenho e depois colocarei aqui!!!

Mas há uma coisa importante que gostaria de deixar aqui bem claro, é que a igreja católica é mais liberal e premissiva do que a ortodoxa em aceitar projectos arrojados como o exemplo de Ronchamp em França, a Igreja da Santíssima Trindade no Santuário de Fátima ou a catedral em Barcelona de Gaudi.

Quanto muito a igreja ortodoxa poderá aceitar algumas ligeiras diferenças mas tudo dentro de uns certos limites e nada mais.

Para finalizar queria dizer que a igreja é a “Casa de Deus” e embora possam ser todas parecidas, devem também ser únicas e deverão permanecer para as gerações futuras como o “Museu das Almas”, por isso devemos colocar na sua concepçao toda a nossa alma, emoção e riqueza.

Porque será que quando os estrangeiros e turistas nos visitam não visitam alguns prédios muito lindos ou uma igreja qualquer, tal como aquelas que apareceram numas revistas Portuguesas de arquitectura projectadas por ... :s? ...Porquê, em primeiro lugar querem ir logo ver os monumentos mais expressivos da nossa cultura, as verdadeiras obras de arte quer clássicas quer contemporâneas?

O que vamos deixar para os nossos descendentes? ...Prédios, bancos comerciais, centros comerciais, consumismo desenfreado...? :icon_pistoles:

(Traduçao verbal)

É pena que penses assim... nota-se bem como o teu pensamento é bastante fechado.

Igreja do Marco de Canavezes, um ícone da arquitectura religiosa em Portugal e vencedor de prémios de arquitectura:

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

uma obra sublime no tratamento do espaço de culto, sem recurso a elementos figurativos, mas sim simbólicos! Porque o culto é acima de tudo sentido, e não visto. A riqueza espiritual deveria estar sempre à frente de qualquer riqueza material. É este o problema da religião católica. Deixaram que a segunda ultrapassasse a primeira.

No passado a igreja católica usou a riqueza material para chamar os crentes. Talvez por isso hoje em dia esta em crise, por falta de crentes e religiosos, nomeadamente padres. As pessoas agarravam-se à materialidade e aparência de riqueza da religião e quando a evolução do mundo lhes permitiu ter mais do que até aí, quando a sociedade tornou acessíveis outros motivos de atracção (bares, discotecas, cinema, teatro, etc), a igreja não se soube adaptar e continuou com muitos dos dogmas do passado. Basta reparar que em igrejas onde há motivos de interesse diferentes, como música, ou outros, há mais adesão por parte a população. A conclusão é que em relação à igreja católica, particularmente em Portugal, procura-se agora nos novos templos outras formas de atracção, mais espiritual, como deve ser a religião... Zinaida, realmente revela uma mentalidade algo fechada e presa aos conceitos do passado... um pouco como a própria religião...

Um outro excelente exemplo é uma igreja de Le Cobusier, em Firminy, uma obra que esteve abandonada durante anos e que foi concluída em 2006. Esta é uma obra pela qual sinto um particular fascínio. Aos interessados sugiro um estudo mais aprofundado da forma e geometria desta obra.

Conforme prometido na minha última mensagem, junto aqui 3 fotos referentes ao templo que deu origem a este tópico para que todos possam ver o estilo da igreja, aonde na cave, se encontra o baptistério, do qual juntei aqui de início algumas fotos. :icon_blahblah:

Como se pode ver o templo ainda se encontrava em construção em Maio de 2007. Nesta altura já se encontra acabado.

Ora esta mensagem serve só para mostrar como são os tipos de cabeças dos templos usadas hoje em dia...poderão ser de estrutura em madeira para um tamanho médio ou então maioritáriamente as de estrutura metálica para cabeças dos templos de grandes dimensões conforme se pode ver nas 2 fotos.

Neste caso específico pode-se ver que vão ser aplicadas cabeças com estrutura metálica, forradas a fibra de vidro por causa das infiltrações de água e depois revestidas com aquelas pequenas plaquetas de nitrato de titânio que dão aquele embelezamento maravilhoso e dourado à cabeça do templo e resistentes ao longo dos anos às intempéries e corrosão.

