Jump to content
Arquitectura.pt


Arquitectura : Para quem se direcciona este curso?


rchl6

Recommended Posts

Estou a pensar em seguir Arquitectura na FAUP no Porto, mas ainda estou um pouco esitante.. Em relação ao curso de Medicina, qual dos dois pensam que será mais puxado? Também nao tive desenho (arte) no 12° e acho que nao sou muito dotada para isso, apesar de nao desgostar. O desenhar tem muito peso no curso? Ouu nem por isso? (sei que ha uma cadeira no 1° ano, mas para quem nunca teve desenho, é possivel acompanhar a aula?)

Link to comment
Share on other sites

RCHL6, antes de mais sê bem vinda.

Podes utilizar a ferramenta de pesquisa, porque esse assunto já foi aqui mais do que uma vez debatido.

Estando a especular, pelo que escreveste vejo-te como uma pessoa com notas altas, a quem a sociedade parece continuar a impor a ida para um curso com uma média de acesso alta.

Como decerto sabes, arquitectura e medicina são duas coisas completamente diferentes. Certamente por nunca ter passado por isso, não percebo como é que alguém pode equacionar a ida para um dos dois, porque à partida a decisão devia estar tomada, e a decisão deve recair nas amptidões e desejos do aluno e não no que a sociedade continua a impôr...

Se tiveres uma média alta, parabéns, porque ao contrário de muitos, podes-te dar ao luxo de "escolher" de entre grande parte/todas das possibilidades, aquela que mais te agrada, aquela que te diz mais.

O meu humilde conselho, de alguém que já passou pelo curso de arquitectura, é que se realmente gostas de arquitectura e te imaginas a fazer arquitectura, não tenhas dúvidas e segue em frente, se é a sociedade a impôr-te isso, esquece, porque se arquitecto não é tão fácil como parece, não é apenas desenhar umas coisas bonitas, etc... da mesma forma falo de medicina, porque se te sentires incomodada com, por exemplo, sangue, nem sequer devias ponderar isso, mas se isso não te afecta e te imaginas como tal, força...

No fundo o que quero dizer é que não é só o desenho que faz o arquitecto, mas também é, as dificuldades do curso variam muito de pessoa para pessoa, etc... se te imaginas a fazer umas noitadas em frente ao estirador/monitor enquanto os teus colegas vão se divertir, se te imaginas a ir a qualquer lado e passar o tempo a pensar na "arquitectura" desse espaço, se te imaginas a correr o risco de fazer o estágio de graça, se te imaginas a correr o risco de trabalhar como "macaco de CAD", se te imaginas a correr o risco de ganhar muito menos do que essa mesma sociedade acha que o arquitecto ganha, se te imaginas com dificuldades para arranjar trabalho, se te imaginas nas obras no meio da lama, no fundo se te imaginas como arquitecta, força...

...mas se não te imaginas assim, se não te imaginas médica e o que realmente gostas é de outra coisa, segue esse desejo porque acredita que vais ser muito mais feliz do que viver contrariada...

Vou-te indicar alguns tópicos à pressa para leres:
"Arquitectura é prazer e inferno" - Álvaro Siza Vieira
Temos um arquitecto por 580 habitantes
[Curiosidade] Qual é a parte mais chata na Arquitectura?
Importância de desenho e geometria descritiva em arquitectura
[Ajuda] Curso de arquitectura caro e cansativo??
Arquitectura ainda vale a pena?!
Um pouco preocupado !

Podes procurar por mais conversas :) e boa sorte...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Ok. Quero desde ja agradecer as respostas e a dedicação. Depois queria esclarecer que nao estou minimamente interessada no curso de medicina, so perguntei se era puxado em relacao ao de arquitectura porque si que o de medicina é mesmo muuuito puxado e assim servia-me como termo de comparacao :) Quanto à escolha do curso... Eu nunca soube muito bem o que queria e foi por isso que escolhi a area de ciencias ( como os meus pais e o meu irmao fizeram ) mas a realidade é que me tenho vindo a desinteressar, apesar de não desgostar. Mas o que eu queria era poder seguir um curso no qual eu sentisse que era mesmo isso que eu queria, até para dp ter motivação suficente p superar os momentos mais dificeis sem desistir. Quero fazer algo que eu goste e me dê prazer. Assim, muito por acaso, há duas ou tres semanas fui ao site da dgmes ler sobre cursos e, nao sei porquê, sem nunca antes me ter interessado interessei-me bastante por arquitectura, mesmo. E penso que o a arquitectura se enquadra muito bem no estilo de vida que eu queria ter mais tarde. Depois estive a pesquisar e tal... até encontrar este site :s (muito bom forum, ja agr) Eu nunca tive arte/desenho a serio e a unica cadeira que tenho p ingressar no curso é mesmo Matematica. (nao desenho la muito bem) Tambem nunca antes me tinha posto a pensar na estetica ou na arquitectura dos espaços onde me encontro... Apesar de agora prestar bastante atenção a isso :p. Estive tb a ver a cadeiras do 1o ano e pareceram-me muito interessantes :) É por estas razões que tenho dúvidas acerca da escolha do curso. PS : li todos os " se tu ... " e acho que tens razão. ja agora, obgd pelos links :p ajudaram-me bastante

