Jump to content
Arquitectura.pt


Duvida sobre Arquitectura


Aftermath

Recommended Posts

Olá a todos. Tenho uma grande duvida a respeito à arquitectura. Será que me podem dizer o nome do curso que tem como objectivo fazer a modelação 3D de projectos arquitecturais? O que quero dizer é que, se existe um trabalho especifico só em criacao de grafismos para um projecto de arquitectura, seja ele do papel para o computador, ou até mesmo ser tudo da cabeça da propria pessoa. E se existir algo relacionado com isto, será que me podem dizer em que universidades há? E empregabilidade? Agradecia que alguém respondesse.. obrigado! :D

Link to comment
Share on other sites

O que quero dizer é que, se existe um trabalho especifico só em criacao de grafismos para um projecto de arquitectura, seja ele do papel para o computador, ou até mesmo ser tudo da cabeça da propria pessoa.


Isso chama-se Arquitectura :D e há em muitas faculdades por isso país fora!
Link to comment
Share on other sites

Para quem quer seguir a parte de grafismo na arquitectura, existe o o curso de infografismo, por exemplo...


Estive a pesquisar sobre esse curso, e não encontrei nada assim especifico..

Quanto à minha duvida, projectos 3D para arquitectura é uma especialização que se pode optar durante o curso, é assim?

E por ultimo gostava de perguntar qual a diferença entre Arquitectura de Design, e Arquitectura de Interiores. Alguém que esteja dentro destes cursos agradecia imenso que deixasse a sua marca.

Obrigado pela atenção de todos :D
Link to comment
Share on other sites

Em Portugal não sei se existe! Mas em França não faltam cursos desses! :)

Quanto á tua questão de projectos em 3D, penso que estás baralhado!
Um projecto de Arquitectura não tem necessariamente de ser em 3D, aliás, o 3D ajuda na percepçao do espaço, tornando-se numa das ferramentas de trabalho para se fazer Arquitectura!
Agora, existe a chamada 'visualização arquitectónica' que não é mais que 'um qualquer modelador de 3D' que faz uma apresentação/animação de um projecto de arquitectura, e este não tem necessariamente de saber de arquitectura, mas sim ter sensibilidade para trabalhar com 3D! Ou seja, fazer characteres, carros, edificios, cenários, animações... etc, etc!

Espero que te tenha esclarecido :s

Link to comment
Share on other sites

Aftermath Acho que já tinha dito o mesmo. Realmente hoje em dia a percepção que os jovens tem das coisas, assusta-me, confundem e misturam coisas. Acho que o ensino secundário está a fazer um mau serviço no esclarecimento das vias curriculares e do mercado de trabalho. Fazer arquitectura é uma coisa e fazer 3Ds é outra.

Link to comment
Share on other sites

Acho que o ensino secundário está a fazer um mau serviço no esclarecimento das vias curriculares e do mercado de trabalho. Fazer arquitectura é uma coisa e fazer 3Ds é outra.


Lá isso tens razão. No secundário não há ninguém que nos dê luzes no que toca a cursos de ensino superior, cada aluno é, forçosamente, obrigado a pesquisar informações sobre cursos em que esteja interessado. Nem os psicólogos da escola nos ajudam! Por isso é que eu estou a ter muitas duvidas em relação à Arquitectura. E peço desculpas por me estar a baralhar e pedir-vos uma data de esclarecimentos. Mas.. estou preocupado.


Agora, existe a chamada 'visualização arquitectónica' que não é mais que 'um qualquer modelador de 3D' que faz uma apresentação/animação de um projecto de arquitectura, e este não tem necessariamente de saber de arquitectura, mas sim ter sensibilidade para trabalhar com 3D! Ou seja, fazer characteres, carros, edificios, cenários, animações... etc, etc!


Já percebi que os arquitectos só usam 3D para ajudar nos seus projectos. Como se chama então o curso que aborda programas 3D (para além da arq.) para se poder criar essa lista que referiste? Montar casas, urbanizações, e por aí fora usando estes progs.

Desculpem, e obrigado pelo tempo.
Link to comment
Share on other sites

Coloca as tuas dúvidas á vontade :)

É assim, num curso de arquitectura (não em todos) aprendes a trabalhar com 3D, mas nada de extraordinário!
Se gostas mesmo de 3D penso que o melhor seja algo relacionado com Design! Design gráfico, Design multimédia, ou Computação Gráfica.
Ou então tiras um curso de de 3dsMax ou Maya e já sabes trabalhar em 3D :s
E também podes fazer como te disse em cima, para mim a melhor opção para quem gosta de CG. É pegar na mochila e ir para frança (um dos grandes paises da area do CG) para uma Escola Superior de Infografia, porque aqui em Portugal, não há grande mercado de trabalho nem grandes escolas do género! (Pelo menos que eu saiba)
Ficam aqui alguns links das muitas escolas que existem:
http://www.aries3d.org/
http://www.infographie.org/
http://www.ecole-superieure-infographie.fr/
http://www.supinfocom-arles.fr/

Já agora uma opinião minha, isto da Visualização Arquitéctonica é chão que vai deixar de dar uvas! Os programas BIM, estão a ser preparados para isso mesmo, deixar de ser preciso alguém extra-atelier para fazer 3d's... É a minha opinião...

Link to comment
Share on other sites

Já agora uma opinião minha, isto da Visualização Arquitéctonica é chão que vai deixar de dar uvas! Os programas BIM, estão a ser preparados para isso mesmo, deixar de ser preciso alguém extra-atelier para fazer 3d's... É a minha opinião...


Nem mais :)
essa "coisa" de haver alguem que nos faz um 3D tem os dias contados! Com os softwares BIM a "coisa" torna-se simplificada e de facil trato.

é um conceito muito presente actualmente e com muita tecnologia envolvida.
Um conselho: deixem o CAD; isso é coisa de 20 anos (ou mais)! Se querem ser competitivos, deixem de fazer linhas que representam (ou tentam) arquitectura e construam os vossos projectos. Cada vez mais as exigências impostas a nós técnicos (no meu caso arquitecto) são cada vez maiores; as responsabilidades nem se fala e os timings cada vez mais apertados. Erros e omissões são pagos a peso de outro e começam a serem responsabilizados aos técnicos.

Construam os vossos projectos e vão ver que é tudo bem mais fácil, desde a concepção (construção da maqueta virtual) até ao controlo exaustivo do mesmo.

Aconselho a verem o Revit da Autodesk, neste momento afirmo sem qualquer dúvida como sendo o software mais interessante e com mais frente do mercado.
O ArchiCad tem 20 anos; tecnologia cansada e que reiniciou o investimento no desenvolvimento de novas ferramentas, a reboque do Revit. Será que aguenta as exig~encias da tecnologia? Duvido; é só olhar para ele agora...
Olhem o Allplan; outro software com desenvolvimento silencioso e interessante!
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Oi pessoal tudo bem? Sou novo aqui no forum e ainda não sei bem trabalhar com isto, pode estar mesmo á frente dos meus olhos e não estar a ver, como pode ser de pesquisa, mas o que é certo é que gostava de colocar uma questão e só vejo aqui o campo resposta rápida... Será que alguem me sabe dizer, através da ordem dos arquitectos ou não, a faculdade digamos que, mais aconselhável para tirar o curso de arquitectura? Se possivel gostava que me indicassem por ordem, da melhor para a pior, das existentes em Lisboa (incluindo privadas).. Obrigado a todos..

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.