Jump to content
Arquitectura.pt


Lusíada - Primeiro Ano...


Sitowo

Recommended Posts

tenho as minhas razões para não gostar...quando entrei tinha altas expectativas desta faculdade, já tenho algumas noções da área, estudei na Escola Artística e Profissional Árvore, onde conclui o curso de desenhador projectista com nota de pap de 20 valores, e tive bons professores que nos ensinaram muito e bem.
Talvez a culpa disto tudo até seja minha, por ter criado demasiadas expectativas, mas penso que acima de tudo as notas são o elemento que me deixam mais indignado.
Não sei o que achas disto tudo peter, mas dá a tua opinião.
Obrigado
Cumprimentos


Ora bem, vou-me estrear aqui neste fórum com uma resposta a esta caro compinxa.
Eu fiz o secundario na EAPA tambem, de 2001 a 2004, muito provavelmente entraste quando eu acabei. O que venho aqui dizer é que realmente tivemos la excelentes professores como o arq. Rui Canela...Miguel Tomé...Marco Paz...Ricardo Pereira...etc etc, mas estávamos fortemente virados para a produção em massa de trabalho, orientado por alguém, arq/eng/, não interessa.
Tambem tive 20 na PAP, com o Nelson Bertini no juri, e todas aquelas pessoas que formalmente marcam presença, que no final da minha apresentaçao frisou que era bom para toda a gente que neste ramo de actividade arq/eng/cons todos soubessem ocupar o seu devido lugar como é tradição naquela escola.
O próprio arq. Canela quando perguntava o que queríamos fazer no final do curso, dava todos os alertas e mais alguns sobre as ilusões que poderíamos ter em relação a arquitectura e ao curso de arquitectura.
Não podes passar de uma realidade para outra sem perceberes o que muda. O curso de arquitectura não é um mero upgrade de desenhador projectista. A única coisa que se pode aproveitar de um curso para o outro, alem das capacidade e produção é talvez a gestão do stress e de pânico, de resto tens que ter noção da realidade e baixar o ego.
Entrei pra Lusiada do Porto em 2004 e pronto agora até ao 4ano, já tive maus...péssimos...bons e geniais professores.
Como o arq. Canela dizia, "a vantagem que vocês levam daqui é o método"...
pensa nisto :icon_pistoles:
Link to comment
Share on other sites

Defacto o 1º ano tornou-se um ano de luxo ... simplesmente pq tem o melhor professor. O professor Rapagão tem um discurso descomplexado dos tiques dos demais arquitectos como o Ricardo Araujo Pereira facilmente retratou : "Falam ,falam, mas não dizem nada". Depois a generosidade e humildade com que partilha os conhecimentos que tem, transforma radicalmente a arquitectura cinzenta na arquitectura que toda a gente idealiza. No fundo o 1º ano tornou-se num ano perfeito para quem gosta e acaba de entrar no mundo da arquitectura, mas não se iludam, pq o ano passa rápido e com a chegada do 2º ano o sonho transforma-se em pesadelo.

Link to comment
Share on other sites

nao se trata de ter um ego maior ou menor, nao ando com o espirito que sei e que faço mais que os outros. O arq. canela lopes dizia isso e colocava essas questões a quem estava no ultimo ano e enquanto coordenador, no meu ultimo ano, infelizmente não tivemos essas conversas porque já não era coordenador. no que se trata de pensar que os 315€ são sinonimo de notas altas, não é o que eu penso, mas sim se pagamos 315€ devemos ter um ensino de qualidade, não é verdade? e como disse a nossa amiga margarida, só temos 3 ou 4 professores bons mais o prof. Rapagão. Percebem agora? Quando existe bom ambiente com os professores tudo acontece de modo agradavel.

Link to comment
Share on other sites

todavia o bom ambiente também pode ser conseguido com professores bons (quando depois tens os 4 ou 5 excelentes), com professores razoáveis....acho incrível tirares todas essas conclusões estando ainda só no 1º ano. deves ter levado um choque terrível, muita chapadinha de luva branca... como diria um professor meu (e que poderá vir a ser teu quem sabe!) "bem-vindo à arquitectura!"

já agora, porque é que se está a discutir este assunto em dois tópicos diferentes??

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

este topico é bastante interessante, eu estou na lusiada de famalicao no 3º ano e quando entrei la para o primeiro ano tinha muita gente na minha turma com altas medias que pensavam que so por serem marroes e terem boas notas o curso tava feito, a verdade é que estando no 3º ano nem metade das pessoas cá chegaram e as que chegaram muitas ainda ficaram este ano pelo caminho (espero que eu nao seja uma delas :) ). eu tambem tirei o curso de desenhador projectista numa escola profissional em barcelos que em pouco me ajudou, a nao nas partes de tecnologias digitais e leitura de projectos. o que me ajudou realmente foi trabalhar 2 ano no ramo e começar a ter uma pequenissima ideia do que é a arquitectura.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.