Jump to content
Arquitectura.pt


O meu T2 e algumas duvidas


ApenasEu

Recommended Posts

Imagem colocada


o T2 central é o meu...

as cruzinhas assinalam o que existe no projecto, mas na realidade não foi construido.

a disposição do apartamento, li algures no RGEU que não poderia ser nestes termos ao comprido, já que é obrigatorio existirem janelas em extremos opostos,, confirmam ?

Casas de banho interiores, apenas tenho um respiro junto ao tecto, falta um junto ao solo,, e não tenho exaustão mecanica, pode ser assim ?!!?

"Esqueceram-se" de colocar azulejo atras dos moveis da cozinha, é obrigatorio ?

Dupla sifonagem ?? ?(o que é isso )

Quem tem de colocar os extintores na minha cozinha,, eu ou o constructor ?

Seccionamento das águas ? (o que é isso ?)

(para já não me recordo de mais nada, mas há mais,, )


Aguardo os vossos preciosos comentario,

só mais uma achega, o projecto tem data de 1998, e muita coisa mudou entretanto.
Link to comment
Share on other sites

Respondendo... por alto às suas dúvidas, sem ter dados mais concretos e historial/ antecedentes:


A disposição do apartamento, li algures no RGEU que não poderia ser nestes termos ao comprido, já que é obrigatório existirem janelas em extremos opostos, confirmam?
Pode ser apenas com uma fachada...

Casas de banho interiores, apenas tenho um respiro junto ao tecto, falta um junto ao solo, e não tenho exaustão mecânica, pode ser assim?!!?
Pode ser efectuada apenas com ventilação forçada. Deveria haver admissão de ar fresco, ou em alternatia sistema de circulação no fogo, com zonas de admissão de ar fresco - a porta da I.S. teria de ter uma fresta/grelha para essa entrada de ar que "percorre" a casa.

"Esqueceram-se" de colocar azulejo atrás dos moveis da cozinha, é obrigatorio?
É cada vez mais habitual, só se revestir as areas expostas.

Dupla sifonagem? (o que é isso)
O percurso das aguas residuais de um equipamento sanitário ou outro, atravessa dois sifões, criando um efeito de sucção/ vacuo, entre os dois... problema - possibilidade de aparecimento de maus cheiros por falta de sifonagem ( é proibido a dupla sifonagem)
Quem tem de colocar os extintores na minha cozinha, eu ou o construtor?
Em principio não é obrigado a colocar extintores... quanto muito poderá ser exigível a colocação de manta corta-fogo...

Seccionamento das águas? (o que é isso?)
Colocação de torneiras de segurança/ seccionamento das águas frias e quentes para os diversos compartimentos que tenham abastecimento de água- permite em caso de ruptura ou outra situação, fechar a agua num dado ponto da rede, por exemplo na I.S. e continuar a utilizar a instalação, por exemplo na cozinha.

Pisos; -2, -1, r/c, 1, 2 * Não deveria existir escadas p/ acesso á cobertura?
(apenas temos uma clarabóia no patamar do ultimo piso)

Não. Basta a claraboia, se permitir a ventilação e iluminação natural, bem como a desenfumagem da caixa de escadas em caso de incêndio.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Já agora eu também tenho uma duvida:). Pode fazer-se um compartimento com uma profundidade de mais do dobro da sua largaruda ou não? Neste projecto o quarto de banho de serviço tem esse genero de porporção e o meu professor de construcções diz que não se pode fazer isso, pelo menos nos compartimentos habitaveis.

Link to comment
Share on other sites

Os compartimentos habitáveis não podem ter mais do dobro da largura se apenas tiverem aberturas de um lado, porque se tiverem dos dois lados pode-se contar com o quádruplo da largura como dimensão máxima (o dobro em relação a cada abertura. No entanto é preciso respeitar igualmente as larguras mínimas de cada compartimento.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Pedro Barradas, já é uma boa ajuda, mas fazendo uso da tua experiencia, deixo-te algumas achegas.. obrigado.




