Jump to content
Arquitectura.pt


Lisboa | Complexo Multifuncional Metropolis | CPU Arquitectos


JVS

Recommended Posts

http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/f35621f9.jpg

The new multifunctional complex of around 109,000 m² will be developed on the site of the old Sporting stadium. The concept behind the scheme is to build a city within a city.

During the first phase, called the Interface, four office buildings, with a total of 29.000m2, on either side of the Campo-Grande metro station, will be constructed. There is a bus terminal next to the offices. In the second phase, 68,900 m² of office space, apartments and retail outlets will be built.

The architecture of the second phase, which will be designed by both international and Portuguese architects, will be of a more varied nature. The buildings adjoining the new stadium will be striking, with extensive use of steel and glass.

Architect
T+T Design (Masterplan), Gouda, the Netherlands
CPU-Urbanistas e Arquitectos, Lda, Lisboa, Portugal

Developer
Multi Development Portugal

Programme
First phase - 2008
Office 29,000 m²
Second phase - 2010
Office 37,600 m²
Retail 11,000 m²
Residential 31,300 m²

Parking spaces
3,527

http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/017b480a.jpg
http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/20e4d119.jpg
http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/fe3ea848.jpg
http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/4ebdecf4.jpg
http-~~-//i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/Pelha2/15bd9310.jpg

Uma zona de grande densidade de objectos arquitectonicos que causam alguma confusao nesta zona da cidade.

in http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=20792573#post20792573

Link to comment
Share on other sites

"Obrigado,e eu acho esse projecto muito bom,apesar não ser uma torre ou um arranha-céus." Creio que o intuito não era dizer que se trata de um mau projecto. Apenas dizer que aquilo que é mostrado parece muito confuso. Não tenho dúvidas que houve um pensamento e um debate muito grande, possivelmente até um plano de pormenor para toda esta área e que o projecto resultande não seja bom, mas, volto a dizer que aquilo que se mostra é de uma confusão tamanha. Se tiveres acesso a mais elementos pedia-te para os colocares a fim de entendermos melhor o projecto.

Link to comment
Share on other sites

Realmente não consegue perceber muito pouco pelo que é apresentado. Mas assim à primeira vista, parece realmente uma grande confusão arquitectónica, aliada a um elevado grau de impermeabilização do solo.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

"Obrigado,e eu acho esse projecto muito bom,apesar não ser uma torre ou um arranha-céus."

Creio que o intuito não era dizer que se trata de um mau projecto. Apenas dizer que aquilo que é mostrado parece muito confuso.
Não tenho dúvidas que houve um pensamento e um debate muito grande, possivelmente até um plano de pormenor para toda esta área e que o projecto resultande não seja bom, mas, volto a dizer que aquilo que se mostra é de uma confusão tamanha.
Se tiveres acesso a mais elementos pedia-te para os colocares a fim de entendermos melhor o projecto.


crias imagens,entâo aqui as tens:

O metropolis:


Imagem colocada
Imagem colocada
Imagem colocada
Imagem colocada
Link to comment
Share on other sites

portugese fico asustado com o facto de só veres arranha céus á frente... Normalmente são as construções mais horriveis (para além de não se justificarem em Portugal de maneira alguma) e são raros os casos em que consistem num projecto interessante de arquitectura. Acho de te falta alguma cultura arquitectónica e devias alargar mais os horizontes;) tenta perceber em que sentido os arranha céus trazem virtudes

Link to comment
Share on other sites

portugese fico asustado com o facto de só veres arranha céus á frente... Normalmente são as construções mais horriveis (para além de não se justificarem em Portugal de maneira alguma) e são raros os casos em que consistem num projecto interessante de arquitectura. Acho de te falta alguma cultura arquitectónica e devias alargar mais os horizontes;) tenta perceber em que sentido os arranha céus trazem virtudes


Arranha-céus agora é a arte do XXI séc.e agora som acuase tudos muitos bonitos e em Lisboa pode se justificar,tinham de fazer uma zona de arranha-céus para ser um verdadeiro CBD(Central Business District) em Lisboa com tudo do genero la défense e assim as impresasas importantas e Bancos Seguros ect... vinham para a capital com as suas sede aumentaria a économia de Lisboa e de Portugal seria o polo économico ibérico a frente de Madrid
Link to comment
Share on other sites

Portuguese... desse centralismo de querer levar tdoo que é sede para a capital, todos já ouvimos falar... como já te disse num outro tópico, Portugal nâo é só Lisboa... mas infelizmente parece que há muitos quequerem que assim seja...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Nunca,portugal sera sempre um pais grande não sera sò Lisboa porque eu venho de perto do Porto,mas lisboa é a capital e ao o que eu saiba tambem é a capital économica de Portugal e as capitais économica tem quas sempre um arranha-céus e Lisboa merece

Link to comment
Share on other sites

Sim... estou a ver cidades como Almeirim, Mirandela, ou Santa Maria da Feira a necessitarem urgentemente de um arranha-céus para enfiarem grande parte da sua população lá dentro... lembremo-nos que provavelmente 40% das cidades portuguesas têm menos de 10mil habitantes... Portuguese, não se pode querer um arranha-céus apenas por ser arranha-céus todo bonitinho em vidro, há que pensar em muitas outras coisas, inclusivamente, em quem vai ocupar esse espaço e se esse espaço contruído é realmente necessário para a cidade... repara que Porto e Lisboa, as duas maiores zonas metropolitanas, têm os seus centros históricos quase desertos, com imensos edifícios abandonados, ou sub-aproveitados... quanto a mim, primeiro deve-se começar por aí, pela recuperação e revitalização destes centros... Repara que eu não sou contra a construção em altura, apenas acho que se devem primeiro criar condições para ela existir...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Ok tens razão,desculpa mas eu sou fanatico de arranha-céus,e em todos os pays tem um e em portugal não tem,mas pode ser que com a Portela em Lisboa se ela for vazia,claro,Lisboa poderia ter um espaço unico para arranha-céus,era um terreno vazio sem destruçcãos nem nada era so preparar o terreno e construir.mas se for é so a partir de 2017.:)

Link to comment
Share on other sites

A portela tem muito que se lhe diga... vai ser alvo de uma especulação terrível... resta saber se as autoridades vão ter mãos para segurar estes interesses e realmente fazer algo em prol da cidade... algo que beneficie a qualidade de vida de todos os cidadãos de Lisboa...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

A portela tem muito que se lhe diga... vai ser alvo de uma especulação terrível... resta saber se as autoridades vão ter mãos para segurar estes interesses e realmente fazer algo em prol da cidade... algo que beneficie a qualidade de vida de todos os cidadãos de Lisboa...


O problema é que tem 50% para guardar a portela e 50% para destruir a portela então vai ser muito difficile de fazer alguma coisa,porque se destroem a portel avai manifestaçãos e se guardam a Portela vai tambem ter manifestação,mas diz-me tu crias ter arranha-céus na Portela ou tu nâo crias ter arranha-céus na Portela.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.