Devido à grande envergadura de algumas cabeças, as mesmas vêm em camiões desmanchadas em várias partes para depois serem montadas no local da contrução.

Estas cabeças são executadas em pequenas fábricas especializadas nesse tipo de fabricação.

Quem quiser mais alguma informação sobre este assunto pode contactar-me ou colocar aqui algum comentário!

(Traduзao verbal)

Independentemente daos costumes culturais. Da arquitectura ser contemporânea, ou neste caso um "pastiche", não é de todo isso q está em causa.
Mais uma vez, verifica-se que a cave não parece pertencer a este templo... poderia ser uma cave de um qualquer prédio vulgar, onde se resolveu mobilar ao estilo "clássico".

Para mim é esta a essência fulcral... aqui reside o problema. Um corpo edificado elaborado, bem desenhado (quer se goste ou não) e depois o interior (neste caso a cave) não reflecte a complexidade exterior... é uma "mentira"? será?

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Eu nunca percebi estas reverências pelo passado, se somos filhos (a maioria pelo menos) do século: XX, porque razão continuar a propagar um estilo que é apenas curial de uma época, onde havia profundas clivagens entre indivíduos (sociedade senhoril) e uma influência preponderante da religião. As pessoas tem que perder as certezas, perceber que tudo só tem significado em determinadas circunstâncias/contexto/época. Se são exercícios de restauro/preservação, é de louvar, se for outra coisa, então é uma profunda mediocridade, um anacronismo barroco, uma excentricidade, ponto final.

Atendendo à universalidade da arquitectura e à rapidez com que esta ultrapassa o tempo, fico admirado pela forma como alguns profissionais ainda a veêm... Le Corbusier, Alvaar Alto, Tadao Ando, Saarinen, Louis Kahn, ... entre muitos outros, dizem-lhe alguma coisa ?? Algumas soluções de programas religiosos quase com 100 anos de idade,... em que arquitectos é que se apoiou a sua formação ?? Não sou lá grande praticante mas sempre entendi a igreja como um local de culto, não uma feira de vaidades !!!

Zinaida:) esta igreja que tirei do teu site esta muito boa e penso que revela bastante da plasticidade das igrejas ortodoxas:), no entanto...
Imagem colocada:icon14:
Na minha opinião de aluno de 3º ano (mal feito) penso que os materiais devem ser aproveitados ao máximo nas suas potencialidades plasticas, principalmente quando se trata de edificios colectivos com a importancia de uma igreja. Como utilizas fibra de vidro e titanio, porque não fazer (ou procurar fazer) uma igreja que possua a plasticidade de um guggenheim? Ou um novo genero de plasticidade que explore todas as potencialidades desses materiais? Tal como Le Corbusier fez com o betão armado. Quem desenhou as fantasticas igrejas ortodoxas "classicas" estava a fazer a mesma coisa com a madeira e a pedra, como forma de honrar a sua religião.
Compreendo que os regulamentos da igreja ortodoxa não deixem muita margem para a procura de uma nova plasticidade/linguagem, A igreja catolica também rejeitou durante muito tempo as potencialidades que os novos materiais trouxeram a arquitectura, no entanto procura agora nas linguagens contemporaneas uma forma de restabelecer os laços perdidos com a comunidade.
Deixo aqui duas propostas para uma igreja em Roma construida pelo Vaticano para as comemorações do milénio.

Richard Meier (A proposta vencedora)
Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Peter eisenman
Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Aproveito o tema do topico para perguntar como se pratica numa igreja ortodoxa os diversos rituais religiosos (missas, batizados...) e a organização espacial dessas igrejas. Boa sorte em Portugal :)

