Jump to content
Arquitectura.pt

coimbra/ bairro norton de matos

Recommended Posts

Boas, estou a desenvolver um trabalho sobre a zona do bairro Norton de matos em Coimbra, tenho de fazer uma reformulação urbana desta zona da cidade será que alguém tem algum levantamento o alguma informação que me possa facultar ou que possa indicar onde encontrar. desde já obrigado.

apenas por constatar sendo assim que o lançamento de trabalhos pelos professores continua enfermo de certos males que á muitos anos atrás eu também tinha. Ou seja, visto ser um trabalho comum á turma, deveria assim tal como nos concursos ser disponibilizada essa informação como ponto de partida para todos. Mas não, continua o salve-se quem puder e como á sempre os previligiados no acesso aos planos, material gráfico etc, parte-se assim sempre logo á partida de uma desigualdade e pergunto-me qual a utilidade afinal que os trabalhos na escola que incidem sobre situações reais, podem ter.

Marco, quando estudava, essa informação era recolhida e passada entre todos os alunos. Nós é que fazia-mos os levantamentos necessários, nós fazia-mos a análise histórica, etc, etc, etc... quanto muito era fornecida a informação cartográfica a escalas a rondar os 1:5000 e não foi por isso que uns eram mais ou menos preveligiados do que os outros... Nas turmas por onde passei cultivava-se o espírito de equipa, a colaboração entre todos, etc... bem sei que nem em todos os casos é assim e que muitas vezes à alguém que apenas quer espetar a faca pelas costas, ocultando o que consegue e/ou desvalorizando o trabalho dos colegas, no entanto, cabe ao professor saber descernir essas questões. Claro que numa situação que se poderá designar por ideal, essa informação seria disponibilizada à partida, mas a ser assim, poucos seriam aqueles que saiam da universidade com conhecimentos sobre onde arranjar a informação...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Dreamer se calhar no teu tempo foi melhor, pois olha que no meu até essa simples planta, representava um gasto de energia e tempo á sua obtenção. mas o que eu quero dizer é que de certeza já existe neste caso material de campo, estudos, intenções, algum estudo camarário etc... o que poderia proporcionar aos alunos já um misto de projecto académico e pragmático face a uma situação real, e ai o contributo da escola, face á cidade poderia ser miais produtivo. Mas como é de supor, isto no fundo depois na realidade trata-se de uma encomenda para alguêm ou para algum gabinete "agarrar".

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.