Jump to content
Arquitectura.pt


Concurso Dubai


pauloss

Participas neste concurso?  

82 members have voted

  1. 1. Participas neste concurso?

    • Vou participar
      23
    • Não vou participar
      61


Recommended Posts

  • 3 weeks later...

penso que este fenomeno do dubai nao contribui em nada para a arquitectura. O acto de projectar vem sendo reduzido a habilidade de se criar e vender uma boa "imagem" em vez de se centrar num processo riguroso e analitico sobre a manipulacao de espaco. Koolhaas disse recentemente numa entrevista que se nao fosse ele seria outro arquitecto qualquer a projectar outros tantos edificios em Dubai. Eu pessoalmente perferia que ele tivesse utilizado a espressao de Philip Johnson "Architects are like high class whores, we can refuse all the clients we wont but we'll have to accept some every once in a wile"

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Tenho pena é de não ter participado na edição anterior, em Granada, muito mais interessante a nível de programa e com problemas reais de impasses urbanísticos, agora esta edição!!! Com tanto arquitecto a competir pelo projecto mais alto, brilhante e magnificente tenho algumas dificuldades em antever coisa boa a sair do concurso. Hoje em dia o brilho dos renders ultrarealistas ofuscam o trabalho do velho artesão, sábio na manipulação do espaço. Afinal para que serve a arquitectura?

Link to comment
Share on other sites

penso que este fenomeno do dubai nao contribui em nada para a arquitectura

Mark

Existem bons projectos originados pelo fenomeno Dubai basta ver os museus de Gehry, Nouvel e Tadao Ando assim como os projectos para Operas da Zaha Hadid e do Nouvel, o problema a meu ver é que apesar da qualidade dos projectos estes são apresentados tendo em conta apenas o valor de mercadoda assinatua de um determinado arquitecto e há o problema da quantidade sobre a qualidade, como o Nouvel diz quando vai ao Dubai nunca lhe pedem para fazer bom pedem-lhe para fazer grande. No entanto os orçamentos são tão grandes que coisas tecnicamente execuiveis á uns anos mas não em termos economicos estão agora a realizar-se uns a beirinha dos outros o que fica facil para quando for la fazer uma visita.:) Já agora basta lembrar que o Dubai eclipsou a China, nunca mais se falou desta em termos de arquitectura, o que me faz lembrar também uma caracteristica portuguesa que se vê no Dubai que é haver muitos projectos anunciados que não estão a ir para a frente.:tired:


Opera de Jean Nouvel talvez o projecto menos divulgado: e desculpem o tamanha das fotos:p
http-~~-//agentsofurbanism.com/wp-content/uploads/2008/03/dubai-waterfall.gif


http-~~-//img255.imageshack.us/img255/6322/escanear0002ve6.jpg


:lord:
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

mas quem nao for arquitecto nao pode entrar neste concurso... sicneramente nao conheço o concurso, mas acho que xamar barbaridades a estas propostas nao será lá muito correcto, se há dinheiro e condições para as fazer, que as façam, barbaridades é criar se edificios á imagem deste país em sitios sem as mesmas condições, isso é que será uma barbaridade... acho que estes concursos podem representar a maior e mais visivél rampa de lançamento para um arquitecto... tou é mortinho por acabar o curso para ter as competencias necessárias ( espero eu ) para também me poder lançar nestas corridas... agora se uma rquitecto tem as maos mais ou menos limpas, o que interessa é a sua produção arquitectonica respeitar a sua ética profissional em cada caso...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.