Jump to content
Arquitectura.pt


coimbra/ bairro norton de matos


Recommended Posts

Boas, estou a desenvolver um trabalho sobre a zona do bairro Norton de matos em Coimbra, tenho de fazer uma reformulação urbana desta zona da cidade será que alguém tem algum levantamento o alguma informação que me possa facultar ou que possa indicar onde encontrar. desde já obrigado.

Link to post
Share on other sites

apenas por constatar sendo assim que o lançamento de trabalhos pelos professores continua enfermo de certos males que á muitos anos atrás eu também tinha. Ou seja, visto ser um trabalho comum á turma, deveria assim tal como nos concursos ser disponibilizada essa informação como ponto de partida para todos. Mas não, continua o salve-se quem puder e como á sempre os previligiados no acesso aos planos, material gráfico etc, parte-se assim sempre logo á partida de uma desigualdade e pergunto-me qual a utilidade afinal que os trabalhos na escola que incidem sobre situações reais, podem ter.

Link to post
Share on other sites

Marco, quando estudava, essa informação era recolhida e passada entre todos os alunos. Nós é que fazia-mos os levantamentos necessários, nós fazia-mos a análise histórica, etc, etc, etc... quanto muito era fornecida a informação cartográfica a escalas a rondar os 1:5000 e não foi por isso que uns eram mais ou menos preveligiados do que os outros... Nas turmas por onde passei cultivava-se o espírito de equipa, a colaboração entre todos, etc... bem sei que nem em todos os casos é assim e que muitas vezes à alguém que apenas quer espetar a faca pelas costas, ocultando o que consegue e/ou desvalorizando o trabalho dos colegas, no entanto, cabe ao professor saber descernir essas questões. Claro que numa situação que se poderá designar por ideal, essa informação seria disponibilizada à partida, mas a ser assim, poucos seriam aqueles que saiam da universidade com conhecimentos sobre onde arranjar a informação...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to post
Share on other sites

Dreamer se calhar no teu tempo foi melhor, pois olha que no meu até essa simples planta, representava um gasto de energia e tempo á sua obtenção. mas o que eu quero dizer é que de certeza já existe neste caso material de campo, estudos, intenções, algum estudo camarário etc... o que poderia proporcionar aos alunos já um misto de projecto académico e pragmático face a uma situação real, e ai o contributo da escola, face á cidade poderia ser miais produtivo. Mas como é de supor, isto no fundo depois na realidade trata-se de uma encomenda para alguêm ou para algum gabinete "agarrar".

Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.