Jump to content

Recommended Posts

Posted

Será que alguém conhece uma forma rápida de gravar os diferentes layouts num desenho em desenhos individuais? Seria bom... pk perco um tempo a criar cada ficheiro e apagar os restantes layouts, estou a falar em AutoCAD. Obrigado

Posted

Ainda trabalho com ACAd2007, mas ja agora se puderes explicar a função desse novo comando seria óptimo. Mas está-me a parecer que é mais um plágio típico da Autodesk pois existe um comando no express LAYOUTMERGE que também faz isso. Por este andar vamos até à versão 2099 copiando o que já foi inventado. Faz pensar pk é que o AutoCAD tem uma arquitectura aberta e porque continua a ser vendido ao preço exorbitante.

Posted

O menu express é um extra do AutoCAD e os comandos reunidos foram feitos por carolas, como não havendo registo de propriedade a Autodesk começou por reuni-los e criar o menu express. Que a ver bem nem poderia ter outra lógica o programa possuir comandos de grande utilidade mas que não vem de raiz, nem eram anunciados. Ao longo do tempo a Autodesk tem integrado alguns desses comandos no programa de base, recordo entre muitos o multi-stretch, o clearscreen, layermanager, entre tantos outros, estes comandos já são conhecidos á muito tempo, eu já os utilizava na versão 14, no entanto eles nunca foram publicitados e ao longo dos anos tem vindo a serem apresentados como evoluções da versão base. E ao mesmo tempo que são introduzidos na versão base são retirados do menu express. Outro exemplo o AutoCAD nunca disse que se podia explodir blocos com atributos sem alterar os seus valores, no entanto o menu express contém uma funcionalidade que permite fazer isso, não é estranho?

Posted

Paubar, não percebeste o foco da minha critica, o que quero dizer é que o AutoCAD tem uma arquitectura aberta, isso tem permitido muitos utilizadores inclusive eu criar rotinas utilizando os recursos disponíveis para executar tarefas de uma forma mais aligeirada. O que se passa é que todos os anos sai uma nova versão que de novo tem pouco para além do interface, portanto não se compreende porquê a Autodesk continua a cobrar tanto por um programa que ela própria pouco tem feito, é somente uma estratégia comercial com único objectivo de "angariar" mais uns milhões de dólares e criar uma falsa ilusão de progresso, que existe mas que a Autodesk pouco contribui e muito recebe.

• 4 weeks later...
Posted

É muito simples.

Sugiro que tentes fazer o seguinte:

Começa por definir layouts - 1 para A0, 2 para A1, 3 Para A2....por ai fora, com a introdução dos blocos correspondentes aos formatos, e eventualmente o rotulo (legenda).

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

definir canetas; definir layers que mais utilizas, estilos de cotagem....o que queiras.

A seguir vem o passo mais importante.....

.....salvar o ficheiro seleccionando a extensão DWT

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Depois dos passos anteriores é necessário definir o template criado como ponto inicial de todos os novos desenhos:

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Cada vez que iniciares um novo desenho, as configurações predifinidas no template, farão parte dele.

Imagem colocada

experimenta e ve se é isso que pretendes.

é tudo.....

:)

http://www.imaginevirtual.com

• 1 month later...
Posted

Obrigado Tavares, nao é bem isso no entanto é-me útil para estruturar algum trabalho, por desleixo ou preguiça, sempre que começo um desenho novo abro um anterior, mas o k noto é que mesmo purgando vai ficando alguma informação excedentária.

Posted

O k eu queria era tendo vários layouts num desenho, poder criar um ficheiro DWG com cada um dos layouts, evitando fazer sucessivos SAVEAS e apagar os restantes layouts, ficando só com um, apesar de manter a mesma informação em cada um deles, mas o k importa é que os desenhos fiquem separados, com o correspondente layout.