Jump to content
Arquitectura.pt


[Duvidas] Representações


Bruno_Rosa

Recommended Posts

Ola amiguinhos Queiram os senhores que percebem disto esclarecer-me das seguintes duvidas de representação: Passeios: os passeios tem de ter alguma atenção especial ? Numa planta de 3º andar por exemplo ainda represento passeios e evolvente ? Terrenos: Se tiver uma planta que a cota no nivel 0 cortar uma porsão de terreno como o represento ? Imaginem um monte de 5 metros e quero uma planta a nivel 2.... :nervos: Esta correcto representar uma planta de diferentes cotas numa so folha. Ta confuso eu vou explicar. Imaginem la outro monte de 3 metros agora, tenhu a planta de uma casinha a cota 0 e outra casinha a cota 2 (sei la, pode ser assim :) ). Posso fazer a planta das duas ao mesmo tempo e, atravez de pontos cotados, representar as duas. É que a casinha de cota 0 tem um plano que corta a outra casinha numa zona sem interesse (ta confuso ?) Não tou em aulas e por isso nao ha ng para me esclarecer isto É um trabalho de 2º Ano Obrigado e desculpem a massada

Link to comment
Share on other sites

vamos ver então s te posso ajudar... por aquilo que até hoje fiz... e que aprendi. por partes: 1. A planta de res do chao (de piso 0) é onde obrigatoriamente se representa a envolvente. esta vai perdendo força, ao nível de expressao em plantas de cotas superiores. Por exemplo numa planta de rés do chão se cortas uma árvore representas o tronco em corte e a copa a tracejado (pk está para cima). numa planta acima já se vê a copa da árvore.(exemplo de representação que poderá ter a sua importância). Por vezes o que se faz tb é a representaçao completa da planta de res do chao e depois da cobertura e as restantes na mesma folha de apresentação. 2. Em principio terás uma planta com curvas de nível, o que te vai permitir veres o que vais cortar, à cota que queres representar. Então representas com uma trama (linhas paralelas, por exemplo) o terreno em corte e o k existir nele (implantado) a tracejado. 3. as plantas por cotas em principio sao escolhidas por ti de forma a representares o que interessa no teu projecto. Uma vez que passes uma cota então representas o que aparece cortado nessa cota. Se por alguma razao passa numa zona sem interesse de uma das casas, então terás que representar outra planta a outra cota para representares o que interessa da outra casa. Espero que te seja util e que tenha explicado bem o que quis dizer. Boa sorte e bom trabalho. :)

Link to comment
Share on other sites

1º Os passeios e arranjos exteriores é como a rach disse. 2º O terreno cortado podes representar com uma trama tipo linhas apertadas, ou uma trama cinza maciça, mas tranparente, para puderes ver linhas que te interessem. Imagina uma cave que não ocupa toda a área de pavimento do r/chão, podes por a trama e representar a tracejado os limites do r/chão. 3º Essa questão do nível do corte das plantas tem muito que se lhe diga no desenho em 3D, porque por exemplo, se fazes o corte a 1,50m do pavimento, podes estar assim a excluir janelas e/ou rasgos que fiquem abaixo e/ou acima dessa cota, pelo que na planta acabas por não perceber se ali há ou não uma entrada de luz sem consultares cortes e alçados. Eu sou da opinião que se deve representar as aberturas nessa mesma planta com cota 1,50m, porque facilita a leitura do desenho e depois, quando pegares em cortes e alçados, vais perceber exactamente a que cota ficam essas aberturas na parede. Pode não ser uma representação 100% real, mas como sempre ouvi dizer, num desenho temos de mostrar o mais possível, e assim evitam-se mais plantas desse mesmo piso a representar todas as aberturas... imaginem a confusão em obra que tantos desenhos gerariam... Da mesma forma se poderá passar em casos de pisos diferentes. Imagina que tens uma habitação com pisos nos 0,00m, 3,00m, 6,00m à frente, e meios pisos atrás 1,50m, 4,50m, 7,50m. Numa representação 100% real, tinham uma planta por cada piso e outra por cada meio piso, mas pode-se dar a volta a isso e através de cotas mostrar mais coisas numa mesma planta (ficam assim 3 em vez de 6 plantas). Da mesma forma poder-se-à passar em construções diferentes.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Quer diser então que posso contornar os planos de corte imposto e atravez de cotas ou pontos cotados mostrar mais coisas que o plano nao seria suposto mostrar ? Este trabalho é deveras complicado (os professores ate dizem que para 2º ano esta muito complexo) , tenho varios edificios em varias cotas. O mais alto tem o r/c a 6 metros de altura do mais baixo, e a representação esta a ser muito complicada. Como o trabalho é grande se tiver boa classificação mostro-o aqui :)

Link to comment
Share on other sites

Claro que não podes entrar em exageros, tipo representares todos os r/c na mesma planta, mas acho que podes fazer algumas "alterações" para facilitar a leitura dos desenhos e a compreensão do projecto... Convém é colocar sempre cotas dos pavimentos (planta e cortes), mesmo que não tenhas de fazer nenhuma destas "manobras". Tenta pôr-te de fora do projecto, olhar para lá e ver como é que consegues compreender melhor os desenhos... PS: Só um aparte, imagina se um gajo tipo Ghery apresenta-se todas as plantas que realmente seriam necessárias nos seus projectos... imagina a quantidade de papel e o trabalho para "juntar" mentalmente tudo... Os cortes são fundamentais na arquitectura, depois há que simplificar todos os desenhos e mostrar o essencial/necessário para a compreensão do projecto. Lembra-te que em obra à o acompanhamento desta, para se resolverem questões que nos desenhos não tenham ficado claras... quantos mais desenhos...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Entao agora surgio outra duvida. Tenho uma planta onde mostra o R/C de 3 edificios diferentes, as suas cotas variam apenas entre 1 a 2 metros pelo que os vou colocar juntos. Agora como faço a distinçao entre eles, nomeadamente em termos de legenda. A legenda da folha é a planta a cota X, e depois, neste caso em concreto, como distingo a residendia, o auditorio e o espaço comercial. Uma setinha a indicar ? :nervos: É que na mesma folha tenho de inciar o andar, o espaço e o edificio, e á escala 1:200 Faço uma tabela ao lado com legenda.... Isto queria era eu ver um projecto como deve de ser .... vocês que ja colocaram trabalhos tem de passar a meter uma ou outra planta que entregaram do trabalho, e largarem os renders :) que isso nao ajuda muito... :icon_pistoles:

Link to comment
Share on other sites

Claro que neste caso não podes chamar à folha "planta à cota X", senão tinha de ser "planta à cota X, Y, Z" :)...

Depois de decidido outro nome (se nesta fase ainda quiseres continuar com a representação desta forma), podes sempre utilizar umas tramas suaves, com cores diferentes, a identificar cada uma das zonas (residência, auditório, espaço comercial), que depois discriminavas em legenda...

É que na mesma folha tenho de inciar o andar, o espaço e o edificio, e á escala 1:200
Faço uma tabela ao lado com legenda....


Esta parte não percebi...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.