Casas de banho interiores, apenas tenho um respiro junto ao tecto, falta um junto ao solo, e não tenho exaustão mecânica, pode ser assim?!!?
Pode ser efectuada apenas com ventilação forçada. Deveria haver admissão de ar fresco, ou em alternatia sistema de circulação no fogo, com zonas de admissão de ar fresco - a porta da I.S. teria de ter uma fresta/grelha para essa entrada de ar que "percorre" a casa.


Não tenho, é obrigatório ?



"Esqueceram-se" de colocar azulejo atrás dos moveis da cozinha, é obrigatorio?
É cada vez mais habitual, só se revestir as areas expostas.


Não tenho, é obrigatório ?




Quem tem de colocar os extintores na minha cozinha, eu ou o construtor?
Em principio não é obrigado a colocar extintores... quanto muito poderá ser exigível a colocação de manta corta-fogo...


Pergunto pelos extintores, porque os mesmos estão mencionados na memoria descritiva do edifício.



Seccionamento das águas? (o que é isso?)
Colocação de torneiras de segurança/ seccionamento das águas frias e quentes para os diversos compartimentos que tenham abastecimento de água- permite em caso de ruptura ou outra situação, fechar a agua num dado ponto da rede, por exemplo na I.S. e continuar a utilizar a instalação, por exemplo na cozinha.


Não tenho, é obrigatório?


Pisos; -2, -1, r/c, 1, 2 * Não deveria existir escadas p/ acesso á cobertura?
(apenas temos uma clarabóia no patamar do ultimo piso)

Não. Basta a claraboia, se permitir a ventilação e iluminação natural, bem como a desenfumagem da caixa de escadas em caso de incêndio


A clarabóia, é em metal opaca, e não permite ventilação. ….


(Como tudo o que é legislação, provavelmente falta-me alguma excepção á regra, porque pelo que eu leio deveria ter escadas até á cobertura)


Decreto-Lei n.º 64/90 de 21 de Fevereiro
Aprova o regime de protecção contra riscos de incêndio em edifícios de habitação

Artigo 60.º
Características das escadas

4 - As escadas devem dar acesso directo à cobertura do edifício pelo seu
prolongamento até esse nível; este acesso deve ser condicionado de modo a
limitar o risco de utilização indevida, sem, no entanto, criar dificuldades serias à
sua utilização em situações de emergência.

e) as escadas que servem pisos enterrados não devem constituir o
prolongamento directo das escadas que servem os outros pisos, salvo no caso de
serem adoptadas disposições construtivas que tornem independentes os dois
troços da escada, no que respeita ao risco de propagação do incêndio e de
passagem do fumo.

Artigo 63.º
Ventilação dos caminhos de evacuação
1 - A ventilação dos caminhos de evacuação, para efeitos de desenfumagem em
caso de incêndio, é necessária sempre que estes incluam comunicações
horizontais comuns interiores ou escadas interiores. Os meios a utilizar para
realizar esta função, face as diversas situações que se podem apresentar, devem
em cada caso, ser estabelecidos tendo em conta o disposto nos números
seguintes.

Link to comment
Share on other sites

Só para referir que já tive projectos em que pude adoptar uma solução como a que é apresentada, onde é colocada a lavandaria encerrada em frente á cozinha ficando esta sem janela directa para o exterior, o que a meu ver não é regulamentar. Noutros casos fui obrigado a incluir a lavandaria na cozinha para que esta tenha janela para o exterior. Se a cozinha é compartimento habitável não pode ter uma lavandaria encerrada "á frente".