Sugeria ah nossa arquitecta russa que leia este livro. ARQUITECTURA PORTUGUESA CHA (A)KUBLER, GEORGE 25,52€ Eu penso que compreendo as questoes da Zinaida. Penso que nao vale a pena criticar o facto dos russos ortodoxos pensarem em construir as igrejas sempre da mesma forma historicista e decorativista esquecendo as novas tecnologias. Como ela referiu a Igreja Ortodoxa nao permite uma arquitectura arrojada para os templos ortodoxos. Por isso eh que a Igreja Ortodoxa eh ortodoxa. Por serem muito conservadores. As Igrejas tem que ter aquela forma, aqueles detalhes e aquela riqueza agora decorativista. Sao como os templos japoneses. Os templos sao sempre os mesmos. Imaginar um templo xintoista com arquitectura contemporanea eh quase impossivel. Digo quase por que nao tenho a certeza. O problema aqui serah o facto da Zinaida estar a criticar os arquitectos portugueses pela logica dogmatica da Igreja dele. Ai eu acho errado da parte dela. Essa parte de tentar convencer os outros pelos dogmas morfologicos e decorativos nao leva a lado nenhum. E revela alguma ignorancia na arquitecta. O Siza nao eh o unico arquitecto que faz igrejas em Portugal. Aquela de Marco Canavezes ganhou o premio de melhor arquitectura iberica no mesmo ano do Museu de Bilbao... mas como referi anteriormente existem outras igrejas. A Igreja da Portela de Sacavem desenhada por Luiz Cunha. E quando refere as igrejas portuguesas parecerem com barracoes revela no entanto alguma ignorancia. Existem em Portugal igrejas riquissimas. Elas por fora parecem pobre mas por dentro sao riquissimas. Sugeria que a arquitecta fosse ver a Igreja de Constanca na qual parece um barracao mas por dentro eh muito bela pois toda ela eh feita em talha dourada. Vah ver a Catedral de Evora, vah ver a Igreja de Santa Conceicao em Tomar, um tratado de arquitectura renascentista, vah ver a Igreja que estah no Convento de Tomar, vah ver a Capela de Santo Amaro, cujo interior eh revestido a azulejo... sugeria que a visse apartir da escadaria de santo amaro. Sugeria que fosse ver as igrejas que existem no Norte de Portugal. Que fosse visitar as Igrejas no Sul de Portugal, no alentejo... E que lesse o livro de George Kubler sobre a Arquitectura Cha. Ela pode parecer pobre mas eh muito rica. Mesmo Kenneth Frampton ... consideou a Ermida de Janas uma obra prima da Arquitectura Mundial. Fica em Sintra vah ver...

Deixo aqui uma imagem do interior riquíssimo da capela de Santa Clara no Porto, inserida dentro de um Convento e que praticamente ninguém lá vai porque não é visível de lado nenhum (tal como a capela Sistina) Esta é única! e em lado nenhum do mundo se encontra este trabalho de talha que temos em Portugal.

Existe um livro de imagens, coisa heretica para os arquitectos, com um nome estilo continente que revela as Igrejas Mais Belas de Portugal. E revela igrejas belissimas. Lembro-me de uma cujo interior era revestido de azulejo azul.

IGREJAS EM PORTUGAL

http-~~-//web.rcts.pt/~pr1012/IgrejaSFrancisco.jpg

Igreja de S Francisco

Igreja e Torre dos Clerigos - http://amen34.no.sapo.pt/albumdaigrejadosclerigos/index2.html

Quanto à questão da talha dourada, realmente de uma riqueza enorme em muitos casos, é importante referir que foi fruto de uma época em que Portugal era rico, com o ouro vindo do Brasil, e que numa boa parte dos casos foi usada como complemento a igrejas de épocas anteriores, numa tentativa de as tornar mais atractivas para a população.

• 3 weeks later...

Caros colegas,

Na impossibilidade de responder individualmente a cada um dos comentários, farei uma breve análise ao que aqui entretanto foi colocado.

Conforme afirmei no início do tópico, este projecto é de um "baptistério ortodoxo" projectado para uma "CAVE" de uma igreja nova na cidade de Odintsovo na grande região de Moscovo.

Esta nova igreja tem a particularidade de ter sido projectada por diferentes ateliers especializados em templos religiosos.

Ao nosso atelier coube a execução do projecto "SÓ" para a cave do qual fui eu a idealizar e projectar toda a decoração interior. Tendo a construção da igreja e do andar superior sido adjudicado a outros ateliers.

