Jump to content
Arquitectura.pt


Entrar na ordem


Recommended Posts

Olá a todos. Como todos sabemos, assim que terminamos o curso e temos o diploma na mão queremos é conseguir entrar na Ordem. A forma mais convencional pela que conhecemos é através do estágio profissional. Estamos ali de 9 a 12 meses a trabalhar e a ganhar experiência e muitas vezes a ganhar mal (quando estamos a ganhar). Acontece que já trabalho num atelier e ainda não terminei o curso. Disseram-me que esse tempo em que estivesse a trabalhar paralelamente enquanto estudo valeria de alguma coisa para a Ordem. Fui à página da OA tentar ver se conseguía alguma coisa em relação a isso e descobri algo que se chama "Avaliação curricular". No meio de tudo o que lá dizia, conclui que para conseguir entrar na ordem através deste processo, é necessário entregar na Ordem um curriculum onde figurem comprovadamente pelo menos 12 meses de trabalho em arquitectura, que passa por uma avaliação que ditará se estamos aptos ou não aptos para entrar na ordem. Se não conseguirmos por este sistema podemos sempre tentar o "Estágio Profissional". O que gostaria mesmo de saber, é se está por aqui alguém que tenha passado ou conheça de perto este processo. Obrigada.

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais bem-vinda Leonor Cício :D

Salvo erro, para a Avaliação Curricular, são 12 meses mas depois de acabares o curso! Acho que foi isso que não me levou a optar por esse caminho!
Quanto aos estágios, existe o Estádio da OA, e o Estágio Profissional, do IEFP! São duas coisas independentes! Onde no primeiro ganhas ou não e no segundo tens obrigatoriamente que ganhar 2 ordenados minimos, equivalente a um ordenado de qualquer licenciado/mestrado de Bolonha!

Link to comment
Share on other sites

Depois de acabar o curso? Mas isso não faz muito sentido... porque era a mesma coisa que um Estágio Profissional! No regulamento não explicita o enquadramento desses 12 meses, por isso é que deduzi que pudessem ser feitos antes do término do curso. O que me estás a dizer é que quando terminar o curso posso fazer 2 coisas: 1- Vou para um atelier, começo a trabalhar, fico lá 12 meses, consigo os requisitos a estarem no currículo para Avaliação Curricular, pago para me avaliarem o currículo, não me aceitam e pago novamente para me inscrever no Estágio Profissional e esperar mais 9 a 12 meses. 2- Vou à OA, pago para me inscrever no Estágio Profissional, espero 9 a 12 meses e entro. Nesta perspectiva, não faz muito sentido existir a Avaliação Curricular. Mais vale ir logo para o estágio. Afinal, em que circunstâncias se enquadra a Avaliação Curricular na tua perspectiva?

Link to comment
Share on other sites

Mas essa experiência conta desde sempre... não necessito de terminar o curso para ser válida e considerada para avaliação pela Ordem, certo?


Não...
Oh Leonor não tentes subverter o que é claro e simples: não és arquitecta, logo não podes ter experiência profissional relevante como arquitecta.
Não te vais ver livre do estágio, tu, e todos os teus colegas na mesma situação de trabalhadores-estudantes.
Link to comment
Share on other sites

Não concordo com o que dizes Clive. Até parece que não vale a pena estar a trabalhar... sabe-se lá o que já aprendi no que já fiz. E o que posso dizer é que ainda só apliquei cerca de 20% dos meus conhecimentos adquiridos no curso. E não, não estou SÓ a cortar e a dobrar folhas!!

Avaliação Curricular é uma das formas de inscrição na OA e está no regulamento! Só quero perceber como funciona por alguém que já tenha passado por tal.


não és arquitecta, logo não podes ter experiência profissional relevante como arquitecta


Se queres que te diga, não vejo diferença no que estou a fazer agora com o que muitos colegas finalistas no estágio deles! Aliás, já fiz trabalho em paralelo com arquitectos formados, "estagiados" e inscritos na ordem!!
Link to comment
Share on other sites

Leonor Cício supondo, que um de nós tem um pai arquitecto, então podemos afirmar que desde pequeninos já somos arquitectos e já temos 20 e tal anos de experiência...