Link to comment
Share on other sites

O RGEU está desactualizado mas tem um artigo que agora tenho preguiça de ver qual é que diz que se podem usar soluções técnicas não contempladas no regulamento desde que seja comprovada a sua eficiência. Há muitos edifícios com lavandaria fechada à frente da cozinha. A meu ver o único problema é a falta de qualidade ambiental com que fica a cozinha. Fica interiorizada e a verdade é que é um dos espaços habitualmente mais usados da casa. Principalmente quando se convida alguém para jantar ou se dá uma festa. Quem é que quer perder uma horita a cozinhar com vista para o estendal? Outra coisa irritante é não haver separação entre a zona social e a zona privada. A porta da cozinha dá para o corredor. Parece-me também que tens de ter cuidado com essa sala. Se puseres a zona de sofás à frente da lareira - que à partida é o que queres - ficas a olhar para a parede e a janela fica atrás de ti. Pior que isso é que a porta até pode não abrir. Esse elevador está mesmo mal implantado. Casas de banho é à vontade do freguês desde que cumpram a área mínima regulamentar e uma delas dê para deficientes. Atenção é ao novo regulamento de acessibilidades. Nalgumas câmaras já antes do regulamento se exigia que dentro do quarto de banho uma cadeira de rodas pudesse dar a volta (espaço livre com uma circunferência de diâmetro 1.5m). Neste caso, como até já foi referido, pode-se admitir que não haja grelha de ventilação nas paredes da casa de banho se os outros compartimentos tiverem entradas de ar e se a ventilação se fizer pela porta. Se as coisas estivessem feitas pelo novo regulamento de ventilação até deveria ser assim, mas se o projecto é da altura da expo de certeza que não há por aí entradas de ar nas salas ou nos quartos que comuniquem com os corredores e quartos de banho. Não vi a casa e obviamente que não tenho nada a ver com isso mas pelo que mostras e dizes e se ainda fores a tempo, pensa bem se queres investir nela... Neste momento o mercado está muito saturado e só as coisas que valem mesmo a pena é que compensam.

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado pelas tuas palavras JQL,

Continuando com a saga….

(Entradas de ar, só se for na janela da cozinha, pelo respiro obrigatório por causa da caldeira,, de resto, só se tiver as janelas abertas….. A solução que arranjamos, foi colocar um desumificador na casa de banho da suite.. na outra, não usamos o “poliban” para tomar duche e usando a sanita para as descargas sólidas mal cheirosas, a única solução é manter a porta fechada por causa dos cheiros…; pura e simplesmente não existe ventilação, ou melhor esta faz-se pela cozinha, o que não é nada agrádavel.)



A sala, neste momento está “dividida” em dois “virtualmente”, do lado do elevador é um escritório, com as estantes e a mesa ”, do outro lado, tens uma sala de estar,, o cantinho da lareira, e a própria lareira estão transformados numa garrafeira… .. a porta da cozinha/lavandaria, para a sala tb não existe. )


http://img227.imageshack.us/my.php?image=salawt7.png

Já comprei, e não me arrependo, o único senão é o santo do “Vendedor/Constructor”, com o protelar da regularização de algumas coisas, ao abrigo da garantia, dei-me ao trabalho e fui verificar o projecto á Câmara Municipal. Face á quantidade discrepâncias, até me arrependi de o ter ido ver.. mas pronto, não há nada a fazer… hoje, não pretendo voltar a ter o empreiteiro dentro de minha casa, (a minha casa foi visitada pelos técnicos do Empreiteiro 5 vezes no espaço de 2 anos) ; das duas uma, ou me lavam as mãos com euros, ou sigo com o processo para os tribunais, e não só sobre o Construtor, mas junto de todos os ganharam dinheiro quando adquiri o apartamento. ( Câmara Municipal Técnico responsável pela Obra, Registo predial etc… etc… etc…)

E apesar de já ter sido avisado pelo meu próprio advogado que vai demorar anos, vai custar euros, e provavelmente no final feitas as contas não vai valer apena,, para mim, não é pelas divergencias do projecto mas sim pela falta de respeito demonstrada pelo construtor, faltam-me 25 anos pra pagar o apartamento, tenho tempo.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.