O estilo teve que ser "Ortodoxo" porque não nos é possivel fazer aprovar um novo templo ou uma decoração interior sem que a mesma seja passada pelos departamentos religiosos que controlam as construções ou reabilitações, e eles nesses aspectos são mesmo ortodoxos!!! :)

Em relação ao comentário do ainda estudante "TATLIN" acho-o bastante interessante e sábio para um simples estudante e quero dizer que tambem gosto do estilo daquela igreja contemporânea cristã do Richard Meier!!! :icon14:

Embora na foto ainda não se vejam os equipamentos religiosos habituais ao culto cristão, talvez por a foto ter sido tirada após à construção, parece-me muito bem cosntruida com uma ideia de luminosidade aliada a uma estética simplista mas modernista "MAS" nada comparada com o que escrevi no tópico relacionado com as ditas igrejas que parecem mais uns "caixotes" contemporâneos e executadas pelos "famosos" arquitectos Portugueses!!! :nerd:

Em relação aquela igreja da Portela de Sacavém a mim não me parece nada do tipo "caixote" já que esta igreja de Odintsovo usa também exteriormente um estilo de tijoleira idêntico.

Eu sempre me referi ao "porquê" desses estilos muito pobres na arquitectura Portuguesa contemporânea e se era por falta de dinheiro ou mau gosto!!!....e nunca aos estilos aqui apresentados em fotos pelos colegas "JVS e ASIMPLEMIND"...pois essas igrejas eu também gosto muito, mas afinal também são clássicas :clap:....Com uma igreja dessas perto da minha casa, iria lá rezar todos os dias!!! ;)

Já que viram o "depois" da construção do interior e conforme prometido anteriormente, junto aqui algumas fotos do "antes" da decoração dessa cave:

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Agora estas fotos que se seguem são já da fase de montagem dos equipamentos religiosos esculpidos manualmente em pedra branca pelo nosso departamento de esculturas agregado ao atelier de arquitectura:

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Poderão ver os meus sites em:

http://www.zinaidabatrakova.fw380.com

(Tradução verbal)

Embora na foto ainda não se vejam os equipamentos religiosos habituais ao culto cristão, talvez por a foto ter sido tirada após à construção, parece-me muito bem cosntruida com uma ideia de luminosidade aliada a uma estética simplista mas modernista "MAS" nada comparada com o que escrevi no tópico relacionado com as ditas igrejas que parecem mais uns "caixotes" contemporâneos e executadas pelos "famosos" arquitectos Portugueses!!! :nerd:

Em relação aquela igreja da Portela de Sacavém a mim não me parece nada do tipo "caixote" já que esta igreja de Odintsovo usa também exteriormente um estilo de tijoleira idêntico.

Eu sempre me referi ao "porquê" desses estilos muito pobres na arquitectura Portuguesa contemporânea e se era por falta de dinheiro ou mau gosto!!!....e nunca aos estilos aqui apresentados em fotos pelos colegas "JVS e ASIMPLEMIND"...pois essas igrejas eu também gosto muito, mas afinal também são clássicas :clap:....Com uma igreja dessas perto da minha casa, iria lá rezar todos os dias!!! :)

Mas porque é que se continua a insistir no mesmo?... será porque por ser diferente daquilo a que a Zinaida está habituada é necessariamente "por falta de dinheiro ou mau gosto"?...

Esse "estilo ortodoxo" nos nossos dias não me diz muito, mas sei reconhecer o valor do trabalho empregue e essencialmente a relação formal com os poderes da igreja, com a provável necessidade de se manter uma tradição, uma imagem...

Será que se se pegasse num desses "caixotes" portugueses e se lá colocasse uma quantidade desses artefactos "ortodoxos", as igrejas seriam mais interessantes do que actualmente?... temos de saber ver a arquitectura em relação ao tempo/cultura em que nos encontramos...

Não percebo porque é que a nossa colega Zinaida se insurge contra a arquitectura religiosa portuguesa... para mim não é melhor nem pior do que a russa "ortodoxa", apenas é diferente, com motivações diferentes, com objectivos diferentes, com concretizações diferentes... simplesmente diferente...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.