Jump to content
Arquitectura.pt


Angola: Novas tecnologias de casas de terra melhoram habitação- Especialistas


Recommended Posts

Angola: novas tecnologias aplicadas na construção casas de terra melhoram habitação- Especialistas

17 de Maio de 2008, 18:29

Braga, 17 Mai (Lusa) - Os investigadores da Universidade do Minho, Said Jalali e Rute Eires, defenderam, hoje, em Braga que "as recentes inovações tecnológicas aplicadas na construção de casas em terra" podem ser aplicadas em Angola, onde não falta matéria-prima adequada.
"A introdução de técnicas inovadoras pode desfazer preconceitos em relação a este tipo de construção e promover a sua utilização no mercado da habitação e construção", afirmaram.
Os dois peritos do Departamento de Engenharia Civil falavam na Conferência intitulada "Angola: Ensino, Investigação e Desenvolvimento (EIDAO 08)" que, hoje, terminou na Universidade do Minho e que, sob a presidência do universitário angolano, Joaquim Macedo, juntou 100 académicos, investigadores, homens de cultura e agentes económicos, sociais e políticos de Portugal, Angola e Brasil.
Said Jalali e Rute Eires lembraram que "Angola é um país com excelentes condições para a utilização da construção em terra, pelo seu clima e pela sua abundante matéria-prima".
Revelaram que "as inovações neste tipo de construção consistem, sobretudo, no desenvolvimento de soluções de estabilização do solo que trazem melhorias significativas em termos de durabilidade, economia, sustentabilidade e estética".
Referiram que "a estabilização do solo é realizada por diversos meios, como por exemplo, pela mistura de terra com outros materiais como o cimento, a cal, pozolanas e cinzas volantes e adições, em pequenas quantidades, de alguns aditivos de origem material".
Com estas especificações - sublinharam - "é possível obter um material de construção mais durável, pelas suas maiores resistências à água, a bactérias e fungos e pela sua maior resistência mecânica".
Tal permite, ainda, "reduzir o tempo de cura do material e obter um aspecto mais adaptado às actuais exigências sociais".
Os dois peritos lembraram que a introdução desta tecnologia pode mudar a percepção desajustada de que o uso da terra na construção "está ligado à pobreza", acentuando que "se estima que metade da população do globo, três biliões de pessoas viva em construções de terra crua, realizadas através de diversas tecnologias".
LM.
Lusa/fim



retirado de
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/817919f3003f17f8c5d2c9.html
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

ola vitor achei esta nota muito interessante e acredito que a utilizaçao da terra como aplicaçao tecnologica na construçao vem um dia a ser encarada de forma natural, pois trata de um elemento que mais abunda no nosso planeta, que ate tem esse nome, Terra.lol:) Encontro-me nesse momento a começar a investigar esse tema para fazer a minha tese de mestrado e tenho verificado, pelo menos via internet, que aqui em Portugal essa tecnologia eh pouco divulgada, ao contrario do que acontece com o Brasil. Esperemos que de futuro se fale mais sobre soluções mais amigas do ambiente. bons projectos. helgacv

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Olá, Tens algum documento por onde me possa guiar para construir uma casa em terra. Tenho visto algumas coisas. mas pouco desenvolvidas. Gostava de construir uma casa para mim em terra, mas desconheço o método construtivo. Agradeço se tiveres pdfs.

Link to comment
Share on other sites

Relativamente a este assunto,e na sequência dos 2 posts a seguir ao do Vitor há na minha opinião que relembrar que Angola não é zona Sísmica, ao contrário de Portugal. Embora tenhamos casos de edificações em terra crua que aguentaram o terramoto de 1755, nomeadamente no Alentejo e Algarve, leia-se aguentaram como não caíram. Relativamente ao post do RP9 posso acrescentar que alguns municípios Alentejanos ainda à 1/2 anos davam incentivos a quem quisesse construir casas em terra crua para habitação própria. A junção de elementos para este tipo de construção não é propriamente novidades, ainda que com materiais mais "naturais", por exemplo a junção de palha ou de diferentes tipos de terra. Em tempos existiam uns workshops para o público em geral desta matéria na Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa com a Prof. Paulina Rodrigues que entretanto se mudou para o Politécnico de Setúbal.

Link to comment
Share on other sites

RP9, Consulta o livro "Arquitectura da Terra em Portugal", editado pela Argumentum que tem comunicações muito boas de índole técnica, histórica e cultural e, tanto quanto me lembro, tembém de preço bastante acessível. Manda-me uma MP com o teu mail que eu far-te-ei enviar documentação complementar em PDF, ainda que estas sejam mais da área da engenharia, vocacionadas, particularmente, para o reforço das resistências sísmicas destas construções.

Link to comment
Share on other sites

Olá Fiquei bastante interessada neste tema, porque estava ainda confusa, em especificar, qual o melhor o tema para a minha tese, na qual esta relacionado com Angola. E nisto, já falei com o meu orientador, achou muito interessante, tecnologia pouco divulgada. Soluções mais amigas do ambiente. :D Agradeço se tiverem informações, pdfs. Obrigada!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 5 months later...
  • 4 months later...

As referências que foram atrás colocadas (livro da Argumentum, sítio do CRATerre) bem como umas visitas ao Baixo Alentejo poderá trazer muitas respostas às vossas questões e dúvidas. Ao viajarem pelo Baixo Alentejo, e até Algarve, se forem com atenção irão ver inúmeros exemplares de construção com terra abandonados e por isso visitáveis. Saiam do carro e visitem-nas.
Já agora deixo-vos esta informação:
Exposition « ma terre première, pour construire demain »
Cité des sciences et de l’industrie, Paris
6 octobre 2009 – 27 juin 2010
www.cite-sciences.fr/francais/ala_cite/expositions/ma-terre-premiere/index.php

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.