Jump to content
Arquitectura.pt

Dubai | Wheel of Dubai | Royal Haskoning Architekten

Recommended Posts

Espero que ainda não tenha sido criado um tópico acerca deste projecto.

Wheel of Dubai

The wheel re-invented

"Our design is radically different, it revolves around a huge void, providing a dramatic and totally original profile. It consists of 2 different parallel rotating structures. On one side is the fast rotating structure, which has a full rotation cycle of 30 minutes. It contains of 36 classic viewing capsules, which are projecting from the side of the Wheel, allowing for maximum panorama. On the other side of the wheel is the slow rotating (so vibration free) structure, which has a full rotation cycle of 6 hours and 24 large capsules providing space for hotel rooms, swimming pool, restaurant and really any other imaginable function. Why not a catwalk, a showroom, a discotheque?"

Imagem colocada

Entre os arquitectos responsáveis pelo projecto está Jorge Moura, arquitecto luso-holandês.
Mais informação e imagens em: http://www.royalhaskoningarchitecten.com/eng/projecten/kunstwerken/WheelDubai.php

Expressões como "fogo... estes gajos nao sabem mesmo o que fazer ao dinheiro", têm uma resposta mto lógica, o petróleo está a acabar, eles simplesmente estão a investir o dinheiro q resta (q é mto), no seu posterior negócio, imobiliário!!!! Eles sabem o q fazer ao dinheiro, isto é a realidade, "Com o dinheiro que têm fazem ainda mais dinheiro!" ... neste momento investem no Dubai...apenas a cidade com mais projectos arquitectura por m2!!!! O dinheiro nnc é suficiente para este homens!! :D

Expressões como "fogo... estes gajos nao sabem mesmo o que fazer ao dinheiro", têm uma resposta mto lógica, o petróleo está a acabar, eles simplesmente estão a investir o dinheiro q resta (q é mto), no seu posterior negócio, imobiliário!!!! Eles sabem o q fazer ao dinheiro, isto é a realidade, "Com o dinheiro que têm fazem ainda mais dinheiro!" ... neste momento investem no Dubai...apenas a cidade com mais projectos arquitectura por m2!!!! O dinheiro nnc é suficiente para este homens!! :D

Concordo, estão a investir o dinheiro do petróleo no negócio imobiliário e no lazer, para fazerem mais dinheiro no futuro.
Mas há um pormenor importante de que não nos podemos esquecer: no Dubai constrói-se para milionários e outros com carteira recheada e será que há assim tantos para ocupar todas aquelas habitações e com capacidade para viver naquele lugar?
Não sei se é a melhor forma de investir o dinheiro...

Por acaso li uma entrevista desse jovem arquitecto luso-holandês, e encaixa perfeitamente nesse espírito "ganda show" que se pratica no Dubai, deve ser contagiante, acho que é um vírus que se transmite pelos U.S. Dollars !! Para mim, acima dessas questôes de sustentabilidades que virão, estão actualmente valores como a solidariedade social e o respeito por outros países em que uma pequena parte desse dinheiro fazia um jeitão, mas isso já são outras "cousas"...

Dinheiro faz dinheiro, acho que o dubai é um exemplo muito importante de como "vender" "promover" a imagem da cidade, para "cativar" e trazer, pessoas e o mais importante investimentos... Sem duvida que concordo com o HELRIC

ups ... foi cedo de mais,.. mas como ia a dizer, concordo com o HELRIC, com tanto dinheiro podiam ajudar outros paises a desenvolverem-se... mas isso já são conflitos internacionais... mas resumindo acho que é muito importante este tipo de obras, não só para nós arquitectos, que podemos expressar e "libertar" o nosso estilo de arquitectura, porque dinheiro não falta, mas também estamos a contribuir para o "Futuro" da Arquitectura.

Por acaso li uma entrevista desse jovem arquitecto luso-holandês, e encaixa perfeitamente nesse espírito "ganda show" que se pratica no Dubai, deve ser contagiante, acho que é um vírus que se transmite pelos U.S. Dollars !!
Para mim, acima dessas questôes de sustentabilidades que virão, estão actualmente valores como a solidariedade social e o respeito por outros países em que uma pequena parte desse dinheiro fazia um jeitão, mas isso já são outras "cousas"...

Concordo. Já nem falo na questão da solidariedade, é muito triste a situação que se vive actualmente. Mas os senhores do Dubai podiam muito bem investir dinheiro noutras áreas, como por exemplo, o estudo das energias renováveis. Era bom para o resto do mundo e era ainda melhor para eles.
Infelizmente ainda não se lembraram disso. Os resorts privados para o beckham e os amigos e os arranha-céus mais altos do mundo são mais atraentes. Enfim...

ups ... foi cedo de mais,.. mas como ia a dizer, concordo com o HELRIC, com tanto dinheiro podiam ajudar outros paises a desenvolverem-se... mas isso já são conflitos internacionais...
mas resumindo acho que é muito importante este tipo de obras, não só para nós arquitectos, que podemos expressar e "libertar" o nosso estilo de arquitectura, porque dinheiro não falta, mas também estamos a contribuir para o "Futuro" da Arquitectura.

Quer dizer, contribuir para o futuro da arquitectura não é encher todos os buracos com arranha-céus e hoteis. De luxo, ainda por cima.
Construir moderadamente, e sem ignorar a questão da sustentabilidade, é fundamental, na minha opinião.

E continuo a achar que o Dubai não está a investir o dinheiro da melhor forma :D

...não digo encher todos os buracos com arranha-céus e hoteis, é certo que tem de haver uma moderação, e sem dúvida um grande planeamento,... mas sejamos realistas, com este tipo de intervenções estamos sempre a evoluir e a levar a arquitectura ao "limite", sem falar dos vários sistemas construtivos desenvolvidos para tal... claro que a sustentabilidade deveria ser fundamental tanto no desenvolvimento deste tipo de intervenções como em todos... mas eles têm o $ ...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.