Rui Fernandes Posted May 8, 2008 Report Posted May 8, 2008 Será que alguém conhece uma forma rápida de gravar os diferentes layouts num desenho em desenhos individuais? Seria bom... pk perco um tempo a criar cada ficheiro e apagar os restantes layouts, estou a falar em AutoCAD. Obrigado Quote
Rui Fernandes Posted May 15, 2008 Author Report Posted May 15, 2008 Boa Paulo.... se eu criar ficheiros dwf só tenho que depois converte-los para dwg.... obrigado foi uma óptima dica. Quote
paubar Posted May 20, 2008 Report Posted May 20, 2008 Há ainda outra maneira no 2009 há um comando novo convert layout to model Quote
Rui Fernandes Posted May 20, 2008 Author Report Posted May 20, 2008 Ainda trabalho com ACAd2007, mas ja agora se puderes explicar a função desse novo comando seria óptimo. Mas está-me a parecer que é mais um plágio típico da Autodesk pois existe um comando no express LAYOUTMERGE que também faz isso. Por este andar vamos até à versão 2099 copiando o que já foi inventado. Faz pensar pk é que o AutoCAD tem uma arquitectura aberta e porque continua a ser vendido ao preço exorbitante. Quote
paubar Posted May 20, 2008 Report Posted May 20, 2008 Eu não experimentei o comando vi simplesmente um anúncio de que essa funcionalidade existe. No entanto eles não se podem plagiar a si próprios... parece-me Quote
Rui Fernandes Posted May 20, 2008 Author Report Posted May 20, 2008 O menu express é um extra do AutoCAD e os comandos reunidos foram feitos por carolas, como não havendo registo de propriedade a Autodesk começou por reuni-los e criar o menu express. Que a ver bem nem poderia ter outra lógica o programa possuir comandos de grande utilidade mas que não vem de raiz, nem eram anunciados. Ao longo do tempo a Autodesk tem integrado alguns desses comandos no programa de base, recordo entre muitos o multi-stretch, o clearscreen, layermanager, entre tantos outros, estes comandos já são conhecidos á muito tempo, eu já os utilizava na versão 14, no entanto eles nunca foram publicitados e ao longo dos anos tem vindo a serem apresentados como evoluções da versão base. E ao mesmo tempo que são introduzidos na versão base são retirados do menu express. Outro exemplo o AutoCAD nunca disse que se podia explodir blocos com atributos sem alterar os seus valores, no entanto o menu express contém uma funcionalidade que permite fazer isso, não é estranho? Quote
paubar Posted May 20, 2008 Report Posted May 20, 2008 Não acho nada estranho há se calhar dezenas de funcionalidades e possibilidades que a grande maioria dos utilizadores desconhece. Quote
Rui Fernandes Posted May 21, 2008 Author Report Posted May 21, 2008 Paubar, não percebeste o foco da minha critica, o que quero dizer é que o AutoCAD tem uma arquitectura aberta, isso tem permitido muitos utilizadores inclusive eu criar rotinas utilizando os recursos disponíveis para executar tarefas de uma forma mais aligeirada. O que se passa é que todos os anos sai uma nova versão que de novo tem pouco para além do interface, portanto não se compreende porquê a Autodesk continua a cobrar tanto por um programa que ela própria pouco tem feito, é somente uma estratégia comercial com único objectivo de "angariar" mais uns milhões de dólares e criar uma falsa ilusão de progresso, que existe mas que a Autodesk pouco contribui e muito recebe. Quote
tavares Posted June 18, 2008 Report Posted June 18, 2008 É muito simples. Sugiro que tentes fazer o seguinte: Começa por definir layouts - 1 para A0, 2 para A1, 3 Para A2....por ai fora, com a introdução dos blocos correspondentes aos formatos, e eventualmente o rotulo (legenda). definir canetas; definir layers que mais utilizas, estilos de cotagem....o que queiras. A seguir vem o passo mais importante..... .....salvar o ficheiro seleccionando a extensão DWT Depois dos passos anteriores é necessário definir o template criado como ponto inicial de todos os novos desenhos: Cada vez que iniciares um novo desenho, as configurações predifinidas no template, farão parte dele. experimenta e ve se é isso que pretendes. é tudo.....http://www.imaginevirtual.com Quote
Rui Fernandes Posted July 23, 2008 Author Report Posted July 23, 2008 Obrigado Tavares, nao é bem isso no entanto é-me útil para estruturar algum trabalho, por desleixo ou preguiça, sempre que começo um desenho novo abro um anterior, mas o k noto é que mesmo purgando vai ficando alguma informação excedentária. Quote
nunomiguelneto Posted July 23, 2008 Report Posted July 23, 2008 crias um template como eu fiz e tens sempre todos os teus layouts, rotinas lisp, layers etc nesse ficheiro. Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
Rui Fernandes Posted July 23, 2008 Author Report Posted July 23, 2008 O k eu queria era tendo vários layouts num desenho, poder criar um ficheiro DWG com cada um dos layouts, evitando fazer sucessivos SAVEAS e apagar os restantes layouts, ficando só com um, apesar de manter a mesma informação em cada um deles, mas o k importa é que os desenhos fiquem separados, com o correspondente layout. Quote
Recommended Posts