Jump to content
Arquitectura.pt


Recibos Verdes e a Arquitectura


JVS

Recommended Posts

  • Replies 79
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O mal, é que vivemos num país dominado pelos engenheiros. Neles ninguém toca. Já para os arquitectos há uma ténue esperança sobre a substituição do 73/73, que tarda em chegar. Falta aos arquitectos, ocupar lugares-chave na sociedade para serem sensíveis aos problemas da sua classe.

Link to comment
Share on other sites

a questão aqui é que se não aceitas o pouco que te dão, há sempre quem venha atrás de ti para fazer aquilo que tu irias fazer por muito menos!

e depois, há sempre aqueles que dizem: "fogoooo.... ir para ai?? tão longe?! nem pensar!"


:


eu ja disse que votava em ti para a OA! :rolleyes:

mas é realmente uma questão preocupante, principalmente agora que o mercado está a ser inundado por recém formados! os arquitectos têm de se unir para reenvidicar direitos e a começar é pela ordem dos arquitectos que a meu ver nada faz pelo classe que devia representar (ou se faz é tanto que ninguem nota).
Link to comment
Share on other sites

Nem site de jeito temos... vamos fazer uma lista. Revolucao... bora fazer uma revolta na OA... vamos criar a Nova Ordem dos Arquitectos... :rolleyes: A Ordem da Arquitectura. Uma Ordem dos Arquitectos que trabalham para os outros Arquitectos. Agora a serio. Hoje em dia eh tao facil fazer uma associacao. Porque eh que ninguem cria uma associacao dos arquitectos que trabalham por conta d'outrem? Um Movimento de Cidadania chamado, "Por uma Nova Classe de Arquitectos" O que eh que acham?

Link to comment
Share on other sites

O mal, é que vivemos num país dominado pelos engenheiros. Neles ninguém toca. Já para os arquitectos há uma ténue esperança sobre a substituição do 73/73, que tarda em chegar. Falta aos arquitectos, ocupar lugares-chave na sociedade para serem sensíveis aos problemas da sua classe.


quando o primeiro ministro for um arquitecto talvez tenhamos sorte!
Link to comment
Share on other sites

bem... eu não sei quantas vezes é que eu já disse isto, mas volto a repetir: eu cá vou candidatar-me para a presidência da OA e depois, sigo para PM!! e ai sim, tudo vai mudar e piar de outra forma.. isto já lá não vai com revoluções, greves ou outros que tais.. tem que se mudar o "podre" logo pela raiz! :rolleyes:

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

já agora, aproveito este tópico para colocar uma questão, que nem eu sei bem como colocá-la...então é o seguinte:

uma noite destas estava a falar com um amigo já arquitecto, que me disse que não deveria desperdiçar o meu ano de isenção (creio que foi essa a palavra que usou) nos recibos verdes para o estágio para a ordem.

ora eu estou a ser remunerada, "porreiramente" para o estágio, e não achei mal nenhum nisso.. a questão é que há muitas coisas deste mundo "novo dos crescidos" (lol) que não entendo...

afinal, fiz mal ou fiz bem? o que é isso do ano de isenção? que malefícios é que isso trás para mim no futuro?

não sei se me soube explicar bem, mas o amigo em questão é cá do fórum e se ele não se importar, que explique melhor a situação, obrigada

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

A questão é, como trabalhadora independente que és (vulgo recibos verdes), tens sempre direito ao primeiro ano de isenção de pagamentos para segurança social, após a inscrição na mesma. O que eu aconselhei foi a não desperdiçar um ordenado baixo, neste tipo de situações, porque não vale a pena...há sempre aquela outra maneira :rolleyes: .

Link to comment
Share on other sites

Lembro que a actividade do arquitecto não se esgota na execução de projectos. Assim como há engenheiros nas obras, também poderá haver arquitectos. A direcção e condução de obra não é só da competência dos engenheiros. A tendência das construtoras é de admitir engenheiros, mas nós temos de assumir uma posição quanto ao espaço que cada um ocupa, no mundo do trabalho. No meu caso pessoal, colaboro com uma empresa de consultoria, gestão e fiscalização de obras. É mais uma das aptidões para o qual estamos preparados. Há que ir à luta, e não continuar no discurso miserabilista. Começo a ficar deprimido.

Link to comment
Share on other sites

"receber, sem declarar" a questão aqui é; valerá a pena iniciar actividade na segurança social quando se ganha apenas uns trocos? O teu periodo de isenção começa a contar sem que ganhes honorarios suficientes que o justifiquem, enquanto se está isenta acaba por ser pouco relevante, o problema coloca-se passado um ano começas a ter que pagar cerca de 150euros mensais á segurança social. É um assuno delicado e que deve ponderar bem como agir, certo é, que devemos fazer sempre as coisas pelo lado mais correcto, se receber-mos 50centimos devemos declara-los. Quanto mais cedo iniciares actividade, mais tempo te conta como activo.

Link to comment
Share on other sites

sim eu sei. a questão é que agora é como se não trabalhasse certo? em relação à reforma....?

para mim tudo isto ainda é uma grande confusão! mas esses 150 euros mensais, começarão a contar um ano depois de passar o meu 1º recibo verde? ou depois do estágio profissional, onde aí sim, serei contratada para o 1º emprego?

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

O problema é: se começares já a declarar sem isenção, lá se vai o teu ordenado em impostos... se aproveitas a isenção, não a poderás aplicar quando os impostos começarem a 'doer'... se não declarares nada é uma situação um pouco complicada em termos legais. Venha o diabo e escolha...

Link to comment
Share on other sites

Atenção que após o ano de isenção...se os rendimentos auferidos ( ou declarados :)) forem inferior ao salario minimo nacional, podes pedir redução da taxa a pagar à seg. social. Pelo menos eu consegui isso há 6 anos atrás :rolleyes: e não penso que a legislação tenha mudado nessa materia. pois na faz sentido pagares quase metade dos teus rendimentos à seg. social quando nem ganhas o minimo para sobreviveres no mês. Alias a mesma situação acontece com o IRS. Informa-te junto numa loja do cidadão e não te fiques com a resposta de um funcionário...XD

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.