Logo no Artigo 2 do RIA diz o seguinte:

Artigo 2.º Inscrição de Membros Efectivos

1. Podem inscrever-se como membros efectivos os cidadãos portugueses, assim como os nacionais de outros Estados membros da UE, titulares dos seguintes graus académicos, reconhecidos nos termos da legislação portuguesa e do Estatuto:
a) Licenciatura ou diploma equivalente no domínio da arquitectura, homologados em data anterior à entrada em vigor do DL n.º 74/2006, de 24 de Março;
:D Mestre em arquitectura, conforme o DL n.º 74/2006, de 24 de Março;
c) Título de formação em Arquitectura inscrito na Directiva Europeia 2005/36/CE, de 7 de Setembro, nos termos definidos na Secção 8 – Arquitecto.


Portanto não sendo nenhum destes dois casos (grau académico+estagio / grau académico + 12 meses de activdade profissional) penso que não é permitido inscreveres-te como membro efectivo.

Um á parte: há muita gente que acaba o curso e não vai assinar projectos, logo não precisa de se inscrever na OA, assim como não precisa de pagar cotas. E também os há que se fazem membros da OA e depois pedem suspensão para não ter que pagar cotas porque não precisam! :)
Link to comment
Share on other sites

Mas se já trabalhas, é continuares mais 9 meses! O Exame não é complicado (felizmente). O mais aborrecido são as formações, mas mesmo que optasses pela Avaliação Curricular terias de a realizar na mesma :D

Link to comment
Share on other sites

Epá, a certeza não me assiste, mas quase que aposto que a avaliação curricular anterior à entrada na ordem (estando ou não licenciada), pode substituir o estágio de forma cabal, em 2004 era assim que a coisa funcionava, não se esqueçam que um Arquitecto não é apenas um tipo que envia uns desenhos para a câmara, é uma actividade muito abrangente e diversa.

Link to comment
Share on other sites

desculpem meter-me na conversa mas esta é uma questao em que tambem tenho duvidas apesar de ainda estar um pouco longe de acabar o curso mas se alguem me poder esclarecer agradecia. segundo um professor meu diz actualmente para se entrar na ordem tem de ser fazer uma "exame" e so passando esse exame se entra na ordem. (e pelo que ele diz o exame nao é nada facil) isto funciona mesmo assim ou é basta fazer o estagio como disseram em posts anteriores?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
ANGELofDEATH, lês o RI (Regulamento de Inscrição, na página da OA) tem lá tudo! :)

De uma forma simples, tens dois processos, ou apresentas o curriculo que tens efectuado, pós-acabar o curso (isto para quem acaba o curso e não se mete a ser 'chulado' logo nos primeiros anos), ou então fazes o exame e 9 meses de estágio!
E o exame é fácil, não tem nada de especial! Matéria super simples sobre o Estatuto da OA, deontologia e coisas afins!
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Um á parte: há muita gente que acaba o curso e não vai assinar projectos, logo não precisa de se inscrever na OA, assim como não precisa de pagar cotas. E também os há que se fazem membros da OA e depois pedem suspensão para não ter que pagar cotas porque não precisam! :)



Aproveitando a deixa...

Estou neste momento no 5º ano na FAUP, mais propriamente de Erasmus em Ljubljana e como é sabido a FAUP transita este ano para o plano de bolonha, dando a escolher aos alunos do 5º ano a hipótese de terminar com licenciatura ou com o mestrado de bolonha. Estou inclinado para para escolher licenciatura.

alguém sabe se esta decisão pode influenciar de alguma maneira a entrada na Ordem?
(já sei que a melhor fonte de informação será a própria Ordem, só pergunto aqui por curiosidade)

porque a minha idéia era de fazer o que o TiCo referiu, atrasar a entrada na Ordem, já que não me vejo a curto prazo a assinar projectos, entrando assim na Ordem quendo tivesse alguma estabilidade, pessoal e financeira.
Link to comment
Share on other sites

Pelos estatuts da Ordem, os "actos próprios do arquitecto" não se remete apenas às "assinaturas", mas a todos os trabalhos, nomeadamente o trabalhar por conta de outrém. Posso estar enganado, mas creio ser assim. Agora daí a realmente todos os que trabalham por conta de outrém pertencerem à Ordem, talvez não seja realmente assim.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.