Jump to content
Arquitectura.pt

Casa tubo

nunomiguelneto

Recommended Posts

Boa Tarde Amigos... Ora isto é muito simples... tenho uma ideia para um projecto de uma habitação que se resolve num tubo ou tunel numa especie de zig-zag e gostaria de perguntar se alguem tem por ai ou conhece habitações deste género (tubos ou tuneis.... como a casa do geres). Tou com muitas dificuldades na organizaçao do espaço interior, ajudem por favor...:nervos: Um abraço e aguardo ajuda!

neste caso, o espaço é pura e simplesmente o que tu quizeres, é esse o caminho, podes imaginar por exemplo teres que organizar um jantar para os teus amigos lá "dentro" e então pode começar por ai...( imagina o fogão..., a sala de espera...uma zona para ver um filme...etc...). Não há receitas, mas sim motivações e pretextos para se fazer arquitectura

tens razao.. o problema é que eu tenho sempre muitas dificuldades em gerir espaço e programas extensos e este é... é pedido uma casa para um cliente que gosta de ler.. tem uma mulher arquitecta e dois filhos. uma empregada e quer uma zona especifica para visitas, nao se quer cruzar com eles quer que tenham a sua independencia.

não me parece complicado, tirando o facto de que para haver alguma congruência nesse programa tu aí terás que ser ou fazer o papel da mulher que é arquitecta, pois não tem muita lógica estar a pedir a um outro colega que nos projecte a nossa casa, quanto mais não seja, dar umas opiniões. poderá ter sido uma provocação no bom sentido, da parte do professor. Entretanto como a casa é em zigzag, logo pode ter dois corpos distintos unidos no meio, separando desde logo essas funções de que falas.

Olá! Muitas vezes, perante programas do genero, surgem-me essas duvidas e parece que bloqueio! Quando isso me acontece, recorro sempre a diagramas, de modo a poder organizar previamente o espaço e como este se distribui. É claro que não passa de uma representação pictorica, mas é um bom ponto de partida. Se souberes como os espaços se articulam entre si, depois é só dar-lhes forma e caracteriza-los e desse modo, sabes que a organização não fica comprometida, pois foi préviamente estudada. Espero que isso te ajude! Bom trabalho!!! :D

Boas, é um programa interessante esse... Acho que essa tal ideia de casa em "tunel" influencia muito a organização do espaço... Aconselhava-te a estudar projectos de habitaçoes do nosso mestre Souto Moura... Acho que te ajuda a perceber que esse espaço pode ser muito simples e responder a esse programa apenas pela propria distribuiçãoe organização dos espaços de vivencia.. Depois aconselhava-te a dar uma vista de olhos nos projectos deste atelier: Lot-ek. Trabalham muito com contentores de transporte maritimo, que como imaginas, também propoe espacialidades muito limitadas mas curiosamente funcinam muito bem. Espero que te ajude alg coisa... se me lembrar de mais alg coisa interessante mando-te.. Abraço e mt inspiraçao :D

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.