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente nao sei muito bem responder-te... é simplesmente um feeling :) queria ter uma vida ( economicamente, ... ) estável e poder trabalhar em algo que gostasse, podendo evoluir no meu trabalho. Não queria nada de muito monótono. Acho que o simples facto de poder de criar me captiva bastante :s Apesar de tudo estou consciente que esta poderá ser uma situação 'idílica' (pois para lá chegar é preciso trabalho e empenho), mas é isso que nos move certo? :) Não sei se era esta a resposta que estavas à espera :p

Link to comment
Share on other sites

Também nao tive desenho (arte) no 12° e acho que nao sou muito dotada para isso, apesar de nao desgostar. O desenhar tem muito peso no curso? Ouu nem por isso? (sei que ha uma cadeira no 1° ano, mas para quem nunca teve desenho, é possivel acompanhar a aula?)

O desenho é levado muito a sério na FAUP e vais ter de evoluir imenso. Mas não te preocupes muito com o que sabes agora. Não conheço ninguem que tenha entrado na faculdade a saber desenhar, e com um bom professor desenhar passa a ser a coisa mais natural do mundo.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Medicina e Arquitectura são, do meu ponto de vista, cursos totalmente diferentes, tanto em termos de bases como de formação. Por isso, estás numa situação um pouco fora do vulgar. A minha opinião: o desenho pode não ter muito peso no curso em si, mas é fundamental para um arquitecto saber expressar-se desse modo e como disseste que não és muito dotada para tal, talvez isso não te seja muito favorável, para além de que o desenho é algo que não se aprende de um dia para o outro. Fazes bem em pedir opiniões, mas a verdadeira decisão é tua, por isso, pensa bem no que queres realmente e escolhe em função da tua conclusão.

Link to comment
Share on other sites

situação fora do vulgar? é a situação mais normal que existe. um aluno chega ao final do 12º com média de 19 e candidata-se aos cursos com média mais alta sem saber o que quer fazer da vida. O único aviso que te posso dar é que se entrares em arquitectura a tua vida passa a ser isto. vais respirar arquitectura, vais ver arquitectura em todo o lado, vais conviver com os teus colegas de curso porque a maior parte do pessoal não se envolve tanto no seu respectivo curso, e o pior de tudo é que vais gostar;)

Link to comment
Share on other sites

situação fora do vulgar? é a situação mais normal que existe. um aluno chega ao final do 12º com média de 19 e candidata-se aos cursos com média mais alta sem saber o que quer fazer da vida.
O único aviso que te posso dar é que se entrares em arquitectura a tua vida passa a ser isto. vais respirar arquitectura, vais ver arquitectura em todo o lado, vais conviver com os teus colegas de curso porque a maior parte do pessoal não se envolve tanto no seu respectivo curso, e o pior de tudo é que vais gostar;)


Bem, pode ser normal, mas eu não compreendo como é que um aluno pode estar indeciso entre arquitectura e medicina, sendo dois cursos totalmente diferentes, e ainda por cima nesta altura do campeonato.
Link to comment
Share on other sites

Concordo com o ruiagnelo. Uma coisa é estar indeciso entre Design e Arquitectura (como eu já estive), ou entre Economia e Gestão... sei lá. Mal ou bem são áreas com uma certa relação. Agora entrar num curso só porque se tem média e por isso é aproveitar, não é bem assim. Conheço muito boa gente que acaba o secundário com médias de 18 e 19 e vão para cursos onde as médias são habitualmente baixas (de 11 até!!!), simplesmente porque é o curso que querem. Em analogia, é como ter 200 euros no bolso e ir comprar um MP3... há um que custa só 50 euros e até é o mais giro da loja e o que atrai mais as tuas necessidades, mas como tens 200 euros, vais mas é para o fim da prateleira onde estão os mais caros e possivelmente os que gostas menos! ;) Não sei se o que vou dizer é algum disparate para ti, mas se estás assim tão indecisa, porque não tiras uma ano de reflexão? E pensas realmente no que queres fazer da tua vida! Sim, porque um curso vai definir grande parte da tua vida futuro.

Link to comment
Share on other sites

Bem, pode ser normal, mas eu não compreendo como é que um aluno pode estar indeciso entre arquitectura e medicina, sendo dois cursos totalmente diferentes, e ainda por cima nesta altura do campeonato.


Parece-me que Arquitectura e Medicina têm alguns aspectos que os unem...
antes de mais pelo método: é definido o problema, com meios auxiliares de diagnostico, é feito um diagnóstico e são definidos os tratamentos mais adequados.

Depois há a questão das patologias.

Há os aspectos relacionados com a mecânica do corpo, as estruturas dos ossos do corpo humano, as articulações, a circulação sanguínea, as estruturas celulares e moleculares, são tudo coisas que podem ser transportadas ao nível conceptual para a Arquitectura.

Depois o que o Arquitecto faz é nada mais nada menos que cirurgias, cirurgias "urbanas". Cada intervenção Arquitectónica é também um acto cirurgico.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.